[CLUBES DO AMAZONAS] - Penarol/AM comemora 73 Anos de Fundação

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Penarol Atlético Clube comemora, neste sábado (08/08), 73 Anos de Fundação.

Com as cores azul e branco, por iniciativa de Luiz Calheiros Gama, Marcos Esteves, Sebastião Mestrinho, Simões Sales de Souza, Laureano Seixas e Antônio Gesta Filho, na cidade de Itacoatiara/AM, surgia, em 8 de Agosto de 1947, o Penarol/AM.

Foi, ao lado do Olaria/AM, de Humaitá/AM, o primeiro clube do interior do Amazonas a disputar o Campeonato Amazonense, em 1980.

Fez sua estreia no dia 01 de Junho de 1980, um domingo, no Estádio Floro de Mendonça, empatando em 0-0 com o Libermorro/AM. Na 2ª Rodada, no domingo seguinte, 8 de Junho de 1980, novamente no Floro de Mendonça, perdeu para o América/AM por 0-1.

A primeira vitória não custou a surgir. Foi pela 3ª Rodada, no dia 15 de Junho de 1980, novamente no Floro de Mendonça, 2-1 sobre o São Raimundo/AM.

A primeira vitória sobre um Grande foi no dia 6 de Julho de 1980, 2-1 sobre o Rio Negro/AM.

Para incentivar o Interior, a Federação marcou todos os jogos do Primeiro Turno, com Penarol/AM e Olaria/AM jogando em casa.

A primeira vez que o Penarol/AM saiu de Itacoatiara/AM foi no dia 13 de Julho, uma semana depois da vitória contra o Rio Negro/AM.

E aí veio a primeira vitória fora de casa, 3-1 sobre o Olaria/AM, no Estádio Frederico Monteiro, em Humaitá/AM.

Fez uma grande campanha logo em sua estreia, terminando em 4º lugar, atrás apenas do Trio de Ferro da capital, exatamente os finalistas da competição: Nacional/AM, Rio Negro/AM e Fast Clube/AM.

Logo em sua primeira disputa, teve o artilheiro da competição, o atacante Édson, com 19 gols marcados.

Ao longo dos anos, se firmou como a quarta ou quinta força do Futebol Amazonense e o ápice foi o Bicampeonato Estadual em 2010 e 2011, títulos que credenciaram o Penarol/AM a disputar competições nacionais, promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol.

Parabéns ao Penarol/AM, pelos 73 Anos de Fundação.

Com Cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita


Comentários