[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Empate sem gols em Itacoatiara/AM dá vaga ao Nacional/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Victor Normando
Assessoria do Nacional/AM

Manaus/AM - Em Itacoatiara/AM, Penarol/AM - Nacional/AM. Em Manacapuru/AM, Princesa do Solimões/AM - São Raimundo/AM.

Dois jogos no mesmo horário, para definir o 4º e último Semifinalista do Primeiro Turno.

Diferente de anos anteriores, os times do interior entraram como coadjuvantes. A briga estava restrita a Nacional/AM, terceiro colocado com 9 pontos, e São Raimundo/AM, quarto lugar com 8 pontos.

O Nacional/AM dependia apenas de seu resultado para se classificar. Em caso de vitória, confirmaria a quarta vaga. Em caso de empate ou derrota, torceria para o São Raimundo/AM não vencer em Manacapuru/AM.

O visitante, Nacional/AM, embalado pela goleada imposta ao Princesa do Solimões/AM na rodada passada, a primeira da competição, entrou com uma formação cautelosa, com três alterações e três volantes. Com a volta de Guilherme Adolfo, após cumprir suspensão por expulsão, o meia David Manteiga foi sacado.

O goleiro Bernardo Carvalho chegou e já assumiu a titularidade, no lugar de André Regly. E, no ataque, o contundido Gilmar Heré deu lugar a Netinho, reserva que entrou na partida anterior e marcou três gols.

O anfitrião, Penarol/AM, teve o desfalque de Thayson, substituído por Tubarão, mais uma vez jogando improvisado. Na partida passada, contra o Fast Clube/AM, ele atuou de ponta esquerda.

Era o segundo jogo de Aderbal Lana à frente do time, reencontrando o Nacional/AM, onde esteve nos cinco primeiros jogos da Temporada. E o desafio era grande: vencer em Itacoatiara/AM pela primeira vez no ano.

E foi na condição de franco atirador que o Penarol/AM começou melhor a partida. Aos 3 minutos, Edinho Canutama cruzou, Nena escorou de cabeça, ajeitando para a chegada de Raílson, que bateu quase à queima roupa, com o estreante Bernardo Carvalho operando verdadeiro milagre em sua primeira participação no novo clube.

Dois minutos depois Gleison, Edinho Canutama e Matheus fazem boa triangulação pela direita e Edinho Canutama cruza, com a zaga afastando o perigo. No rebote, Tubarão cruza para ninguém.

Para não se deixar acuar, o Nacional/AM respondeu de pronto, aos 7 minutos, com Charles lançando Randerson, dentro da área adversária, mas com o atacante desperdiçando, batendo muito mal, para fora.

O jogo era bom, muito movimentado e aos 12 minutos, após desarme de um ataque do Penarol/AM, o Nacional/AM saiu em contra-ataque rápido e Charles recebe livre, na entrada da área, mas bateu muito por cima da meta de Rascifran.

Bernardo Carvalho fez sua segunda boa defesa na partida aos 14 minutos, em nova jogada pela direita entre Gleison e Matheus, com o lateral batendo cruzado e Nena desviando no meio do caminho, com o goleiro nacionalino evitando a abertura do placar.

Quatro minutos depois, Edinho Canutama cruza na área e no rebote o lateral-esquerdo Digão domina e ajeita para Matheus, de frente, mas o meia bate mal, por cima do gol de Bernardo Carvalho.

O Penarol/AM criou e desperdiçou mais uma chance de gol aos 21 minutos, de novo pela direita. Edinho Canutama toca para Matheus, dentro da área e este rola para Nena ajeitar para a chegada de Raílson, que bate muito mal, isolando.

Rascifran fez boa defesa aos 24 minutos, em cobrança de falta violenta de Guilherme Adolfo, da intermediária, que o goleiro salvou no canto esquerdo.

Cruzamento da esquerda aos 30 minutos e Raílson escora para Nena, mas Bernardo Carvalho se antecipa e defende, evitando que a bola chegasse no atacante penarolense.

Três minutos depos Edinho Canutama recebe de Raílson, avança driblando seus marcadores mas se empolga e na hora do arremate final acaba desarmado.

O Nacional/AM voltou a levar perigo aos 35 minutos, e mais uma vez de bola parada. Charles cobra falta da intermediária e Rascifran se enrola na defesa, conseguindo pelo menos espalmar.

Mas as jogadas mais agudas, mais perigosas, eram sempre criadas pelo Penarol/AM. Aos 38 minutos, Matheus pega uma sobra, depois de cruzamento na área, mas erra na calibragem, batendo muito por cima.

Charles puxa contra-ataque, aos 41 minutos, mas fica isolado. Paulo Rossínio chega e cruza na área, onde Netinho cabeceia, mas sem assustar.

Netinho recebeu na entrada da área, aos 43 minutos, de costas para o gol, e ao dominar sofre a falta. Charles é o encarregado pela cobrança, mas mais uma vez a bola saiu muito por cima da meta.

Aos 46 minutos a falta foi sobre Randerson, e a cobrança foi de Paulo Rossínio desta vez foi contra a barreira.
Sem alterações para a etapa complementar, os dois times voltaram mais relaxados, sem tanta pegada e sem tanta jogada perigosa nos primeiros minutos.

Somente aos 11 minutos veio a primeira grande emoção. Raílson cruzou da esquerda e Nena cabeceou, se antecipando aos marcadores, com a bola indo ao encontro da trave esquerda de Bernardo Carvalho e saindo pela linha de fundo.

Machucado, Netinho deixou o campo, para dar lugar a Daniel Guerreiro, ainda aos 11 minutos. Sem muitas emoções em campo, a segunda alteração ocorreu dez minutos depois, com Romarinho entrando no lugar de Randerson.

A primeira alteração no Penarol/AM foi aos 24 minutos, com Bruno Lopes entrando no lugar de Juninho. Dois minutos depois de entrar, Bruno Lopes recebe lançamento milimétrico de Edinho Canutama, corta o adversário mas erra a sequência da jogada.

Heltinho no lugar de Matheus, aos 27 minutos, foi a quarta alteração na partida, a segunda do Penarol/AM

Digão sofre falta de Paulo Rossínio na esquerda, após este ser driblado. Raílson cobra com perigo, raspando o travessão, aos 35 minutos.

Charles foi substituído por Marcelinho Araxá aos 37 minutos. Rascifran salvou a cidadela penarolense aos 40 minutos, em conclusão de Clécio, no ângulo, colocado, com o goleiro operando verdadeiro milagre e realizando a difícil defesa.

Na última substituição da partida, aos 43 minutos, Sillas entrou no lugar de Edinho Canutama, um dos destaques da partida. Final da partida, empate em 0-0 e agonia nacionalina, esperando o término da partida em Manacapuru/AM, onde houve atraso por causa de atendimento ao jogador Dedezinho, removido de ambulância para o hospital.

A essa altura, o Princesa do Solimões/AM ganhava do São Raimundo/AM por 1-0, combinação de resultados que dava a quarta e última vaga das Semifinais ao Nacional/AM, para enfrentar o Amazonas/AM, clube de melhor campanha na Fase Classificatória.

O Penarol/AM, por sua vez, entrava na Zona de Rebaixamento, sétima colocação, superado pelo Princesa do Solimões/AM no critério de desempate de número de vitórias.

O segundo gol do Tubarão do Norte veio confirmar a vaga e o confronto da Semifinal, previsto para a quinta-feira (27/02), na Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM.

Ficha Técnica:
Penarol/AM 0-0 Nacional/AM
Domingo, 23 de Fevereiro, às 15h30min (de Itacoatiara/AM)
Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Sétima Rodada
Renda: R$ 6.670,00
Público pagante: 667
Árbitro: Wenden Cardoso Gomes/AM
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes/AM
Assistente 2: Mikel José Cedeno Pino/AM
4º Árbitro: Edelson Brito de Souza/AM
Cartões amarelos: Tubarão 9, Felipe Eduardo 34, Clécio 37 e Natan 42 minutos do segundo tempo.
Penarol/AM: Rascifran; Gleison, Ferreira, Natan e Digão; Tubarão, Juninho (Bruno Lopes 24/2º), Matheus (Heltinho 27/2º) e Raílson; Edinho Canutama (Sillas 43/2º) e Nena. Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Renan Felipe, Gutemberg, Roni, Rafael Guedes, Thiago Corrêa, Heltinho, Bruno Lopes e Sillas.
Nacional/AM: Bernardo Carvalho; Paulo Rossínio, Jordan, Anderson Bandeira e Fidélis; Felipe Eduardo, Guilherme Adolfo, Clécio e Charles (Marcelinho Araxá 37/2º); Randerson (Romarinho 21/2º) e Netinho (Daniel Guerreiro 11/2º). Treinador: Gilberto Pereira.
Suplentes: André Regly, Lorenzo, Cleberson, João Pedro, Gleidson, Marcelinho Araxá, Daniel Guerreiro e Romarinho.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários