[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Sem forçar o ritmo, Amazonas/AM vence Iranduba/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Marcos Dantas
Assessoria do Amazonas/AM

Manaus/AM - A abertura da 5ª Rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno, na noite desta terça-feira (04/02), no Estádio Ismael Benigno, colocou frente à frente duas realidades: disputando a liderança, o Amazonas/AM, ainda invicto na competição e o lanterna, Iranduba/AM, sem vencer ainda.

O Iranduba/AM não contou com Matheus Levy e Thiago Bonfim, expulsos na última partida. Menos mal que quatro reforços chegaram ao Hulk, e três estrearam, como titulares. Alexandre, improvisado na lateral-esquerda, em razão do gancho imposto pelo Tribunal de Justiça a Dassayev; o zagueiro Kriciúma, em substituição ao suspenso Kennerson, e o meia Cássio.

Luciano, o quarto novo contratado, foi no banco, que contou com apenas 5 jogadores, sendo 2 goleiros: Thiago Salgado e Henrique Bruno.

Ricardo Lecheva também mudou no Amazonas/AM. Otávio veio de titular, no lugar de Pelezinho, suspenso pelo terceiro amarelo. Maikon Leite, Vitinho e Wesley Macedo foram poupados, por desgaste físico. Entraram Juninho e Raphinha no meio, compondo um 4-4-2. Wesley Macedo ainda foi relacionado no banco de reservas.

Com um elenco superior tecnicamente, o Amazonas/AM passou os minutos iniciais do jogo trocando passes, rodando a bola. Mas a primeira chegada perigosa foi do Iranduba/AM, com Caíque descendo pela direita e tocando no meio para Werley, que ajeitou para Naílson Bolacha jogar de pivô, protegendo a bola e devolvendo a Werley, que bateu com perigo, à direita de Oliveira.

Dois minutos depois o Amazonas/AM mostrou seu cartão de visitas, em cobrança de falta de Raphinha, pela esquerda, com Bruno Saul saindo do gol, socando, para afastar o perigo.

Magnum cruza da direita, aos 14 minutos, a zaga do Iranduba/AM fura e Daivison fica parado, sem ação. Não esperava a falha da zaga.

Sousa crua e Bruno Saul sai mal do gol, aos 17 minutos. A zaga corta parcialmente e, na sobra, Jackie Chan cruza da direita, com a bola atravessando a área, até o peixinho de Sousa, para defesa de Bruno Saul, embora o lance estivesse com indicação de impedimento.

Daivison entra na área, em velocidade, pela direita, aos 18 minutos, mas caí e pede pênalti, inexistente. No minuto seguinte, contra-ataque do Iranduba/AM, Naílson Bolacha arrisca de longe e ganha escanteio, mas Caíque, bem posicionado, fica reclamando.

Na cobrança do escanteio pelo lado direito, feita por Caíque, a zaga fura, mas Antônio não esperava o vacilo. Cruzamento de Raphinha pela esquerda, aos 21 minutos, Bruno Saul sai de soco, tirando a bola da área, sofrendo falta na disputa aérea.

O grito de gol quase explodiu aos 23 minutos, em cruzamento de Magnum pela direita que Daivison mergulhou, de peixinho, livre na pequena área, com a bola passando raspando a trave direita de Bruno Saul, que nem teve reação.

Aos 25 minutos, Jackie Chan desceu em velocidade pela esquerda e cruzou rasteiro para Otávio, que serviu a Daivison, mais uma vez livre na pequena área, mas o atacante desperdiçou.

Caíque tentou responder pela esquerda, mas foi seguro por Magnum. Werley cobrou a falta na área e Cássio, de voleio, quase abriu o marcador.

Caíque aplicou um desconcertante drible em Sousa, de futebol de salão, pisando na bola e girando o corpo e na evolução da jogada, acabou desarmado ao tentar mais uma finta.

Alexandre fez falta desclassificante em Jackie Chan, aos 31 minutos, levando cartão amarelo. Cinco minutos depois, Cássio também foi amarelado, por falta cometida em Otávio no campo de ataque.

Naílson Bolacha cruza da direita e na disputa entre Oliveira e Cássio, pior para o goleiro do Amazonas/AM, que recebe atendimento em campo, aos 37 minutos.

Raphinha faz jogada pela esquerda e cruza para trás, aos 42 minutos, com Sousa dominando e cruzando, para saída firme de Bruno Saul, encaixando com segurança.

Magnum deitou e rolou em cima de Alexandre, pela direita, e cruzou. Bruno Saul saiu bem de novo, com outra firme defesa.

Agora pela direita, Caíque cruzou para Naílson Bolacha, bem posicionado, mas Magnum tirou o perigo, providencialmente, aos 43 minutos.

Werley lança bola na área, aos 45 minutos, mas Antônio erra a cabeçada, dando uma de zagueiro e tirando o gol do Iranduba/AM.

O Amazonas/AM voltou para o segundo tempo com uma alteração: Lucas Fabrício no lugar do ineficiente Juninho. Aos 3 minutos, Caíque entrou na área e cruzou, mas a defensiva adversário aliviou o perigo.

Dênis Pedra acionou Lucas Fabrício, em seguida, com Antônio fazendo o primeiro desarme e Bruno Saul completando, com defesa, o combate ao lance.

Antônio apareceu bem de novo aos 4 minutos, desarmando jogada pela direita de Jackie Chan. Na sequência foi a vez Bruno Saul fazer nova boa defesa, depois que cruzamento da direita encontrou Lucas Fabrício livre na área, cabeceando no canto esquerdo, com o goleiro se esticando todo para evitar o gol.

Gaspar começa a jogada com Werley, que abre na esquerda para Alexandre bater cruzado, por cima mas com perigo, aos 6 minutos.

Aos 7 minutos, finalmente o primeiro gol. Daivison recebe na área, protege como se fosse um pivô e abre na direita, para Jackie Chan bater cruzado, no canto direito de Bruno Saul.
No minuto seguinte, Sousa toca para Raphinha cruzar da esquerda, com Antônio cortando e jogando para escanteio.

Werley arranca, puxando contra-ataque, aos 9 minutos, e é parado com falta, carrinho por trás, por Lucas Fabrício, que toma cartão amarelo.

Sousa, pela esquerda, aos 13 minutos, cruza na área, com Antônio mandando a escanteio. Quatro minutos depois, o lateral-esquerdo desce em velocidade e á contido com falta providencial, cometida por Daniel Iran.

Lucas Fabrício cruzad da esquerda, aos 20 minutos, o zagueiro Kriciúma fura e Bruno Saul defende.

Na sequência, Magnum desce em velocidade pela direita, cruza, Antônio falha pela primeira vez no jogo, e Lucas Fabrício, livre, nem tem trabalho de empurrar para o fundo das redes e marcar o segundo gol do Amazonas/AM.

Charles Guerreiro fez duas substituições, aos 23 minutos, com Lucas Espiga entrando no lugar de Naílson Bolacha e o estreante Luciano na vaga de Alexandre, com Gaspar passando a jogar improvisado na lateral-esquerda.

Aos 25 minutos, Gaspar roubou a bola no meio de campo e tocou para Werley, que sofreu falta na entrada da área. Na cobrança, do próprio Werley, a bola desvia na barreira e saí em escanteio.

A segunda mexida de Ricardo Lecheva ocorreu aos 27 minutos, com a saída de Dênis Pedra para a entrada de Totti. Por reclamação, Werley levou cartão amarelo aos 28 minutos.

Caíque avança pela direita fechando para o meio, tabela com Lucas Espiga e bate colocado, no ângulo superior direito, com Oliveira operando milagre, com grande defesa, mandando a escanteio, aos 30 minutos.

Qualquer possível esboço de reação do Iranduba/AM depois das substituições foi por terra aos 33 minutos, quando Totti cruzou da direita, Lucas Fabrício e Daivison não alcançaram, a bola bateu em Antônio e sobrou para Jackie Chan, que se deslocava em busca de melhor posicionamente desde o cruzamento. Ele pega o rebote de primeira, enche o pé e marca o terceiro do Amazonas/AM, seu segundo no jogo.

Sousa impede a cobrança rápida de lateral de Caíque e leva cartão amarelo, aos 35 minutos. Caíque toca Werley pela direita, no minuto seguinte, mas o camisa 10 bate muito mal, por cima, isolando.

De novo pela direita, agora aos 38 minutos, Caíque desce driblando, toca para Werley, que protege e devolve para Caíque bater colocado. A bola amortece na zaga e chega fácil para Oliveira, defender.

Não era mesmo a noite do artilheiro Daivison. Aos 39 minutos ele recebe pela esquerda, frente à frente com Bruno Saul, mas bate muito por cima, isolando. Logo em seguida, Sousa, que levou o terceiro cartão amarelo e será desfalque certo no próximo jogo, foi substituído por Emanuel.

E Emanuel desceu pela esquerda, aos 40 minutos, ganhou de Iran Daniel, que ficou reclamando ter recebido falta, entrou na área e cruzou para cabeçada de Lucas Fabrício, para fora.

Emanuel entrou bem. Em lançamento na área, aos 44 minutos, ele raspou levemente de cabeça, com a bola passando raspando a trave direita. Aos 48 minutos, Antônio levou cartão amarelo.
Final de jogo e, na gangorra pela liderança da competição, o Amazonas/AM voltou a ultrapassar o Manaus FC/AM, que ainda vai a campo pela 5ª Rodada, no próximo domingo (09/02), contra o Penarol/AM, em Itacoatiara/AM.

Pelo lado do Iranduba/AM, na entrevista, ainda à beira do gramado, Charles Guerreiro voltou a falar das dificuldades cotidianas e afirmou que entregaria o cargo de treinador.

Ficha Técnica:
Iranduba/AM 0-3 Amazonas/AM
Terça feira, 4 de Fevereiro, às 20h30min (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Quinta Rodada
Renda: R$ 450,00
Público pagante: 33
Público presente: 79
Árbitro: Weden Cardoso Gomes/AM
Assistente 1: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
Assistente 2: Mikel José Cedeno Pino/AM
4º Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
5º Árbitro: Thiago de Oliveira Taveira/AM
Gols: Jackie Chan 8, Lucas Fabrício 21 e Jackie Chan 33 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Alexandre 31 e Cássio 36 minutos do primeiro tempo. Lucas Fabrício 9, Werley 28, Sousa 36 e Antônio 48 minutos do segundo tempo.
Iranduba/AM: Bruno Saul; Iran Daniel, Antônio, Kriciúma e Alexandre (Luciano 23/2º); Lucas Andrade, Gaspar, Cássio e Werley; Naílson Bolacha (Lucas Espiga 23/2º) e Caíque. Treinador: Charles Guerreiro.
Suplentes: Thiago Salgado, Henrique Bruno, Luciano, Bruno Gonçalves e Lucas Espiga.
Amazonas/AM: Oliveira; Magnum, Bernardo, Rubran e Sousa (Emanuel 39/2º); Dênis Pedra (Totti 28/2º), Otávio, Juninho (Lucas Fabrício, no intervalo) e Raphinha; Daivison e Jackie Chan. Treinador: Ricardo Lecheva.
Suplentes: Ian, Totti, Alan, Emanuel, Rodrigo Castanhal, Kazu, Romarinho, Gabriel Ceará, Wesley Macedo, Gabriel Soeiro e Lucas Fabrício.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários