[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Em jogo de viradas, São Raimundo/AM vence Iranduba/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Lissandro Windson/FAF

Manaus/AM - Estava escrito. Jogos de São Raimundo/AM e Iranduba/AM, nas rodadas anteriores, foi garantia de emoção até o final. E o que esperar, então, do confronto direto entre as equipes?

Toda e qualquer expectativa foi, com certeza, superada.

São Raimundo/AM e Iranduba/AM fizeram, na noite deste sábado (01/02), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, a mais eletrizante e emocionante partida do Campeonato Amazonense 2020.

Foram duas viradas no marcador e seis gols marcados no segundo tempo, média de um gol a cada sete minutos e meio.

O São Raimundo/AM entrou em campo mirando o G-4, depois da derrota, no jogo vespertino, do Penarol/AM, concorrente direto por uma das vagas para as Semifinais.

Sem poder contar com Adrianinho, Mazinho optou por um terceiro volante no lugar do homem de armação, escalando Alex José.

O Iranduba/AM, sétimo colocado, arrancou um empate em Itacoatiara/AM, também contra o Penarol/AM, na rodada passada, conquistando seu primeiro ponto. Uma esperança...

Charles Guerreiro promoveu a volta de Dassayev à lateral-esquerda, após suspensão, e deslocou Pablo para o meio. Gaspar também reapareceu, pela lateral-direita.

O goleiro Thiago Salgado começou tendo bastante trabalho. Aos quatro minutos fez duas grandes intervenções, evitando a abertura do placar, após cobrança de escanteio de Alex José, a primeira em tentativa de Stronda e a segunda, no rebote, em cabeçada de Pastor.

O Iranduba/AM mostrou de podia engrossar e respondeu aos 9 minutos. Werley lançou Caíque pela direita, que sofreu falta de Carlos Eduardo. Na cobrança de Pablo, a bola passou rente à linha do gol, sem que ninguém a mandasse para o fundo das redes.

Thiago Bonfim estreou a distribuição de cartões amarelos aos 14 minutos, após cometer falta em Wellington. No minuto seguinte, o atacante colinense desceu em velocidade pela esquerda, deixou dois adversários para trás mas cruzou mal, muito forte. A bola foi parar no lado direito, de onde veio cruzamento para a área do Iranduba/AM, passando por toda a área.

Werley bateu de fora da área, um balaço, aos 18 minutos, com Guanair Júnior fazendo linda defesa, no ângulo superior esquerdo, mandando a escanteio.

Carlos Júnior bateu de fora da área, aos 21 minutos, e Thiago Salgado encaixou, no meio do gol. No lance seguinte, em cruzamento da esquerda, Kennerson furou e Wellington bateu à queima roupa, com o goleiro irandubense fazendo outra boa defesa, espalmando a escanteio.

Após a cobrança de escanteio de Alex José pela direita, Stronda sobe muito, cabeceando com perigo, raspando o travessão.

Em bola espichada, aos 26 minutos, Thiago Salgado fica na dúvida se sai ou não do gol e Stronda cabeceia de costas, quase abrindo o placar na Colina.

Pablo sofreu falta de Rogério Pedra, na intermediária. Na cobrança, aos 31 minutos, Guanair Júnior defendeu firme no canto esquerdo.

Caíque e Naílson Bolacha tabelam pela direita, aos 33 minutos, com Bolacha fazendo o pivô e devolvendo a Caíque, que cruzou, mas não apareceu jogador do Iranduba/AM para finalizar a boa jogada.

Aos 35 minutos, o Iranduba/AM roda a bola de pé em pé, até Pablo rolar para Thiago Bonfim, que bateu colocado, mas isolando, muito por cima.

Carlos Júnior cobrou escanteio fechado e Thiago Salgado tira no susto, com o pé, aos 37 minutos.

Wellington desce pela direita e cruza, Antônio corta e Carlos Eduardo chega batendo de primeira, mas muito torto, com a bola saindo quase pela lateral.

Imediatamente o São Raimundo/AM respondeu, com Stronda dominando de cabeça, tentando fintar Antônio, de cabeça ainda, com o zagueiro desarmando a jogada com muita segurança.

Werley tenta o passe cruzado para Caique, aos 40 minutos, e Luan corta com o bico da chuteira... Se passasse, Caíque ficaria na cara do gol. Três minutos depois, Pablo arriscou da entrada da área, raspando a trave direita.

O primeiro gol da partida surgiu aos 44 minutos, em cruzamento de Alberto pela esquerda, depois de cobrança curta de escanteio que Pastor só raspa de cabeça, Stronda mergulha de peixinho mas não alcança e Wellinton, quase dentro do gol, marca.

No intervalo da partida, por reclamação, Werley levou cartão amarelo.

Mal começou o segundo tempo e o Iranduba/AM, que está se especializando em marcar gols logo na volta a campo, empatou. Antônio cobrou falta frontal, da intermediária, com a zaga do São Raimundo/AM cortando. Werley dominou o rebote de costas para o gol, tocou de calcanhar para Matheus Levy que, também de calcanhar, rolou para Pablo pegar de primeira, forte. Guanair Júnior rebateu em cima de Kennerson, que não teve trabalho para empatar o jogo aos 3 minutos.

A igualdade deixou o jogo melhor. O São Raimundo/AM buscando novamente a vantagem. E o Iranduba/AM, empolgado, tentando a virada no marcador. Caíque desceu com perigo pela esquerda aos 4 minutos, mas a jogada não terminou em gol.

Aos 6 minutos, foi a vez de Wellington, também pela esquerda, mas agora pelo Tufão da Colina. Ele passou por dois adversários, até ser parado com falta.

Caíque fazia a diferença pelo Iranduba/AM e fez outra boa jogada pela esquerda, aos 8 minutos. Mazinho promoveu a primeira substituição da partida, aos 7 minutos, colocando o atacante Édison no lugar de Alex José, saindo do esquema de três volantes.

Caíque aparece na direita, recebendo de Werley, e bate cruzado, com perigo. Também pela direita foi o troco do São Raimundo/AM, com Carlos Eduardo tocando para Carlos Júnior, que rolou para Alberto concluir, rente ao travessão.

Muita reclamação aos 13 minutos, em jogada que Carlos Eduardo entrou na área e, na disputa, vai ao chão, reclamando de penalidade máxima.

Stronda deu lugar a Jonathan Brunno, aos 15 minutos. Caíque recebe dentro da área, em boas condições, cisca muito, abusando das firulas, mas não bate a gol, sendo desarmado e fazendo falta de ataque na tentativa de retomar a bola.

Na primeira jogada de Jonathan Brunno, aos 16 minutos, ele arranca pela esquerda em velocidade e é parado por Kennerson, com falta, com o zagueiro levando cartão amarelo.

Na cobrança de falta surge o segundo gol do Tufão. Alberto centra na área, a bola atravessa toda a extensão e, no segundo pão, Édison mergulha de peixinho para marcar, aos 17 minutos.

Nem deu tempo de comemorar. No minuto seguinte, Thiago Bonfim tabela com Werley e toca para Dassayev, que rola Naílson Bolacha driblar seu marcador e bater forte. Guanair Júnior bate roupa, de novo, e Caíque marca, empatando.

O Iranduba/AM se animou e Caíque e Pablo infernizaram a defesa adversária, aos 22 minutos, com Pablo recebendo na área, mas não concluindo de forma feliz.

Em seguida, Caíque recebeu pela direita e cruzou para trás, com a zaga colinense afastando o perigo. Carlos Júnior recebe frontal e bate por cima, muito perto do travessão.

Em ataque rápido pela direita, Caíque tocou para Naílson Bolacha, que serviu a Werley, de primeira. O meia entra na área, tenta o drible ao invés de bater para o gol, perde a chance, mas ainda rola para trás, para a chegada de Pablo, que bate de primeira, indefensável, no canto esquerdo de Guanair Júnior, virando para o Iranduba/AM.
Carlos Júnior saiu para a entrada de Wendell, aos 26 minutos. No lance seguinte, Édison cruzou da direita e Jonathan Brunno tentou de voleio, bonito, mas por cima.

O São Raimundo/AM empatou aos 30 minutos, em cruzamento da direita que Jonathan Brunno cabeceou na trave direita de Thiago Salgado e, no rebote, de novo de cabeça, marcou.

A defensiva irandubense quase se enrola aos 31 minutos, logo de´pois de levar o empate, em bola recuada no fogo para Thiago Salgado, que tocou para Kennerson, pressionado por Édison, que ainda toca na bola levemente na disputa, mas Thiago Salgado faz a defesa, para alívio.

Édison cruzou da direita, aos 35 minutos, e Thiago Salgado teve muita dificuldade para realizar uma defesa fácil, deixando escapulir a bola duas vezes, só concretizando a defesa na terceira tentativa.

Caíque entra na área aos 36 minutos mas abusa dos dribles e acaba caindo de cansado e reclamando de pênalti não existente. Dois minutos depois foi substituído por Lucas Espiga, a primeira alteração do Iranduba/AM, já próximo do final da partida.

Em cruzamento da esquerda, Jonathan Brunno tenta de peixinho, aos 38 minutos, mas toca propositadamente com a mão na bola, anulando o lance e levando cartão amarelo.

Dassayev perdeu a bola para Wendell na lateral, aos 41 minutos. Wendell tabela com Jonathan Brunno, vai à linha de fundo e cruza, com Wellington, livre, na pequena área, tendo o trabalho de apenas empurrar para o fundo das redes, sacramentando a segunda virada no placar, essa definitiva e em favor do São Raimundo/AM.

Matheus Levy cometeu falta em Carlos Eduardo, em ataque colinense pela direita, e levou cartão amarelo. Gaspar foi substituído por Lucas Andrade, aos 43 minutos e Bruno Rodrigues entrou no lugar de Werley, com cãibras, aos 45 minutos.

O treinador Charles Guereiro, levou cartão amarelo, por reclamação, aos 47 minutos. Duas expulsões, ambas pelo segundo cartão amarelo, marcaram o final da partida, já nos acréscimos.

Aos 49 minutos, Matheus Levy que acabara de levar cartão amarelo, fez falta e levou o segundo amarelo, sendo expulso. Por reclamação, Thiago Bonfim também foi expulso pelo segundo cartão amarelo, aos 50 minutos.

A heróica vitória levou o São Raimundo/AM para a terceira colocação na Fase Classificatória do Primeiro Turno, com a mesma pontuação do Manaus FC/AM, que joga no domingo (02/02), contra o Princesa do Solimões/AM. O Iranduba/AM, com 1 ponto apenas e ainda sem vencer, permanece na zona do rebaixamento.

Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 4-3 Iranduba/AM
Sábado, 1 de Fevereiro, às 18 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Quarta Rodada
Renda: R$ 3.360,00
Público pagante: 280
Público presente: 321
Árbitro: Elenildo Batista Rodrigues Júnior/AM
Assistente 1: Eliane Nogueira dos Santos/AM
Assistente 2: Jander Rodrigues Lopes/AM
4º Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
5º Árbitro: Rodrigo Rodrigues do Couto/AM
Gols: Wellington 44 minutos do primeiro tempo. Kennerson 3, Édison 17, Caíque 18, Pablo 26, Jonathan Brunno 30 e Welligton 41 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Thiago Bonfim 14 e Carlos Júnior 41 minutos do primeiro tempo. Werley, no intervalo. Kennerson 17, Jonathan Brunno 39, Matheus Levi 42 e Charles Guerreiro 47 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Matheus Levi 49 e Thiago Bonfim 50 minutos do segundo tempo, ambos pelo segundo cartão amarelo.
São Raimundo: Guanair Júnior; Carlos Eduardo, Pastor, Luan e Alberto; Rogério Pedra, Sérgio Duarte Júnior, Alex José (Édison 7/2º), Carlinhos Júnior (Wendell (27/2º); Stronda (Jonathan Brunno 15/2º) e Wellington. Treinador: Mazinho.
Suplentes: Miguel, Diogo, Matheus Iton, Alisson, Kelve, Édison, Wendell, Jonathan Brunno e Keony.
Iranduba/AM: Thiago Salgado; Gaspar (Lucas Andrade 43/2º), Antônio, Kennerson e Dassayev; Matheus Levy, Thiago Bonfim, Pablo e Werley (Bruno Rodrigues 44/2º); Naílson e Caíque (Lucas Espiga 38/2º). Treinador: Charles Guerreiro.
Suplentes: Bruno Saul, Lucas Andrade, Iran Daniel, Bruno Rodrigues e Lucas Espiga.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários