Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - Em sua estreia diante de sua torcida, depois de uma vitória e uma derrota jogando fora de casa, o Penarol/AM entrou em campo na tarde desta quarta-feira (29/01) para enfrentar o Iranduba/AM, que perdeu seus dois primeiros jogos da Fase Classificatória do Primeiro Turno do Campeonato Amazonense 2020.
Para a partida, o treinador Igor Cearense promoveu três alterações. O volante Ivanzinho foi recuado para a zaga, para o lugar de Natan, expulso no jogo anterior. Rafael Guedes ganhou a vaga no meio, com Juninho passando a primeiro volante. No ataque, Edinho Canutama entrou no lugar de Heltinho.
O Iranduba/AM teve duas alterações: a volta de Pablo à lateral-esquerda, depois de cumprir suspensão por expulsão e a efetivação de Iran Daniel no meio de campo, na vaga de Rafael Simi que, contundido, nem viajou.
Marcelo e Alan estrearam, no banco de reservas do Penarol/AM, ajudando a manter a quantidade de sete atletas à disposição de Igor Cearense. Pelo lado do Iranduba/AM a coisa foi pior. Apenas três jogadores no banco de reservas, sendo 2 goleiros: Bruno Saul e Henrique Bruno.
Ao término da segunda rodada, o Penarol/AM fechou na quarta colocação, última posição do G-4, grupo de 4 classificados para as Semifinais. O Iranduba/AM fechou em sétimo lugar. Com o empate entre Fast Clube/AM e São Raimundo/AM na abertura da terceira rodada, as equipes caíram uma posição cada: Penarol/AM para o quinta lugar e Iranduba/AM para a lanterna.
No jogo, o Penarol/AM começou dentro de sua característica, com Raílson cobrando falta na área, buscando Nena, logo no primeiro minuto, com Antônio tirando o perigo. No minuto seguinte, a repetição da jogada, pela esquerda, com Tubarão centrando e Kennerson cortando. Caíque tomou de Tubarão, em seguida, e ajeitou para Werley, que bateu mal, longe da meta de Rascifran.
De tão bom início de partida, aos 5 minutos o Penarol/AM teve pênalti a seu favor. Thiago Bonfim enfia boa bola para Rafael Guedes, na cara de Thiago Salgado e, quando o meia ia driblar o goleiro, foi derrubado, dentro da área. Thiago Salgado levou cartão amarelo.
Na cobrança de Raílson, aos 6 minutos, à meia-altura e fraco, Thiago Salgado defendeu no canto esquerdo, mandando a escanteio.
O Penarol/AM não se abateu e continuou imprimindo forte ritmo à partida. Rafael Guedes, aos 9 minutos, cruza na área, em busca de Nena, com Kennerson, mais uma vez, cortando.
O primeiro gol da partida surgiu a partir de uma reposição longa de bola, de Rascifran, nos pés de Edinho Canutama, que avança em velocidade, se livra da marcação de Iran Daniel, saindo também da falta, dribla Thiago Salgado, que nada pode fazer, pois já tinha cartão amarelo, e toca para o gol vazio, abrindo o placar aos 10 minutos.
Depois do gol, Iran Daniel levou cartão amarelo, pela tentativa de falta não consumada em Edinho Canutama, que também levou cartão amarelo, por ter levantado a camisa para encobrir o rosto, durante a comemoração.
O jogo continuou eletrizante e aos 13 minutos Edinho Canutama voltou a dar trabalho, pelo lado esquerdo, cruzando na área, buscando Nena, com Thiago Salgado tirando de soco.
Se o Penarol/AM tinha a velocidade e a habilidade de Edinho Canutama, o Iranduba/AM contava com Caíque e as mesmas características. Aos 19 minutos ele deitou e rolou sobre a marcação, pelo lado direito, e tocou para Werley, que furou na hora da conclusão.
Em cobrança de escanteio, aos 23 minutos, Edinho Canutama rolou para Raílson que bateu forte para grande defesa de Thiago Salgado. No rebote, Edinho Canutama arriscou, mas para fora.
Edinho Canutama, pela esquerda, dois minutos depois, entrou na área em velocidade, mas Daniel Iran cortou bem, de carrinho.
Aos 26 minutos, Nena pega de primeira, depois de cobrança de escanteio, com a bola explodindo no adversário. No rebote Ivanzinho bate por cima do gol.
Naílson Bolacha recebe dentro da área e, na tentativa de jogada, acaba saindo da área, onde sofre falta de Ivanzinho, aos 29 minutos. Na cobrança na área, de Caíque, o próprio Ivanzinho tira de cabeça, para escanteio.
Um pouco além do habitual, o tempo técnico para hidratação dos jogadores, num jogo vespertino, foi cedido dos 30 aos 33 minutos. E o retorno foi idêntico, com Edinho Canutama ganhando a jogada aos trancos e barrancos e na conclusão, batendo fraco, facilitando a defesa de Thiago Salgado.
Continuou, também, o domínio do Penarol/AM. Aos 37 minutos Raílson inverteu para Edinho Canutama, que aplicou o drible da vaca sobre o marcador, passou por mais um e bateu com estilo de esquerda, mas para fora.
Dois minutos depois, Digão pela direita rola para Raílson, que inverte para Tubarão na esquerda. O lateral ajeita de cabeça para o meio da área, com Antônio cortando com segurança.
Impossível, Edinho Canutama ganha de Kennerson na velocidade e é parado com falta, aos 44 minutos.
No lance seguinte, outro pênalti a favor do Penarol/AM. Nena avança, passa por Antônio e, na disputa contra Thiago Bonfim, o volante irandubense toca com a mão na bola, aos 45 minutos.
Desta vez a cobrança foi de Nena, aos 46 minutos, que bateu rasteiro e forte no canto esquerdo de Thiago Salgado, que mudou o lado, indo para o direito, sem sucesso.
O segundo tempo começou no mesmo pique e logo no primeiro lance Nena inverte da esquerda para a direita, acionando Rafael Guedes, com Thiago Salgado fazendo boa defesa.
Raílson fez falta sobre Werley, na intermediária, aos 3 minutos e, na cobrança forte de Pablo, Rascifran defendeu seguro.
Dois minutos depois, Edinho Canutama pedala sobre Iran Daniel e cruza, com o bom zagueiro Antônio salvando e tirando o perigo da área, mandando a escanteio.
O Iranduba/AM diminuiu o placar aos 8 minutos, em lance de Caíque pela direita. O veloz e arisco atacante entrou na área e bateu cruzado, com Lucas Espiga bem posicionado na pequena área, marcando.
Cinco minutos depois, após cobrança de escanteio e rebote da zaga irandubense, Edinho Canutama mete o canudo, com Thiago Salgado tocando de leve, o suficiente para evitar o terceiro gol, com a bola explodindo no travessão.
Aos 20 minutos o goleiro Rascifran acusou contusão e foi substituído por Renan Felipe. Igor Cearense também colocou Roni em campo, no lugar de Rafael Guedes.
Pablo cobrou falta na área, aos 28 minutos, e Antônio cabeceou com perigo, quase empatando. Dois minutos depois Caíque entra pela direita, finta o marcador e bate forte. Renan Felipe bate roupa e Thiago Bonfim desperdiça, no rebote, a chance do empate.
De voleio, aos 35 minutos, Nena quase marcou o terceiro. Se entra, seria um golaço. O Penarol/AM poderia ter liquidado a fatura no lance seguinte, quando Digão cruzou para Raílson, dentro da área, que achou Bruno Lopes livre, na pequena área, com o atacante batendo por cima, isolando, perdendo.
Werley cobra lateral e recebe de volta de Caíque. Ele faz linda jogada perto da linha de fundo, entra na pequena área e, sem ângulo, tenta uma cavadinha, mas erra por muito pouco. Camisa 10 poderia ter tocado para Bolacha, livre do outro lado.
Werley faz boa jogada individual, vai à linha de fundo e quase marca, aos 39 minutos, mas poderia ter passado para Naílson Bolacha, livre e bem colocado.
Para tentar reforçar a marcação e conter o ímpeto do Iranduba/AM, o zagueiro Alan entrou na vaga de Edinho Canutama, aos 40 minutos.
Thiago Bonfim recebe de Naílson Bolacha, mas bate para fora, aos 41 minutos. No último minuto do tempo regulamentar, pênalti para o Iranduba/AM, cometido por Ferreira sobre Caíque, que fez bela jogada individual pela esquerda.
Pablo foi o encarregado da cobrança e colocou no canto esquerdo de Renan Felipe, que acertou o lado mas não evitou o gol de empate do Iranduba/AM, aos 47 minutos.
Depois do empate, o único jogador de linha no banco de reservas, Bruno Rodrigues, entrou em campo, no lugar de Caíque. Kennerson levou cartão amarelo aos 53 minutos, no último ato da partida.
Resultado ruim para o Penarol/AM, que briga para se manter no G-4, grupo dos 4 clubes com melhores campanhas, que se habilitarão para as Semifinais. Ruim também para o Iranduba/AM, que não consegue sair da zona do rebaixamento.
Ficha Técnica:
Penarol/AM 2-2- Iranduba/AM
Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020, às 15h30min (de Itacoatiara/AM)
Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Terceira Rodada
Renda: R$ 6.670,00
Público pagante: 667
Árbitro: Walter Francisco Nascimento dos Santos/AM
Assistente 1: Uesclei Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 2: Bonifácio Smith Rodrigues/AM
4º Árbitro: Francisney Oliveira da Silva/AM
5º Árbitro: Rodrigo Rodrigues do Couto/AM
Delegado: Labíbio André de Lima/AM
Gols: Edinho Canutama 10 e Nena (pênalti) 46 minutos do primeiro tempo. Lucas Espiga 8 e Pablo (pênalti) 47 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Thiago Salgado 6, Iran Daniel 10, Edinho Canutama 10 e Rafael Guedes 28 minutos do primeiro tempo. Renan Felipe 32 e Kennerson 53 minutos do segundo tempo.
Penarol/AM: Rascifran (Renan Felipe 21/2º); Digão, Ferreira, Ivanzinho e Tubarão; Juninho, Rafael Guedes (Roni 21/2º) e Raílson; Edinho Canutama (Alan 40/2º), Nena e Bruno Lopes. Treinador: Igor Cearense.
Suplentes: Renan Felipe, Gutemberg, Roni, Gean Lucas, Lansini, Marcelo e Alan.
Iranduba/AM: Thiago Salgado; Matheus Levi, Antônio, Kennerson e Pablo; Thiago Bonfim, Iran Daniel e Werley; Naílson Bolacha, Lucas Espiga e Caíque (Bruno Rodrigues 48/2º). Treinador: Charles Guerreiro.
Suplentes: Bruno Saul, Henrique Bruno e Bruno Rodrigues.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - Em sua estreia diante de sua torcida, depois de uma vitória e uma derrota jogando fora de casa, o Penarol/AM entrou em campo na tarde desta quarta-feira (29/01) para enfrentar o Iranduba/AM, que perdeu seus dois primeiros jogos da Fase Classificatória do Primeiro Turno do Campeonato Amazonense 2020.
Para a partida, o treinador Igor Cearense promoveu três alterações. O volante Ivanzinho foi recuado para a zaga, para o lugar de Natan, expulso no jogo anterior. Rafael Guedes ganhou a vaga no meio, com Juninho passando a primeiro volante. No ataque, Edinho Canutama entrou no lugar de Heltinho.
O Iranduba/AM teve duas alterações: a volta de Pablo à lateral-esquerda, depois de cumprir suspensão por expulsão e a efetivação de Iran Daniel no meio de campo, na vaga de Rafael Simi que, contundido, nem viajou.
Marcelo e Alan estrearam, no banco de reservas do Penarol/AM, ajudando a manter a quantidade de sete atletas à disposição de Igor Cearense. Pelo lado do Iranduba/AM a coisa foi pior. Apenas três jogadores no banco de reservas, sendo 2 goleiros: Bruno Saul e Henrique Bruno.
Ao término da segunda rodada, o Penarol/AM fechou na quarta colocação, última posição do G-4, grupo de 4 classificados para as Semifinais. O Iranduba/AM fechou em sétimo lugar. Com o empate entre Fast Clube/AM e São Raimundo/AM na abertura da terceira rodada, as equipes caíram uma posição cada: Penarol/AM para o quinta lugar e Iranduba/AM para a lanterna.
No jogo, o Penarol/AM começou dentro de sua característica, com Raílson cobrando falta na área, buscando Nena, logo no primeiro minuto, com Antônio tirando o perigo. No minuto seguinte, a repetição da jogada, pela esquerda, com Tubarão centrando e Kennerson cortando. Caíque tomou de Tubarão, em seguida, e ajeitou para Werley, que bateu mal, longe da meta de Rascifran.
De tão bom início de partida, aos 5 minutos o Penarol/AM teve pênalti a seu favor. Thiago Bonfim enfia boa bola para Rafael Guedes, na cara de Thiago Salgado e, quando o meia ia driblar o goleiro, foi derrubado, dentro da área. Thiago Salgado levou cartão amarelo.
Na cobrança de Raílson, aos 6 minutos, à meia-altura e fraco, Thiago Salgado defendeu no canto esquerdo, mandando a escanteio.
O Penarol/AM não se abateu e continuou imprimindo forte ritmo à partida. Rafael Guedes, aos 9 minutos, cruza na área, em busca de Nena, com Kennerson, mais uma vez, cortando.
O primeiro gol da partida surgiu a partir de uma reposição longa de bola, de Rascifran, nos pés de Edinho Canutama, que avança em velocidade, se livra da marcação de Iran Daniel, saindo também da falta, dribla Thiago Salgado, que nada pode fazer, pois já tinha cartão amarelo, e toca para o gol vazio, abrindo o placar aos 10 minutos.
Depois do gol, Iran Daniel levou cartão amarelo, pela tentativa de falta não consumada em Edinho Canutama, que também levou cartão amarelo, por ter levantado a camisa para encobrir o rosto, durante a comemoração.
O jogo continuou eletrizante e aos 13 minutos Edinho Canutama voltou a dar trabalho, pelo lado esquerdo, cruzando na área, buscando Nena, com Thiago Salgado tirando de soco.
Se o Penarol/AM tinha a velocidade e a habilidade de Edinho Canutama, o Iranduba/AM contava com Caíque e as mesmas características. Aos 19 minutos ele deitou e rolou sobre a marcação, pelo lado direito, e tocou para Werley, que furou na hora da conclusão.
Em cobrança de escanteio, aos 23 minutos, Edinho Canutama rolou para Raílson que bateu forte para grande defesa de Thiago Salgado. No rebote, Edinho Canutama arriscou, mas para fora.
Edinho Canutama, pela esquerda, dois minutos depois, entrou na área em velocidade, mas Daniel Iran cortou bem, de carrinho.
Aos 26 minutos, Nena pega de primeira, depois de cobrança de escanteio, com a bola explodindo no adversário. No rebote Ivanzinho bate por cima do gol.
Naílson Bolacha recebe dentro da área e, na tentativa de jogada, acaba saindo da área, onde sofre falta de Ivanzinho, aos 29 minutos. Na cobrança na área, de Caíque, o próprio Ivanzinho tira de cabeça, para escanteio.
Um pouco além do habitual, o tempo técnico para hidratação dos jogadores, num jogo vespertino, foi cedido dos 30 aos 33 minutos. E o retorno foi idêntico, com Edinho Canutama ganhando a jogada aos trancos e barrancos e na conclusão, batendo fraco, facilitando a defesa de Thiago Salgado.
Continuou, também, o domínio do Penarol/AM. Aos 37 minutos Raílson inverteu para Edinho Canutama, que aplicou o drible da vaca sobre o marcador, passou por mais um e bateu com estilo de esquerda, mas para fora.
Dois minutos depois, Digão pela direita rola para Raílson, que inverte para Tubarão na esquerda. O lateral ajeita de cabeça para o meio da área, com Antônio cortando com segurança.
Impossível, Edinho Canutama ganha de Kennerson na velocidade e é parado com falta, aos 44 minutos.
No lance seguinte, outro pênalti a favor do Penarol/AM. Nena avança, passa por Antônio e, na disputa contra Thiago Bonfim, o volante irandubense toca com a mão na bola, aos 45 minutos.
Desta vez a cobrança foi de Nena, aos 46 minutos, que bateu rasteiro e forte no canto esquerdo de Thiago Salgado, que mudou o lado, indo para o direito, sem sucesso.
O segundo tempo começou no mesmo pique e logo no primeiro lance Nena inverte da esquerda para a direita, acionando Rafael Guedes, com Thiago Salgado fazendo boa defesa.
Raílson fez falta sobre Werley, na intermediária, aos 3 minutos e, na cobrança forte de Pablo, Rascifran defendeu seguro.
Dois minutos depois, Edinho Canutama pedala sobre Iran Daniel e cruza, com o bom zagueiro Antônio salvando e tirando o perigo da área, mandando a escanteio.
O Iranduba/AM diminuiu o placar aos 8 minutos, em lance de Caíque pela direita. O veloz e arisco atacante entrou na área e bateu cruzado, com Lucas Espiga bem posicionado na pequena área, marcando.
Cinco minutos depois, após cobrança de escanteio e rebote da zaga irandubense, Edinho Canutama mete o canudo, com Thiago Salgado tocando de leve, o suficiente para evitar o terceiro gol, com a bola explodindo no travessão.
Aos 20 minutos o goleiro Rascifran acusou contusão e foi substituído por Renan Felipe. Igor Cearense também colocou Roni em campo, no lugar de Rafael Guedes.
Pablo cobrou falta na área, aos 28 minutos, e Antônio cabeceou com perigo, quase empatando. Dois minutos depois Caíque entra pela direita, finta o marcador e bate forte. Renan Felipe bate roupa e Thiago Bonfim desperdiça, no rebote, a chance do empate.
De voleio, aos 35 minutos, Nena quase marcou o terceiro. Se entra, seria um golaço. O Penarol/AM poderia ter liquidado a fatura no lance seguinte, quando Digão cruzou para Raílson, dentro da área, que achou Bruno Lopes livre, na pequena área, com o atacante batendo por cima, isolando, perdendo.
Werley cobra lateral e recebe de volta de Caíque. Ele faz linda jogada perto da linha de fundo, entra na pequena área e, sem ângulo, tenta uma cavadinha, mas erra por muito pouco. Camisa 10 poderia ter tocado para Bolacha, livre do outro lado.
Werley faz boa jogada individual, vai à linha de fundo e quase marca, aos 39 minutos, mas poderia ter passado para Naílson Bolacha, livre e bem colocado.
Para tentar reforçar a marcação e conter o ímpeto do Iranduba/AM, o zagueiro Alan entrou na vaga de Edinho Canutama, aos 40 minutos.
Thiago Bonfim recebe de Naílson Bolacha, mas bate para fora, aos 41 minutos. No último minuto do tempo regulamentar, pênalti para o Iranduba/AM, cometido por Ferreira sobre Caíque, que fez bela jogada individual pela esquerda.
Pablo foi o encarregado da cobrança e colocou no canto esquerdo de Renan Felipe, que acertou o lado mas não evitou o gol de empate do Iranduba/AM, aos 47 minutos.
Depois do empate, o único jogador de linha no banco de reservas, Bruno Rodrigues, entrou em campo, no lugar de Caíque. Kennerson levou cartão amarelo aos 53 minutos, no último ato da partida.
Resultado ruim para o Penarol/AM, que briga para se manter no G-4, grupo dos 4 clubes com melhores campanhas, que se habilitarão para as Semifinais. Ruim também para o Iranduba/AM, que não consegue sair da zona do rebaixamento.
Ficha Técnica:
Penarol/AM 2-2- Iranduba/AM
Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020, às 15h30min (de Itacoatiara/AM)
Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Terceira Rodada
Renda: R$ 6.670,00
Público pagante: 667
Árbitro: Walter Francisco Nascimento dos Santos/AM
Assistente 1: Uesclei Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 2: Bonifácio Smith Rodrigues/AM
4º Árbitro: Francisney Oliveira da Silva/AM
5º Árbitro: Rodrigo Rodrigues do Couto/AM
Delegado: Labíbio André de Lima/AM
Gols: Edinho Canutama 10 e Nena (pênalti) 46 minutos do primeiro tempo. Lucas Espiga 8 e Pablo (pênalti) 47 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Thiago Salgado 6, Iran Daniel 10, Edinho Canutama 10 e Rafael Guedes 28 minutos do primeiro tempo. Renan Felipe 32 e Kennerson 53 minutos do segundo tempo.
Penarol/AM: Rascifran (Renan Felipe 21/2º); Digão, Ferreira, Ivanzinho e Tubarão; Juninho, Rafael Guedes (Roni 21/2º) e Raílson; Edinho Canutama (Alan 40/2º), Nena e Bruno Lopes. Treinador: Igor Cearense.
Suplentes: Renan Felipe, Gutemberg, Roni, Gean Lucas, Lansini, Marcelo e Alan.
Iranduba/AM: Thiago Salgado; Matheus Levi, Antônio, Kennerson e Pablo; Thiago Bonfim, Iran Daniel e Werley; Naílson Bolacha, Lucas Espiga e Caíque (Bruno Rodrigues 48/2º). Treinador: Charles Guerreiro.
Suplentes: Bruno Saul, Henrique Bruno e Bruno Rodrigues.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
Comentários
Postar um comentário