[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Com time alternativo, Manaus FC/AM empata e perde liderança

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Janderson Balbi

Manaus/AM - Em seu primeiro jogo fora de Manaus/AM válido pelo Campeonato Amazonense 2020, o Tricampeão Manaus FC/AM poupou alguns jogadores titulares, de olho no confronto da próxima quarta-feira (12/02), pela Copa do Brasil, contra o Coritiba/PR.

Na vice-liderança da Fase Classificatória do Primeiro Turno e com a vaga para as Semifinais bem encaminhada, o Gavião do Norte entrou em campo com seis alterações.

O Penarol/AM, em clima de despedida de Igor Cearense, e já sob as vistas do novo treinador, Aderbal Lana, entrou em campo precisando da vitória para melhorar suas possibilidades de classificação. Com quatro pontos, ocupa a sexta colocação, o primeiro clube fora da Zona do Rebaixamento.

O lateral direito Gleison e o meia Matheus fizeram suas estreias. No banco as novidades foram o goleiro Bryan, pela primeira vez entre os reservas e Thiago. Mas muitos desfalques: o lateral direito Gutemberg, os volantes Juninho e Ivanzinho, o meia Marcelo e o atacante Bruno Lopes não foram sequer relacionados para a partida.

Wellington Fajardo foi de Rennan na lateral esquerda, no lugar de Caíque; Gilson de volante, substituindo o suspenso Panda; Felipe Baiano no lugar do capitão Derlan; Gabriel Daves na vaga de Diogo Dolem; a volta de Hamílton como titular, no lugar de Rossini; e o talismã Paulinho Simionato de titular, poupando Matheus Oliveira.

Derlan, Diogo Dolem, Rossini e Matheus Oliveira estavam entre os reservas, para o caso de extrema necessidade. Ramon foi a novidade entre os suplentes, aparecendo pela primeira vez na Temporada.

No primeiro lance da partida, Digão cobrou falta e quase surpreende Jonathan, com um minuto de bola rolando. Tomando vantagem do melhor conjunto, o Penarol/AM voltou a chegar aos 6 minutos, em jogada pela direita de Edinho Canutama, que driblou seu marcador, cruzou na área, mas muito forte, com a bola passando por todos seus companheiros posicionados na área.

De novo boa jogada de Edinho Canutama, agora pela esquerda, aos 10 minutos, que toca para Digão cruzar buscando Matheus, sendo contido pela defensiva adversária.

Só dava Penarol/AM e aos 15 minutos Raílson cobrou escanteio e Nena desviou de cabeça, por muito pouco não abrindo o placar no Estádio Floro de Mendonça.

Três minutos depois, Natan escorra de cabeça a cobrança de escanteio, para o meio da área, e Jonathan, esperto, se antecipa na defesa, evitando perigo maior.

Aos 24 minutos, Edinho Canutama bate forte, da entrada da área, e Jonathan faz mais uma boa defesa, espalmando a escanteio.

Se alguém disse na arquibancada, "esse goleiro do Manaus FC/AM só falta mandar chover... ", devia estar profetizando. No minuto seguinte a água começou a cair em Itacoatiara/AM.

Foi a senha, também, para a primeira chegada do Manaus FC/AM, em cobrança de falta muito perigosa de Gabriel Davis, à direita de Renan Felipe, aos 29 minutos.

Edvan em boa jogada pela direita cruzou para Paulinho Simionato, aos 33 minutos, com Renan Felipe se antecipando ao atacante, evitando a abertura do marcador. Após o lance, o goleiro precisou de atendimento médico em campo.

A chuva mudou o panorama da partida. Hamilton tentou Paulinho Simionato, aos 37 minutos, mas o atacante chegou um pouco atrasado para a conclusão.

Gabriel Davis desceu em velocidade até ser parado com falta, aos 40 minutos. A cobrança foi sem sucesso, com a zaga penarolense tirando o perigo.

De tanto ficar sem trabalhar, Jonathan deu um susto aos 44 minutos, ao se complicar numa bola atrasada, que acabou saindo em escanteio.

E foi só, no primeiro tempo...

Rossini foi acionado por Wellington Fajardo para o segundo tempo, no lugar de Janeudo. Com a alteração de intervalo, Hamilton voltou para o meio.

O Manaus FC/AM começou melhor a etapa complementar e aos 3 minutos Gabriel Davis bateu forte da esquerda e no rebote Rossini surgiu, mas impedido.

O primeiro cartão amarelo da partida foi para Hamílton, aos 5 minutos, por cometer falta violenta em Raílson, no meio de campo.

Sentindo o melhor momento do adversário, Igor Cearense fez a primeira mexida aos 8 minutos, tirando Rafael Guedes e colocando em campo Gean Lucas.

Jonathan voltou a fazer boa defesa em arremate de Nena, dentro da área, aos 15 minutos. Em seguida, Diogo Dolem foi o segundo titular alçado dos reservas por Fajardo, no lugar de Paulinho Simionato

Aos 17 minutos, porém, não conseguiu evitar o gol do Penarol/AM, em cobrança de falta de Raílson no canto esquerdo, à meia altura. Na 5ª Rodada, foi apenas o primeiro gol do Artilheiro do Barezão de 2019.
O estreante Gabriel Davis levou cartão amarelo, aos 19 minutos. O Penarol/AM quase marcou o segundo gol aos 20 minutos, em jogada de velocidade de Jean Carlos que Jonathan salvou, saindo para abafar a conclusão do jovem meia.

O atacante Matheus Oliveira, que seria utilizado por Fajardo, foi expulso com cartão vermelho direto, aos 23 minutos, por reclamação acintosa, mesmo estando no banco de reservas.

Em desvantagem e perdendo uma invencibilidade de 17 jogos em Campeonatos Estaduais, Wellington Fajardo fez a terceira e última alteração aos 30 minutos, trocando Felipe Baiano por Thiago Brito, aos 30 minutos.

Dois minutos depois o Manaus FC/AM chegou ao empate, em jogada trabalhada por três titulares. Rossini tentou o domínio na área, mas a bola escapou, sobrando para Hamílton, que só rolou para a chegada de Diogo Dolem bater de primeira, no canto direito de Renan Felipe.

Após sofrer o empate, Igor Cearense fez duas alterações. Tubarão no lugar de Tayson aos 35 minutos. E Roni no lugar de Matheus aos 37 minutos.

O Manaus FC/AM ainda acertou uma bola na trave, aos 38 minutos, em cabeçada de Hamílton. Assustou de novo aos 44 minutos, em cobrança de falta forte de Thiago Spice.

A última chance da partida veio em bola parada, aos 48 minutos, em cobrança de falta de Raílson, mas para fora.

Com o empate o Manaus FC/AM perdeu a liderança para o novato Amazonas/AM, mas permanece em segundo lugar na classificação e invicto há 17 jogos em Estaduais, desde 2019.

O Penarol/AM estacionou na sexta posição, ficou mais longe do G4 e da classificação para as Semifinais, dependendo de combinações de resultado nas duas últimas rodadas para alcançar a vaga.

Ficha Técnica:
Penarol/AM 1-1 Manaus FC/AM
Domingo, 9 de Fevereiro, às 15h30min (de Itacoatiara/AM)
Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Quinta Rodada
Renda: R$ 8.920,00
Público pagante: 892
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Assistente 1: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso/AM
Assistente 2: Francisco Souza da Silva Filho/AM
4º Árbitro: Rafael Ramos Tourinho/AM
Gols: Raílson 17 e Diogo Dolem 32 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Hamilton 25, Gabriel Davis 19, Rennan 25 e Diogo Dolem 32 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Matheus Oliveira 23 minutos do segundo tempo, com cartão vermelho direto.
Penarol/AM: Renan Felipe; Gleison, Ferreira, Natan e Digão; Tayson (Tubarão 35/2º), Rafael Guedes (Gean Lucas 8/2º), Matheus (Roni 37/2º) e Raílson; Edinho Canutama e Nena. Treinador: Igor Cearense.
Suplentes: Bryan, Alan, Tubarão, Lansini, Gean Lucas, Roni e Thiago Corrêa.
Manaus FC/AM: Jonathan; Edivan, Thiago Spice, Luis Fernando e Rennan; Gilson, Felipe Baiano (Thiago Brito 30/2º), Gabriel Davis e Janeudo (Rossini, no intervalo); Hamílton e Paulinho Simionato (Diogo Dolem 15/2º). Treinador: Wellington Fajardo.
Suplentes: Gleibson, Patrick, Derlan, Ramon, Diogo Dolem, Alex, Thiago Brito, Rossini e Matheus Oliveira.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários