[SÉRIE D 2019] - Manaus FC/AM estreia com vitória fora de casa

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Em 2018, o Acesso bateu na trave. E, depois de conquistar o Tricampeonato Amazonense, o Manaus FC/AM começou tudo de novo, do zero, na trajetória nacional. Neste sábado (04/05), o Gavião do Norte estreou no Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão 2019, a Série D. Mesmo jogando fora de casa, em Macapá/AP, derrotou o Santos/AP por 2-1, largando bem na competição. De quebra, completou 14 jogos sem perder, sequência que começou na última rodada da Primeira Fase do Campeonato Amazonense 2019.

No Manaus FC/AM, o auxiliar Souza comandou o time, em razão do licenciamento do treinador Wellington Fajardo para tratar de problemas particulares em Minas Gerais. No Santos/AP, foi o primeiro jogo da temporada, já que o Campeonato Amapaense ainda não começou a ser disputado. Pior: a última partida foi disputada em agosto de 2018. Pior ainda: Acosta, Renatinho, Preto Barbacena e Fabinho Paulista não foram regularizados a tempo e desfalcaram o time.

Em campo, o jogo começou em ritmo lento, estudado. A primeira jogada ofensiva, de fato, foi construída aos 10 minutos, em conclusão que desviou em Thuran e saiu em escanteio. No minuto seguinte o Manaus FC/AM voltou a chegar, em cobrança de falta de Rossini que Rhedson defendeu. Aos 18 minutos, Matheus Oliveira fez boa jogada individual e caiu na área, pedindo pênalti. E foi tudo, até a parada técnica para hidratação dos jogadores, aos 27 minutos.

O Santos/AP teve sua primeira jogada perigosa somente aos 34 minutos, quando o lateral Diego recebeu pela direita, livre, dentro da área, mas pegou muito embaixo da bola, isolando-a por cima de meta de Jonathan. Nos descontos, aos 46 minutos, Denilson cobrou falta na área e a bola atravessou toda a extensão, até chegar ao goleiro Jonathan, sem que ninguém do Santos/AP aparecesse para tocá-la.

No segundo tempo, aos 5 minutos, Matheus Oliveira apareceu com perigo novamente, batendo cruzado, forte, com perigo, raspando a trave. A partir dos 11 minutos, começaram as substituições. Édson Porto agiu em dose dupla, trocando Luciano Marba e Adriano por Jean Marabaixo e Bruninho, respectivamente. Cinco minutos depois, o interino Souza tirou Matheus Oliveira e colocou Sávio.

Aos 19 minutos, Bruninho tentou o cruzamento e Sávio jogou o corpo em direção à bola para fazer o corte, cedendo escanteio. Panda, sete minutos depois, teve boa chance, em cobrança de falta frontal, na risca da grande área, batendo com muito perigo, enquanto Rhedson, batido no lance, rezava para a bola não entrar... Na sequência, o Santos/AP fez a última alteração, com Michel entrando no lugar de Denilson.

Quando parecia que o placar caminharia para o zero a zero, Derlan recebe cruzamento, domina e ajeita com a cabeça e bate para o gol, abrindo o marcador, aos 30 minutos. Com a vantagem, Jean Carlos entrou na vaga de Rossini, cinco minutos depois. O segundo gol, de novo com Derlan, surgiu aos 38 minutos, de cabeça.

No lance seguinte, aos 39 minutos, Jean Marabaixo, de cabeça, quase diminuiu. Na segunda tentativa, aos 45 minutos, novamente de cabeça, Jean Marabaixo marcou. Apesar dos cinco minutos de acréscimos, não deu tempo para empatar.

Ficha Técnica:
Santos/AP 1-2 Manaus FC/AM
Sábado, 4 de Maio de 2019, às 15 horas (de Manaus/AM)
Estádio Milton de Souza Corrêa, em Macapá/AP
Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão - Série D 2018
Primeira Fase - Grupo A02
Árbitro: Wesley do Couto Leão/PA
Assistente 1: Luis Diego Nascimento Lopes/PA
Assistente 2: Rafael Ferreira Vieira/PA
4º Árbitro: Edielson da Silva Azevedo/AP
Analista de Campo: Orlando Carlos Magno dos Santos/PA
Renda: R$ 1.680,00
Público pagante: 123
Cartões amarelos: Panda 35 minutos do primeiro tempo. Lessandro 2 e Otávio 35 minutos do segundo tempo.
Gols: Derlan 30, Derlan 38 e Jean Carlos 46 minutos do segundo tempo.
Santos/AP: Rhedson; Diego, Thuran, Adriano (Bruninho 11/2º) e Batata; Lessandro, Otávio, Willian Fazendinha e Denilson (Michel 26/2º); Jari e Luciano Marba (Jean Marabaixo 11/2º). Treinador: Édson Porto.
Suplentes: Graúna, Eduardo Felipe, Michel, Márcio, Bruninho, Fábio Vinícius, Jean Marabaixo, Jhackson, Patrick e Hiasco.
Manaus FC/AM: Jonathan; Igor, Thiago Spice, Patrick e Negueba; Panda, Derlan, Vandinho (Vitinho 42/2º) e Hamilton; Rossini (Jean Carlos 35/2º) e Matheus Oliveira (Sávio 16/2º). Treinador: Souza (interino).
Suplentes: Milton, Pelezinho, Martony, Ezequiel, Jean Carlos, Vitinho e Sávio.

Com cordiais,
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários