[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Gol de pênalti garante vitória do Amazonas/AM na estreia

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Adilson Nascimento
Assessoria do Fast Clube/AM

Manaus/AM - Num jogo truncado e equilibrado, um pênalti, convertido por Maykon Leite, garantiu ao Amazonas/AM em sua estreia na Elite do Futebol Amazonense, na noite desta quarta-feira (22/01), na Arena Vivaldo Lima, diante do Fast Clube/AM.

O triunfo sobre o atual Vice-Campeão amazonense manteve a invencibilidade do caçula amazonense, em sua breve história. Fundado em 23 de Maio de 2019, o Amazonas disputou 6 jogos oficiais, com 5 vitórias e 1 empate, desde sua primeira partida na Segunda Divisão do Campeonato Amazonense de 2019, no dia 12 de Outubro.

O jogo começou com muita disputa pela posse de bola, principalmente na meia cancha. O primeiro lance de perigo da partida surgiu em jogada de bola parada, em cobrança de falta de Paulinho na área, aos 40 minutos, que Pelezinho cortou para escanteio.

Dadá lançou Paulinho na esquerda, aos 10 minutos, com o atacante cruzando na área, buscando Luisão. Na trajetória da bola, Rubran desviou levemente, o suficiente para tirar do alcance do atacante fastiano, aliviando o perigo.

Na resposta do Amazonas/AM, Maikon Leite recebe lançamento em posição avançada, domina com estilo e bate forte no canto esquerdo de Rangel, mas o assistente Uesclei Regison Pereira dos Santos já havia indicado a irregularidade na jogada, por impedimento do atacante.

No lance seguinte, porém, o gol valeu. Em bobeira dupla da zaga fastiana, primeiro com Arthur Fernandes, que passou errado no bico direito da grande área, depois com Juninho Caliari, que deu mole na disputa contra Jackie Chan, Juninho arriscou e, no bate-rebate, Wesley Macedo aproveitou a sobra e fuzilou, no canto direito de Rangel, abrindo o placar na Arena Vivaldo Lima e marcando o primeiro gol do Amazonas/AM na Primeira Divisão do Barezão.

Maikon Leite arranca em velocidade pela direita, no minuto seguinte ao gol do Amazonas/AM e só é parado com falta, cometida por Igor.

O Fast Clube/AM fez boa jogada, bem trabalhada, pela direita, aos 18 minutos, com a zaga adversária tirando o perigo, após cruzamento na área. Igor pega o rebote na entrada da área, mas isola, mandando muito por cima.

Depois de receber lançamento dentro da área, Pelezinho bateu para o gol e estufou as redes, aos 23 minutos, mas estava em completo impedimento, com mais um gol anulado do Amazonas/AM.

No minuto seguinte, depois de cobrança de escanteio pela direita, na disputa aérea entre Luisão e Rubran, o jogo ficou parado para atendimento aos dois jogadores. A situação mais grave foi de Luisão, que precisou voltar para o jogo com a cabeça enfaixada.

Juninho recebe a bola após cobrança de lateral, avança, passa entre dois jogadores fastianos e sofre falta de Ítalo, evitando sua progressão rumo à área. Ítalo recebeu cartão amarelo.

Sousa cobra a falta no minuto seguinte, mas direto nas mãos de Rangel. Dada lança Léo Mineiro, que ajeita para Igor, chamando a tabela, mas a devolução do volante foi péssima, estragando o ataque promissor do Fast Clube/AM.

Dadá arranca pelo meio, fazendo fila, aos 31 minutos, até ser parado com falta. A cobrança frontal de Juninho Caliari, rasteira, queimando a grama, leva perigo, mas Ian encaixa bem, com segurança.

Jackie Chan progride em velocidade, desde o meio de campo, aos 36 minutos e, na conclusão, Juninho Caliari se joga contra a bola, evitando o pior.

Quando o primeiro tempo parecia caminhar para seu final com a vitória parcial do Amazonas/AM, Luisão aproveitou um apagão de Bernardo, que cabeceou para trás um cruzamento na área, e surgiu para empatar a partida, aos 46 minutos.
Nos vestiários, Lecheva mudou a formação e a maneira de jogar para o segundo tempo, voltando com o lateral-direito Totti no lugar do meia Juninho. Com isso, recuou Maikon Leite para a criação das jogadas e avançou o lateral-direito Magnum, que passou a fazer as funções de ponta-direita, antes exercida por Maikon Leite.

O segundo tempo começou com distribuição de cartões amarelos. As 3 minutos, Pelezinho. Quatro minutos depois, Dadá. Na cobrança e falta, Totti bateu com efeito, a bola quicou, dificultando a defesa do Rangel, que rebateu nos pés de Wesley, que bateu por cima.

Wladimir Araújo começou as mudanças, com Ramozinho entrando no lugar de Léo Mineiro. Aos 15 minutos, Raylson substituiu Paulinho.

Pelezinho faz boa jogada individual, passando por Ramonzinho e Arthur Fernandes, que fez falta para impedir a progressão do volante, levando cartão amarelo, aos 17 minutos.

Em cobrança fechada de escanteio, de Maikon Leite, aos 18 minutos, se enrola na defesa, em dois tempos, quase sendo surpreendido pela pressão exercida por Bernardo.

Na reposição de bola rápida, pelo lado direito, com Ítalo, o lateral avançou em velocidade até ser parado com falta de Sousa, que levou cartão amarelo por impedir ataque promissor do Tricolor de Aço.

O Fast Clube/AM chegou triangulando com qualidade pela direita, aos 21 minutos, com Bruno Moraes, Ramonzinho e Igor, que não alcançou o passe na hora do cruzamento.

Raylson desarma a jogada ofensiva do Amazonas/AM aos 30 minutos e toca com muita inteligência para Dadá partir em velocidade, driblando e saindo de faltas, até ser desarmado, na entrada da área adversária.

Embora num melhor momento na partida, com ataques mais agudos, o Fast Clube/AM acabou sendo castigado. Em cobrança de escanteio de Maikon Leite pela direita, aos 32 minutos, no quique da bola, Juninho Caliari acabou cometendo pênalti.

O astro da equipe caçula bateu no canto direito de Rangel, colocando o Amazonas de novo em vantagem. Foi o primeiro gol do badalado reforço, que no apito final, configuraria o gol da vitória do Amazonas/AM em sua estreia na Elite.

Na sua última alteração, Wladimir Araújo sacou Bruno Moraes e colocou em campo Kayo, logo após sofrer o segundo gol.

A chance de mais um gol do Amazonas/AM foi desperdiçada por Wesley Macedo aos 37 minutos, depois de cruzamento de Jackie Chan da esquerda. Três minutos depois, o atacante ficou mano a mano na corrida contra Arthur Fernandes, que se esticou todo para cortar, de carrinho.

As duas últimas alterações foram processadas por Lecheva já na parte final da partida. Aos 43 minutos Vitinho entrou no lugar de Jackie Chan e aos 45 minutos Wesley Macedo deu lugar a Otávio.

Antes da segunda substituição, aos 44 minutos, em falta desnecessária na lateral do campo sobre Sousa, em lance sem perigo, Ítalo levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso do jogo.

No último lance da partida, Pelezinho tocou para Maikon Leite, que entrou na área e cruzou rasteiro, para Vitinho furar na conclusão, na marca do pênalti, de frente para a meta de Rangel.

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 1-2 Amazonas/AM
Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020, às 20 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Primeira Rodada
Renda: R$ 4.300,00
Público pagante: 350
Público presente: 399
Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
Assistente 1: Uesclei Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 2: Eliane Nogueira dos Santos/AM
4º Árbitro: Raimundo José Azevedo de Medeiros/AM
5ª Árbitra: Antônia Soliane Oliveira dos Santos/AM
Gols: Wesley Macedo 14 e Luisão 46 minutos do primeiro tempo. Maikon Leite (pênalti) 34 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ítalo 27 minutos do primeiro tempo. Pelezinho 3, Dadá 7, Arthur Fernandes 17 e Sousa 19 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Ítalo 45 minutos do segundo tempo, pelo segundo cartão amarelo.
Fast Clube/AM: Rangel; Arthur Fernandes, Juninho Caliari, Carlinhos Rocha e Ítalo; Dadá, Igor e Léo Mineiro (Ramonzinho 9/2º); Bruno Moraes (Kayo 34/2º), Luisão e Paulinho (Raylson 15/2º). Treinador: Wladimir Araújo.
Suplentes: Alencar, Eric, Kayo, Emerson Tavares, Breno, Ramonzinho, Caio Jonh, Vithor Mar, Carlos Eduardo, Raylson e Ray.
Amazonas/AM: Ian; Magnum, Bernardo, Rubran e Sousa; Dênis Pedra, Pelezinho e Juninho (Totti, no intervalo); Maikon Leite, Wesley Macedo (Otávio 45/2º) e Jackie Chan (Vitinho 43/2º). Treinador: Ricardo Lecheva.
Suplentes: Oliveira, Totti, Emanuel, Alan, Otávio, Rodrigo Castanhal, Romário, Daivison, Gabriel Ceará, Gabriel Soeiro e Vitinho.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários