[CAMPEONATO AMAZONENSE DA SEGUNDA DIVISÃO] - Com Tufão na Colina, São Raimundo/AM goleia Tarumã/AM e garante retorno à Primeira Divisão
Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Lisandro Windson/FAF
Manaus/AM - Para a partida decisiva, que valia o Acesso, o retorno á Elite do Futebol Amazonas, o São Raimundo/AM não deu colher de chá. O treinador Paulo Morgado armou o time ofensivo e os jogadores entraram em campo consciente da missão a ser cumprida. Com 22 minutos de bola rolando a fatura já estava definida, com três gols marcados.
Ao final da partida, o placar de 5-1 sobre o Tarumã/AM foi a senha para a prolongamento da festa da torcida, jogadores, Comissão Técnica e Diretoria, transferida do gramado e arquibancada para o estacionamento do Estádio Ismael Beningo, a Colina, em Manaus/AM.
Paulo Morgado optou pelo 4-3-3, alterando a forma de jogar do Tufão da Colina. Sacou Roberto Dinamite, manteve Heltinho como titular e fez o retorno de Romarinho, reserva na rodada anterior. Atrás, além da volta de Thiago Spice, Rondinelli ganhou a vaga na disputa contra Thiago Brandão e Élton.
O Tarumã, sem chances, foi a campo com quatro alterações: Luan perdeu a vaga na lateral-direita para Edirley, Eduardo entrou no lugar de Alan; Diogo perdeu a vaga para Victor e, a maior surpresa, Diego colocou Terlison, o melhor jogador do Tarumã/AM, no banco.
Sem se importar com esse fator, o São Raimundo/AM jogou o jogo da vida. Aos 3 minutos Felipe Leite cobrou escanteio pela esquerda, Rai cabeceou no meio da área e o goleiro César Rastafari aceitou, com o Tufão da Colina abrindo o marcador, o caminho para a goleada e para o Acesso.
Dois minutos depois Thiago Bigo cobrou falta, rolando para Felipe Leitem que bateu fraco, para defesa de César Rastafari. Mais dois minutos e Romarinho tentou de longe, mas para fora.
Além do ímpeto eletrizante, depois da falha no primeiro gol, os jogadores do São Raimundo/AM pareciam não acreditar no goleiro adversário, arriscando de todas as distâncias. Thiago Spice tentou de falta, aos 9 minutos, da intermediária e para fora.
Em mais uma descida pela esquerda, Romarinho cruzou e a bola pegou na mão de Boquita, com Weden Cardoso Gomes marcando o pênalti em cima do lance, aos 13 minutos.
Na primeira cobrança, convertida pelo próprio Romarinho, no canto direito com o goleiro caindo para o outro, houve invasão de área e anulação. Na segunda, Romarinho repetiu a dose e colocou no canto direito do goleiro César Rastafari, que pulou novamente para o esquerdo, com o placar ampliado para 2-0 com somente 15 minutos de bola rolando.
Romarinho avançou em velocidade pelo meio, pedalou em cima do adversário, Rodrigo Gama, e abriu na esquerda, para Felipe Leite, que bateu cruzado, fraco, mas mais uma vez o goleiro do Tarumã/AM falhou na defesa.
Eram 22 minutos do segundo tempo e o São Raimundo/AM já vencia por 3-0, praticamente garantindo sua volta à Elite. Depois do tempo técnico, entre os 23 e 25 minutos, o enredo do jogo não mudou.
Aos 29 minutos em outra boa jogada pela esquerda, Rai recebeu de Heltinho, tocou para Felipe Leite e se projetou para a área, com o lateral-esquerdo cruzando mal, para desespero do atacante, livre e bem posicionado na pequena área, esperando o passe que não chegou.
A Natureza entrou na festa e, a partir dos 33 minutos, o Estádio da Colina foi varrido por um tufão, levando pelos ares tudo que aparecia pela frente: papel picado, copo descartável, folhas...
A primeira chegada do Tarumã/AM só aconteceu aos 40 minutos, com Rodrigo Gama avançando com liberdade, tabelando, recebendo na frente, na intermediária, e batendo com muito efeito, à direita de Jonathan, com perigo.
No último minuto do acréscimo, aos 48 minutos, de novo Rodrigo Gama levou perigo a Jonathan, agora em cobrança de falta.
O segundo tempo começou com o mesmo volume, da parte do São Raimundo/AM, mudando apenas o lado do campo de onde partiam os ataques. Aos 2 minutos Emerson Tavares cruzou e Thiago Amazonense foi seguro dentro da área, com Weden Cardoso Gomes ignorando o pênalti e com o assistente José Luis de Oliveira Ramos indicando um impedimento do meia, inexistente.
Dois minutos depois, de novo Emerson Tavares cruzou da direita, com a bola desviando no meio do caminho e explodindo no travessão.
Victor se machucou, aos 5 minutos, sendo substituido por... Terlison !!!
Três minutos depois, Rodrigo Gama também se machucou, dando lugar a Luan.
E, no primeiro lance de Terlison, aos 9 minutos, ele arriscou de longe, frontal, com muito perigo, por cima.
Para demarcar o território, o São Raimundo/AM tratou logo de jogar água fria na ação de Terlison e marcou o quarto gol. Thiago Bigo tocou para Rai, que tocou em penetração para a velocidade de Emerson Tavares. Após cruzamento da direita, rasteiro, Heltinho, de carrinho e na pequena área, aumentou.
Fernando Lage fez a terceira e última alteração aos 11 minutos, tirando Moisés e colocando Alex em campo. Em seguida veio o gol de honra do Tarumã/AM. Depois de cruzamento da esquerda de Terlison, , Caíque pegou a sobra e bateu rasteiro, no canto direito, diminuindo.
Empolgado, Caíque tirou a camisa e jogou para o alto, na comemoração do gol, levando, por isso, o único cartão amarelo da partida.
A primeira alteração de Paulo Morgado veio logo a seguir, com Tubarão entrando no lugar de Felipe Leite.
O gol animou o Tarumã/AM, que com a qualidade de Terlison passou a levar mais perigo. Aos 16 minutos, Boquita bateu falta do bico direito da área, por cima do gol de Jonathan, mas com perigo.
Um minuto depois, Thiago Spice brincou na frente de Terlison, na entrada da área, e na sobra, Caique se precipitou e bateu em cima de Jonathan, quando podia avançar e adentrar a área adversária.
Caíque lançou Diego na área, aos 21 minutos, e Jonathan saiu para defender nos pés do atacante. O Tarumã/AM chegou de novo no minuto seguinte, com Caíque descendo em velocidade pela direita e Thiago Spice cortando para escanteio.
Depois de atendimento a Caíque, a cobrança de escanteio pelo lado direito, os jogadores do Tarumã/AM ficaram reclamando de toque na mão de Thiago Amazonense.
Em grande jogada, Terlison entrou na área em velocidade pela esquerda, driblando três adversários e batendo com perigo, à esquerda, raspando a trave, aos 24 minutos.
O veterano Marinho entrou no lugar de Heltinho, aos 25 minutos. No lance seguinte, Thiago Bigo cobrou falta na área e Thiago Spice tentou o voleio, com César Rastafari fazendo elástica defesa, uma ponte sensacional.
Thiago Amazonense bate da intermediária, aos 28 minutos e César Rastafari tentou segurar, em cima, mas a bola escorregou entre suas mãos e, por sorte, foi a escanteio. Curiosamente, no lance, Alex tentou fazer falta intencional em Thiago Amazonense e foi quem acabou se machucando, saindo de campo para atendimento.
Na cobrança do escanteio pelo lado direito, Thiago Bigo quase marcou, olímpico, com a bola acertando a trave.
Momentaneamente o Tarumã/AM ficou com nove jogadores, pois aos 31 minutos, com Alex ainda recebendo atendimento na beira do gramado, Caíque também saiu de maca, contundido na coxa direita
Na última substituição da partida, aos 32 minutos, Élton entrou no lugar de Thiago Spice, ainda em voltas com uma recuperação de contusão.
Emerson Tavares fez grande jogada aos 35 minutos e cruzou da direita, com a bola desviando na zaga. Na sobra, Romarinho dominou, deu dois dribles curtos em curto espaço do gramado e sofreu pênalti.
No minuto seguinte, na cobrança forte de Marinho, rasteiro e no canto direito de César Rastafari, o goleiro se esticou todo e fez grande defesa, mandando a escanteio.
O quinto gol, para sacramentar o Acesso, foi uma pintura. Paciente e conscientemente, o São Raimundo/AM trocou passes por mais de dois minutos, com a participação de todos os jogos de linha, só Jonathan não tocou na bola. Na arrancada final, Juninho recebeu de Rondinelli, tocoou para Emerson Tavares, que lançou Rai na direita, que devolveu ao lateral-dieito, com este acionando Thiago Bigo, recebendo de volta, na frente e cruzando para trás, onde Romarinho apareceu com categoria, tocando de chapa de pé, de primeira, fechando a goleada.
Mesmo goleando, garantindo a vaga na Decisão do Campeonato Amazonense da Segunda Divisão e com retorno garantido à Elite do Futebol Amazonense, o Tufão da Colina não diminuiu o ritmo.
Aos 40 minutos, Thiago Bigo cruzou da esquerda ara Rai, mas César Rastafari chegou antes e salvou. Jogando fácil, em ritmo de treino, Thiago Bigo tocou para Rai, que lançou Marinho, com este ajeitando de cabeça para Emerson Tavares, travado na hora do chute.
Lançado por Marinho na direita, Rai cruzou rasteiro, aos 42 minutos, com força, com a bola passando por Romarinho e chegando na esquerda a Thiago Bigo, que cruzou de volta, com a bola passando por todos e chegando de novo na direita, de novo com Rai, que bateu mal, torto.
No último lance emocionante do jogo, aos 47 minutos, Romarinho fez boa jogada em velocidade e colocou o veterano Marinho cara a cara com César Rastafari, mas o atacante desperdiçou, batendo para fora.
Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 5-1 Tarumã/AM
Sábado, 9 de novembro de 2019, às 16 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense da Segunda Divisão
Quinta Rodada do Turno Único Classificatório
Preliminar de Amazonas/AM 6-1 Holanda/AM
Árbitro: Weden Cardoso Gomes /AM
Assistente 1: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso/AM
Assistente 2: Jose Luis de Oliveira Ramos/AM
4º Árbitro: Elenildo Batista Rodrigues Junior/AM
Gols: Rai 3, Romarinho (pênalti) 15 e Felipe Leite 22 minutos do primeiro tempo. Heltinho 10, Caíque 12 e Romarinho 38 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo: Caíque 12 minutos do segundo tempo.
São Raimundo/AM: Jonathan; Emerson Tavares, Thiago Spice (Élton 32/2°), Rondinelli e Felipe Leite (Tubarão 12/2°); Juninho, Thiago Amazonense e Thiago Bigo; Heltinho (Marinho 25/2°), Rai e Romarinho. Treinador: Paulo Morgado.
Suplentes: Guanair Júnior, Igor, Élton, Tubarão, Dadinho, Levy, Roberto Dinamite, Paulinho, Bruno, Marinho e Wanderlan.
Tarumã/AM: César Rafastari; Edirley, Eduardo, Rodrigo Gama (Luan 8/2°) e Moisés (Alex 11/2°); Boquita, Aníbal, Róbson e Victor (Terlison 5/2°); Caíque e Diego. Treinador: Fernando Lage.
Suplentes: Octávio Vítor, Ygor Bezerra, Luan, Henrique, Alex, Pablo, Diogo, Denner, Terlison, Caio e Rangel.
Com cordiais,
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Lisandro Windson/FAF
Manaus/AM - Para a partida decisiva, que valia o Acesso, o retorno á Elite do Futebol Amazonas, o São Raimundo/AM não deu colher de chá. O treinador Paulo Morgado armou o time ofensivo e os jogadores entraram em campo consciente da missão a ser cumprida. Com 22 minutos de bola rolando a fatura já estava definida, com três gols marcados.
Ao final da partida, o placar de 5-1 sobre o Tarumã/AM foi a senha para a prolongamento da festa da torcida, jogadores, Comissão Técnica e Diretoria, transferida do gramado e arquibancada para o estacionamento do Estádio Ismael Beningo, a Colina, em Manaus/AM.
Paulo Morgado optou pelo 4-3-3, alterando a forma de jogar do Tufão da Colina. Sacou Roberto Dinamite, manteve Heltinho como titular e fez o retorno de Romarinho, reserva na rodada anterior. Atrás, além da volta de Thiago Spice, Rondinelli ganhou a vaga na disputa contra Thiago Brandão e Élton.
O Tarumã, sem chances, foi a campo com quatro alterações: Luan perdeu a vaga na lateral-direita para Edirley, Eduardo entrou no lugar de Alan; Diogo perdeu a vaga para Victor e, a maior surpresa, Diego colocou Terlison, o melhor jogador do Tarumã/AM, no banco.
Sem se importar com esse fator, o São Raimundo/AM jogou o jogo da vida. Aos 3 minutos Felipe Leite cobrou escanteio pela esquerda, Rai cabeceou no meio da área e o goleiro César Rastafari aceitou, com o Tufão da Colina abrindo o marcador, o caminho para a goleada e para o Acesso.
Dois minutos depois Thiago Bigo cobrou falta, rolando para Felipe Leitem que bateu fraco, para defesa de César Rastafari. Mais dois minutos e Romarinho tentou de longe, mas para fora.
Além do ímpeto eletrizante, depois da falha no primeiro gol, os jogadores do São Raimundo/AM pareciam não acreditar no goleiro adversário, arriscando de todas as distâncias. Thiago Spice tentou de falta, aos 9 minutos, da intermediária e para fora.
Em mais uma descida pela esquerda, Romarinho cruzou e a bola pegou na mão de Boquita, com Weden Cardoso Gomes marcando o pênalti em cima do lance, aos 13 minutos.
Na primeira cobrança, convertida pelo próprio Romarinho, no canto direito com o goleiro caindo para o outro, houve invasão de área e anulação. Na segunda, Romarinho repetiu a dose e colocou no canto direito do goleiro César Rastafari, que pulou novamente para o esquerdo, com o placar ampliado para 2-0 com somente 15 minutos de bola rolando.
Romarinho avançou em velocidade pelo meio, pedalou em cima do adversário, Rodrigo Gama, e abriu na esquerda, para Felipe Leite, que bateu cruzado, fraco, mas mais uma vez o goleiro do Tarumã/AM falhou na defesa.
Eram 22 minutos do segundo tempo e o São Raimundo/AM já vencia por 3-0, praticamente garantindo sua volta à Elite. Depois do tempo técnico, entre os 23 e 25 minutos, o enredo do jogo não mudou.
Aos 29 minutos em outra boa jogada pela esquerda, Rai recebeu de Heltinho, tocou para Felipe Leite e se projetou para a área, com o lateral-esquerdo cruzando mal, para desespero do atacante, livre e bem posicionado na pequena área, esperando o passe que não chegou.
A Natureza entrou na festa e, a partir dos 33 minutos, o Estádio da Colina foi varrido por um tufão, levando pelos ares tudo que aparecia pela frente: papel picado, copo descartável, folhas...
A primeira chegada do Tarumã/AM só aconteceu aos 40 minutos, com Rodrigo Gama avançando com liberdade, tabelando, recebendo na frente, na intermediária, e batendo com muito efeito, à direita de Jonathan, com perigo.
No último minuto do acréscimo, aos 48 minutos, de novo Rodrigo Gama levou perigo a Jonathan, agora em cobrança de falta.
O segundo tempo começou com o mesmo volume, da parte do São Raimundo/AM, mudando apenas o lado do campo de onde partiam os ataques. Aos 2 minutos Emerson Tavares cruzou e Thiago Amazonense foi seguro dentro da área, com Weden Cardoso Gomes ignorando o pênalti e com o assistente José Luis de Oliveira Ramos indicando um impedimento do meia, inexistente.
Dois minutos depois, de novo Emerson Tavares cruzou da direita, com a bola desviando no meio do caminho e explodindo no travessão.
Victor se machucou, aos 5 minutos, sendo substituido por... Terlison !!!
Três minutos depois, Rodrigo Gama também se machucou, dando lugar a Luan.
E, no primeiro lance de Terlison, aos 9 minutos, ele arriscou de longe, frontal, com muito perigo, por cima.
Para demarcar o território, o São Raimundo/AM tratou logo de jogar água fria na ação de Terlison e marcou o quarto gol. Thiago Bigo tocou para Rai, que tocou em penetração para a velocidade de Emerson Tavares. Após cruzamento da direita, rasteiro, Heltinho, de carrinho e na pequena área, aumentou.
Fernando Lage fez a terceira e última alteração aos 11 minutos, tirando Moisés e colocando Alex em campo. Em seguida veio o gol de honra do Tarumã/AM. Depois de cruzamento da esquerda de Terlison, , Caíque pegou a sobra e bateu rasteiro, no canto direito, diminuindo.
Empolgado, Caíque tirou a camisa e jogou para o alto, na comemoração do gol, levando, por isso, o único cartão amarelo da partida.
A primeira alteração de Paulo Morgado veio logo a seguir, com Tubarão entrando no lugar de Felipe Leite.
O gol animou o Tarumã/AM, que com a qualidade de Terlison passou a levar mais perigo. Aos 16 minutos, Boquita bateu falta do bico direito da área, por cima do gol de Jonathan, mas com perigo.
Um minuto depois, Thiago Spice brincou na frente de Terlison, na entrada da área, e na sobra, Caique se precipitou e bateu em cima de Jonathan, quando podia avançar e adentrar a área adversária.
Caíque lançou Diego na área, aos 21 minutos, e Jonathan saiu para defender nos pés do atacante. O Tarumã/AM chegou de novo no minuto seguinte, com Caíque descendo em velocidade pela direita e Thiago Spice cortando para escanteio.
Depois de atendimento a Caíque, a cobrança de escanteio pelo lado direito, os jogadores do Tarumã/AM ficaram reclamando de toque na mão de Thiago Amazonense.
Em grande jogada, Terlison entrou na área em velocidade pela esquerda, driblando três adversários e batendo com perigo, à esquerda, raspando a trave, aos 24 minutos.
O veterano Marinho entrou no lugar de Heltinho, aos 25 minutos. No lance seguinte, Thiago Bigo cobrou falta na área e Thiago Spice tentou o voleio, com César Rastafari fazendo elástica defesa, uma ponte sensacional.
Thiago Amazonense bate da intermediária, aos 28 minutos e César Rastafari tentou segurar, em cima, mas a bola escorregou entre suas mãos e, por sorte, foi a escanteio. Curiosamente, no lance, Alex tentou fazer falta intencional em Thiago Amazonense e foi quem acabou se machucando, saindo de campo para atendimento.
Na cobrança do escanteio pelo lado direito, Thiago Bigo quase marcou, olímpico, com a bola acertando a trave.
Momentaneamente o Tarumã/AM ficou com nove jogadores, pois aos 31 minutos, com Alex ainda recebendo atendimento na beira do gramado, Caíque também saiu de maca, contundido na coxa direita
Na última substituição da partida, aos 32 minutos, Élton entrou no lugar de Thiago Spice, ainda em voltas com uma recuperação de contusão.
Emerson Tavares fez grande jogada aos 35 minutos e cruzou da direita, com a bola desviando na zaga. Na sobra, Romarinho dominou, deu dois dribles curtos em curto espaço do gramado e sofreu pênalti.
No minuto seguinte, na cobrança forte de Marinho, rasteiro e no canto direito de César Rastafari, o goleiro se esticou todo e fez grande defesa, mandando a escanteio.
O quinto gol, para sacramentar o Acesso, foi uma pintura. Paciente e conscientemente, o São Raimundo/AM trocou passes por mais de dois minutos, com a participação de todos os jogos de linha, só Jonathan não tocou na bola. Na arrancada final, Juninho recebeu de Rondinelli, tocoou para Emerson Tavares, que lançou Rai na direita, que devolveu ao lateral-dieito, com este acionando Thiago Bigo, recebendo de volta, na frente e cruzando para trás, onde Romarinho apareceu com categoria, tocando de chapa de pé, de primeira, fechando a goleada.
Mesmo goleando, garantindo a vaga na Decisão do Campeonato Amazonense da Segunda Divisão e com retorno garantido à Elite do Futebol Amazonense, o Tufão da Colina não diminuiu o ritmo.
Aos 40 minutos, Thiago Bigo cruzou da esquerda ara Rai, mas César Rastafari chegou antes e salvou. Jogando fácil, em ritmo de treino, Thiago Bigo tocou para Rai, que lançou Marinho, com este ajeitando de cabeça para Emerson Tavares, travado na hora do chute.
Lançado por Marinho na direita, Rai cruzou rasteiro, aos 42 minutos, com força, com a bola passando por Romarinho e chegando na esquerda a Thiago Bigo, que cruzou de volta, com a bola passando por todos e chegando de novo na direita, de novo com Rai, que bateu mal, torto.
No último lance emocionante do jogo, aos 47 minutos, Romarinho fez boa jogada em velocidade e colocou o veterano Marinho cara a cara com César Rastafari, mas o atacante desperdiçou, batendo para fora.
Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 5-1 Tarumã/AM
Sábado, 9 de novembro de 2019, às 16 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense da Segunda Divisão
Quinta Rodada do Turno Único Classificatório
Preliminar de Amazonas/AM 6-1 Holanda/AM
Árbitro: Weden Cardoso Gomes /AM
Assistente 1: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso/AM
Assistente 2: Jose Luis de Oliveira Ramos/AM
4º Árbitro: Elenildo Batista Rodrigues Junior/AM
Gols: Rai 3, Romarinho (pênalti) 15 e Felipe Leite 22 minutos do primeiro tempo. Heltinho 10, Caíque 12 e Romarinho 38 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo: Caíque 12 minutos do segundo tempo.
São Raimundo/AM: Jonathan; Emerson Tavares, Thiago Spice (Élton 32/2°), Rondinelli e Felipe Leite (Tubarão 12/2°); Juninho, Thiago Amazonense e Thiago Bigo; Heltinho (Marinho 25/2°), Rai e Romarinho. Treinador: Paulo Morgado.
Suplentes: Guanair Júnior, Igor, Élton, Tubarão, Dadinho, Levy, Roberto Dinamite, Paulinho, Bruno, Marinho e Wanderlan.
Tarumã/AM: César Rafastari; Edirley, Eduardo, Rodrigo Gama (Luan 8/2°) e Moisés (Alex 11/2°); Boquita, Aníbal, Róbson e Victor (Terlison 5/2°); Caíque e Diego. Treinador: Fernando Lage.
Suplentes: Octávio Vítor, Ygor Bezerra, Luan, Henrique, Alex, Pablo, Diogo, Denner, Terlison, Caio e Rangel.
Com cordiais,
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
Comentários
Postar um comentário