[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Fast Clube/AM vence clássico e deixa a lanterna

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Adilson Nascimento

Manaus/AM - Fast Clube/AM e Nacional/AM se encontraram, na tarde deste domingo (02/02), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, para mais uma disputa do charmoso e tradicional Clássico Pai&Filho.

Invicto no Campeonato Amazonense 2020, o Nacional/AM ocupa a quarta colocação, com 5 pontos em 3 jogos. A situação do Fast Clube/AM é bem mais complicada, com apenas 1 ponto e segurando a lanterna da competição.

Por essa condição, o treinador Wladimir Araújo escalou o time ofensivo, um 4-4-2 com Willian Sarôa, meia de origem, como segundo volante, ficando a criação a cargo de Raylson e Léo Mineiro. No ataque, Ray e Luisão. O goleiro Rangel voltou, após cumprir suspensão por expulsão.

Aderbal Lana mudou pouco o Nacional/AM. Paulo Rossíneo veio na lateral-direita, em razão da contusão de Bernardo no jogo anterior. E Romarinho foi escalado como titular, na vaga de Randerson.

A primeira chance de gol real foi do Leão da Vila Municipal, aos 7 minutos. Romarinho desce pela direita mas perde a bola. No rebote, Daniel Guerreiro se enrola e perde o gol.

A partida era truncada e o Fast Clube/AM só conseguiu chegar aos 11 minutos, em jogada individual de Léo Mineiro que André Regly defendeu com segurança, após a conclusão.

O Fast Clube/AM reclamou a não marcação de um pênalti, aos 19 minutos, em jogada de velocidade de Igor, que cruzou para Luisão mandar um balaço que explodiu contra Jordan. Na visão dos fastianos, na mão do zagueiro.

No minuto seguinte, nova chegada do Tricolor de Aço, com Igor tocando para Luisão, pela direita. O grandalhão atacante fez boa jogada de corpo e Léo Mineiro apareceu livre, frente à frente com André Regly. Na batida do meia, ele tira demais do goleiro, para fora.

O árbitro Antonio Carlos Pequeno Frutuoso concedeu tempo técnico dos 22 minutos aos 24 minutos, para reidratação dos jogadores. O jogo deu uma esfriada. Somente aos 34 minutos novo lance de perigo. William Sarôa cobrou falta com efeito, de longe, raspando a trave de André Regly, que ficou torcendo e rezando para a bola não entrar.

Cinco minutos depois, David Manteiga encaixa belo lançamento para Daniel Guerreiro, que furou na tentativa de conclusão, de primeira. Aos 42 minutos, Raylson cruzou na área e Luisão, livre, cabeceia buscando o canto do goleiro nacionalino, que operou milagre com grande defesa, impedindo a abertura do marcador.

No último bom lance do primeiro tempo, aos 45 minutos, Ítalo se antecipou bem para cortar o perigo do cruzamento de Daniel Guerreiro pela esquerda, buscando o bem posicionado Charles.

Gilmar Heré veio para o segundo tempo, no lugar de Daniel Guerreiro. Em seu primeiro lance de perigo, aos 7 minutos, Gilmar Heré deixou Ítalo para trás, pela direita, e cruzou. Juninho Caliari cortou o perigo, antes da chegada de Romarinho.

A resposta fastiana foi letal, aos 10 minutos. Ray, pela esquerda, rolou para William Sarôa, que cruzou de primeira para Luisão subir com liberdade, mais uma vez, e marcar, de cabeça, colocando no canto esquerdo de André Regly.
Ato contínuo, Aderbal Lana fez a segunda substituição, trocando Romarinho por Vitor Mariano, aos 11 minutos. Nem esperou para ver se daria resultado ou não. Aos 14 minutos queimou sua terceira e última alteração, colocando Felipe Eduardo no lugar de David Manteiga. Wladimir Araújo reagiu e trocou de lateral-esquerdo, substituindo Ítalo por Kayo, aos 17 minutos.

Raylson rouba de Paulo Rossínio no campo defensivo, avança e vira da esquerda para a direita, encontrando Ray, com muito espaço, aos 26 minutos. O atacante entra na área e bate cruzado, marcando o segundo gol do Fast Clube/AM.

Autor do primeiro gol, Luisão deu lugar a Caio John, aos 31 minutos. Administrando a vitória, o Fast Clube/AM perdeu a chance de ampliar aos 37 minutos, quando Léo Mineiro lançou Raylson em boas condições, mas o atacante demorou muito para definir o lance, possibilitando a recuperação de Paulo Rossínio.

Ray foi substituído por Danyllo, aos 41 minutos. Em sua primeira participação no jogo, pela direita, se livra de dois marcadores e é contido com falta por Jordan.

Final de jogo, vitória do Fast Clube/AM por 2-0. Com o resultado, pulou da última para a quinta colocação na classificação, agora com 4 pontos em 4 jogos. Mesmo derrotado o Nacional/AM se mantem em quarto lugar, com 5 pontos.

A vitória também livrou o Fast Clube/AM de um incomodo jejum, 15 jogos sem vencer por Campeonatos Amazonenses. A última vitória fora sobre o Princesa do Solimões/AM, por 1-0, em 27 de Fevereiro de 2019, no
Estádio Ismael Benigno, a Colina, pela sexta rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno.

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 2-0 Nacional/AM
Domingo, 2 de Fevereiro, às 15h30m (de Manaus/AM)
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Quarta Rodada
Renda: R$ 4.300,00
Público pagante: 360
Público presente: 411
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá Guimarães/AM
Assistente 2: Abson Pantoja de Barros/AM
4º Árbitro: Walter Francisco Nascimento dos Santos/AM
5ª Árbitra: Alini Miranda Gil/AM
Gols: Luisão 10 e Ray 28 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Dadá 43 minutos do segundo tempo.
Fast Clube/AM: Rangel; Igor, Juninho Caliari, Carlinhos Rocha e Ítalo (Kayo 17/2º); Dadá, Willian Sarôa, Raylson e Léo Mineiro; Ray (Danyllo 41/2º) e Luisão (Caio John 31/2º). Treinador: Wladimir Araújo.
Suplentes: Alencar, Arthur Fernandes, Kayo, Alisson, Emerson Tavares, Breno, Ramonzinho, Dannylo, Paulinho, Kayo John e João Lucas.
Nacional/AM: André Regly; Paulo Rossíneo, Jordan, Deurick e Fidélis; Guilherme Adolfo, Clécio, Charles e David Manteiga (Felipe Eduardo 14/2º); Daniel Guerreiro (Gilmar Heré, no intervalo) e Romarinho (Vitor Mariano 12/2º). Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Lorenzo, Anderson Bandeira, João Pedro, Gleidson, Felipe Eduardo, Randerson, Marcelinho Araxá, Gilmar Heré e Vitor Mariano.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários