[CLUBES DO AMAZONAS] - Sul América comemora 88 Anos sem a tradicional festa popular em sua sede

Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - Bicampeão Amazonense 1991/1992, o Sul América Esporte Clube/AM comemora, nesta sexta-feira (01/05), 88 Anos de existência.

Tradicionalmente, o Sul América/AM comemora seu Aniversário com uma grande festa popular em sua sede, com muitos convidados, a maioria gente da Comunidade e profissionais da Imprensa Esportiva.

Na passagem de seus 88 Anos, porém, não houve festa, em razão das providências necessárias, principalmente o isolamento social, como prevenção e combate ao vírus COVID-19.

No Futebol Feminino, o Sul América/AM alcançou grande destaque nacional no final dos Anos 80 e início dos Anos 90. Foi Vice-Campeão da Taça Brasil de Futebol Feminino em 1988, equivalente ao Campeonato Brasileiro Feminino. Em 1991 conquistou a Taça Brasil.

HISTÓRIA
Apesar de fundado no Bairro da Glória, o Sul América/AM tem como apelido Trem da Colina, em razão da proximidade entre os bairros da Glória e do São Raimundo, onde se localiza o Estádio da Colina.

Essa mistura ou confusão, verifica-se também quando tratamos do campo de treinamento e da sede do Sul América/AM, que treina na Rua São Bento, bairro da Glória, mas tem sua sede na Rua Cinco de Setembro, bairro de São Raimundo.

É, aliás, contra o São Raimundo/AM, que o Sul América/AM alimenta a maior rivalidade no Futebol Amazonense, protagonizado a disputa do Clássico Galo-Preto.

Nos últimos anos, o Sul América/AM atravessa instabilidade nos gramados, caindo para a Segunda Divisão em 2014. Em 2018 foi Vice-Campeão da Segundinha, voltando à Elite em 2019, mas não teve bom desempenho, sendo rebaixado novamente.

Aguarda a confirmação da disputa da Segunda Divisão em 2020, para tentar, mais uma vez, o retorno à Primeira Divisão.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários