[SÉRIE C 2020] - Na estreia, Manaus FC/AM deixa escapar vitória sobre o Vila Nova/GO, sofrendo gol do empate no final da partida

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antônio Assis/FAF

Manaus/AM - A tão esperada estreia finalmente chegou.

Depois de conquistar o Acesso à Terceira Divisão do Futebol Brasileiro, com o Vice-Campeonato da Quarta Divisão em 2019, e de quase 5 meses sem futebol em razão da pandemia do Coronavírus, a bola voltou a rolar, com a abertura da Série C 2020.

Na Arena Vivaldo Lima, o Manaus FC/AM recebeu o Vila Nova/GO, na noite deste sábado (08/08), pela rodada inaugural da Terceira Divisão, a Série C 2020.

Antes do início da partida foi respeitado um minuto de silêncio, coletivo, pelas mais de 100 mil mortes por Coronavírus no Brasil.

Com algumas novidades em relação ao time do ano passado, as mudanças mais profundas do Manaus FC/AM foram no meio de campo.

Sem Panda, contundido, e Derlan, suspenso, Wellington Fajardo optou por Ramón e Rafael Carrilho como volantes. Janeudo ganhou definitivamente a vaga de Hamílton.

O Manaus FC/AM começou a partida dando sinais de nervossismo. No primeiro minuto de jogo, uma bola mal recuada de Igor Carvalho para o goleiro Jonathan, que teve que disputar o lance contra Raphael Lucas.

Em seguida, Luis Fernando arriscou ligação direta, com chutão, da defesa para o ataque. Mais um pouco e Janeudo escorrega na hora de fazer o lançamento. O mesmo Janeudo escapou de levar cartão amarelo, ao dar um chutão na bola depois de falta cometida por Rossini e bem assinalada pelo árbitro pernambucano.

Luis Fernando desarma a jogada e aciona Rodrigo Fumaça, livre pela direita, mas o atacante cruza muito descalibrado, na direção das vazias arquibancadas do Vivaldo Lima.

A primeira grande chance ocorreu aos 18 minutos, quando Rodrigo Fumaça aproveita uma inversão de bola mal feita por Talles, se antecipa a Simon, e fica frente à frente com o goleiro Fabrício, que fez excelente defesa no chute cruzado rasteiro do adversário.

Na cobrança do escanteio feita por Rennan, no minuto seguinte, o zagueirão Luis Fernando sobe e cabeceia com perigo, com a bola explodindo contra o travessão de Fabrício.

O Esmeraldino engrenou e aos 26 minutos, Rodrigo Fumaça, deslocado agora pela esquerda, faz boa jogada e toca para Matheus Oliveira que, dentro da área, protege a bola como pivô e ajeita para Rennan, que tenta o passe mas erra.

Dois minutos depois, em jogada de alta velocidade, Rennan desce pela esquerda e serve a Rossini, que domina já jogando para dentro da área e deixando dois marcadores na saudade, ficando cara a cara contra Fabrício, mas perdendo, mandando por cima da meta.

O Vila Nova/GO só apresentou perigo já aos 33 minutos. Em boa jogada na entrada da área, Raphael Lucas recebe, se livra do marcador e bate rasteiro, à esquerda do goleiro Jonathan.

Aos 35 minutos, Rafael Carrilho recebe na intermediária e mesmo com espaço para avançar, prefere bater, mal, para fora. Com muitas chances desperdiçadas pelo Manaus FC/AM, o primeiro tempo terminou empatado, sem gol.

No segundo tempo, logo na primeira chance, o Gavião do Norte abriu o placar, aos 6 minutos. Igor Carvalho cobrou falta da direita e Rodrigo Fumaça, na esquerda, bateu de primeira, marcando um GOLAÇO !!!
O empate do Vila Nova/GO quase surgiu aos 10 minutos, em cobrança de falta de Dudu, por cima da barreira, carimbando o travessão. No rebote, Raphael Lucas cabeceou fraco, facilitando a defesa de Jonathan.

O time goiano se soltou mais e dois minutos depois, Emanuel Biancucchi arrisca de longe e Jonathan manda a escanteio. Aos 14 minutos, novo perigo, em cobrança de fala de Emanuel Biancucchi, à direita.

Bolívar promoveu a primeira substituição aos 15 minutos, com Henan entrando no lugar de Derli. No Manaus FC/AM, quatro minutos depois, Vitinho entrou na vaga de Rodrigo Fumaça.

Com direito a cinco substituições, o Vila Nova/GO fez mais duas mudanças, aos 21 minutos, saindo Emanuel Biancucchi e Talles, e entrando Gilsinho e Pablo.

Jonathan operou verdadeiro milagre, aos 25 minutos. Henan recebeu cruzamento da direita na pequena área e o goleiro veio deslizando para defesa providencial, com Igor Carvalho saindo jogando após o rebote.

Patrick entrou no lugar de Thiago Spice aos 26 minutos, na segunda substituição de Wellington Fajardo. No minuto seguinte, mais duas mudanças, com Caíque entrando no lugar de Rossini e Gabriel Davis na vaga de Janeudo.

As duas últimas mudanças no Vila Nova/GO foram nas laterais: saíram Jonh Lennon e William Formiga, para as entradas de Pedro Bambu e Mário Henrique, respectivamente.

Matheus Oliveira recebe em boas condições, entra na área mas, muito cansado, bate fraco, nas mãos de Fabrício, aos 41 minutos. Sem desistir, três minutos depois, Raphael Lucas lança Lucas Silva na área e Jonathan sai fechando o ângulo e afastando o perigo.

Com cinco minutos de acréscimos, o Vila Nova/GO chegou ao empate aos 49 minutos, após cobrança de falta pela direita, de Mário Henrique, que Rafael Donato cabeceou para o fundo das redes.

Final de jogo, empate com gosto de derrota para o Manaus FC/AM, que volta a jogar pela Série C pela 2ª Rodada, fora de casa, contra o Botafogo/PB.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 1-1 Vila Nova/GO
Sábado, 8 de Agosto, às 18 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão - Série C 2020
1ª Rodada da Fase Classificatória - Grupo A
Árbitro: José Woshington da Silva/PE
Assistente 1: Marcelino Castro de Nazaré/PE
Assistente 2: Clóvis Amaral da Silva/PE
4º Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Analista de Campo: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
Gols: Rodrigo Fumaça 6 e Rafael Donato 49 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Dudu 42 e Raphael Lucas 43 minutos do primeiro tempo. Rafael Carrilho 3 e Ramón 32 minutos do segungo tempo.
Manaus FC/AM: Jonathan; Igor Carvalho, Thiago Spice (Patrick 26/2º), Luis Fernando e Rennan; Ramón, Rafael Carrilho e Janeudo (Gabriel Davis 27/2º); Rodrigo Fumaça (Vitinho 19/2º), Matheus Oliveira e Rossini (Caíque 27/2º). Treinador: Wellington Fajardo.
Suplentes: Gleibson, Edvan, Patrick, Caíque, Felipe Baiano, Hamílton, Gabriel Davis, Matheusinho, Paulinho Simionato e Vitinho.
Vila Nova/GO: Fabrício; Jonh Lennon (Pedro Bambu 31/2º), Saimon, Rafael Donato e Willian Formiga (Mário Henrique 31/2º); Derli (Henan 15/2º), Dudu, Talles (Pablo 21/2º) e Emanuel Biancucchi (Gilsinho 21/2º); Raphael Lucas e Lucas Silva. Treinador: Bolívar.
Suplentes: Clériston, Mário Henrique, Pedro Bambu, Pablo, Gilsinho e Henan.

Comentários