[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Com um jogador a menos, Nacional/AM empata no final

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antonio Assis/FAF

Manaus/AM - O confronto já teve muita rivalidade nos Anos 2000, tempos áureos do Tricampeonato do Norte do São Raimundo/AM. E, na noite desta quinta-feira (06/02), representava briga direta por uma vaga no G4 do Campeonato Amazonense 2020.

Ao final da partida, os 1.112 presentes ao Estádio Ismael Beningo, a Colina, foram contemplados com uma grande partida de futebol. E, por incrível que pareça, apesar da manutenção dos dois clubes no G4, houve insatisfação dos dois lados.

O empate em 3-3, numa partida recheada de emoções, ficou ruim para o São Raimundo/AM que, pela segunda vez, sofre o empate nos minutos finais do jogo e ficou ruim também para o Nacional/AM, que agora acumula quatro jogos sem vencer no Barezão 2020.

Aderbal Lana promoveu apenas uma alteração no Nacional/AM, com relação aos titulares que começaram o jogo anterior, derrota para o Fast Clube/AM por 0-2, mantendo uma espécie de rodízio entre Gilmar Heré (o novo titular) e Randerson (sacado) no ataque.

No São Raimundo/AM, Mazinho fez três mudanças: colocou Rondinelli na zaga, no lugar de Pastor; voltou com Adrianinho no meio, retornando de contusão, tirando Alex José; e efetivou o jovem Jonathan Brunno no ataque, no lugar de Stronda, ainda sem marcar no Barezão 2020. No banco de reservas, uma novidade, um novo atacante, Hemerson.

Com a bola rolando, o Nacional/AM, uma posição atrás do São Raimundo/AM procurou logo dar as cartas. Charles recebeu pela direita, limpou o marcador e bateu para o gol, com Guanair Júnior defendendo em dois tempos, batendo roupa.

A resposta veio logo no segundo minuto de jogo, com Carlos Eduardo cruzando da direita, Deurick escorregando e Jonathan Brunno batendo com perigo, mas por cima do gol.

Guilherme Adolfo desceu pela direita, aos 6 minutos, e cruzou para Daniel Guerreiro, que bateu para fora. Mais uma vez a resposta foi imediata, e mais uma vez através de cruzamento da direita de Carlos Eduardo, que André Regly defendeu, se antecipando a Jonathan Brunno, que não consegue parar na jogada e tromba com o goleiro.

Paulo Rossínio cruzou da direita, aos 10 minutos, mas Charles cometeu falta de ataque na disputa. Em boa troca de passes do ataque nacionalino, aos 17 minutos, Gilmar Heré deixou de calcanhar para Daniel Guerreiro, que acaba desarmado, dentro da área.

Carlos Júnior recebeu aberto na direita, em condições de bater para o gol, aos 22 minutos, mas preferiu rolar para o meio, para Wellington, que bateu em cima de Jordan.

Seis minutos depois Adrianinho enfiou na esquerda, para Wellington que penetrou na área em velocidade, bateu cruzado, André Regly espalmou e o rebote Jonathan Brunno não alcançou, embora o lance já estivesse invalidado, por impedimento de Wellington.

David Manteiga lançou Paulo Rossínio na direita, que cruzou para Daniel Guerreiro bater para o gol. A zaga do São Raimundo/AM cortou parcialmente e, na continuação da jogada, tirou a bola na área, na base do chutão, aos 29 minutos.

No lance seguinte, Rogério Pedra rouba de David Manteiga no meio de campo, arranca e, sem ter opção, leva a bola para o canto esquerdo, esperando a chegada de algum companheiro. Adrianinho chega, recebe e bate à direita de André Regly, com muito perigo.

Paulo Rossínio cruzou da direita e o lateral-esquerdo Fidélis aproveitou, de cabeça, aos 31 minutos, com Guanair Júnior rebatendo, a bola pegando em Luan e voltando para a defesa final do goleiro.

Adrianino abre para Jonathan Brunno, na direita, aos 35 minutos, que bate rasteiro e forte para firme defesa de André Regly.

Nova chegada do São Raimundo/AM aos 36 minutos, com Welllington recebendo pela esquerda, pedalando para cima de seu adversário e batendo forte, com perigo, embora por cima do gol.

David Manteiga recebe na esquerda e toca para Daniel Guerreiro bater cruzado, com a bola atravessando toda a extensão da área, aos 38 minutos

Depois de tantas boas chances criadas, no lance seguinte surgiu finalmente o primeiro gol da partida.

Carlos Eduardo, para tirar o perigo da área do São Raimundo/AM, tentou ligação direta da defesa para o ataque, mas Clécio cortou de cabeça, no meio de campo, jogando nos pés de Charles, pela esquerda. O meia dominou e arriscou de fora da área, com a bola ganhando a ajuda do montinho artilheiro, que tirou as chances de defesa de Guanair Júnior, morrendo tranquila no canto esquerdo do goleiro.
Foi o primeiro gol de Charles, nessa sua nova passagem pelo Nacional/AM.

Gilmar Heré, aos 39 minutos, levou o primeiro cartão amarelo da partida. Três minutos depois, Jonathan Brunno recebeu na área, girou e recuou para Adrianinho bater com estilo, de três dedos, por cima, mas com perigo.

Jonathan Brunno tentou de novo, aos 46 minutos, mas Jordan chegou fazendo a proteção para defesa de André Regly.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, após cobrança de escanteio pelo lado direito, Clécio cabeceou com perigo.

A resposta do São Raimundo/AM foi bem mais eficaz. Wellington recebeu na esquerda, pedalou para cima de Deucik, passou entre o zagueiro e Guilherme Adolfo e encheu o pé, no ângulo superior esquerdo de André Regly, empatando o jogo. GOLAÇO !!!

O Nacional/AM não se abalou e, aos 5 minutos, voltou a comandar o placar, em cruzamento da direita que Guilherme Adolfo ajeitou de cabeça para Gilmar Heré, que dominou, tirou de Guanair Júnior, escorregou e, mesmo de joelhos, bateu para o fundo das redes.

Aos 7 minutos, Clécio comete falta em Wellington e Adrianinho cobra com perigo, à direita de André Regly, que acompanha em cima do lance a saída da bola pela linha de fundo.

O Nacional/AM fez a primeira alteração aos 10 minutos, com a saída de David Manteiga para a entrada de Felipe Eduardo.

Em seguida, Daniel Guerreiro recebe pela direita, entra na área e quase da linha de fundo bate cruzado, com a bola passando entre as pernas de Gilmar Heré, na pequena área.

O Leão da Vila Municipal perdeu mais uma chance incrível, aos 11 minutos, em cruzamento da direita que sobrou para pequena área, limpa, para Felipe Eduardo, de cabeça, com Luan tirando o perigo.

Rogério Pedra leva cartão amarelo aos 11 minutos. Em seguida, Mazinho processa duas alterações, sacando Jonathan Brunno e Carlos Júnior, colocando em campo Hemerson e Édison, dois atacantes, passando do 4-4-2 para o 4-3-3, com Édison pela direita, Hemerson no centro e Wellington na esquerda do ataque.

Clécio conduziu contra-ataque nacionalino aos 14 minutos, quatro contra dois, e mesmo tento Daniel Guerreiro livre na direita, tentou encobrir Guanair Júnior com uma cavadinha, quase marcando o terceiro gol, idêntico ao que marcou no confronto contra o Manaus FC/AM.

A segunda alteração de Aderbal Lana, aos 17 minutos, colocou Romarinho em campo, no lugar de Gilmar Heré. Dois minutos depois, Paulo Rossínio cruzou da direita, a zaga aliviou e Charles tentou no rebote, de bico. Jordan levou cartão amarelo, aos 20 minutos, por cometer falta no meio de campo.

Logo após o empate, Mazinho fez a terceira e última alteração, tirando Wellington e colocando Alex José. Dois minutos depois, Guilherme Adolfo levanta muito o pé, na disputa no meio de campo, contra Sérgio Duarte Júnior, levando cartão vermelho direto.

Paulo Rossínio cruzou da direita, aos 29 minutos, Guanair Júnior defendeu, soltou e voltou a defender, com Daniel Guerreiro só na espera.

Sérgio Duarte Júnior desarmou ataque nacionalino, aos 32 minutos, tocou para Adrianinho que lançou Hemerson livre, na cara de André Regly, mas o atacante demora a concluir e Jordan chega cortando por baixo, de forma providencial.

Édison avança em velocidade pela direita, aos 35 minutos, e Paulo Rossínio consegue tirar, com o bico da chuteira, mandando a escanteio.

A última substituição do Nacional/AM, e também da partida, foi processada aos 36 minutos, com a saída de Daniel Guerreiro para a entrada de Randerson.

No lance seguinte, o Nacional/AM tomou a virada no marcador, aos 37 minutos. Jogada bem trabalhada pela esquerda de pé em pé, Paulo Rossínio para no lance, Édison rola para Hemerson com tranquilidade, marcar seu primeiro gol, logo no jogo de estreia.
Édison desceu com perigo pela esquerda, aos 40 minutos, sendo parado com falta por Deurick, que levou cartão amarelo pela infração cometida.

Dois minutos depois, agora pela direita, Édison toca para Alex José, com liberdade na área, bater para o gol exigindo defesa milagrosa de André Regly. No rebote, Hemerson não alcançou.

Ninguém conseguia segurar Édison e na jogada posterior, aos 43 minutos, o atacante entra na área driblando os adversários e bate com perigo, à direita de André Regly, tendo Hemerson livre, implorando pelo passe, na marca do pênalti.

Clécio toma cartão amarelo por reclamação, aos 47 minutos. No minuto seguinte, depois de cruzamento da esquerda, Clécio sobe muito e cabeceia no canto esquerdo de Guanair Júnior, que também faz defesa milagrosa, salvando o empate.

Porém, no lance seguinte, ainda aos 48 minutos, o empate foi inevitável. O cruzamento agora veio da direita, de Paulo Rossínio, e Clécio cabeceou livre, no canto esquerdo de Guanair Júnior, estabelecendo a igualdade em três gols.

Curiosamente, os dois protagonistas do lance, Paulo Rossínio, autor do cruzamento, e Clécio, autor do gol, não comemoraram tão efusivamente quanto ao resto do time e toda a torcida.

Final de jogo, empate em 3-3 em mais um jogo de viradas e muita emoção no Campeonato Amazonense 2020. Resultado com gosto amargo para o São Raimundo/AM, que tomou o empate no final do jogo, com um jogador a mais, e depois de perder muitas chances de marcar o quarto gol.

O Tufão da Colina, pelo menos, manteve a terceira posição, agora com nove pontos. O Nacional/AM foi a seis pontos, também manteve-se no G4, em quarto lugar, mas pode perder a posição até o final da 5ª Rodada, para Fast Clube/AM e Penarol/AM.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 3-3 São Raimundo/AM
Quinta feira, 6 de Fevereiro, às 20h30min (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Quinta Rodada
Renda: R$ 6.430,00
Público pagante: 589
Público presente: 1.112
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Assistente 1: Uesclei Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 2: Hugo Agostinho Chaves da Paixão/AM
4º Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
5ª Árbitra: Cleiciane dos Santos Pinheiro/AM
Gols: Charles 38 minutos do primeiro tempo. Wellington 2, Gilmar Heré 5, Adrianinho (pênalti) 22, Hemerson 37 e Clécio 48 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rogério Pedra 11 e Gilmar Heré 39 minutos do segundo tempo. Jordan 20, Deurick 40, Clécio 47 e Carlos Eduardo 49 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Guilherme Adolfo 24 minutos do segundo tempo, com cartão vermelho direto.
Nacional/AM: André Regly; Paulo Rossínio, Jordan, Deurick e Fidélis; Guilherme Adolfo, Clécio, Charles e David Manteiga (Felipe Eduardo 10/2º); Daniel Guerreiro (Randerson 36/2º) e Gilmar Heré (Romarinho 16/2º). Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Lorenzo, Anderson Bandeira, João Pedro, Gleidson, Felipe Eduardo, Randerson, Marcelinho Araxá, Romarinho e Vitor Mariano.
São Raimundo/AM: Guanair Júnior; Carlos Eduardo, Luan, Rondinelli e Alberto; Rogério Pedra, Sérgio Duarte Júnior, Carlos Júnior (Édison 12/2º) e Adrianinho; Wellington (Alex José 23/2º) e Jonathan Brunno (Hemerson 12/2º). Treinador: Mazinho.
Suplentes: Miguel, Diogo, Carlos Henrique, Alison, Matheus Iton, Alex José, Kelve, Édison, Stronda, Hemerson e Wendell.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários