[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Princesa do Solimões/AM vence e deixa Zona do Rebaixamento

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Assessoria do São Raimundo/AM

Manaus/AM - A 7ª e última rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno foi completada neste domingo (23/02), com dois jogos disputados simultaneamente e no interior do Estado, valendo a quarta e última vaga para as Semifinais. Na briga, Nacional/AM, terceiro colocado com 9 pontos, e São Raimundo/AM, quarto lugar com 8 pontos. Os dois jogos começaram às 15h30min.

Em Manacapuru/AM, no Estádio Gilberto Mestrinho, o São Raimundo/AM precisava da vitória e ainda torcer pela derrota do Nacional/AM, para ficar com a vaga. Um dos reforços chegados do Rio de Janeiro/RJ já foi para campo: o goleiro Lucas Carvalhães. O volante Cayo estava no banco de reservas.

Em campo, um time mais ofensivo, em razão da necessidade da vitória. Joaci Moura optou pela entrada desde o início do atacante Stronda, formando um 4-3-3, com Alex José indo para o banco de reservas.

O adversário, na Zona do Rebaixamento e uma campanha muito abaixo de suas tradições, também promoveu estreias. Eric na zaga e Jonas no ataque. No banco de reservas, o zagueiro Vinícius e o volante Mailson, também estreantes.

Ofensivo e precisando do resultado, o São Raimundo/AM criou o primeiro lance e perigo, aos 6 minutos, com Wellington tocando pra Adrianinho pela esquerda, com o meia batendo cruzado, de dentro da área, para corte da defesa adversária.

Dois minutos depois a jogada foi pela direita, com Carlos Eduardo cruzando rasteiro e a zaga do Princesa do Solimões/AM tirando de novo, antes da chegada de Jonathan Brunno.

O São Raimundo/AM continuava em cima e aos 9 minutos teve cobrança de falta a seu favor, mas Adrianinho bateu nas mãos de Luis Paulo, que defendeu sem dificuldades.

O Princesa do Solimões/AM chegou com velocidade aos 13 minutos, em jogada de Jonas, parado com falta por Pastor, voltando ao time do São Raimundo/AM depois de se recuperar de contusão. Thiago Amazonense cobrou mal, contra a barreira.

Passados mais cinco minutos, Jonathan Brunno recebeu de Adrianinho e arriscou de longe, com perigo. Aos 22 minutos o meia lançou Wellington na esquerda, que centrou na área buscando Jonathan Brunno, mas o goleiro Luis Paulo saiu bem do gol e fez a defesa, segura.

A parada técnica para hidratação dos jogadores ocorreu entre os 22 e 24 minutos.

Dedezinho, pela primeira vez titular pela lateral direita, faz boa jogada, pedalando para cima de Alberto e sofrendo a falta, aos 32 minutos. Depois de dois minutos de demora para a cobrança, Binho acerta a barreira, mas fica reclamando de possível toque de jogador do São Raimundo/AM, o que seria pênalti a favor do Princesa do Solimões/AM.

Adrianinho continuava desequilibrando e aos 36 minutos faz bom passe para Stronda, que avança e toca para Wellington. Ele bate para defesa de Luis Paulo e, no rebote, tenta de novo, jogando para fora, perdendo duas boas chances seguidas.

Mas o primeiro tempo terminou no empate sem gols, mesmo placar do jogo de Itacoatiara/AM. Os resultados parciais vão dando a quarta e última vaga da Semifinal para o Nacional/AM.
Apesar de ter sido melhor no primeiro tempo, pela pressão da obrigação de vencer, o São Raimundo/AM voltou para o segundo tempo com duas alterações: saindo os meias Adrianinho e o atacante Jonathan Brunno para as entradas de Carlos Júnior e Hemerson.

E quem cresceu no jogo foi o Princesa do Solimões/AM, passando a ter mais a posse de bola.

Wellington, artilheiro do São Raimundo/AM na competição, fica cara a cara com Luis Paulo mas demora a concluir, permitindo a recuperação da zaga adversária, aos 13 minutos.

No minuto seguinte, cruzamento na área do Tufão da Colina e Thiago Brandão desvia de cabeça, raspando o travessão. Na sequência do lance, Jonas bate para o gol e tem toque de mão na bola.

Miliano cobra com categoria, acertando o ângulo do goleiro Lucas Carvalhães, abrindo o marcador, com um GOLAÇO !!!

O que era ruim, piorou para o São Raimundo/AM e Mazinho queimou sua última alteração, colocando em campo Édison no lugar de Stronda, aos 15 minutos. Em sua primeira jogada perigosa, cinco minutos depois de ter entrado em campo, o atacante passa por dois jogadores mas acaba desarmado antes da conclusão.

Na segunda etapa, o tempo técnico foi concedido dos 24 aos 26 minutos.

Hemerson sofre falta de Eric na entrada da área, aos 30 minutos. Na cobrança de Alberto para a área, na disputa aérea, Dedezinho leva a pior e fica no gramado, aparentemente desacordado.

Os jogadores do Princesa do Solimões imediatamente começaram a tirar as camisas, abanando o lateral-direito, que seguiu de ambulância para o Hospital, sendo substituído por Antony. Judá também foi substituído, por Gustavo Henrique.

Depois de cinco minutos a bola voltou a rolar, mas logo o jogo voltou a ser interrompido, por falta de ambulância.

O imprevisto criou uma situação diferenciada para o final da rodada, que teve os dois últimos jogos começando ao mesmo tempo.

Quando a ambulância voltou ao Gilbertão, o jogo em Itacoatiara/AM já havia terminado, com o placar em 0-0, resultado que levava o Nacional/AM a 10 pontos, contra 8 do então derrotado São Raimundo/AM.

Mexia também na Zona do Rebaixamento, com o Princesa do Solimões/AM ultrapassando o Penarol/AM pelo critério de desempate de número de vitórias, jogando o Leão da Velha Serpa para a sétima e penúltima posição.

Depois de 12 minutos de paralisação, a bola voltou a rolar. A essa altura, apesar de saber que se virasse o placar, conquistaria a vaga, o São Raimundo/AM não conseguia se articular e levar perigo efetivo à meta do Tubarão do Norte, que criava as melhores chances de ampliar o marcador.

Binho arrancou com perigo e foi parado com falta por Pastor, que levou cartão amarelo, aos 58 minutos. Logo depois, Thiago Amazonense percebe o goleiro Lucas Carvalhães adiantado, tenta por cobertura e por pouco não marca um golaço.

Jonas marca o segundo gol, depois de cruzamento de Thiago Amazonense na área que contou com o desvio no meio do caminho de Binho, mas o tento foi anulado, com indicação de impedimento de Binho.

A última alteração do Princesa do Solimões/AM teve Thiago Macena no lugar de Jonas, aos 60 minutos.

No lance seguinte Binho recebeu na esquerda, pedalou para cima de Luan e sofreu a falta. Pênalti que ele mesmo cobrou deslocando o goleiro Lucas Carvalhães. Bola no canto direito, goleiro no lado esquerdo, fechando o placar em 2-0, aos 61 minutos.

Final de jogo, segunda vitória do Princesa do Solimões/AM que saiu do rebaixamento, pelos critérios de desempate. Quanto ao São Raimundo/AM que se vencesse estaria nas Semifinais, agora é juntar os cacos e recomeçar, no Segundo Turno.
Ficha Técnica:
Princesa do Solimões/AM 2-0 São Raimundo/AM
Domingo, 23 de Fevereiro, às 15h30mins (de Manacapuru/AM)
Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Sétima Rodada
Renda: R$ 980,00
Público pagante: 98
Árbitro: Carlos Augusto Santos de Souza/AM
Assistente 1: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso/AM
Assistente 2: Francisco Souza da Silva Filho/AM
4ª Árbitra: Elivane Trindade da Costa/AM
5º Árbitro: Márcio da Silva Contreira/AM
Gols: Miliano 14 e Binho (pênalti) 61 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Jonathan Bruno 27 e Alessandro Toró 31 minutos do primeiro tempo. Souza 15, Eric 17 e Pastor 58 minutos do segundo tempo.
Princesa do Solimões/AM: Luis Paulo; Dedezinho (Antony 35/2º), Eric, Thiago Brandão e Miliano; Júnior Baé, Judá (Gustavo Henrique 35/º), Alessandro Toró e Thiago Amazonense; Binho e Jonas (Thiago Macena 63/2º). Treinador: Joaci Moura.
Suplentes: Octávio Victor, Vinícius, Antony, Mailson, Gustavo Henrique, Thiago Macena, Souza, Douglas e Thiago Saraiva.
São Raimundo/AM: Lucas Carvalhães; Carlos Eduardo, Luan, Pastor e Alberto; Rogério Pedra, Sérgio Duarte Júnior e Adrianinho (Hemerson, no intervalo); Stronda (Édison 15/2º), Jonathan Bruno (Carlos Júnior, no intervalo) e Welligton. Treinador: Mazinho.
Suplentes: Guanair Júnior, Rondinelli, Alison, Matheus Iton, Cayo, Alex José, Carlos Júnior, Kelve, Édison, Keonny e Hemerson.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários