[CAMPEONATO AMAZONENSE] - Primeiro confronto dos emergentes termina em empate

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Marcos Dantas/Assessoria do Amazonas/AM

Manaus/AM - Os dois clubes mais novos do Amazonas realizaram, na 7ª e última rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno do Campeonato Amazonense, o primeiro confronto de suas histórias, cheio de expectativas.

Amazonas/AM e Manaus FC/AM entraram em campo classificados. O duelo definiria quem terminaria a Fase Classificatória em primeiro e em segundo lugar.

Quem vencesse, garantiria o primeiro lugar. Em caso de empate, as posições se manteriam, com o Amazonas/AM permanecendo em primeiro e o Manaus FC/AM em segundo.

O segundo colocado já saberia que teria o Fast Clube/AM pela frente, nas Semifinais. O melhor da Fase Classificatória ficaria no aguardo de Nacional/AM ou São Raimundo/AM como adversário.

Amazonas/AM e Manaus FC/AM entraram em campo invictos. O Amazonas/FC nunca perdeu desde seu início de atividade, em novembro de 2019, acumulando 9 vitórias e 2 empates em 11 jogos disputados. O Manaus FC/AM invicto a 19 jogos de Campeonatos Amazonenses.

Amazonas/AM e Manaus FC/AM carregam os nomes do Estado e da Capital. Tem como mascotes, animais regionais, a Onça Pintada e o Gavião Real.

E vivem a expectativa de uma nova rivalidade, com tudo para se tornar, ao longo dos anos, um Clássico do Futebol Amazonense.

Com esses ingredientes e atrativos entraram em campo, na noite desta quinta-feira (20/02), na Arena Vivaldo Lima, para o primeiro embate.

O público atendeu o chamado. Foi o segundo maior público presente da competição, até o momento.

O Amazonas/AM, onde Ricardo Lecheva sempre muda de esquema e formação tática, de acordo com as necessidades, veio com Vitinho como novidade entre os titulares, mudando para o 4-3-3. Raphinha foi o barrado. E contou com o retorno de Sousa na lateral-esquerda, depois de cumprir suspensão automática.

O Manaus FC/AM teve duas alterações, ambas no sistema defensivo. Edvan na lateral-direita, na vaga de Igor Carvalho, e Thiago Spice voltando à zaga, após cumprir suspensão, no lugar de Patrick. E continuou sem Diego Dolem e Rossini.

Nem bem começou a partida e já teve emoção. Dênis Pedra faz jogada pela direita, entra na área e cruza. Thiago Spice toca com a mão na bola na tentativa do corte de carrinho. Pênalti a favor do Amazonas FC/AM, aos seis minutos de jogo.

O artilheiro do Campeonato, Daivison, cobrou no canto esquerdo, no minuto seguinte, e Jonathan rebateu. Na sobra, Daivison bateu para o gol, no contra-pé do goleiro, que se recuperou bem e defendeu de novo, jogando para escanteio.

O jogo era bom e aos 14 minutos Caíque cobrou escanteio pela esquerda e Hamílton cabeceou e Daivison tirou com o peito, em cima da linha, colado na trave direita. Oliveira chegou e fez a defesa, afastando definitivamente o perigo.

A resposta do Amazonas/AM foi instantânea e Pelezinho fez boa jogada pela esquerda e rolou para Diego Torres, sem marcação, ajeitar e bater da intermediária, raspando a trave direita de Jonathan.

Depois de um período de muito estudo e muita disputa de bola nas intermediárias, novo lance de perigo aos 30 minutos, com Edvan jogando na área, em cobrança de falta, e Matheus Oliveira furando, livre, quase na marca do pênalti.

Numa disputa de bola com Hamílton, o zagueiro Rubran leva a pior, com sangramento pelo nariz, aos 31 minutos. Antônio Carlos Pequeno Frutuoso aproveitou a paralisação necessária para o atendimento ao jogador e concedeu o tempo técnico do primeiro tempo, que foi até aos 33 minutos.

Aos 37 minutos Vitinho cobrou escanteio mas a bola passou por toda a extensão da área, saindo em tiro de meta. Nove minutos depois, a última emoção do primeiro tempo, quando Caíque cruzou da esquerda e Matheus Oliveira cabeceou nas mãos do goleiro Oliveira.

O primeiro tempo terminou sem abertura de marcador, mas com um pênalti desperdiçado por Daivison, defendido por Jonathan.
No segundo tempo, com as mesmas formações dos dois times, a primeira chance veio de bola parada, no primeiro minuto de jogo. Sousa cobra falta sofrida por Vitinho, colocando na área e Bernardo cabeceia, para fora, à direita de Jonathan.

Dênis Pedra arranca pelo meio e toca para Gabriel Davis, pela direita, que cruza para peixinho de Daivison, com muito perigo, à direita de novo.

Thiago Spice fez a maior lambança, aos 7 minutos. Jonathan cobrou tiro de meta curto para o zagueiro, que recebeu o combate de Vitinho. O atacante ganhou e precisou ser seguro por Thiago Spice. Pênalti indiscutível. Aparentemente, Thiago Spice alegou que a bola ainda não havia saído da área, regra que caiu há tempos.

A cobrança desta vez foi de Diego Torres, com categoria, no canto esquerdo de Jonathan, deslocado para o lado oposto, abrindo o placar para o Amazonas/AM.

Foi a senha para Wellington Fajardo começar as alterações no time. Primeiro, aos 14 minutos, tirou Matheus Oliveira e colocou em campo Thiago Brito. Três minutos depois, saiu Derlan e entrou Rennan, com Caíque passando a jogar no ataque, de ponta esquerda. No minuto seguinte Paulinho Simionato na vaga de Hamilton fechou as três alterações do Manaus FC/AM.

Janeudo coloca Paulinho Simionato frente á frente com Oliveira, aos 23 minutos, e o atacante bate cruzado, para defesa do goleiro adversário. Em seguida, Gabriel Davis cruza e Paulinho Simionato cabeceia com perigo, para outra boa defesa de Oliveira.

Jackie Chan levou cartão amarelo por reclamação, aos 24 minutos e imediatamente é substituído por Otávio, na primeira alteração de Ricardo Lecheva no Amazonas/AM.

O Manaus FC/AM melhorou com as alterações e passou a perseguir o empate com insistência. Aos 27 minutos Panda rolou para Thiago Brito, que bateu forte, com perigo.

Vitinho deu lugar a Júlio Brasília, três minutos depois, na segunda substituição feita por Lecheva no Amazonas/AM. Mal pisou no gramado e já foi levando cartão amarelo, por cera. Magnum também foi amarelado, pelo mesmo motivo, aos 35 minutos, e logo depois substituído, por Totti.

A insistência foi premiada e depois de boa jogada individual de Paulinho Simionato, Rennan recebe dentro da área, corta Bernardo e sofre a falta. Pênalti indiscutível.

Gabriel Davis cobrou no canto esquerdo, deslocando Oliveira para o lado direito, empatando a partida, aos 43 minutos.

A partida teve 10 minutos de acréscimos e aos 54 minutos Gabriel Davis tenta de bicicleta, num rebote da zaga, mas Oliveira defendeu. Final de jogo, empate em 1-1, Amazonas/AM confirmado como primeiro colocado e invicto agora a 12 jogos; Manaus FC/AM em segundo, cruzando com o Fast Clube/AM nas Semifinais reeditando as Decisões de 2018 e 2019 e invicto a 20 jogos em Estaduais.

Ficou bom para todos.

Ficha Técnica:
Amazonas/AM 1-1 Manaus FC/AM
Quinta feira, 20 de Fevereiro, às 20 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2020
Fase Classificatória do Primeiro Turno - Sétima Rodada
Renda: R$ 10.510,00
Público pagante: 863
Público presente: 2.363
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá Guimarães/AM
Assistente 2: Jesus Alberto Vargas Torrealba/AM
4º Árbitro: Halbert Luis Moraes Baia/AM
5ª Árbitra: Antonia Soliane Oliveira dos Santos/AM
Gols: Diego Torres (pênalti) 10 e Gabriel Davis (pênalti) 43 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Caíque 8, Matheus Oliveira 9, Sousa 17, Jackie Chan 24, Júlio Brasília 31 e Magnum 31 minutos do segundo tempo.
Amazonas/AM: Oliveira; Magnum (Totti 35/2º), Bernardo, Rubran e Sousa; Dênis Pedra, Pelezinho e Diego Torres; Vitinho (Júlio Brasília 30/2º), Daivison e Jackie Chan (Otávio 24/2º). Treinador: Ricardo Lecheva.
Suplentes: Ian, Totti, Alan, Emanuel, Otávio, Rodrigo Castanhal, Giovani, Juninho, Júlio Brasília, Maikon Leite, Wesley Macedo e Lucas Fabrício.
Manaus FC/AM: Jonathan; Edvan, Thiago Spice, Luis Fernando e Caíque; Panda, Derlan (Rennan 17/º), Gabriel Davis e Janeudo; Hamílton (Paulinho Simionato 18/2º) e Matheus Oliveira (Thiago Brito 14/2º). Treinador: Wellington Fajardo.
Suplentes: Gleibson, Patrick, Rennan, Ramón, Alex, Felipe Baiano, Thiago Brito, João Paulo, Fabián Zambrano e Paulinho Simionato.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários