[SÉRIE D 2019] - Fast Clube/AM vence São Raimundo/RR na estreia

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antônio Assis/FAF

Manaus/AM - Novo time. Novo treinador. Nova realidade. Após passar 12 jogos sem vencer, da sétima rodada da Primeira Fase do Campeonato Amazonense 2019 até o segundo jogo da Decisão, o Vice-Campeão Amazonense, Fast Clube/AM, mudou tudo. Trouxe (de volta) o treinador Aderbal Lana e 9 reforços, dos quais 7 já foram titulares na estreia do Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão, a Série D 2019.

Em campo, 4 remanescentes, a dupla de zaga Guigui e Carlinhos Rocha, o meia William Saroá e atacante Ronan. Do Princesa do Solimões/AM, o meia Thiago Bigo (que disputou a Série D 2018 pelo Manaus FC/AM). E do Nacional/AM, de onde veio Lana, seis novos titulares: o goleiro André Regly, os laterais Paulo Rossíneo (pela direita) e Bernardo (na esquerda), o volante Felipe Eduardo e os atacantes Ray e Romarinho.

O adversário, finalista do Roraimense 2019, não atuava desde o final do mês de abri e veio com quatro desfalques: o zagueiro Siri, o meia Anderson e os atacantes Raí e Monga, artilheiro do time.

Com uma formação extremamente ofensiva, o Fast Clube/AM manteve mais posse de bola nos primeiros minutos da partida, quase sempre sufocando o Mundão. Porém, a primeira chance real de gol só aconteceu aos 7 minutos, quando Paulo Rossíneo desceu pela direita e cruzou nos pés de Ronan, que furou na hora do arremate. Willian Saroá pegou a sobra e encheu o pé, com a bola desviando na zaga.

O Fast Clube/AM voltou a atacar com perigo aos 11 minutos, em jogada individual de Romarinho que rolou para Bernardo encher o pé, de fora da área, com Diego mergulhando no canto direito para fazer difícil defesa. Dois minutos depois o São Raimundo/RR assustou, em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, de Kayo, com Paulo cabeceando com muito perigo, livre de marcação, mas por cima da meta de André Regly.

O goleiro André Regly fez ligação direta, aos 15 minutos, com Ray ganhando a disputa aérea e a bola sobrando para Romarinho, dentro da área, que chutou cruzado, com ninguém aparecendo para desviar, na extensão da área. Na sequência, aos 17 minutos, Ronan toca para Paulo Rossíneo, na direita, que recua para Thiago Bigo, dentro da área. O chute saiu fraco, mas houve desvio para escanteio.

Parecia que o gol do Fast Clube/AM era apenas uma questão de tempo. E assim, aos 19 minutos, Romarinho recebeu de Bernardo na esquerda, deixou dois adversários na saudade, entrou na área e acabou derrubado pelo terceiro marcador, com pênalti marcado. Na cobrança, no minuto seguinte, Willian Saroá bateu forte, no meio do gol, com Diego pulando para o lado direito.

Mais tranquilo com a vantagem, o Fast Clube/AM continuou com mais posse de bola e dominando a parte, invariavelmente no campo de ataque. Aos 36 minutos, em outra boa jogada de Paulo Rossíneo pela direita, Ray girou o corpo mas pegou fraco após o cruzamento, com Diego defendendo com facilidade.

Em boa jogada individual de Ygor, aos 40 minutos, o São Raimundo/RR ganhou falta perigosa, na entrada da área. Luã cobra tirando da barreira e André Regly espalma a escanteio, voando no ângulo superior esquerdo. Aos 45 minutos, Thiago Bigo cobrou escanteio pela direita e Carlinhos Rocha surgiu de surpresa, de cabeça, como uma flecha, quase ampliando, com a bola saindo com perigo, à esquerda de Diego.

No lance seguinte, aos 47 minutos, Marcos Felipe recebe na entrada da área mas demora muito para finalizar, permitindo que a marcação chegasse e travasse a conclusão. Mas a primeira etapa terminou com a vitória parcial do Tricolor de Aço.

O segundo tempo começou com boa chance do São Raimundo/RR, aos 3 minutos, em jogada individual de Ygor, que tocou par Kayo arriscar de fora da área, para boa defesa de André Regly. Ronan pedalou em cima do adversário, aos 7 minutos, após receber de Ray, avançou, entrou na área, mas bateu por cima da trave, com muito perigo.

Porém, a ducha de água fria veio aos 11 minutos. Ricardinho recebeu de Belão, deu um drible desconcertante em Paulo Rossíneo e, cara a cara com André Regly, bate colocado, no canto esquerdo, empatando a partida. O gol desestabilizou a equipe amazonense e o time visitante passou a ter mais ação em campo.

Foi o suficiente para que Aderbal Lana começasse as substituições, buscando readquirir o domínio da partida. Aos 14 minutos, tirou Thiago Bigo e colocou Ramonzinho em campo. Nome do jogo, Romarinho faz fila, passando por três marcadores e, mesmo tendo a chance de conclusão, rola para Ray, que erra o domínio de forma bisonha, aos 19 minutos... A senha para ser substituído, logo a seguir, pelo volante Igor.

Em seu primeiro lance, aos 23 minutos, após cobrança de falta longa da esquerda, Igor surgiu com liberdade, após falha de marcação da defensiva adversária, e cabeceou de dentro da pequena área, com Diego salvando no reflexo, à queima-roupa, milagrosamente. Em resposta, Ricardinho faz jogada pelo meio e toca para Marcos Felipe, impedido na esquerda.

Satisfeito com o empate, o São Raimundo/RR passou a administrar o resultado, valorizando a posse de bola. Em sua terceira e última alteração, Aderbal Lana tornou o Fast Clube/AM ainda mais ofensivo, tirando Willian Saroá e colocando Cassiano, aos 30 minutos, partindo para o tudo ou nada.

E o arisco atacante já começou dando trabalho, em boa jogada pela direita e passe para Ronan, que bateu para fora. Paulo Rossíneo pegou um rebote frontal, aos 32 minutos, mandando um balaço, raspando a trave esquerda de Diego, com muito perigo. Seis minutos depois, novamente de cabeça, Igor teve outra grande chance, após cobrança de escanteio de Ramonzinho pela esquerda. Na resposta imediata e aproveitando falha de Bernardo pelo lado esquerdo, João Paulo recebe na meia lua e bate colocado, para defesa segura de André Regly.

O goleiro Diego salvou a meta duas vezes seguidas, na mesma jogada, aos 42 minutos. Depois de roubada de bola de Cassiano, Romarinho recebeu bom passe, entrou na área e bateu cruzado e forte, com o goleiro espalmando com dificuldade. No rebote, Cassiano bateu para nova defesa de Diego, fechando o ângulo.
A vitória surgiu aos 45 minutos, pela persistência, na terceira tentativa de cabeçada de Igor no jogo. Ramonzinho cobrou escanteio pela direita e Igor, desta vez quase sem sair do chão, cabeceou para o fundo das redes, garantindo a vitória tricolor na estreia da Série D 2019. Na comemoração, no meio da torcida, levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso da partida.

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 2-1 São Raimundo/RR
Terça-feira, 7 de Maio de 2019, às 20 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão - Série D 2018
Primeira Fase - Grupo A01
Árbitro: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso/PA
Assistente 1: Márcio Gleibson Correia Dias/PA
Assistente 2: José Ricardo Guimarães Coimbra/PA
4º Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
Delegado: Lázaro D'Angelo Pinheiro/AM
Analista de Campo: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Renda: R$ 2.430,00
Público pagante: 233 (308 presentes)
Cartões amarelos: Ray 31 e Paulo 44 minutos do primeiro tempo. Belão 9, Ricardinho 26, Igor 28, Kayo 33 e Ramonzinho 47 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Igor (pelo segundo cartão amarelo) aos 45 minutos do segundo tempo.
Gols: William Saroá 20 minutos do primeiro tempo. Ricardinho 11 e Igor 45 minutos do segundo tempo.
Fast Clube/AM: André Regly; Paulo Rossíneo, Guigui, Carlinhos Rocha e Bernardo; Felipe Eduardo, William Saroá (Cassiano 30/2º) e Thiago Bigo (Ramonzinho 14/2º); Ronan, Ray (Igor 23/2º) e Romarinho. Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Oliveira, Rondinelli, Antony, Igor, Ramonzinho, Cassiano e Caio Jonh.
São Raimundo/RR: Diego; Paulo, Luã (André Alves 37/2º), Alan e Kaio; Maranhão, Igor, Belão e Ricardinho; João Lucas (José Júnior 21/2º) e Marcos Felipe (João Paulo 29/2º). Treinador: Francisco Moura Viana.
Suplentes: Marcos Aurélio, André Alves, Vicente, Benício, João Paulo, Yuri, José Júnior, Matheus Moura e Gustavo.

Com cordiais,
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários