[CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Empate entre Nacional/AM e Manaus FC/AM na Arena

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antonio Assis/FAF

Manaus/AM - Recuperar a liderança, ocupada desde a véspera pelo Penarol/AM. Com esse objetivo, o Manaus FC/AM entrou em campo na tarde/noite deste domingo (15/03), na Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM, no encerramento da 3ª Rodada da Fase Classificatória do Segundo Turno.

O adversário, o Nacional/AM, tinha objetivo mais modesto: entrar com segurança no G4, grupo de 4 clubes que se classificam para a Fase Semifinal. E estreava o terceiro treinador na competição: Mazinho, ex-São Raimundo/AM.

Em comum no objetivo traçado, a necessidade da vitória. No final, o empate em 1-1 não ajudou. O Gavião do Norte fechou a rodada em terceiro lugar, com 7 pontos. E o Leão da Vila Municipal, embora assumisse a quarta posição, com 4 ponto, não está tranquilo, pois tem São Raimundo/AM (5º lugar) e Princesa do Solimões/AM (6º lugar) na cola, um ponto atrás.

Na Classificação Geral, o Manaus FC/AM, Campeão do Primeiro Turno e finalista do Barezão 2020 (caso não conquiste também o Returno) está em 2º lugar, com 22 pontos e o Nacional/AM caiu para 5º lugar, com 14 pontos.

No Manaus FC/AM, Luis Fernando voltava de suspensão. Com isso, Wellington Fajardo manteve Patrick, em razão de novo desfalque por suspensão, agora de Thiago Spice. E essa foi a única alteração de Wellington Fajardo.

Com dois desfalques por expulsões, Mazinho foi mais radical. No sistema defensivo, permaneceram apenas o goleiro Bernardo Carvalho e o improvisado lateral-direito Alan Patrick. Saíram Thiago Nunes (cumprindo suspensão), Luiz Fernando e Gleidson, substituídos, respectivamente, por Anderson Bandeira, Jordan e Fidélis, antigos titulares.

No meio, David Manteiga e Charles, expulso na última partida, deram lugar a Clécio e Felipe Eduardo, também antigos titulares, que fizeram companhia a Guilherme Adolfo e Assuério. O ataque não foi mudado, permanecendo Daniel Guerreiro e Romarinho. No total, cinco mudanças.

A maior surpresa, porém, estava no banco de reservas. Paulo Rossínio, que já havia sido desligado no grupo, reapareceu, já que ainda não havia sido dado baixa no seu contrato.

O jogo começou pegado, com muita disputa. Romarinho, em lances isolados era quem mais se destacava nos minutos iniciais. Aos 9 minutos, Clécio cobrou falta com perigo, mas por cima.

Três minutos depois foi a vez do Manaus FC/AM chegar, em cobrança de falta de Panda, que explodiu contra o travessão. Romarinho invade a área, aos 30 minutos, e bate para defesa segura de Jonathan. Em seguida, Daniel Guerreiro bateu tirando de Jonathan, mas Patrick salvou, evitando o primeiro gol do Nacional/AM.

No lance, Jonathan fica caído na área, recebendo atendimento médico e acabou sendo substituído por Gleibson, que fez sua estreia no Manaus FC/AM. Durante o período de atendimento, foi observado, também, a parada do tempo técnico.

No retorno, aos 35 minutos, Rodrigo Fumaça recebe na frente e toca Caíque, mas o goleiro Bernardo Carvalho, ligado, sai e chega na jogada antes do lateral, ficando com a bola.

Panda cometeu falta em Romarinho, que progredia perigosamente, e recebeu cartão amarelo, aos 41 minutos. Seis minutos depois, o volante fez nova falta, agora sobre Guilherme Adolfo, sendo expulso, com cartão vermelho direto.
Para o segundo tempo, na tentativa de recompor a proteção à zaga, Wellington Fajardo trocou o atacante Matheus Oliveira pelo volante Ramón, em sua segunda alteração. No Nacional/AM, Randerson entrou no lugar de Assuério.

Mesmo com a menos, o Manaus FC/AM começou o segundo tempo mais perto de marcar. Aos 2 minutos, Rodrigo Fumaça cabeceia para o gol livre, mas errou, mandando por cima. O troco veio aos 4 minutos, em cobrança de falta de Fidélis que o goleiro Gleibson defendeu de forma espetacular, espalmando.

O gol finalmente saiu, aos 15 minutos. O Manaus FC/AM perdeu a bola no ataque, Romarinho avançou em velocidade, perseguido por cinco adversários, e rolou para Randerson, que mesmo pressionado pela marcação, bateu cruzado, no canto direito de Gleibson.

De imediato, Wellington Fajardo tornou o time mais ofensivo, queimando sua última substituição, tirando Derlan e colocando Hamílton em seu lugar.

Guilherme Adolfo, recebeu de Randerson, livre de marcação, aos 20 minutos, e arremata, para grande defesa de Gleibson, que evitou o segundo gol do Nacional/AM.

A segunda alteração no Nacional/AM ocorreu aos 34 minutos, com Gilmar Heré entrando no lugar de Daniel Guerreiro.

No lance seguinte, veio o empate do Manaus FC/AM. Igor Carvalho cobrou lateral na área, Hamilton raspou de cabeça, Randerson cortou e Rodrigo Fumaça matou no peito, na entrada da área, e bateu cruzado, no canto esquerdo de Bernardo Carvalho, que encoberto, nada pode fazer.

Com um jogador a mais, o Nacional/AM tentou imprimir pressão, para voltar a ter vantagem no marcador. Aos 39 minutos Gilmar Heré é lançado em profundidade, mas Gleibson sai do gol e faz a defesa.

Rodolfo Eduardo entrou no lugar de Romarinho, aos 43 minutos, na última alteração de Mazinho e da partida. Em cobrança de falta, no minuto seguinte, Gabriel Davis assustou, mas mandou para fora.

Edmar Campos da Encarnação apontou 7 minutos de acréscimos no segundo tempo. Aos 51 minutos, Gabriel Davis fez falta violenta em Guilherme Adolfo, leva o segundo cartão amarelo e também é expulso da partida.

Final de jogo, empate em 1-1, Nacional/AM no G4, Manaus FC/AM em terceiro e aumentando sua invencibilidade em Campeonatos Amazonenses para 25 jogos, com 16 vitórias e 9 empates.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 1-1- Nacional/AM
Domingo, 15 de Março, às 17 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense da Primeira Divisão
Primeira Fase do Segundo Turno - 3ª Rodada
Árbitro: Edmar Campos da Encarnaçao/AM
Assistente 1: Abson Pantoja de Barros/AM
Assistente 2: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
4ª Árbitra: Elivane Trindade da Costa/AM
5ª Árbitra: Alini Miranda Gil/AM
Renda: R$ 4.050,00
Público presente: 809
Gols: Randerson 15 e Rodrigo Fumaça 35 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Luis Fernando 17, Panda 41 e Assuério 44 minutos do primeiro tempo. Randerson 8, Gabriel Davis 10, Guilherme Adolfo 12, Jordan 16, Clécio 31 e Felipe Eduardo 43 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Panda 47 minutos do primeiro tempo, com cartão vermelho direto e Gabriel Davis 51 minutos do segundo tempo, pelo segundo cartão amarelo.
Manaus FC/AM: Jonathan (Gleibson 34/1); Igor Carvalho, Luis Fernando, Patrick e Caíque; Derlan (Hamílton 16/2º), Panda, Gabriel Davis e Janeudo; Matheus Oliveira (Ramón, no intervalo) e Rodrigo Fumaça. Treinador: Wellington Fajardo.
Suplentes: Gleibson, Paulo Henrique, Edvan, Rennan, Ramón, Gilson, Felipe Baiano, Alex, Fabian Zambrano, Hamílton e Paulinho Simionato.
Nacional/AM: Bernardo Carvalho; Alan Patrick, Anderspn Bandeira, Jordan e Fidélis; Felipe Eduardo, Guilherme Adolfo, Clécio e Assuério (Randerson, no intervalo); Daniel Guerreiro (Gilmar Heré 34/2º) e Romarinho (Rodolfo Eduardo 43/2º). Treinador: Mazinho.
Suplentes: André Regly, Paulo Rossínio, João Pedro, Luiz Fernando, Gleidson, Randerson, Guilherme Sussai, David Manteiga, Marcelinho Araxá, Gilmar Heré e Rodolfo Eduardo.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários