[CAMPEONATO AMAZONENSE DA SEGUNDA DIVISÃO] - Com nó tático de Lecheva sobre Morgado, Amazonas/AM vence São Raimundo/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antonio Assis/FAF


Manaus/AM - Um duelo de estratégias entre os treinadores, onde cada ação gerava uma reação, marcou o segundo jogo da rodada dupla deste sábado (26/10), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, envolvendo São Raimundo/AM - Amazonas/AM. A vitória no novato Amazonas/AM foi categórica e convincente, por 3-0, encaminhando o Acesso para a Primeira Divisão, em sua temporada de estreia.

Com três pontos e dois jogos a cumprir, o Centenário Tufão da Colina continua dependendo de suas próprias forças. Se vencer suas duas últimas partidas, contra o lanterna Holanda (03/11) e contra o Tarumã/AM (09/11), que ainda tem chances, garante seu retorno à Elite do Futebol Amazonense.

Com dois desfalques por contusão (Thyago Brandão e Dênis Maranhão) e com o retorno de Juninho, por cumprir suspensão automática, Paulo Morgado mandou o São Raimundo/AM a campo com duas alterações. Na zaga entrou Élton. Emerson Tavares deu lugar a Juninho.

Já o Amazonas/AM teve três surpreendentes alterações no time titular, para uma nova adequação tática. Ricardo Lecheva sacou Dioguinho, Emerson Bacas e Índio, titulares absolutos, para colocar o zagueiro Rafael Vitor, o volante Paulo Rossíneo e o atacante Gileard, que fez sua estreia.

Mudou o tradicional 4-4-2 para um 3-5-2 com alas avançados, com Magnum e Souza jogando da linha do meio de campo para frente, ficando Pelezinho e Paulo Rossíneo protegendo a frente da zaga e Willian Fazendinha armando e municiando os atacantes Daivison e Gileard. Atrás, Rubran, o capitão Bernardo e a novidade Rafael Vitor.

A sede pela vitória, um enorme passo para o Acesso, era tão grande que a tensão entre os jogadores estava visível. Com dois minutos de jogo já houve empurra empurra entre os jogadores, após falta cometida por Rubran em Thiago Bigo.

Na cobrança de Thiago Bigo, aos 3 minutos, a bola passou raspando a trave direita. O Amazonas/AM respondeu imediatamente, em cruzamento da direita que Gileard marcou de cabeça, mas com anulação da equipe de arbitragem.

O São Raimundo/AM teve duas chances seguidas, aos 7 minutos. Na primeira, Thiago Bigo bateu de fora, com muito perigo. Na segunda, Thiago Bigo cruzou da direita e Ray tentou de letra, com a bola passando raspando a trave direita, deixando Iago Salles torcendo para não entrar.

Élton fez falta em Daivison na intermediária, aos 12 minutos, puxando a camisa do atacante, impedindo seu progresso. Na cobrança, no minuto seguinte, Souza buscou o ângulo superior esquerdo de Jonathan, com a bola raspando o travessão.

Em bola parada, aos 20 minutos, Felipe Leite cobrou falta nas mãos de Iago Salles. Três minutos depois, Thiago Bigo cruzou na área, Rubran só conseguiu raspar de cabeça e Raí, livre, toca de leve, à direita, perdendo.

Thiago Amazonense fez boa jogada pelo meio, aos 25 minutos, e tocou para Thiago Bigo, que bateu com estilo, raspando a trave esquerda de Iago Salles. Houve parada técnica dos 26 aos 28 minutos.

No retorno, aos 29 minutos, em cruzamento na área do São Raimundo/AM, Daivison não alcança, enganado pelo quique da bola, e Jonathan salva. Em jogada muito rápida e dinâmica, no minuto seguinte, Willian Fazendinha lança do campo de defesa para Daivison, que cruza em busca de Gileard, com Jonathan salvando arrojado, nos pés do atacante.

Souza cruzou da esquerda, um foguete, passando por toda a área, aos 33 minutos, com a zaga aliviando, para lateral. Na cobrança, Willian Fazendinha cruza na pequena área, passando por Daivison e chegando a Gileard, que cabeceou para fora, com perigo.

Aos 37 minutos, Magnum cruzou da direita e Gileard surgiu como uma flexa, abrindo o marcador, de cabeça. O gol foi marcado num momento em que Thiago Spice recebia atendimento fora de campo e o São Raimundo/AM estava com um jogador a menos, um zagueiro, causando reclamação de alguns jogadores, com Élton levando cartão amarelo.

Após o gol, Spice foi substituído por Rondinelli. Aos 42 minutos, Raí perdeu de cabeça, depois de cobrança de falta na área, com Iago Salles saindo para defender e se chocando com Romarinho. No atendimento ao goleiro, Juninho recebeu cartão amarelo.

Em cobrança de falta, aos 45 minutos, Rafael Vitor tentou de cabeça, mas para fora. Gileard ainda tentou dar continuidade à jogada, mas a bola já havia saído pela linha de fundo. Pelezinho levou cartão amarelo, por falta violenta, aos 46 minutos.

No último lance do primeiro tempo, aos 49 minutos, na disputa com Thiago Bigo, Rafael Vitor reclamou ostensivamente do adversário ter deixado o cotovelo na jogada, partindo para cima de Bigo e iniciando um início de tumulto. O zagueiro acabou levando cartão amarelo.

Para o segundo tempo, Paulo Morgado tentou igualar as condições táticas, tirando Roberto Dinamite e colocando Tubarão, passando a jogar, também, no 3-5-2. Entretanto, os três zagueiros, Élton, Rondinelli e Tubarão, todos considerados reservas.

Na primeira chance do segundo tempo, num rebote ofensivo, aos 3 minutos, Romarinho bateu forte e Souza se jogou para fazer a barreira, impedindo a progressão do chute.

Aos 5 minutos Romarinho arrancou em velocidade e deixando os marcadores para trás, desde o meio de campo, e cruzou rasteiro, com Rafael Vitor abrindo o compasso para cortar.

Souza desarmou contra-ataque do São Raimundo/AM, aos 9 minutos , em descida veloz de Igor, e cria contra-ataque para o Amazonas/AM, ao lançar Gileard, parado com falta brusca de Élton, expulso pelo segundo cartão amarelo. Após a expulsão de Élton, Felipe Leite foi para cima de Pelezinho, encarando-o por algum tempo, até agredi-lo, sem que fosse punido pela arbitragem.

Com um a mais jogador a mais, e com o 3-5-2 de Morgado prejudicado, Lecheva rearrumou o Amazonas/AM, que passou a jogar num 5-2-3, com Paulo Rossíneo passando a lateral-direita e Magnum indo jogar de autêntico ponta-direita.

Marcando a saída de bola do adversário, Magnum roubou de Tubarão, aos 13 minutos, avançou e bateu forte, mas em cima de Jonathan. Souza levou cartão amarelo aos 14 minutos, por cometer falta violenta em Thiago Bigo.

Romarinho faz outra boa jogada em velocidade pela esquerda, aos 14 minutos sendo parado com falta no bico esquerdo da área. Thiago Bigo cobrou, mas muito por cima, isolando e desperdiçando.

Dois cartões amarelos foram aplicados aos 17 minutos: Willian Fazendinha, por reclamação acintosa contra o quarto árbitro, Rafael Ramos Tourinho; e para o Auxiliar Técnico do Amazonas/AM, Isaac Simão, no banco de reservas.

Rondinelli cortou investida de Gileard, aos 19 minutos, ganhando no pé de ferro. Um minuto depois, Lecheva abriu mão do 3-5-2, tirando o zagueiro Rafael Vitor e colocando Otávio na lateral-esquerda, passando Souza para o meio, ficando no 4-3-3, com Pelezinho, Souza e Fazendinha no meio, Magnum, Daivison e Gileard no ataque.

Morgado, na resposta, tirou seu melhor jogador em campo, Thiago Bigo, colocando o veterano Marinho em campo, passando a jogar com três atacantes, mesmo com apenas 10 em campo, para tentar reverter a desvantagem no marcador.

O tempo técnico da segunda etapa se estendeu dos 21 aos 23 minutos. No retorno, cruzamento na área e Otávio surge como elemento surpresa, quase aumentando o placar, de cabeça.

Para conter a ofensividade dp adversário, com três atacantes, Lecheva colocou Emerson Bacas no lugar de Paulo Rossíneo, voltando Magnum para a lateral direita e passando ao 4-4-2, com dois jogadores na criação: Fazendinha e Bacas.

O zagueiro Tubarão espirrou o taco na tentativa de corte, aos 28 minutos, com Daivison desperdiçando, batendo muito mal, por cima do gol. Um choque de cabeça assustador, envolvendo Daivison e Igor, paralisou o jogo aos 30 minutos. Sete minutos depois, Thiago Amazonense lança na área e na disputa entre Rai e Iago Salles, o Tufão da Colina ganha escanteio.

Dioguinho entrou no lugar de Gileard, aos 37 minutos. No minuto seguinte, Felipe Leite cobrou escanteio na área, Thiago Amazonense ajeitou de cabeça e Pelezinho chegou cortando o perigo, para escanteio.

No próximo lance, Jonathan faz defesa fácil e tenta sair jogando com rapidez, lançando com as mãos, errado. Emerson Bacas domina e, mesmo tendo a chance de bater direto para o gol, com Jonathan adiantado, avança e abre na esquerda para Daivison, que perde a jogada de contra-ataque, de quatro contra três.

Thiago Amazonense perdeu a bola no ataque, aos 40 minutos, e Emerson Bacas tocou na esquerda para Otávio, que passou por Igor e fuzilou, cruzado, marcando um GOLAÇO!, o segundo do Amazonas/AM.

O São Raimundo/AM acusou o golpe e desmontou. Dois minutos depois, em troca de passes envolvente, após corte de Rubran, Emerson Bacas, cerebral, toca para Magnum, na direita, que avança, adianta a bola, ganha na dividida e, de dentro da área, enche o pé, sem chances para Jonathan, um GOLAÇO! Dois minutos depois, acabou expulso, em cartão vermelho direto.

Final de jogo, vitória maiúscula do Amazonas/AM, líder do Campeonato Amazonense da Segunda Divisão com 7 pontos, ainda invicto após três jogos, e sem ter tomado gols na competição. Vaga praticamente assegurada para a Elite do Futebol Amazonense em 2020.
Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 0-3 Amazonas/AM
Sábado, 26 de Outubro de 2019, às 18 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense da Segunda Divisão
Terceira Rodada do Turno Único Classificatório
Principal de Cliper/AM 4-1 Holanda/AM
Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
Assistente 1: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
Assistente 2: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
4º Árbitro: Rafael Ramos Tourinho/AM
Renda e público pagante: não divulgados pela Federação. Não foram cumpridos o
Artigo 5º, inciso IV e o Artigo 7º da Lei 10.671/2013, o Estatuto do Torcedor.

Gols: Gileard 37 minutos do primeiro tempo. Otávio 40 e Magnum 43 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Élton 37, Juninho 43, Pelezinho 46 e Rafael Vitor 49 minutos do primeiro tempo. Oliveira (no banco de reservas) 11, Souza 14, Willian Fazendinha 17, Isaac Simão (Auxiliar Técnico do Amazonas/AM) 17, Otávio 34 e Gileard 40 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Élton (pelo segundo cartão amarelo) 9 e Emerson Bacas (vermelho direto) 44 minutos do segundo tempo.
São Raimundo/AM: Jonathan; Igor, Thiago Spice (Rondinelli 38/1°), Élton e Felipe Leite; Juninho, Roberto Dinamite (Tubarão, no intervalo), Thiago Amazonense e Thiago Bigo (Marinho 21/2°); Ray e Romarinho. Treinador: Paulo Morgado.
Suplentes: Gabriel, Rondinelli, Tubarao, Dadinho, Levy, Eltinho, Emerson Tavares, Rafael, Marinho e Bruno.
Amazonas/AM: Iago Salles; Magnum, Bernardo, Rubran, Rafael Vitor (Otávio 20/2°) e Souza; Pelezinho, Paulo Rossíneo (Emerson Bacas 26/2°) e Willian Fazendinha; Daivison e Gileard (Dioguinho 37/2°). Treinador: Ricardo Lecheva.
Suplentes: Oliveira, Sandro, Otávio, Emanuel, Paulinho, Dioguinho, Emerson Bacas, Jackie Chan, Rodrigo Castanhal, Índio e João Lucas.

Com cordiais,
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários