[SÉRIE C 2020] - Manaus FC/AM empata nos acréscimos e confusão generalizada, com uso de spray de pimenta, impede final da partida

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antônio Assis/FAF

Manaus/AM - A expectativa antes da partida, era a melhor possível, principalmente para o Manaus FC/AM, que vinha de uma vitória sobre o Paysandu/PA (jogando em casa) e um empate contra o líder Ferroviário/CE (fora de casa) e uma invencibilidade de 16 jogos na Arena Vivaldo Lima.

Mais do que isso. Uma vitória simples colocaria o Gavião do Norte no G4, grupo dos 4 melhores, que se classificam para a Segunda Fase. Vitória por dois gols de diferença, ou mais, deixaria o Manaus FC/AM na terceira colocação, ao final da 6ª Rodada.

O time entrou em campo com duas alterações: o volante Ramón foi improvisado na zaga, em substituição a Luis Fernando, expulso na partida anterior. Na frente, Luizinho perdeu a vaga de titular para Jandy.

Campeão Paraibano, o Treze/PB patina na Série C 2020, com apenas um ponto conquistado em quatro jogos, ocupando a vice-lanterna do Grupo A. O treinador Moacir Júnior entregou o cargo antes da partida, mas a Diretoria resolveu bancá-lo e não aceitou sua saída. O time teve ainda as estreias do goleiro Andrey e o do atacante Gilvan.

Quando a bola rolou, o primeiro lance de perigo foi do Treze/PB, logo no primeiro minuto, com Alexandre Santa aproveitando sobra da meia lua e batendo forte, com a bola explodindo contra o peito do goleiro Jonathan.

Em saída de bola errada, aos 7 minutos, Rennan toca para Paulinho Simionato, que gira em cima do seu marcador e manda um balaçõ, de fora da área, pra defesa difícil de Andrey.

Dois minutos depois, Andrey voltou a aparecer bem, em chute cruzado de Edvan. No rebote, Léo Pereira tirou o perigo da área do Treze/PB.

Douglas Lima cobrou falta dentro da área, aos 15 minutos, e Breno Calixto toca de barriga, pra boa defesa de Jonathan, evitando a abertura do placar na Arena Vivaldo Lima.

Rodrigo Fumaça faz boa jogada individual pela direita, aos 20 minutos, e aciona Edvan que corta o marcador, dentro da área, e cai pedindo pênalti, não atendido pelo árbitro paulista Ilbert Estevam na Silva.

Aos 26 minutos, melhor em campo, o Manaus FC/AM chegou de novo. Jandy faz boa jogada desde o campo de defesa e, já no ataque, toca para Rodrigo Fumaça, que se precipta e bate de muito longe, sem direção, para fora.

O Treze/PB passou a insistir nos cruzamentos na área, enquanto o Manaus FC/AM não conseguia encaixar o último e certeiro passe, desperdiçando jogadas de ataque.

Em lançamento longo, Gilvan disputa contra Thiago Spice, se livra do adversário e é parado com falta. O árbitro paulista amarela e não aplica o cartão para o zagueiro do time amazonense.

Em resposta, Rodrigo Fumaça é lançado em contra ataque, toca para Paulinho Simionato, que tenta o drible e é desarmado, quando a melhor opção era abrir para Jandy, descendo em velocidade, livre, pela esquerda, aos 41 minutos.

O estreante goleiro Andrey, que desde a metade do primeiro tempo levava a mão constantemente à altura do estômago, cai e pede atendimento aos 43 minutos.

No intervalo da partida, o treinador Luizinho Lemos promove duas alterações no Manaus FC/AM, sacando o volante Derlan e o meia Janeudo, trocando-os por Márcio Passos e Luizinho.

Com um minuto do segundo tempo, Márcio Passos intercepta uma saída de bola adversária e arrisca de longe, precipitado, para fora e longe do gol.

O Treze/PB surpreendeu e abriu o placar, aos 7 minutos, num apagão coletivo da defensiva do Manaus FCAM. Douglas Lima cruzou rasteiro para a área, Alexandre Santana dominou de costas, fez o rodopio saindo da área e abriu na direita para Gustavo. Novo cruzamento rasteiro e Gilvan, livre na pequena área, só tem o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

E não deu mesmo para o estreante Andrey. Aos 12 minutos ele foi novamente ao chão, com dores, e acabou substituído por Renan, depois de dois minutos de atendimento em campo.

O treinador Moacir Júnior fez mais duas primeiras mexidas aos 24 minutos, trocando Alexandre Santana e Gustavo por, respectivamente, Marcos Vinícius e Caxito.

Com caimbrãs, Rodrigo Fumaça deixa o campo aos 29 minutos, substituído por Matheusinho. Apesar de todas as tentativas de Luizinho Lemos, desde o intervalo, o Manaus FC/AM não apresentava criação de jogadas.

Aos 34 minutos, Luizinho fez boa jogada individual, até ser derrubado por Breno Calixto na entrada da área. Em seguida, mais duas mudanças no Treze/PB, as últimas, com Matheus Régis e Frontini entrando nos lugares de Douglas Lima e Gilvan.

No Manaus FC/AM, Gabriel Davis saiu para a entrada de Diogo Peixoto. A última substituição do jogo foi ousada, com a saída do improvisado zagueiro Ramón para a entrada do meia atacante Hamilton.

A equipe de arbitragem paulista indicou 10 minutos de acréscimos, para o segundo tempo. Aos 45 minutos, Paulinho Simionato perdeu a chahce do empate, em jogada área característica, com Hamilton escorando de cabeça para o meio da área.

Marcos Vinícius recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, aos 47 minutos, após cometer falta em Jandy.

O empate do Manaus FC/AM surgiu aos 52 minutos, depois que Edvan cobrou lateral na área, Hamilton escorou de cabeça e Matheusinho cabeceou para o gol.

Foi a senha para o início da confusão que não permitiu a conclusão da partida. Os jogadores do Treze/PB cercaram e pressionaram o Assistente Luiz Alberto Andrini Nogueira, com o goleiro Renan muito exaltado.

Chamados a intervir, os policiais militares usaram de spray de pimenta contra os jogadores do Treze/PB, aumentando o protesto e culminando com a recusa do time em continuar o jogo.

Segundo relatório do árbitro, na súmula do jogo, o comandante da PM no Estádio, Tenente César de Moraes, exibiu imagens de um celular mostrando o goleiro Renan atingindo com soco e chute o escudo de um dos integrantes da barreira de proteção policial, o que exigiu da equipe o uso do spray de pimenta.

Com o empate, o Treze/PB permanece sem vencer na competição. E o Manaus FC/AM chega a 7 pontos, continua a série invicta na Arena Vivaldo Lima, apesar de ter desperdiçado dois pontos jogando em casa, e volta a jogar na Arena, na próxima rodada, contra o Santa Cruz/PE

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 1-1 Treze/PB
Segunda Feira, 14 de Setembro de 2020, às 17 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão - Série C 2020
6ª Rodada da Fase Classificatória - Grupo A
Árbitro: Ilbert Estavam da Silva/SP
Assistente 1: Luiz Alberto Andrini Nogueira/SP
Assistente 2: Leandra Aires Cossette/SP
4º Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Delegado Local: Lázaro D'Ângelo Pinheiro/AM
Analista de Campo: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
Cartões amarelos: Alexandre Santana 22, Gabriel Davis 25, Marcos Vinícius 38, Thiago Spice 42 e Bruno Menezes 51 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Marcos Vinícius (pelo segundo cartão amarelo) 47 e Gilmar (vermelho direto) 55 minutos do segunto tempo.
Gols: Gilvan 7 e Matheus Silva 52 minutos do segundo tempo.
Manaus FC/AM: Jonathan, Edvan, Thiago Spice, Ramón (Hamilton 42/2º) e Rennan; Derlan (Márcio Passos, no intervalo), Janeudo (Luizinho, no intervalo) e Gabriel Davis (Diogo Peixoto 35/2º); Rodrigo Fumaça (Matheusinho 29/2º), Paulinho Simionato e Jandy. Treinador: Luizinho Lopes.
Suplentes: Gleibson, Bruno Saul, Patrick, Márcio Passos, Gilson Alves, Rafael Carrilho, Matheusinho, Diogo Peixoto, Hamilton, Alex, Mateus Oliveira e Luizinho.
Treze/PB: Andrey (Renan 14/2º); Léo Pereira, Breno Calixto, Nilson Júnior e Alisson Cassiano; Gustavo (Caxito 24/2º), Vinícius Barba, Alexandre Santana (Marcos Vinícius 24/2º) e Bruno Menezes; Gilvan (Frontini 34/2º) e Douglas Lima (Matheus Régis 34/2º). Treinador: Moacir Júnior.
Suplentes: Renan, Ítalo, Frontini, Caxito, Gilmar, Bruno Mota, Matheus Régis e Marcos Vinícius.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários