[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Cliper/AM acerta com artilheiro multicampeão, Charles Chenko, que volta aos gramados após 2 anos

Teófilo Benarrós de Mesquita
Arte: Assessoria do Cliper/AM
Manaus/AM - O Cliper/AM anunciou mais um reforço para a disputa do Campeonato Amazonense 2021, com início previsto para o dia 27 de Fevereiro, logo depois da disputa relâmpago do Novo Campeonato Amazonense 2020.

É o atacante Charles, 33 Anos, que tem um currículo vitorioso no Futebol local, onde foi 4 vezes Campeão Amazonense, 3 vezes Campeão Amazonense da Segunda Divisão e três vezes artilheiro: duas na Elite e uma na Segundinha totalizando, pelo menos, 69 gols marcados por clubes amazonenses.

Depois de ficar sem atuar na Temporada 2020, Charles voltará a campo, com dois objetivos: levar o Cliper/AM a um inédito Campeonato Amazonense (já foi Vice-Campeão 2 vezes, em 1996 e 2002) e aumentar sua cota de gols marcados em gramados amazonenses.

Natural de Belo Horizonte/AM, Charles chegou ao Amazonas em 2010, para defender o Penarol/AM. E a estreia em terras barés não poderia ser mais entusiástica, levando o time de Itacoatiara/AM ao seu primeiro título regional e sendo o artilheiro da competição, com 10 gols marcados.

O sucesso e o faro de gol levaram Charles ao América/AM, Vice-Campeão Brasileiro da Quarta Divisão, a Série D, em campo, com o time amazonense perdendo o Acesso em razão da utilização de um jogador irregular.

Charles repetiu o sucesso, tanto que nem chegou aos jogos finais, se transferindo para Avaí/SC, onde disputou o Campeonato Brasileiro Sub-23. Quando deixou o América/AM, disputava a artilharia da competição, com 7 gols marcados

Voltou para o Penarol/AM em 2011, para conquistar o Bicampeonato, terminando a competição com 7 gols marcados. Chegou ao Tricampeonato em 2012, defendendo o Nacional/AM, marcando 3 gols na campanha do título.

Permaneceu no Nacional/AM em 2013, marcando 4 gols, mas deixando escapar o Tetracampeonato para o Princesa do Solimões/AM. Em 2014 estava no Princesa do Solimões/AM, que desta vez levou o troco do Nacional/AM, ficando com o Vice-Campeonato. Marcou apenas 1 gol na competição.

Se redimiu na Segunda Divisão, comandando o ataque do Operário/AM, Campeão, e fechando o torneio como artilheiro, com 8 gols marcados.
A volta por cima redentora se consolidou nos dois anos seguintes. Em 2015 foi artilheiro pelo Fast Clube/AM, com 13 gols. E no ano seguinte, marcando 6 gols, inclusive o último do campeonato, decisivo, ajudou o Fast Clube/AM a quebrar um longo jejum de 44 anos sem conquistar o Estadual.

Marcou 1 gol no Campeonato Amazonense de 2017, pelo Fast Clube/AM, ano em que passou o maior suste de sua carreira, logo no início de um Clássico Pai & Filho, na Arena Vivaldo Lima.

Com 40 segundos de jogo, após uma disputa aérea com o zagueiro Vitor e o choque de cabeças, caiu no gramado da Arena Vivaldo Lima desacordado e sofreu uma parada cardíaca, causando comoção em jogo que tinha transmissão Ao Vivo pela TV A Crítica.

Voltou na Segunda Divisão, defendendo o São Raimundo/AM, onde conquistou seu segundo título, marcando 3 gols. Em 2018 defendeu novamente o Penarol/AM, anotando 3 gols. Foi Bicampeão da Segunda Divisão (terceiro título) pelo Iranduba/AM, marcando 2 gols.

Disputou o Campeonato Amazonense pela última vez em 2019, quando novamente foi dispensado pelo Fast Clube/AM logo no início da disputa, na 5ª rodada, quando tinha 1 gol marcado na competição.

Fora do Amazonas, além do Avaí/SC atuou por América/RN, Tuna Luso/PA, Uberlândia/MG, Rio Branco/AC, Parnahyba/PI, Baré/RR Brasiliense/DF e Juventus/SC.

Fã do astro ucraniano Andriy Mykolayovych Shevchenko, gosta de jogar com a 17 e passou a ser chamado de Charles Chenko, apelido que carrega há uma década.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários