[CAMPEONATO AMAZONENSE DA SEGUNDA DIVISÃO] - Cliper/AM desencanta e com três gols de Stronda goleia Holanda/AM e se mantém na briga

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antonio Assis/FAF

Manaus/AM - A terceira rodada do Campeonato Amazonense da Segunda Divisão começou, na tarde deste sábado (26/10), com o jogo envolvendo os dois piores colocados na tabela de classificação. Por isso, os times entraram em campo com alterações, visando melhorar as posições.

No Cliper/AM, o treinador Mazinho contou com a volta de Pastor, depois do zagueiro cumprir suspensão automática. Com isso, Antony, improvisado na zaga no último jogo, voltou ao meio, saindo Jussam, ficando Rogério Pedra mantido entre os titulares. E, na frente, Stronda ganhou a titularidade, na vaga de Heitor, com o time voltando a ter dois atacantes de ofício.

Sem muitas opções entre os reservas, pois o Holanda/AM tem apenas 15 jogadores inscritos, Serginho Góis sacou Ruan, mexendo muito no sistema defensivo. Alexsandro assumiu a lateral-direita e Addson foi deslocado para o miolo da zaga, no lugar de Ruan.

Com esses quadros, os times fizeram um primeiro tempo de muitas chances, lá e cá.

Mal a bola rolou e Branco desperdiçou a primeira chance, aos 3 minutos, depois de ser lançado em velocidade por Rogério Pedra, ganhar do zagueiro e, na cara do gol, perder, com Francisco Júnior fazendo grande defesa.

A resposta veio aos 10 minutos, quando Kailer tocou para Róbson, na direita, mas o atacante bateu para fora, cruzado, à direita de Nelsinho.

Francisco Júnior fez mais uma boa defesa, no lance seguinte, quando Branco tocou para Stronda, que bateu forte, mas foi neutralizado pelo goleiro, que espalmou a escanteio.

Aos 13 minutos, Derik tentou surpreender de longe, mas Nelsinho, esperto, defendeu. Stronda, no minuto seguinte, recebeu aberto pela esquerda e bateu cruzado, para fora, à esquerda de Francisco Júnior.

De novo ao ataque, Kailer perdeu boa chance aos 16 minutos, depois de receber de Derik, sozinho, dominar e bater cruzado, mas à direita, desperdiçando.

A partida continuava em alta voltagem. Aos 22 minutos, dois lances de perigo: primeiro quando Róbson recebeu pela esquerda e bateu em cima de Pastor. Na sequência, Carlos Júnior colocou Stronda na cara de Francisco Júnior, que saiu arrojado e mandou a escanteio, embora o lance já estivesse invalidado, por impedimento de Stronda.

Finalmente o Cliper/AM e Stronda desencantaram, aos 25 minutos. Branco foi lançando na esquerda em velocidade, entrou na área e cruzou para trás, Carlos Júnior chegou batendo de primeira e de chapa, mas sem direção. Porém, evitando que a bola saísse pela linha de fundo, Stronda desviou no meio do caminho, para o fundo das redes, abrindo o marcador.

Apesar da vantagem do Cliper/AM, o Holanda/AM continuou criando chances, mantendo o ritmo de lá e cá. Aos 28 minutos, depois de cruzamento da direita, Luan tirou providencialmente, de cabeça, se antecipando a Róbson.

Carlos Eduardo cruzou da direita, no minuto seguinte, Stonda subiu de cabeça, com liberdade, mas para fora, perdendo de novo. Dois minutos depois, agora em cruzamento pela esquerda, de Alberto, de novo o atacante perdeu, errando a cabeçada, que pegou só de raspão.

Alexsandro cruzou da direita, as 33 minutos, a zaga do Cliper/AM aliviou e, no rebote, Derik ajeitou, deu um corte seco e Antony e bateu por cima, mas com muito perigo.

Nelsinho tentou sair rápido, iniciando contra-ataque após cobrança de escanteio, aos 34 minutos, mas lançou errado par Carlos Eduardo, deslocado pela esquerda, jogando nos pés de Derik, que levantou a cabeça, viu o goleiro adiantado e tentou por cobertura. Nelsinho se recuperou, voltando a tempo e defendendo em cima da linha.

Carlos Júnior, na sequência, lançou Stronda, que cara a cara contra Francisco Júnior, perdeu de novo, com o goleiro conseguindo desviar para escanteio.

Três minutos depois, aos 38, Derick arriscou de fora e no meio do caminho Caco desvio, dificultando a defesa de Nelsinho, que se esticou todo para fazer defesa firme, no canto direito rasteiro.

Uma hora Stronda teria que levar vantagem contra Franscico Júnior, depois de ter perdido duas chances, no cara a cara. E, na terceira vez que ficou frente à frente contra Carlos Júnior, aos 40 minutos, Stronda marcou o segundo gol do Cliper/AM, também seu segundo na partida. Kelve lançou a atacante que avançou livre, driblou o goleiro adversário e tocou para o fundo das redes, ampliando para 2-0 (foto abaixo).

Mais uma vez o Holanda/AM não sentiu o gol sofrido e respondeu imediatamente. Caco ajeita na entrada da área, depois de rebote da zaga, mas escorregou bem na hora do arremate, isolando.

O primeiro tempo terminou com o primeiro cartão amarelo da partida, para Carlos Eduardo, por reclamação.

Para o segundo tempo, Serginho Góis fez uma alteração, trazendo o zagueiro Ruan no lugar de Kailer. Taticamente, Addson voltou para a lateral-direita e Aleksando, que ocupou a posição na primeira etapa, foi para o meio, sua posição verdadeira.

Com dois minutos, Carlos Júnior bateu escanteio pelo lado esquerdo, tocando curto para Alberto, que cruzou. A zaga do Holanda/AM cortou e no rebote o próprio Carlos Júnior bateu de primeira, com muito perigo, à direita.

Kayo avançou com liberdade e em velocidade pela esquerda, aos 6 minutos, e abriu na esquerda para Derik, livre de marcação, mas o atacante desperdiçou, batendo para fora.

No mesmo minuto, Carlos Eduardo cruzou da direita e Branco cabeceou, fulminante, com Addson cortando, na corrida, de calcanhar, salvando o terceiro gol do Cliper/AM.

Francisco Júnior fez mais uma defesa difícil, aos 7 minutos, em cabeçada de Branco. No rebote, a bola sobrou na direita, de onde veio o cruzamento para Luan cabecear nas redes, pelo lado de fora, mas em posição de impedimento.

O Cliper/AM passou a ter mais domínio de posse de bola e presença ofensiva. Aos 8 minutos Kelve fez boa jogada pela direita mas acabou adiantando demais e perdendo o controle da bola, com Branco e Stronda aguardando o passe final, dentro da área, livres de marcação.

Aos 11 minutos, Stronda foi lançado, Ruan vacilou e deu mole na marcação, com o atacante conseguindo roubar a bola, obrigando Francisco Júnior a sair do gol fechando o ângulo, tocando levemente na bola, o suficiente para evitar o terceiro, desviando a escanteio.

A primeira substituição do Cliper/AM aconteceu aos 12 minutos, com Jussan, titular nos dois primeiros jogos, entrando no lugar de Antony. Na sequência, mais um lance de muito perigo, quando Kelve cobrou escanteio da direita e Pastor subiu mais que a zaga adversária e cabeceou por cima, raspando o travessão.

Heitor entrou no lugar de Branco aos 18 minutos. E seu primeiro toque na bola foi para marcar o terceiro gol, no minuto seguinte. Carlos Eduardo entra na área driblando e fazendo fila, mas acaba desarmado por Samuel. Kayo fica com a bola e em vez de complementar o corte, afastando o perigo, acaba desarmado por Stronda, quase na linha de fundo, dentro da área. Stronda toca para Heitor, que sem qualquer dificuldade, só tem o trabalho de empurrar para o gol.

Tranquilo no placar, o Cliper/AM, que começou o jogo na quarta posição na tabela de classificação, passou a jogar para assumir a liderança provisória. Com mais um gol, assumiria a ponta pelos critérios de desempate, pelo menos até o final da partida Principal, entre São Raimundo/AM - Amazonas/AM.

Carlos Eduardo avançou pela direita, aos 21 minutos, com Stronda e Heitor na área, aguardando o cruzamento, que saiu precipitado, para o corte de Samuel. Dois minutos depois Kelve desceu com perigo pela direita, até ser contido com falta por Ruan.

Derik recebeu de frente para o gol mas concluiu mal, fraco, para fácil defesa de Nelsinho, aos 24 minutos. Róbson recebeu no bico esquerdo da área, limpa o marcador e bate à direita, mas para fora.
A segunda alteração do Holanda/AM veio aos 25 minutos, com Diego Ricardo entrando no lugar de Geovani. Aos 26 minutos, dois cartões amarelos, para Pastor e Alexsandro.

Em cobrança de falta de Caco, aos 28 minutos, centrando na área, Róbson não alcançou. Dois minutos depois, Heitor desceu pela esquerda e cruzou na área, com Francisco Júnior encaixando, sem rebote.

Diego Ricardo bateu muito fraco, aos 31 minutos, com a zaga do Cliper/AM cortando sem maiores sustos. Na saída para o campo de ataque, Stronda recebeu na direita, limpou dois marcadores com um corte seco e bateu colocado e consciente, à esquerda, raspando a trave.

O quarto gol, da liderança provisória do Cliper/AM, surgiu aos 32 minutos, com Kelve arriscando, Francisco Júnior batendo roupa, Ruan cortando parcialmente, Stronda recolhendo quase saindo, e tentando o cruzamento, que desviou em Ruan, tirando o goleiro de tempo. Francisco Júnior ainda tocou na bola, mas em vez de evitar, acabou foi jogando a bola para as redes.

As duas últimas altereções foram processadas pelos treinadores aos 44 minutos. No Holanda/AM, saiu Alexsandro para a entrada de Fabinho. No Cliper/AM, Wesley Napão entrou no lugar de Carlos Eduardo.

Kelve levou perigo de novo pela direita, aos 35 minutos, mas no cruzamento, a zaga desviou a escanteio. Aos 37 minutos Derik fez boa jogada e tocou de calcanhar para Róbson, que bateu mal, à esquerda.

O gol de honra do Holanda/AM, que tirou a ponta provisória do Cliper/AM. Addson cruzou da direita, Pastor furou, Luan tirou fraco, Kayo dominou no peito jogando para o chão e bateu com muito estilo, marcando um GOLAÇO!, cruzado, no canto esquerdo de Nelsinho.

Lance curioso, beirando o cômico, ocorreu aos 43 minutos, em falta na entrada da área, pelo bico esquerdo ofensivo. Kayo e Fabinho ficaram disputando a bola para ver quem bateria a infração. Fabinho perdeu a disputa e saiu gesticulando e reclamando. Pior ficou quando o zagueiro Eduardo bateu totalmente sem direção, para desespero de Fabinho, que abria os braços na direção do banco de reservas, pedindo que alguém interferisse e determinasse que ele deveria bater a falta.

Dois cartões amarelos foram os últimos atos do bom espetáculo. Addson aos 44 minutos por falta dura em Alberto e Ruan aos 46 minutos por falta e Heitor.

Fim de papo, goleada do Cliper/AM por 4-1 que valeu o salto da penúltima para a segunda posição, com hat-trick de Stronda, novo artilheiro do Campeonato Amazonense da Segunda Divisão 2019.

Ficha Técnica:
Cliper/AM 4-1 Holanda/Am
Sábado, 26 de Outubro de 2019, às 16 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense da Segunda Divisão
Terceira Rodada do Turno Único Classificatório
Preliminar de São Raimundo/AM 0-3 Amazonas/AM
Árbitro: Helbert Luis Moraes Baia/AM
Assistente 1: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso/AM
Assistente 2: Eliane Nogueira dos Santos/AM
4º Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Gols: Stronda 25 e Stronda 40 minutos do primeiro tempo. Heitor 19, Stronda 32 e Kayo 40 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Carlos Eduardo 43 minutos do primeiro tempo. Luan 6, Pastor 26, Alexsandro 26, Addson 45 e Ruan 46 minutos do segundo tempo.
Cliper/AM: Nelsinho; Carlos Eduardo (Wesley Napão 34/2°), Luan, Pastor e Alberto; Antony (Jussam 12/2°), Rogério Pedra, Kelve e Carlos Júnior; Stronda e Branco (Heitor 18/2°). Treinador: Mazinho.
Suplentes: Diego Negreiros, Diego Nery, Lucas, Maxson, Christian, Jussam, Allam, Keony, Heitor, Wesley Napão e Jonnathan.
Holanda/AM: Francisco Júnior; Alexsandro (Fabinho 34/2°), Addson, Eduardo e Kayo; Geovani (Diego Ricardo 25/2°), Samuel, Kailer (Ruan, no intervalo) e Caco; Róbson e Derik. Treinador: Serginho Góis.
Suplentes: Ruan, Fabinho e Diego Ricardo.

Com cordiais,
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários