[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Em jogo de duas viradas, Nacional/AM vence Iranduba/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Vitor Normando
Assessoria do Nacional/AM

Manaus/AM - Fechando a primeira rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno, Nacional/AM e Iranduba/AM se enfrentaram na noite desta quinta-feira (23/01) no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM. Na bolsa de apostas do Futebol Baré, o Nacional/AM era apontado favorito por 9 entre 10 palpiteiros.

E o Mais Querido comprovou sua condição. Mas não foi tão fácil assim... O Iranduba/AM surpreendeu, ficou à frente no placar depois de sair perdendo, mas levou a virada. Assim, num jogo de reviravoltas no placar, o Nacional/AM levou a melhor, vencendo por 3-2 e encerrando a rodada na vice-liderança.

Um prêmio à ofensividade, pela opção tática do treinador Aderbal Lana, jogando num 4-3-3 tradicional, com Gilmar Heré pela direita, Daniel Guerreiro centralizado, e Randerson, o grande nome do jogo, pela esquerda, comandando os ataques nacionalinos.

Quando a bola rolou, o Nacional/AM deu a impressão que teria tarefa fácil. Aos 7 minutos, Daniel Guerreiro, frente a frente contra Bruno Saul, marcou para o Naça, mas o lance já havia sido interrompido, por falta cometida no início da jogada ofensiva.

Em boa jogada de Gilmar Heré pela direita, no minuto seguinte, saiu o cruzamento para trás, com Daniel Guerreiro aparecendo com perigo mais uma vez, desta vez batendo por cima do gol.

Em cobrança de falta da intermediária, Guilherme Adolfo solta a bomba, aos 12 minutos, com a bola desviando no caminho, até terminar na segura defesa de Bruno Saul.

Charles arrancou em velocidade pela esquerda, deixando seu marcador para trás, e cruza rasteiro, com Bruno Saul saindo de forma arrojada e defendendo nos pés de Randerson, aos 14 minutos.

Pablo exige defesa difícil de André Regly, aos 18 minutos, em cobrança de falta que encobriu a barreira e tinha endereço certo, no canto rasteiro esquerdo. O goleiro nacionalino se esticou todo para mandar a escanteio.

Na cobrança, no minuto seguinte, Antonio Lara cabeceou com perigo, raspando a trave, com o goleiro André Regly sem ação no lance.

A resposta nacionalina foi imediada e fulminante. Felipe Eduardo fez ótima metida de bola para Charles, pelo lado direito, com o meia cruzando na área. Bruno Saul saiu mal e o pequenino Gilmar Heré marcou, de cabeça, abrindo o placar na Colina, aos 21 minutos.

O Iranduba/AM não se abateu e buscou logo o empate, no minuto seguinte. Pela direita, Gaspar tocou para Werley, que cruzou rasteiro com a zaga aliviando o perigo.

O Nacional/AM não deixou por menos e quase ampliou em outra jogada pelo lado direito. O goleiro Bruno Saul bateu roupa e Gilmar Heré desperdiçou, da linha da pequena área, batendo por cima, aos 24 minutos.

De novo pela direita, com Caíque, o Iranduba/AM voltou a descer com perigo, aos 27 minutos. Ele entrou na área e cruzou rasteiro, com a bola atravessando toda a extensão da área sem que ninguém chegasse para a conclusão.

O Nacional/AM também explorava bastante o lado direito e, aos 30 minutos, Bernardo matou no peito já jogando dentro da área, para progressão em velocidade, mas Bruno Saul saiu do gol e se antecipou com a defesa. Caíque é lançado, agora pela esquerda, mas desta vez foi André Regly que se antecipou, para a defesa.

Rafael Simi bate falta na área, aos 33 minutos, Nathan passa pela bola e André Regly defende. Fidélis cruza buscando André Guerreiro, mas o lance, aos 35 minutos, foi invalidado, com marcação de impedimento, duvidoso.

Matheus Levi erra saída de bola, perdendo no meio de campo, aos 38 minutos. Randerson agradece e avança resoluto até ser parado no desarme perfeito e seguro de Antonio Lara.

Gaspar levou o primeiro cartão amarelo da partida, aos 39 minutos. Charles limpa o lance, aos 42 minutos, e bate de fora da área, para defesa de Bruno Saul.

Nos acréscimos, aos 47 minutos, Bernardo cruza da direita, Bruno Saul defende na disputa contra Daniel Guerreiro, que estava impedido, com a infração anotada pela equipe de arbitragem.

O autor do gol, Gilmar Heré, foi substituído no intervalo, dando lugar a Romarinho.
Logo no primeiro lance da etapa complementar, Rafael Simi cobra escanteio pela esquerda, Jordan corta de cabeça e no rebote, na entrada da área, Matheus Levi pega de primeira, mas por cima, raspando a trave de André Regly.

Aos 4 minutos, em cobrança de falta alçada na área por Rafael Simi, Thiago Bonfim cabeceia de costa para vencer André Regly e decretar o empate do Iranduba/AM.

Nem bem se refez do golpe do empate, o Nacional/AM tomou a virada, no minuto seguinte. Erro na saída de bola, Rafael Simi toca para Lucas Espiga que lança para Caíque em profundidade, afunilando pela esquerda. O jogador toca com estilo, cruzado, por cima do corpo de André Regly, que saiu para tentar a defesa.

A virada do Iranduba/AM não demorou muito e logo o Nacional/AM empatou. Fidélis cobrou falta aos 7 minutos e Anderson Bandeira, de cabeça, fez o segundo do Naça.

A partida continuou animada e eletrizante. Aos 9 minutos Gaspar tentou Lucas Espiga, pelo lado esquerdo, mas Jordan chegou tirando o perigo. Na sequência, Daniel Guerreiro é lançado em profundidade e Bruno Saul saiu aos seus pés, para defender.

O homem das bolas paradas do Iranduba/AM, Rafael Simi, cobrou nova falta na área, aos 11 minutos, mas desta vez, esperto, André Regly saiu e soca para longe da área.

Em cruzamento de Fidélis pela esquerda, aos 15 minutos, Daniel Guerreiro cabeceou com muito perigo, No minuto seguinte, novamente Daniel Guerreiro chegou com perigo, batendo para fora, mas em completo impedimento, marcado pela equipe de arbitragem.

A virada no marcador, a segunda da partida, veio aos 18 minutos, com Randerson em velocidade pela direita, deixando Kennerson para trás, cruzando rasteiro para Daniel Guerreiro marcar.

A primeira alteração de Charles Guerreiro veio aos 20 minutos, com Naílson Bolacha entrando na vaga de Matheus Levi, com o objetivo de deixar o Iranduba/AM mais ofensivo.

Cinco minutos depois, Ivan Daniel entrou no lugar de Gaspar. O empate quase surgiu aos 28 minutos, em cobrança de escanteio de Caíque pelo lado direito, com Antonio Lara subindo com estilo, buscando o ângulo superior direito de André Regly, que salvou com grande defesa.

A terceira e última mudança do Iranduba/AM foi a saida de Lucas Espiga para a entradad e Ramon, aos 32 minutos. Ao mesmo tempo, Charles foi substituído por David Manteiga, no Nacional/AM.

Cáique em boa jogada pela direita avançou em direção à área, sendo contido com falta por Jordan, que levou cartão amarelo, aos 34 minutos. Na cobrança, Pablo rolou curto para Caíque, que recuou para Rafael Simi bater com perigo.

O melhor em campo, Randerson deixou o gramado aos 40 minutos, substituído por Vitor Mariano. Em seu primeiro lance ele arrancou em velocidade rumo ao gol e foi contido por Pablo com falta. O lateral do Iranduba/AM teve muita dificuldade em segurar e barrar o avanço do atacante nacionalino, que insistia na progressão da jogada. Pablo acabou expulso, levando cartão vermelho de forma direta.

Com um a mais, o Nacional/AM passou a administrar o resultado, segundo o ímpeto do adversário até aos 49 minutos do segundo tempo. Final de jogo, vitória do Leão da Vila Municipal.

Final de rodada, com 12 gols marcados em 4 jogos, com a excelente média de 3 gols por jogo. Com a vitória, o Nacional/AM termina a rodada inaugural do Barezão 2020 na vice-liderança, aplicados os critérios de desempate.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 3-2 Iranduba/AM
Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2020, às 20h30min (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Primeira Rodada
Renda: R$ 7.800,00
Público pagante: 738
Público presente: 918
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Assistente 1: Jeová Rodrigues dos Santos/AM
Assistente 2: Kennedy Ramos Lucas/AM
4º Árbitro: Halbert Luis Baía/AM
5º Árbitro: Rodrigo Rodrigues do Couto/AM
Gols: Gilmar Herê 21 minutos do primeiro tempo. Thiago Bonfim 4, Caíque 5, Anderson Bandeira 7 e Daniel Guerreiro 18 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Gaspar 39 minutos do primeiro tempo. Caíque 21 e Jordan 34 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Pablo 41 minutos do segundo tempo, cartão vermelho direto.
Nacional/AM: André Regly; Bernardo, Anderson Bandeira, Jordan e Fidélis; Felipe Eduardo, Guilherme Adolfo e Charles (David Manteiga); Gilmar Herê (Romarinho, no intervalo), Daniel Guerreiro e Randerson (Vitor Mariano 40/2º). Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Lorenzo, Deurick, Paulo Rossíneo, João Pedro, Clésio, David Manteiga, Marcelinho Araxá, Vitor Mariano e Romarinho.
Iranduba/AM: Bruno Saul; Gaspar (Iran Daniel 26/2º), Antônio Lara, Kennerson e Pablo; Matheus Levi (Naílson Bolacha 20/2º), Thiago Bonfim, Rafael Simi e Werley; Lucas Espiga (Ramon 32/2º) e Caíque. Treinador: Charles Guerreiro.
Suplentes: Thiago Salgado, Lucas Andrade, Ricardinho, Lúcio Rener, Iran Daniel, Ramon, Naílson Bolacha e Henrique Bruno.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários