Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antônio Assis/FAF
Manaus/AM - No dia do Goleiro, o Blog do Teófilo, em postagem especial, apresenta o levantamento dos goleiros que participaram do Campeonato Amazonense 2020, que vai entrar para a História como o Campeonato que não terminou.
Desde a abertura da competição, no dia 21 de Janeiro, até a conclusão da 3ª Rodada da Fase Classificatória do Segundo Turno, quando o Estadual foi primeiramente suspenso e logo depois cancelado, 25 goleiros foram relacionados para os 43 jogos disputados. Desses, 17 atuaram e 8 apenas assistiram, no banco de reservas.
Confira agora alguns números e curiosidades estatísticas sobre os 25 goleiros. E Parabéns a todos, pelo Dia do Goleiro.
QUEM FORAM OS GOLEIROS DO BAREZÃO 2020 ?
Entre os 17 goleiros que entraram em campo, e 8 que apenas assinaram a súmula, são esses os 25 goleiros que participaram do Campeonato Amazonense 2020:
Albano (Fast Clube/AM)
Alencar (Fast Clube/AM)
André Regly (Nacional/AM)
Bernardo Carvalho (Nacional/AM)
Bruno Saul (Iranduba/AM)
Bryan (Penarol/AM)
Felipe (Iranduba/AM)
Gleibson (Manaus FC/AM)
Guanair Júnior (São Raimundo/AM)
Henrique Bruno (Iranduba/AM)
Ian (Amazonas/AM)
João Paulo (Manaus FC/AM)
Jonathan (Manaus FC/AM)
Lorenzo (Nacional/AM)
Lucas Cantuário (Penarol/AM)
Lucas Carvalhães (São Raimundo/AM)
Luis Paulo (Princesa do Solimões/AM)
Miguel (São Raimundo/AM)
Nelsinho (São Raimundo/AM)
Octávio Vitor (Princesa do Solimões/AM)
Oliveira (Amazonas/AM)
Rangel (Fast Clube/AM)
Rascifran (Penarol/AM)
Renan Felipe (Penarol/AM)
Thiago Salgado (Iranduba/AM)
QUEM MAIS ATUOU ?
Levando em conta o tempo de bola rolando, quem arrisca um palpite sobre o goleiro que mais atuou no Campeonato Amazonense 2020 ?
Existem dois levantamentos.
Luis Paulo, do Princesa do Solimões/AM, foi o que mais jogou, contabilizados apenas a Classificação Geral, a mesma que serviria para indicar os clubes rebaixados e o segundo participante amazonense no Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão 2021, a Série D.
O Ranking de tempo atuado por cada goleiro do Barezão 2020, levando em conta apenas os 10 jogos válidos pelas Fases Classificatórias é:
1) Luis Paulo (Princesa do Solimões/AM, 974 minutos.
2) Jonathan (Manaus FC/AM), 922 minutos.
3) Rangel (Fast Clube/AM), 833 minutos.
4) Oliveira (Amazonas/AM), 784 minutos.
5) André Regly (Nacional/AM), 586 minutos.
6) Rascifran (Penarol/AM), 561 minutos.
7) Guanair Júnior (São Raimundo/AM), 560 minutos.
8) Renan Felipe (Penarol/AM), 420 minutos.
9) Lucas Carvalhães (São Raimundo/AM), 397 minutos.
10) Bernardo Carvalho (Nacional/AM), 396 minutos.
11) Bruno Saul (Iranduba/AM), 383 minutos.
12) Thiago Salgado (Iranduba/AM), 296 minutos.
13) Felipe (Iranduba/AM), 291 minutos.
14) Ian (Amazonas/AM), 195 minutos.
15) Alencar (Fast Clube/AM0, 139 minutos.
16) Gleibson (Manaus FC/AM), 67 minutos.
17) Nelsinho (São Raimundo/AM), 23 minutos.
Levando em consideração os jogos eliminatórios, Semifinais e Decisão do Primeiro Turno, Jonathan, do Manaus FC/AM, ultrapassa o goleiro princesino, sendo o único a superar a barreira dos 1.000 minutos em campo. Só não foi 100% em razão da contusão no último jogo, contra o Nacional/AM, quando precisou ser substituído por Gleibson, aos 34 minutos do primeiro tempo.
1) Jonathan (Manaus FC/AM), 1.124 minutos.
2) Oliveira (Amazonas/AM), 979 minutos.
3) Luis Paulo (Princesa do Solimões/AM, 974 minutos.
4) Rangel (Fast Clube/AM), 936 minutos.
5) André Regly (Nacional/AM), 586 minutos.
6) Rascifran (Penarol/AM), 561 minutos.
7) Guanair Júnior (São Raimundo/AM), 560 minutos.
8) Renan Felipe (Penarol/AM), 420 minutos.
9) Lucas Carvalhães (São Raimundo/AM), 397 minutos.
10) Bernardo Carvalho (Nacional/AM), 396 minutos.
11) Bruno Saul (Iranduba/AM), 383 minutos.
12) Thiago Salgado (Iranduba/AM), 296 minutos.
13) Felipe (Iranduba/AM), 291 minutos.
14) Ian (Amazonas/AM), 195 minutos.
15) Alencar (Fast Clube/AM0, 139 minutos.
16) Gleibson (Manaus FC/AM), 67 minutos.
17) Nelsinho (São Raimundo/AM), 23 minutos.
QUAL FOI O GOLEIRO MAIS VAZADO ?
Nos 43 jogos disputados no Barezão 2020, foram marcados 119 gols. Princesa do Solimões/AM e Iranduba/AM foram os times que mais sofreram gols, 22 cada.
Como o Iranduba/AM usou regularmente três goleiros (Bruno Saul, depois Thiago Salgado e por fim Felipe), o goleiro Luis Paulo acabou o inacabado Campeonato como o goleiro mais vazado, sofrendo todos os 22 gols marcados contra seu time, o Princesa do Solimões/AM.
Guanair Júnior, titular nos 6 primeiros jogos do São Raimundo/AM, foi o segundo mais vazado, com 12 gols sofridos. André Regly, do Nacional/AM, também titular nos 6 primeiros jogos, sofreu 11 gols.
Nenhum dos 17 goleiros que entraram em campo conseguiu ficar invicto. Nem Nelsinho, que jogou apenas 23 minutos na partida inauguração da competição, antes de se contundir seriamente e ficar de fora do restante da competição, nem Gleibson, que entrou no lugar de Jonathan, no último jogo disputado, ficando em campo apenas 67 minutos. Ambos sofreram um gol no Barezão 2020.
QUAL GOLEIRO FICOU MAIS TEMPO SEM TOMAR GOL ?
O Barezão 2020 teve duas séries invictas de goleiros dignas de registro.
A maior sequência sem tomar gols foi do goleiro Oliveira (Amazonas/AM), reserva de Ian nos dois primeiros jogos da competição. Depois de assumir a titularidade, ficou 477 minutos sem levar gols, sendo vencido por Gabriel Davis, do Amazonas/AM aos 42 minutos do segundo tempo, cobrando pênalti, em jogo pela 7ª Rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno.
Antes, Jonathan ficou 385 sem ser vazado, desde a estreia do Manaus FC/AM até a 4ª Rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno, partida contra o Princesa do Solimões/AM. Coube a Gustavo Henrique acabar a série, aos 42 minutos do segundo tempo, em seu único gol na competição.
REGULARIDADE É ISSO
No levantamento estatístico, duas situações chamam atenção, pela regularidade inversa.
Thiago Salgado foi titular do lanterna Iranduba/AM entre a 2ª e a 4ª Rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno. Na estreia, levou um gol, no confronto contra o Princesa do Solimões/AM. Na partida seguinte, foi vazado duas vezes, no empate contra o Penarol/AM, em Itacoatiara/AM, onde defendeu, até, pênalti cobrado por Raílson.
No seu terceiro jogo como titular, levou 3 gols, na derrota eletrizante frente ao São Raimundo/AM. Pela progressão, levaria quatro gols na partida seguinte. O treinador Charles Guerreiro preferiu não arriscar e voltou com Bruno Saul como titular, o que não foi suficiente para evitar a derrota por 0-3 para o Amazonas/AM.
Outra regularidade inversa foi do terceiro goleiro do Iranduba/AM na temporada. Felipe disputou os três jogos da Fase Classificatória do Segundo Turno e em cada partida levou dois gols.
QUAIS OS GOLEIROS QUE DEFENDERAM PÊNALTI ?
Quatro goleiros defenderam cobranças de pênaltis no Barezão 2020. Em 43 jogos, 16 penalidades máximas foram marcadas e 12 convertidas.
As quatro penalidades defendidas foram por Thiago Salgado (Iranduba/AM) em cobrança de Raílson (Penarol/AM).
Jonathan (Manaus FC/AM) em cobrança de Daivison (Amazonas/AM).
Rangel (Fast Clube/AM) em cobrança de Hamilton (Manaus FC/AM).
E Bernardo Carvalho (Nacional/AM) em cobrança de Wesley Macedo (Amazonas/AM).
ALGUM GOLEIRO FOI EXPULSO ?
Nos 43 jogos da competição foram registradas 23 expulsões, sendo 15 por cartões vermelhos diretos (incluindo o Preparador Físico do Manaus FC/AM, Matheus Vasconcelos, expulso na Semifinal contra o Fast Clube/AM) e 8 foram expulsões pelo segundo cartão amarelo.
Apenas 1 goleiro foi expulso, Rangel (Fast Clube/AM), contra o Manaus FC/AM, na 2ª Rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno, após cometer pênalti, levando cartão vermelho direto.
ASSINOU A SÚMULA MAS NÃO VESTIU A LUVA
Dos 25 goleiros relacionados para os 43 jogos do Campeonato Amazonense 2020, 17 entraram em campo, mas 8 apenas assinaram a súmula, assistindo os jogos do banco de reservas.
Foram eles:
Albano (Fast Clube/AM), relacionado para apenas uma partida, como reserva de Alencar, quando Rangel cumpriu suspensão pela expulsão.
Bryan e Lucas Cantuário, ambos do Penarol/AM, ambos relacionados apenas uma vez. Também relacionado para apenas uma partida, Miguel (São Raimundo/AM).
Henrique Bruno (Iranduba/AM), assinou a súmula em duas oportunidades. João Paulo (Manaus FC/AM) esteve no banco em 5 partidas. Lorenzo (Nacional/AM) foi banco em todos os 7 jogos da Fase Classificatória do Primeiro Turno, até antes da chegada de Bernardo Carvalho.
Mas ninguém superou Octávio Victor, reserva sem jogar em todos os 10 jogos do Princesa do Solimões/AM.
Foram esses os oito goleiros que assinaram a súmula mas não vestiram as luvas, no Campeonato Amazonense 2020.
COMEÇOU E TERMINOU COM CONTUSÃO DE GOLEIRO
Para fechar a postagem Especial do Dia do Goleiro, cabe lembrar que o Barezão começou e terminou com contusão séria de goleiro.
Na partida inaugural entre Manaus FC/AM e São Raimundo/AM, Nelsinho foi vítima da péssima conservação do gramado da Arena Vivaldo Lima, sofrendo contusão que o tirou do restante da disputa.
Na última partida antes do cancelamento do Campeonato, a vítima foi Jonathan.
Nelsinho foi o goleiro que menos atuou no Barezão 2020, ficando em campo apenas 23 minutos. Gleibson, que substituiu Jonathan, dos que entraram em campo, foi o segundo com menor tempo de atuação: 67 minutos.
Mesmo com todos os percalços, o Blog do Teófilo parabeniza a todos pelo Dia do Goleiro
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antônio Assis/FAF
Manaus/AM - No dia do Goleiro, o Blog do Teófilo, em postagem especial, apresenta o levantamento dos goleiros que participaram do Campeonato Amazonense 2020, que vai entrar para a História como o Campeonato que não terminou.
Desde a abertura da competição, no dia 21 de Janeiro, até a conclusão da 3ª Rodada da Fase Classificatória do Segundo Turno, quando o Estadual foi primeiramente suspenso e logo depois cancelado, 25 goleiros foram relacionados para os 43 jogos disputados. Desses, 17 atuaram e 8 apenas assistiram, no banco de reservas.
Confira agora alguns números e curiosidades estatísticas sobre os 25 goleiros. E Parabéns a todos, pelo Dia do Goleiro.
QUEM FORAM OS GOLEIROS DO BAREZÃO 2020 ?
Entre os 17 goleiros que entraram em campo, e 8 que apenas assinaram a súmula, são esses os 25 goleiros que participaram do Campeonato Amazonense 2020:
Albano (Fast Clube/AM)
Alencar (Fast Clube/AM)
André Regly (Nacional/AM)
Bernardo Carvalho (Nacional/AM)
Bruno Saul (Iranduba/AM)
Bryan (Penarol/AM)
Felipe (Iranduba/AM)
Gleibson (Manaus FC/AM)
Guanair Júnior (São Raimundo/AM)
Henrique Bruno (Iranduba/AM)
Ian (Amazonas/AM)
João Paulo (Manaus FC/AM)
Jonathan (Manaus FC/AM)
Lorenzo (Nacional/AM)
Lucas Cantuário (Penarol/AM)
Lucas Carvalhães (São Raimundo/AM)
Luis Paulo (Princesa do Solimões/AM)
Miguel (São Raimundo/AM)
Nelsinho (São Raimundo/AM)
Octávio Vitor (Princesa do Solimões/AM)
Oliveira (Amazonas/AM)
Rangel (Fast Clube/AM)
Rascifran (Penarol/AM)
Renan Felipe (Penarol/AM)
Thiago Salgado (Iranduba/AM)
QUEM MAIS ATUOU ?
Levando em conta o tempo de bola rolando, quem arrisca um palpite sobre o goleiro que mais atuou no Campeonato Amazonense 2020 ?
Existem dois levantamentos.
Luis Paulo, do Princesa do Solimões/AM, foi o que mais jogou, contabilizados apenas a Classificação Geral, a mesma que serviria para indicar os clubes rebaixados e o segundo participante amazonense no Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão 2021, a Série D.
O Ranking de tempo atuado por cada goleiro do Barezão 2020, levando em conta apenas os 10 jogos válidos pelas Fases Classificatórias é:
1) Luis Paulo (Princesa do Solimões/AM, 974 minutos.
2) Jonathan (Manaus FC/AM), 922 minutos.
3) Rangel (Fast Clube/AM), 833 minutos.
4) Oliveira (Amazonas/AM), 784 minutos.
5) André Regly (Nacional/AM), 586 minutos.
6) Rascifran (Penarol/AM), 561 minutos.
7) Guanair Júnior (São Raimundo/AM), 560 minutos.
8) Renan Felipe (Penarol/AM), 420 minutos.
9) Lucas Carvalhães (São Raimundo/AM), 397 minutos.
10) Bernardo Carvalho (Nacional/AM), 396 minutos.
11) Bruno Saul (Iranduba/AM), 383 minutos.
12) Thiago Salgado (Iranduba/AM), 296 minutos.
13) Felipe (Iranduba/AM), 291 minutos.
14) Ian (Amazonas/AM), 195 minutos.
15) Alencar (Fast Clube/AM0, 139 minutos.
16) Gleibson (Manaus FC/AM), 67 minutos.
17) Nelsinho (São Raimundo/AM), 23 minutos.
Levando em consideração os jogos eliminatórios, Semifinais e Decisão do Primeiro Turno, Jonathan, do Manaus FC/AM, ultrapassa o goleiro princesino, sendo o único a superar a barreira dos 1.000 minutos em campo. Só não foi 100% em razão da contusão no último jogo, contra o Nacional/AM, quando precisou ser substituído por Gleibson, aos 34 minutos do primeiro tempo.
1) Jonathan (Manaus FC/AM), 1.124 minutos.
2) Oliveira (Amazonas/AM), 979 minutos.
3) Luis Paulo (Princesa do Solimões/AM, 974 minutos.
4) Rangel (Fast Clube/AM), 936 minutos.
5) André Regly (Nacional/AM), 586 minutos.
6) Rascifran (Penarol/AM), 561 minutos.
7) Guanair Júnior (São Raimundo/AM), 560 minutos.
8) Renan Felipe (Penarol/AM), 420 minutos.
9) Lucas Carvalhães (São Raimundo/AM), 397 minutos.
10) Bernardo Carvalho (Nacional/AM), 396 minutos.
11) Bruno Saul (Iranduba/AM), 383 minutos.
12) Thiago Salgado (Iranduba/AM), 296 minutos.
13) Felipe (Iranduba/AM), 291 minutos.
14) Ian (Amazonas/AM), 195 minutos.
15) Alencar (Fast Clube/AM0, 139 minutos.
16) Gleibson (Manaus FC/AM), 67 minutos.
17) Nelsinho (São Raimundo/AM), 23 minutos.
QUAL FOI O GOLEIRO MAIS VAZADO ?
Nos 43 jogos disputados no Barezão 2020, foram marcados 119 gols. Princesa do Solimões/AM e Iranduba/AM foram os times que mais sofreram gols, 22 cada.
Como o Iranduba/AM usou regularmente três goleiros (Bruno Saul, depois Thiago Salgado e por fim Felipe), o goleiro Luis Paulo acabou o inacabado Campeonato como o goleiro mais vazado, sofrendo todos os 22 gols marcados contra seu time, o Princesa do Solimões/AM.
Guanair Júnior, titular nos 6 primeiros jogos do São Raimundo/AM, foi o segundo mais vazado, com 12 gols sofridos. André Regly, do Nacional/AM, também titular nos 6 primeiros jogos, sofreu 11 gols.
Nenhum dos 17 goleiros que entraram em campo conseguiu ficar invicto. Nem Nelsinho, que jogou apenas 23 minutos na partida inauguração da competição, antes de se contundir seriamente e ficar de fora do restante da competição, nem Gleibson, que entrou no lugar de Jonathan, no último jogo disputado, ficando em campo apenas 67 minutos. Ambos sofreram um gol no Barezão 2020.
QUAL GOLEIRO FICOU MAIS TEMPO SEM TOMAR GOL ?
O Barezão 2020 teve duas séries invictas de goleiros dignas de registro.
A maior sequência sem tomar gols foi do goleiro Oliveira (Amazonas/AM), reserva de Ian nos dois primeiros jogos da competição. Depois de assumir a titularidade, ficou 477 minutos sem levar gols, sendo vencido por Gabriel Davis, do Amazonas/AM aos 42 minutos do segundo tempo, cobrando pênalti, em jogo pela 7ª Rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno.
Antes, Jonathan ficou 385 sem ser vazado, desde a estreia do Manaus FC/AM até a 4ª Rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno, partida contra o Princesa do Solimões/AM. Coube a Gustavo Henrique acabar a série, aos 42 minutos do segundo tempo, em seu único gol na competição.
REGULARIDADE É ISSO
No levantamento estatístico, duas situações chamam atenção, pela regularidade inversa.
Thiago Salgado foi titular do lanterna Iranduba/AM entre a 2ª e a 4ª Rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno. Na estreia, levou um gol, no confronto contra o Princesa do Solimões/AM. Na partida seguinte, foi vazado duas vezes, no empate contra o Penarol/AM, em Itacoatiara/AM, onde defendeu, até, pênalti cobrado por Raílson.
No seu terceiro jogo como titular, levou 3 gols, na derrota eletrizante frente ao São Raimundo/AM. Pela progressão, levaria quatro gols na partida seguinte. O treinador Charles Guerreiro preferiu não arriscar e voltou com Bruno Saul como titular, o que não foi suficiente para evitar a derrota por 0-3 para o Amazonas/AM.
Outra regularidade inversa foi do terceiro goleiro do Iranduba/AM na temporada. Felipe disputou os três jogos da Fase Classificatória do Segundo Turno e em cada partida levou dois gols.
QUAIS OS GOLEIROS QUE DEFENDERAM PÊNALTI ?
Quatro goleiros defenderam cobranças de pênaltis no Barezão 2020. Em 43 jogos, 16 penalidades máximas foram marcadas e 12 convertidas.
As quatro penalidades defendidas foram por Thiago Salgado (Iranduba/AM) em cobrança de Raílson (Penarol/AM).
Jonathan (Manaus FC/AM) em cobrança de Daivison (Amazonas/AM).
Rangel (Fast Clube/AM) em cobrança de Hamilton (Manaus FC/AM).
E Bernardo Carvalho (Nacional/AM) em cobrança de Wesley Macedo (Amazonas/AM).
ALGUM GOLEIRO FOI EXPULSO ?
Nos 43 jogos da competição foram registradas 23 expulsões, sendo 15 por cartões vermelhos diretos (incluindo o Preparador Físico do Manaus FC/AM, Matheus Vasconcelos, expulso na Semifinal contra o Fast Clube/AM) e 8 foram expulsões pelo segundo cartão amarelo.
Apenas 1 goleiro foi expulso, Rangel (Fast Clube/AM), contra o Manaus FC/AM, na 2ª Rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno, após cometer pênalti, levando cartão vermelho direto.
ASSINOU A SÚMULA MAS NÃO VESTIU A LUVA
Dos 25 goleiros relacionados para os 43 jogos do Campeonato Amazonense 2020, 17 entraram em campo, mas 8 apenas assinaram a súmula, assistindo os jogos do banco de reservas.
Foram eles:
Albano (Fast Clube/AM), relacionado para apenas uma partida, como reserva de Alencar, quando Rangel cumpriu suspensão pela expulsão.
Bryan e Lucas Cantuário, ambos do Penarol/AM, ambos relacionados apenas uma vez. Também relacionado para apenas uma partida, Miguel (São Raimundo/AM).
Henrique Bruno (Iranduba/AM), assinou a súmula em duas oportunidades. João Paulo (Manaus FC/AM) esteve no banco em 5 partidas. Lorenzo (Nacional/AM) foi banco em todos os 7 jogos da Fase Classificatória do Primeiro Turno, até antes da chegada de Bernardo Carvalho.
Mas ninguém superou Octávio Victor, reserva sem jogar em todos os 10 jogos do Princesa do Solimões/AM.
Foram esses os oito goleiros que assinaram a súmula mas não vestiram as luvas, no Campeonato Amazonense 2020.
COMEÇOU E TERMINOU COM CONTUSÃO DE GOLEIRO
Para fechar a postagem Especial do Dia do Goleiro, cabe lembrar que o Barezão começou e terminou com contusão séria de goleiro.
Na partida inaugural entre Manaus FC/AM e São Raimundo/AM, Nelsinho foi vítima da péssima conservação do gramado da Arena Vivaldo Lima, sofrendo contusão que o tirou do restante da disputa.
Na última partida antes do cancelamento do Campeonato, a vítima foi Jonathan.
Nelsinho foi o goleiro que menos atuou no Barezão 2020, ficando em campo apenas 23 minutos. Gleibson, que substituiu Jonathan, dos que entraram em campo, foi o segundo com menor tempo de atuação: 67 minutos.
Mesmo com todos os percalços, o Blog do Teófilo parabeniza a todos pelo Dia do Goleiro
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
Comentários
Postar um comentário