[CAMPEONATO AMAZONENSE DA SEGUNDA DIVISÃO] - Em jogo de nível técnico fraco, Amazonas/AM e Cliper/AM empatam sem gol

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antonio Assis/FAF

Manaus/AM - Muita expectativa em torno da segunda partida, a de fundo, ou Principal, da rodada dupla deste sábado (19/10), pelo Campeonato Amazonense da Segunda Divisão, no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM. O Amazonas/AM, líder da competição, enfrenando o Cliper/AM, apontado como único time capaz de assustar o Acesso de Amazonas/AM e São Raimundo/AM.

Pela primeira vez, em jogos profissionais, estariam frente à frente dois clubes com as cores amarelo e preto, que bem simbolizam o Encontro das Águas, cartão postal do Amazonas, que consiste no encontro das águas dos rios Negro e Solimões, sem que se misturem.

Em campo, porém, a produção frustrou a expectativa, já que os dois times apresentaram futebol de baixo nível técnico, que culminou com o empate sem gols, o que deixa o Amazonas/AM ainda na liderança, com quatro pontos ganhos em dois jogos, e o Cliper/AM com chances matemáticas e reais de conquistar o Acesso.

Vitorioso na primeira rodada, sua estreia no futebol, o Amazonas/AM repetiu o mesmo time. Com Pastor cumprindo suspensão por expulsão, o Cliper/AM veio com Antony improvisado na zaga e Rogério Pedra de volante e Carlos Júnior no lugar de Wesley Napão, num esquema tático onde Branco ficou isolado, sozinho, na frente.

Com isso, o Amazonas/AM dominou praticamente todo o primeiro tempo, embora não convertesse o domínio e as chances de gols criadas em bola na rede. Aos 5 minutos, Daivison recebeu na área e rolou para Dioguinho bater de primeira, mas para fora, com perigo.

Quatro minutos depois, a bola vindo da esquerda atravessou toda a área do Cliper/AM até chegar em Willian Fazendinha, que dominou e tocou para Dioguinho, que bateu muito por cima da meta de Nelsinho.

Dioguinho teve a terceira chance de marcar para o Amazonas/AM aos 12 minutos, quando recebeu com liberdade dentro da área e, frente à frente com Nelsinho, isolou.

O Cliper/AM teve a primeira chance aos 18 minutos, a partir de um erro de saída de bola do Amazonas/AM, na linha do meio de campo. Wllian Fazendinha tocou errado, nos pés de Heitor, que lançou o isolado Branco em velocidade, na esquerda, com o atacante sendo travado providencialmente na hora do arremate.

Branco iniciou jogada veloz, aos 25 minutos, e tocou para Heitor, mas o contra-ataque mais uma vez não prosperou. Dois minutos depois, o Amazonas/AM voltou à carga, com a defensiva do Cliper/AM assistindo e esperando, até Pelezinho bater com perigo, à direita de Nelsinho.

Kelve roubou a bola de Emerson Bacas, aos 28 minutos, e quando preparava o bote, foi seguro pelo meia, que levou cartão amarelo.

O jogo esfriou, caindo ainda mais em seu nível técnico. O Cliper/AM todo recuado, abdicando de atacar e jogando apenas na tentativa de encaixar um contra-ataque, e o Amazonas/AM, que já havia perdido muitas chances de gol, com o domínio de bola mas sem apresentar perigo efetivo.

O Cliper/AM criou jogada bem trabalhada aos 34 minutos, com troca de passes envolventes entre Rogério Pedra, Kelve, Branco e Heitor, com Branco limpando o marcador e batendo de esquerda, travada, com Magnum completando o corte, de cabeça, para escanteio.

Um lance retratou bem o jogo, aos 35 minutos. Jogada feia, a zaga do Cliper/AM furou duas vezes, Daivison pegou na orelha da bola, espirrado e Nelsinho tirou com o pé.

Em compensação, uma pintura aos 39 minutos, na cobrança de falta de Emerson Bacas, estilo folha seca, que descaiu muito rápido e beijou a trave de Nelsinho.

Um empurra empurra generalizado, aos 41 minutos, rendeu quatro cartões amarelos, para Luan, Rubran, Daivison e Nelsinho.
Aos 43 minutos, Heitor roubou a bola no meio de campo e rolou para Branco, que deu caneta em Bernardo e abriu na esquerda para Carlos Júnior, que bateu mal, fraco e para fora, pressionado por Rubran na disputa.

No segundo tempo, o panorama não mudou muito. Aos 8 minutos, depois de cobrança de escanteio, Carlos Júnior dominou e cruzou, Heitor livre, na pequena área, cabeceou para o chão, mas em cima do goleiro Iago Salles, que fez difícil defesa, à queima-roupa, com Rubran tirando o perigo definitivamente, jogando a escanteio.

Um minuto depois, o treinador Mazinho mexeu em dose dupla no Cliper/AM: Maxson entrou no lugar de Jussam e Stronda na vaga de Heitor. Aos 11 minutos, em ataque perigoso do Amazonas/AM, Daivison cometeu falta no zagueiro Luan, invalidando o lance. Em seguida, 12 minutos, descida pela esquerda e bola rolada para Índio, que bateu cruzado, mas por cima.

Willian Fazendinha foi substituído por Jackien Chan, aos 18 minutos. Kelve, quatro minutos depois, recebeu na entrada da área, girou em cima do seu marcador e bateu por cima do gol.

Aos 25 minutos, Paulinho entrou no lugar de Emerson Bacas. Aos 28 minutos, a última alteração do Cliper/AM, com Jonnathan no lugar de Kelve. E aos 32 minutos, Jonnathan recebeu na entrada da área e bateu com perigo, por cima. Na última substituição da partida, Caíque entrou na vaga de Índio, aos 36 minutos.

Em cruzamento da esquerda, Antony salvou, na hora do arremate de Daivison, aos 38 minutos. O jogo ficou tenso no final, com muitos cartões amarelos. Jackie Chan perdeu a bola no ataque, aos 42 minutos, e segurou o arranque de Rogério Pedra, levando cartão.

Paulinho sofreu falta na entrada da área, aos 44 minutos, quase na linha. Na discussão sobre o lance, Rogério Pedra levou cartão. Depois de muita demora, Souza para fora, por cima, desperdiçando boa chance.

Jonnathan foi o amarelado aos 46 minutos. No lance seguinte, Jonnathan abriu na esquerda para Branco, que sofreu falta de Bernardo, não marcada por Edmar Campos da Encarnação. No atendimento ao atacante, Branco levou cartão amarelo por reclamação. Até o preparador físico do Cliper/AM, Traca, levou cartão.

Triste fim para uma partida que gerou muita expectativa e pouquíssima qualidade técnica em campo.

Ficha Técnica:
Amazonas/AM 0-0 Cliper/AM
Sábado, 19 de Outubro de 2019, às 18 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense da Segunda Divisão
Segunda Rodada do Turno Único Classificatório
Principal de Holanda/AM 1-2 Tarumã/AM
Árbitro: Edmar Campos Encarnação/AM
Assistente 1: Uescléi Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 2: Hugo Agostinho Chaves da Paixão/AM
4º Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM/AM
Renda e público pagante: não divulgados pela Federação. Não foram cumpridos o
Artigo 5º, inciso IV e o Artigo 7º da Lei 10.671/2013, o Estatuto do Torcedor.

Cartões amarelos: Emerson Bacas 29, Rubran 41, Daivison 41, Nelsinho 41 e Luan 41 minutos do primeiro tempo. Jackie Chan 42, Rogério Pedra 45, Jonnathan 46 e Stronda 47 minutos do segundo tempo. O preparador físico Traca, do Cliper, levou cartão amarelo aos 49 minutos, por reclamação.
Amazonas/AM: Iago Salles; Magnum, Bernardo, Rubran e Souza; Pelezinho, Emerson Bacas (Paulinho 25/2°) e Willian Fazendinha (Jackie Chan 18/2°); Dioguinho, Daivison e Índio (Caíque 36/2°). Treinador: Ricardo Lecheva.
Suplentes: Oliveira, Rafael Vítor, Sandro, Paulo Rossíneo, Otávio, Rodrigo Castanhal, Emanuel, Jackie Chan, Paulinho, Gileard e Caíque.
Cliper/AM: Nelsinho; Carlos Eduardo, Luan, Antony e Alberto; Rogério Pedra, Jussam (Maxson 9/2º), Kelve (Jonnathan 28/2°), Carlos Júnior e Heitor (Stronda 9/2º); Branco. Treinador: Mazinho.

Com cordiais,
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários