[SÉRIE D 2020] - Com grande dose de emoção, Fast Clube/AM vence Globo/RN nos pênaltis, avança de Fase e Alencar tem dia de Herói

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Adilson Nascimento
Manaus/AM - Tá virando rotina. O time joga bem, ou pelo menos melhor que o adversário. Mas a classificação nunca vem no tempo normal.

Repetindo o enredo da fase anterior quando eliminou o Moto Club/MA na disputa dos pênaltis, na Arena Vivaldo Lima, o Fast Clube/AM assegurou vaga nas Quartas de Finais, confronto que valerá o Acesso à Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Mais uma vez a classificação só foi definida na cobrança alternadas de pênaltis, com maior grau de dramaticidade ainda. No tempo normal, vitória por 1-0 sobre o Globo/RN, gol de Régis, com o placar agregado ficando em 2-2.

Aí brilhou a estrela do goleiro Alencar, com três defesas consecutivas nas última cobranças, as duas primeiras sob a pressão de, em caso do Globo/RN converter a cobrança, o Fast Clube/AM ser eliminado...

Muita festa após a classificação, sofrida, mais uma vez

Sem seus dois centroavantes, Daivison, machucado, e Matheus Oliveira, com Covid-19, o Fast Clube/AM teve ainda o desfalque de Márcio Passos. Bernardo, que saiu contundido no Jogo de Ida, foi no banco de reservas, abrindo oportunidade para Régis ser titular pela primeira vez na lateral-direita.

O Globo/RN, que teve um compromisso no meio da semana contra o Altos/PI, pela Copa do Nordeste, entrou em campo com sua formação completa.

Com a bola rolando, o Tricolor de Aço buscou cumprir sua obrigação, partindo desde o início da partida dos gols que garantiriam a classificação direta, pelo placar agregado, sem necessidade, mais uma vez, da cobrança de pênaltis.

Tiago Pará tabela com Dija Baiano, aos 3 minutos, mas é travado na hora do chute. Três minutos depois, Janeudo tenta o lançamento para Dija Baiano, mas sai forte, com Rodrigo Carvalho chegando antes para fazer a defesa.

Na primeira chegada do Globo/RN, Vitor lança Édson Kapa na direta, que bate presando com Dênis Pedra, ganhando o escanteio. Cinco minutos depois, Édson Kapa se machucou, sendo substituído por Alan James.

Janeudo lançou Thiago Pará na área, aos 17 minutos, mas o improvisado atacante bateu prensado contra a zaga, ganhando escanteio.

Nova chegada do Fast Clube/AM três minutos depois, em jogada da direita para a esquerda, com Ronan raspando de cabeça, Thiago Pará também tocando de cabeça, e Ítalo perdendo o tempo da batida e restando o cruzamento, errado, mascado.

Na sequência da jogada, Ítalo recupera e bola e toca para Dija Baiano, na entrada da área, que bate com desvio na zaga, ganhando escanteio.

No minuto seguinte, Ronan toca para Janeudo, que lança Thiago Pará, mas este não consegue o domínio, perdendo o lance, tocando com o bico da chuteira, para fora.

Após boa troca de passe, Álvaro recebe no meio e tenta o chute, mas muito por cima, aos 26 minutos. No lance seguinte, Beleu é lançado, dá uma caneta em Ítalo mas desarmado na tentativa do drible, caindo na área e pedindo pênalti, inexistente.

Ítalo cruza da esquerda, aos 29 minutos, e Fernando tira o perigo, de cabeça, para escanteio. Ronan foi parado com falta aos 31 minutos, em bom ataque fastiano. Antes da cobrança foi concedida parada técnica, para hidratação dos jogadores e membros da arbitragem.

No retorno, aos 34 minutos, Marco Goiano cobrou a falta, na barreira, mas com muita reclamação dos jogadores, quanto a um pênalti por mão na bola, de um jogador da barreira.

Dija Baiano é lançando na direita, no minuto seguinte, e o goleiro Rodrigo Carvalho sai para tirarm próximo à bandeira de escanteio, dando um chutão de abafa. Janeudo tenta de primeira, da intermediária, com Raniery tirando de cabeça, na pequena área, com a meta sem goleiro.

A pressão fastiana pelo gol seguia e, aos 38 minutos, depois de cobrança de escanteio, Dênis Pedra pega a sobra, avança em velocidade pela esquerda e cruza. Bernardo Benjamin, que vinha voltando, gira o corpo e bate fraco, no canto direito de Rodrigo Carvalho, que defende fácil.

De novo boa jogada do Tricolor de Aço aos 42 minutos, bem trabalhada. Dija Baiano desce pela esquerda e cruza, com Thiago Pará ajeitando para Ítalo, que cheve de frente e bate buscando canto direito de Rodrigo Carvalho, mas fraco, facilitando a defesa do goleiro adversário.

O Globo/RN encaixou contra-ataque aos 44 minutos, três contra três, mas Álvaro deu passe muito longo para Aurélio, que perde o melhor ângulo de conclusão, optando por bater contra o corpo de Ítalo e ganhar, pelo menos, o escanteio.

Regis cruza da direita, aos 48 minutos, e encontra Thiago Pará que domina já girando para o gol, mas acaba adiantando demais e perdendo o lance. Em seguida, Vitor pegar rebote frontal e tenta, mas no meio do gol, com fácil defesa de Alencar.

O último lance de perigo do primeiro tempo, para variar, foi do Fast Clube/AM, com Ronan tabelando com Janeudo mas escorregando na hora do chute, com a bola saindo à esquerda, sem tanto perigo.

Para o segundo tempo, Ricardo Lecheva promoveu duas alterações, que melhoraram o time. Charles entrou no lugar de Marco Goiano e Pelezinho na vaga de Dênis Pedra, no intervalo.

Logo no primeiro minuto da etapa complementar, Bernardo Benjamin lançou do campo defensivo para Charles, que dominou com liberdade, mas bateu fraco, perdendo boa chance.

O Globo/RN respondeu imediatamente e em jogada de velocidade Negueba foi parado com falta providencial por Bernardo Benjamin, que recebeu cartão amarelo, aos 3 minutos.

Na cobrança da falta, pelo próprio Negueba, a bola foi muito por cima do gol de Alencar.

Aos cinco minutos, Ronan progride com perigo e é parado com falta, próximo à área. Na cobrança de Charles, a bola morre na barreira do Globo/RN.

Ítalo recebe pela esquerda, não tem marcação, avança e arrisca forte, com Rodrigo Carvalho espalmando com difilcudade, aos 9 minutos, sem que ninguém aproveitasse o rebote.

Parecia até um replay da jogada anterior. Mas foi outro lance de perigo, ainda aos 9 minutos, mais uma vez pela esquerda. Dessa vez a conclusão foi de Ronan, com Rodrigo Carvalho danto rebote de novo e, de novo, nenhum fastiano para aproveitar a sobra.

A pressão Tricolor era total. No minuto seguinte, Dija Baiano bateu cruzado e na sobra apareceu Thiago Pará, perdendo, mandando por cima do gol.

A essa altura, para tentar frear o ímpeto do adversário, os jogadores do Globo/RN caiam no gramado por qualquer motivo, na característica cera. Beleu, um dos mais "cansados", foi substituído por Jacará, aos 11 minutos.

Em contra ataque, Fernando desce pela esquerda, avança com espaço e arrisca forte, de longe, mas sem direção, aos 14 minutos. No minuto seguinte, com mais um jogador caído em campo, o zagueiro Raniery, o Fast Clube/AM troca passes até Thiago Spice tentar de muito longe e muito mal, para fora.

Após longo atendimento, Raniery acaba substituído por Chaparral. Outros dois "cansados" também saíram: Álvaro e Aurélio deram lugar, respectivamente, a Marcelinho e Felipinho, aos 20 minutos.

Após as mudanças, Thiago Spice cruzou da intermediária, ligação direta, e Thiago Pará perdeu de novo, cabeceando para fora.

De tanta insistência, surgiu o gol, aos 21 minutos.

Em cobrança de falta, prevaleceram a inteligência e experiência de Janeudo e Régis. O primeiro rolou na medida para o lateral, quando todos esperavam o cruzamento na área, Régis invadiu com liberdade e bateu para o fundo das redes, finalmente abrindo o placar.

Jacaré e Charles levaram cartão amarelo em lance no meio de campo, aos 22 minutos. Jacaré pela falta forte. Charles por ter deixado a mão do rosto do adversário, na disputa.

A tabelinha Janeudo e Régis voltou a funcionar aos 23 minutos, com o lateral cruzando e a bola passando por três jogadores fastianos: Dija Baiano, Thiago Pará e Ronan.

Thiago Pará, que cansou de perder gols, acabou substituído por Bernardo, aos 25 minutos, com Regis passando a atuar de centroavante.

O Globo/RN chegou em velocidade, aos 32 minutos, com Negueba e Ítalo afastou o perigo, providencialmente. Na cobrança de escanteio, no minuto seguinte, Bernardo Benjamin tira da área e Vitor pega o rebote, frontal, batendo forte e queimando a grama, à direita de Alencar.

O lance crucial do tempo normal ocorreu aos 38 minutos, quando Negueba foi lançado na cara de Alencar, escolheu o canto e bateu, com o goleiro fastiano tirando, milagrosamente, com o pe esquerdo, evitando o empate do Globo/RN, que significaria a classificação do time potiguar.

Em resposta, Ronan tocou para Régis, que girou em cima do marcador, aplicando um drible de Futsal, mas na sequência do lance perdeu o domínio da bola. Cansado, Ronan foi substituído por Édison Negueba, aos 39 minutos.

Em sua primeira jogada, aos 41 minutos, Édison Neguega cruza da direita, com a bola passando toda a extensão da área. Dija Baiano domina na esquerda, do outro lado, e rola para trás, com Charles batendo e ganhando escanteio.

Na cobrança de Charles, após o bate rebate, a bola toca o travessão de Rodrigo Carvalho. No rebote, Régis marca de cabeça e, após a bola balançar as redes, o goleiro adversário desaba dentro do gol, com o árbitro embarcando na malandragem e marcando, de forma equivocada, falta inexistente sobre ele, anulando o gol legítimo do Fast Clube/AM.

Aos 44 minutos, Bernardo cruzou da direita mas a bola passou por todos, dentro da área do Globo/RN. Negueba levou cartão amarelo no minuto seguinte, por ter chutado a bola em contestação à marcação de falta do árbitro central.

Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Pelezinho lança Édison Negueba no bico esquerdo da grande área. O atacante mata no peito com estilo, mas bate mal, muito por cima.

Ainda tentando o gol que garantiria a classificação de forma direto, pelo placar agregado, Régis escapou pela direita aos 49 minutos, ganha de seu marcador na corrida, mas falha na hora do cruzamento, fraco.

No minuto seguinte, Thiago Spice tenta sair jogando de forma direta, na base do chutão, e erra. Felipinho domina, avança com perigo e de frente para o gol de Alencar bate, à direita, com perigo, encerrando as emoções do tempo normal.

Com o placar global em 2-2, a disputa foi para os pênaltis, valendo passagem para as Quartas de Finais.

O Fast Clube/AM começou a série, com Janeudo batendo com categoria e tranquilidade, no canto esquerdo de Rodrigo Carvalho. Jacaré, praticamente na mesma forma e estilo, empatou em 1-1.

Thiago Spice foi o segundo cobrador fastiano, batendo forte e rasteiro, no canto direito, convertendo. Alan James, empatou em 2-2, copiando as cobranças de Janeudo e Jacaré.

Bernardo Benjamin encheu o pé na terceira cobrança Tricolor, acertando o ângulo superior direito de Rodrigo Carvalho, indefensável. A igualdade veio com Negueba, no mesmo estilo das cobranças de Janeudo, Jacaré e Alan James.

A essa altura, Alencar tinha escolhido o canto direito nas três cobranças do Globo/RN (Jacaré, Alan James e Negueba), todas colocadas, no canto esquerdo.

Régis manteve a vantagem fastiana, estabelecendo 4-3, em cobrança cheia de categoria, à meia-altura, lado esquerdo de Rodrigo Carvalho. Alencar mudou de canto, na quarta cobrança do Globo/RN, pulando para o lado esquerdo, mas Leozinho cobrou forte e no meio do gol.

Fechando a série das cinco primeiras cobranças, Dija Baiano deu um susto na torcida. Ele bateu forte e rasteiro, no canto direito. Rodrigo Carvalho quase pegou. Mas a bola beijou a trave direita, correu quase em cima da linha e entrou, no lado esquerdo.

O pênalti decisivo ficou nos pés de Marlon. Marcando, o Globo/RN forçaria uma nova série, alternada, até a definição do classificado. Perdendo, o Globo/RN estaria eliminado. Mas o volante bateu com calma e categoria, mais uma cobrança no canto esquerdo de Alencar, deslocado.

O habilidoso Charles abriu as alternadas e o pior aconteceu... Rodrigo Carvalho defendeu. Felipinho teve a bola da classificação. Bateu no canto esquerdo, como a maioria dos cobradores. E desta vez Alencar pegou, deixando tudo igual na primeira série alteranda.

Esperanças renovadas, Ítalo foi para a bola. E, mais uma vez, Rodrigo Carvalho pegou, lá no famos canto esquerdo.. Mais uma vez o Globo/RN teve a bola do jogo e da classificação, nos pés de Fernando, que cobrou à meia-altura, no canto direito, com espetacular defesa de Alencar...

Veio a terceira série individual alternada. Bernardo, que havia perdido a cobrança contra o Moto Club/MA, foi para a bola e converteu. A responsabilidade virou. Agora a obrigação do Globo/RN era marcar para provocar a quarta série de cobranças. Mas Alencar manteve o pique e defendeu de novo, garantindo a classificação e a festa fastiana!!!

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 1-0 Globo/RN
Na disputa por pênaltis Fast Clube/AM 6-5 Globo/RN
Sábado, 26 de Dezembro de 2020, às 16 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão - Série D 2020
Oitavas de Finais - Jogo de Volta - Grupo C4
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon/PR
Assistente 1: Luciano Roggenbaum/PR
Assistente 2: Joao Fabio Machado Brischiliari/PR
4º Árbitro: Halbert Luis Moraes Baia/AM
Analista de Campo: Vladimir Pessoa Bastos/AM
Gol: Régis 21 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Bernardo Benjamin 3, Jacaré 22, Charles 22 e Negueba 45 minutos do segundo tempo.
Fast Clube/AM: Alencar; Régis, Bernardo Benjamin, Thiago Spice e Ítalo; Dênis Pedra (Pelezinho, no intervalo), Janeudo e Marco Goiano (Charles, no intervalo); Dija Baiano, Thiago Pará (Bernardo 6/2º) e Ronan (Édison Negueba 39/2º). Treinador: Ricardo Lecheva.
Suplentes: Luiz Carlos, Bruno Saul, Bernardo, Alisson, Guilherme Möller, Guigui, Germano, Igor, Pelezinho, Charles, João Lucas e Édison Negueba.
Globo/RN: Rodrigo Carvalho; Leozinho, Raniery (Chaparral 20/2º), Marlon e Fernando; Vitor, Álvaro (Marcelinho 20/2º) e Aurélio (Felipinho 20/2º); Beleu (Jacaré 11/2º), Édson Kapa (Alan James 13/1º) e Negueba. Treinador: Renatinho Potiguar.
Suplentes: Mizael, Felipinho, Jacaré, Marcelinho, Chaparal, Alyson, Gedson e Alan James.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários