[COPA DO BRASIL 2020] - Jonathan defende pênalti, Manaus FC/AM vence e elimina Coritiba/PR

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antonio Assis/FAF

Manaus/AM - Uma semana após a eliminação do Fast Clube/AM para o Goiás/GO, o Futebol Amazonense voltou a viver as expectativas da Copa do Brasil 2020. Em campo, na noite de quarta-feira (12/02), o Tricampeão Amazonense, Manaus FC/AM, encarando o Coritiba/PR, a exemplo do Goiás/GO, clube da Primeira Divisão do Futebol Brasileiro.

O Coritiba/PR é assíduo frequentador de Manaus/AM, quando o assunto é Copa do Brasil.

A primeira vez, em 2009, eliminou o nosso Campeão de 2008, o Holanda/AM.

Em 2001 e 2012 eliminou o Nacional/AM, que se vingou, com juros e sobras, em 2013, goleando no Jogo de Ida, no Estádio Roberto Simonsen, o SESI, por 4-1.

Agora chegou a vez de enfrentar o Manaus FC/AM, que vai para sua terceira participação na Copa do Brasil e, curiosamente, ainda não perdeu, embora sempre eliminado na Primeira Fase.

Em 2018 empatou na Arena Vivaldo Lima com o CSA/AM em 2-2, com gosto muito amargo, pois Nena perdeu uma cobrança de penalidade máxima no último lance do jogo. Ano passado foi eliminado com outro empate, 1-1 contra o Vila Nova/GO, no Estádio Ismael Benigno, a Colina.

Wellington Fajardo fez apenas uma alteração com relação ao time que comumente se apresenta: Janeudo no lugar de Hamílton, o que já está virando uma tendência.

O Coritiba/PR quis logo mostrar a que veio e aos 3 minutos, em cobrança de falta de Ruy, Jonathan mandou a escanteio. Sete minutos depois Róbson desce pela direita, deixa Thiago Spice para trás mas o zagueiro consegue a recuperação e cede novo escanteio ao time adversário.

O meia Ruy se machucou em lance aos 12 minutos e acabou substituído, dois minutos depois, por Thiago Lopes. O jogo seguia sem muitas jogadas agudas, com os dois times abusando de cruzamentos na área.

Aos 26 minutos, em jogada centralizada, Rafinha dribla dois marcadores dentro da área e Thiago Spice chega para tirar o perigo, bloqueando a conclusão.

O Manaus FC/AM também teve uma baixa por contusão ainda no primeiro tempo, com Diogo Dolem sendo substituído por Gabriel Davis, aos 27 minutos.

Em novo cruzamento aéreo, aos 30 minutos, em cobrança de falta de Rafinha, Caíque faz o corte mas Derlan quase entrega o ouro, se recuperando e mandando para escanteio.

Rossini inicia jogada e toca Janeudo, aos 39 minutos, que arrisca de longe, nas mãos do goleiro Alex Muralha.

William Matheus cabeceia para fora, aos 41 minutos, em nova cobrança de falta alçada na área por Rafinha. Não havia variação de jogadas. Sempre o mesmo roteiro.

A galera explodiu no grito de gol aos 45 minutos, em jogada coletiva do Manaus FC/AM que começou na esquerda, com Caíque tocando para Derlan, que cruzou. Janeudo escorou de cabeça para Matheus Oliveira, de costas para o gol, dominar e tentar a bicicleta, mal executada. Janeudo acompanhou a trajetória torta e ajeitou de cabeça, de novo, para Rossini encher o pé, com a bola explodindo no travessão, quicando no chão e estufando as redes de Alex Muralha.
O Manaus FC/AM foi para os vestiários com a vantagem de 1-0 e os dois times, a essa altura, já sabiam que o classificado no confronto terá como adversário, na Segunda Fase, o Brasil/RS, de Pelotas/RS, classificado pouco antes, com o empate em 3-3 contra o Gama/DF, fora de casa.

O segundo tempo começou mais animado, com os dois times se revezando nas investidas ofensivas. Aos 8 minutos, William Matheus cruzou na área e houve pênalti de Derlan, mão na bola.

O escalado para a cobrança, no minuto seguinte, foi Sassá que correu para a bola piruetando, deu uma paradinha antes do chute e... Jonathan defendeu !!!

Delírio nas arquibancadas. Jonathan, completando 100 jogos pelo Manaus FC/AM, defendeu mais uma cobrança de penalidade máxima. No final da partida, a defesa que valeria a classificação.

Eduardo Barroca trocou um meia (Renê Júnior) por mais um atacante (Igor Jesus), aos 13 minutos. O Manaus FC/AM passou outro susto dois minutos depois, em mais um cruzamento de William Matheus pela esquerda. A bola passou por toda a extensão da área sem que ninguém a tocasse e beliscou a trave esquerda de Jonathan.

Para tentar frear as ofensivas do Coritiba/PR pela esquerda, Wellington Fajardo trocou de lateral direito, aos 17 minutos, colocando Edvan na vaga de Igor Carvalho.

Janeudo cai no chão, solicitando atendimento médico, aos 20 minutos, e um princípio de confusão se forma, com os jogadores do Coritiba/PR reclamando, alegando que era pura cera. Sobrou cartões amarelos para Sassá e Janeudo.

Derlan impediu a conclusão de Sassá, com o Coritiba/PR ganhando escanteio, em lance aos 26 minutos. Novo susto dois minutos depois, com Rafinha abrindo na esquerda para William Matheus, que cruzou rasteiro. Igor Jesus pegou de bico, mas para fora.

Na última alteração do Coritiba/PR, aos 36 minutos, saiu Matheus Sales e entrou Matneus Galderazi. Em seguida, a última mudança também no Manaus FC/AM, com Gilson entrando no lugar de Janeudo.

Jonathan levou cartão amarelo aos 39 minutos, por retardar o reinício da partida. Rafael Lima também foi amarelado, no minuto seguinte.

Tantas interrupções levou o árbitro baiano a indicar sete minutos de acréscimos, para desespero da torcida presente à Arena Vivaldo Lima. Pelo regulamento, em caso de empate a vaga fica com o time visitante, mas bem ranqueado.

Aos 45 minutos, Sassá recebe e arranca perigosamente, sendo parado com carrinho por trás por Panda, expulso com cartão vermelho direto. Teve gente que se aterrorizou, afinal de contas nos minutos finais o Manaus FC/AM ficaria com um jogador a menos. Teve gente que comemorou, afinal de contas, a expulsão poderia valer a vaga, pois interrompeu uma descida promissora, que poderia resultar no gol de empate...

O final do jogo foi nervoso, com o Coritiba/PR pressionando desordenadamente e sem acreditar na possibilidade da eliminação e com o Manaus FC/AM se defendendo como podia e errando passes fáceis na saída de bola.

Thiago Lopes ainda levou cartão amarelo aos 51 minutos de jogo.

O sufoco acabou em explosão pela classificação, no apito final, aos 52 minutos do segundo tempo. Pela primeira vez na História o Manaus FC/AM avança de Fase na Copa do Brasil, e vai enfrentar o Brasil/RS, de Pelotas/SP.

Muita festa e muita comemoração.

Sassá, que perdeu a chance do empate para o Coritiba/PR ao desperdiçar um pênalti, tentou criar confusão no final da partida, sendo arduamente contido por companheiros e algumas pessoas ligadas ao Manaus FC/AM. O choro do desesperado.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 1-0 Coritiba/PR
Quarta feira, 12 de Fevereiro, às 21h30min (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Copa do Brasil 2020 - Grupo 11 - Jogo Único
Renda: R$ 280.700,00
Público pagante: 12.123
Público presente: 17.123
Árbitro: Diego Pombo Lopez/BA
Assistente 1: Elicarlos Franco de Oliveira/BA
Assistente 2: Jucimar dos Santos Dias/BA
4º Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Analista de Campo: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Gol: Rossini 45 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Patrick 23 e Derlan 40 minutos do primeiro tempo. Luis Fernando 19, Sassá 21, Janeudo 21, Jonathan 39, Rafael Lima 40 e Thiago Lopes 51 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Panda 45 minutos do segundo tempo, com cartão vermelho direto.
Manaus FC/AM: Jonathan; Igor Carvalho (Edvan 17/2º), Thiago Spice, Luis Fernando e Caíque; Panda, Derlan, Diogo Dolem (Gabriel Davis 27/1º) e Janeudo (Gilson 38/2º); Matheus Oliveira e Rossini. Treinador: Wladimir Araújo.
Suplentes: Gleibson, Edvan, Patrick, Rennan, Ramón, Felipe Baiano, Gilson, Thiago Brito, Hamílton, Gabriel Davis e Paulinho Simionato.
Coritiba/PR: Alex Muralha; Patrick Vieira, Sabino, Rhodolfo e William Matheus; Matheus Sales (Matheus Galderazi 36/2º), Renê Júnior (Igor Jesus 13/2º) e Ruy (Thiago Lopes 14/1º); Rafinha, Sassá e Róbson. Treinador: Eduardo Barroca.
Suplentes: Wilson, Kazu, Rodolfo Filemon, Rafael Lima, Caetano, Natanael Moreira, Matheus Bueno, Thiago Lopes, Matheus Galderazi, Wellissol e Igor Jesus.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários