[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Fechando a 3ª Rodada, Nacional/AM e Manaus FC/AM empatam

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: André Tobias
Assessoria do Manaus FC/AM

Manaus/AM - Os jogos de encerramento das rodadas do Campeonato Amazonense 2020 tem sempre uma história diferente a ser contada.

Logo na rodada inaugural, a partida Nacional/AM 3-2 Iranduba/AM foi a primeira da competição a ter virada no marcador. E foram logo duas.

Fechando a segunda rodada, Amazonas/AM 2-2 Nacional/AM, foi o primeiro empate do Barezão 2020.

E, na noite desta quinta-feira (30/01), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, Nacional/AM e Manaus FC/AM fizeram a primeira partida que terminou sem gol marcado.

O empate em 0-0 reconduziu o Manaus FC/AM à liderança, agora com a sombra forte do Amazonas/AM, que tomou a vice-liderança do Nacional/AM, agora terceiro colocado.

O Nacional/AM teve a terceira formação diferente em três jogos, em razão da contusão de Gilmar Heré. Randerson foi o escolhido por Aderbal Lana para substituí-lo, voltando a ser titular.

No banco, a novidade foi Cleberson, aparecendo pela primeira vez.

O Manaus FC/AM exatamente o oposto. O mesmo time nos três jogos. Aquela escalação que todo torcedor sabe decorada, do goleiro ao segundo atacante.

Com a bola rolando, o Gavião do Norte construiu a primeira chance de gol, aos 6 minutos. Rossini interceptou a saída de bola do Nacional/AM, partiu em velocidade pela direita e cruzou com estilo para cabeçada de Derlan. André Regly, bem colocado, catou no alto, com dificuldade mas com tranquilidade.

Charles cobrou falta pela direita, aos 7 minutos, a zaga cortou parcialmente e Randerson pegou o rebote de primeira, mas por cima do gol.

Clécio desarma Derlan e, quase do meio de campo, bate para o gol, percebendo Jonathan adiantado, aos 13 minutos. O goleiro tira em cima linha, mandando a escanteio, mas a torcida fica na bronca.

Nas arquibancadas, teve nacionalino fazendo o gesto retangular com os dedos, pedindo consulta ao VAR. Até o final do jogo, esse lance, possivelmente gol do Nacional/AM, continuou sendo o assunto mais comentado nas arquibancadas.

Depois da cobrança de escanteio por Fidélis, pela esquerda, Daniel Guerreiro, na pequena área, desperdiça chance incrível.

Aos 14 minutos, dois pavios curtos começaram a se estranhar em campo: Hamilton e Deurick.

O Nacional/AM teve a primeira substituição forçada. Bernardo sofreu falta aos 16 minutos e, dois minutos depois, Paulo Rossínio entrou em seu lugar.

Caíque cruzou da esquerda, à meia altura, aos 19 minutos, e Matheus Oliveira mergulhou de cabeça, mas para fora.

O Nacional/AM teve falta a seu favor, no bico esquerdo da área, mas Clécio bateu mal, aos 23 minutos. Em disputa aérea contra Guilherme Adolfo, Hamilton leva a pior e recebe atendimento médico.

A partida, que já era tão boa, teve uma queda brusca de ritmo. Rossini tentou jogada individual aos 36 minutos, passa por Deurick e avança em velocidade, mas sofre falta do zagueiro nacionalino, que é punido com cartão amarelo.

No minuto seguinte, Clécio enfia boa bola para Daniel Guerreiro. Jonathan sai do gol para a defesa, mas o lance estava sendo invalidado, por impedimento do atacante azulino.

Deurick, do meio de campo, faz lançamento na área do Manaus FC/AM, aos 40 minutos, e Jonathan sai de soco, tirando o perigo. Na sequência do lance, Clécio domina pela esquerda e vira o jogo para Paulo Rossíneo, que bate da entrada da área, com perigo, à esquerda do goleiro Jonathan.

Jordan tira de cabeça, na área do Manaus FC/AM, e Derlan pega de primeira, aos 44 minutos, mas no caminho a bola desvia na mão de Hamilton, na marca do pênalti, com a arbitragem indicando a irregularidade.

Aos 45 minutos Clécio rouba uma saída de bola e o Nacional/AM faz bela jogada, bem trabalhada, de pé em pé, com Guilherme Adolfo, Randerson e Fidélis, que cruza para o providencial corte de Luiz Fernando.

A resposta foi imediata, com Panda batendo forte, de fora da área, e André Regly encaixando com segurança. Dois minutos depois, Diogo Dolem tocou para Hamilton, que acionou Panda, com este passando a Rossini que, de calcanhar passou para Matheus Oliveira. O atacante devolveu para Rossini e André Regly saiu para defender aos seus pés, pelo lado esquerdo da área.

O final do primeiro tempo foi de alto nível, bem diferente de praticamente todo o segundo tempo. Aos 49 minutos mais jogada de grande qualidade técnica. Diogo Dolem fez fila, tocou para Rossini, que deu a Matheus Oliveira, que devolveu a Diogo Dolem, que buscou Hamilton. O grandalhão passou da linha da bola, mas girou o corpo, dominou, e bateu de dentro da área, para mais uma firme defesa de André Regly.

Os times voltaram para o segundo tempo com uma alteração, cada. E dois sacados foram figuras apagadas no primeiro tempo.

No Nacional/AM, saiu Daniel Guerreiro e entrou Vitor Mariano. Hamilton deu lugar a Janeudo, pelo lado do Manaus FC/AM.

Aos 6 minutos, Deurick atrasa no fogo para André Regly, que dá um chutão para tirar o perigo. O time do Manaus FC/AM fica assistindo o balão enquanto Vitor Mariano pressente que pode ser um bom momento e arranca em velocidade. Ligado, Jonathan sai do gol para o combate e quase é enganado pelo quique da bola.

Romarinho entrou no jogo, aos 7 minutos, no lugar de Randerson. Aos 9 minutos ele avançou pela esquerda com muita velocidade e cruzou para trás, com Jonathan saindo para a fazer a defesa.

Rossini, pelo meio, ganhou de Guilherme Adolfo, tocou para Diogo Dolem, que abriu boa bola na esquerda, para Caíque, aos 11 minutos, mas o lateral esquerdo errou o cruzamento.

Janeudo arrancou em velocidade pela direita, aos 13 minutos, tocando com classe para Matheus Oliveira, com Jordan chegando para corar, de carrinho, providencialmente.

Foi o último lance na partida com a participação de Matheus Oliveira, substituído em seguida por Paulinho Simionato, que entrou logo pondo pilha no jogo, em cabeçada perigosa, à direita de André Regly, depois de cobrança de falta pela direita, aos 16 minutos.
Aos 19 minutos, Simionato recebeu na direita e, sozinho e sem opção de jogada coletiva, arrancou e cruzou para Rossini, que se deslocava pelo meio, com o atacante raspando de leve, de cabeça, com a bola passando à direta de André Regly.

Na última alteração de Wellington Fajardo e da partida, Derlan foi substituído por Gilson, aos 20 minutos.

Romarinho arrancou pela esquerda, no minuto seguinte, sofreu falta, e como Charles não conseguiu aproveitar a vantagem, Weden anotou a infração logo depois.

Na cobrança de David Manteiga, centrando na área, Clécio cabeceia e Jonathan disputa a jogada aérea contra Vitor Mariano, levando a pior e precisando de atendimento em campo.

Deurick comete falta em Rossini. Caíque cobra, aos 32 minutos, e Paulinho Simionato cabeceia mais uma, para defesa de André Regly, sem rebote.

O Nacional/AM responde com cruzamento da esquerda que o baixinho Caíque afastou, de cabeça, antes da chegada de Vitor Mariano.

Rossini lançou Igor Carvalho na direita, aos 37 minutos, com o lateral cruzando, a bola resvalando na zaga e pererecando na área. Paulinho Simionato não desistiu do lance, cruzou de puxeta na pequena área, onde Diogo Dolem cabeceou com muito perigo. A bola que tinha endereço certo desviou na zaga e saiu em escanteio.

Rossini cruza da direita mas a bola passa por toda a extensão da área, sem que ninguém concluísse a gol ou tirasse o perigo, aos 43 minutos.

No último lance de perigo da partida, aos 49 minutos, Charles perde a bola no campo de ataque, Diogo Dolem desce pela direita, toca para Janeudo, que toca para Panda cruzar buscando Paulinho Simionato, que não alcançou.

Final de jogo, primeiro empate em 0-0 da competição, num jogo fraco tecnicamente. Valeu mais pela entrega, do início ao fim, e pela disputa acirrada em campo.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 0-0 Manaus FC/AM
Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2020, às 20h30min (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Terceira Rodada
Renda: R$ 17.930,00
Público pagante: 1.581
Público presente: 1.754
Árbitro: Weden Cardoso Gomes/AM
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes/AM
Assistente 2: Adriana Costa Farias/AM
4º Árbitro: Paulo Roberto da Silva Mota/AM
5º Árbitro: Thiago de Oliveira Taveira/AM
Delegado: Thiago Bento Durante
Cartões amarelos: Deurick 37 minutos do primeiro tempo. Diogo Dolem 29 minutos do segundo tempo.
Nacional/AM: André Regly; Bernardo (Paulo Rossínio 18/1º), Deurick, Jordan e Fidélis; Guilherme Adolfo, Clécio, David Manteiga e Charles; Daniel Guerreiro (Vitor Mariano, no intervalo) e Randerson (Romarinho 7/2º). Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Lorenzo, Paulo Rossínio, Anderson Bandeira, João Pedro, Cleberson, Felipe Eduardo, Marcelinho Araxá, Vitor Mariano e Romarinho.
Manaus FC/AM: Jonathan; Igor Carvalho, Thiago Spice, Luiz Fernando e Caíque; Derlan (Gilson 20/2º), Panda, Diogo Dolem e Hamilton (Janeudo, no intervalo); Rossini e Matheus Oliveira (Paulinho Simionato 15/2º). Treinador: Wellington Fajardo.
Suplentes: Gleibson, Patrick Borges, Edvan, Rennan, Felipe Baiano, Gilson, Thiago Brito, Janeudo e Paulinho Simionato.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários