[NOVO CAMPEONATO AMAZONENSE 2020] - Na abertura da competição, Amazonas/AM vence Nacional/AM por 2-1, de virada

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antônio Assis/FAF
Manaus/AM - Finalmente começou !!!

A bola rolou para o Novo Campeonato Amazonense 2020, 11 meses depois do cancelamento do Barezão 2020, ano passado, em razão da pandemia de Coronavírus.

E começou com o confronto entre Amazonas/AM e Nacional/AM, na Arena Vivaldo Lima.

Antes do começo da partida, o protocolar 1 minuto de silêncio pelas vítimas amazonenses da Covid-19. O Nacional/AM fez homenagem póstuma a 3 torcedores: Adriano Reis, Mauro Fernandes, fundador e ex-Presidente da Torcida Organizada Naça Jovem e Adalberto Gomes, o GG.

Com o início da partida, logo se destacaram Leozinho, Flamel e Everson Bilau pelo Nacional/AM, e Matheus Jorge pelo Amazonas/AM.

O primeiro lance de perigo no jogo ocorreu aos 6 minutos, em jogada em velocidade pelo lado direito do ataque do Amazonas/AM, com cruzamento na área. A defesa nacionalina tirou parcialmente e Íbson dominou, na entrada da área, e bateu forte, com Romão chegando travando o chute adversário, com a bola saindo em escanteio.

A resposta do Nacional/AM veio 2 minutos depois, com Everson Bilau arrancando em velocidade, desde o campo defensivo, até sofrer falta de Magno, que levou cartão amarelo.

O Nacional/AM voltou a criar pela direita aos 13 minutos, com Jones acionando Marcelo Philipi, com a bola desviando para escanteio, na tentativa do lateral-direito de cruzar na área.

Everson Bilau voltou a apreentar perigo, em jogada de velocidade, agora pela esquerda, mas Mário Pierre chegou para tirar o perigo, com o Nacional/AM ganhando mais um escanteio.

Aos 30 minutos, numa disputa entre Gleysson e Cris, o atacante do Amazonas/AM deixou a sola do pé e acabou levando cartão amarelo.

Em boa jogada de ataque, pela direita, Matheus Jorge recebe de frente, mas bate muito mal, isolando...

O Nacional/AM respondeu de imediato. Dois minutos depois, Everson Bilau ganhou no meio, arrancou em velocidade, abriu na esquerda para Leozinho, que cruzou com açúcar e com afeto na pequena área, onde Flamel, livre de marcação, perdeu, de forma incrível.

O veterano atacante Soares escorou de cabeça, aos 41 minutos, com o goleiro Adrian Serpa espalmando e a zaga nacionalina tirando o perigo em definitivo.

Em novo lance de perigo, Romão bateu escanteio, aos 42 minutos. Jones cabeceou, houve desvio na zaga e Romão não deixou a bola sair, dominando e cruzando para trás, novamente para Jones, que bateu com muito perigo, mas por cima.

Nos descontos, aos 46 minutos, cobrança de falta de Flamel, no bico esquerdo ofensivo da grande área, buscando o ângulo superior esquerdo, Rafael Khan defendeu com firmeza.

E sem maiores emoções terminou o primeiro tempo.

Para o segundo tempo, o Amazonas veio com duas alterações: Lucas Fabrício no lugar de Soares e Diogo Alemão na vaga de Otávio. Mas foi o Nacional/AM quem voltou melhor.

Logo no primeiro minuto, Leozinho desceu pela esquerda e rolou para Jones, que de frente, bateu firme, para defesa de Rafael Khan, em dois tempos.

Dois minutos depois, Everson Bilau desceu em velocidade pela direita, no mano a mano contra Mendonça, tentou o drible e acabou desarmado pelo lateral adversário, desperdiçando boa chance.

Marcelo Philipi cruzou da direita, aos 4 minutos, e na pequena área, caindo, Leozinho leva vantagem contra dos marcadores adversários e empurra para o fundo das redes, abrindo o placar na Arena Vivaldo Lima (foto abaixo).
O Amazonas/AM tentou responder aos 6 minutos, quando Íbson tabelou com Matheus Jorge e abriu para Lucas Fabrício, na esquerda, que limpou o lance mas bateu fraco, para fácil defesa de Adrian Serpa.

Inspirado, Leozinho arrancou desde o campo defensivo, aos 8 minutos, sendo parado por Mário Pierre, pela esquerda, a centímetros da grande área. Cartão amarelo para Mário Pierre e falta perigosa, lateral, para o Nacional/AM.

Na cobrança de Flamel, Mário Pierre ira de cabeça, mandando a escanteio. Na cobrança do tiro esquinado, fechado, Flamel tentou surpreender Rafael Khan, que atento, defendeu firme.

Em falta besta, de jogo, de Judá sobre Diogo Alemão, aos 13 minutos, o volante nacionalino recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de jogo, em lance capital da partida.

Ato contínuo, Ruy Scarpino colocou Pedro Igor em campo, no lugar de Adriano. No Nacional/AM, Alan George sacou Leozinho para a entrada de Bruno Domingues, na tentativa de recompor o setor de marcação do meio de campo.

Cleberson Varane no lugar de Cris, aos 18 minutos, foi a segunda mexida nacionalina. No Amaonas/AM, Maxwell na vaga de Thiago Pereira, aos 21 minutos, foi a quarta mexida de Ruy Scarpino.

O empate por pouco não surgiu aos 23 minutos, em batida de Gleysson pelo lado esquerdo, de três dedos, com muito efeito, assustando Adrian Serpa. Três minutos depois, Íbson abriu na direita para Matheus Jorge, que bateu cruzado, com perigo, mas para fora.

Duas mudanças, uma de cada lado, aos 28 minutos. Na Onça Pintada saiu Matheus Jorge para a entrada do volante Delciney, retornando ao futebol. No Leão da Vila Municipal, Júnior Baé deixou o campo, substituído por Lucas Guerreiro.

Jones dá uma caneta em seu marcador, em jogada acrobática, aos 30 minutos, e a bola chega em Bruno Domingues, que bate de frente, com muito perigo, à esquerda de Rafael Khan.

Mesmo com um a menos, o Nacional/AM quase ampliou aos 31 minutos, em conclusão de Jones da intermediária, tentando supreender Rafael Khan.
O Amazonas/AM chegou aos 34 minutos, quando Íbson tocou para Maxwell na esquerda, que bateu torto, descalibrado. No meio do caminho Lucas Fabrício dominou, ajeitou e bateu cruzado, tirando tinta da trave esquerda de Adrian Serpa.

O empate do Amazonas/AM surgiu aos 36 minutos em jogada que iniciou com Íbson, chegou a Magno na direita que cruzou para Pedro Igor, de cabeça, marcar.
Deu tempo nem do Nacional/AM assimilar o golpe e aos 38 minutos, depois de cobrança de escanteio de Maxwuell pela esquerda que encontrou o zagueiro Mário Pierre, livre de marcação. O grandalhão fez de cabeça, virando o placar.

O Nacional/AM ainda tentou chegar ao empate e aos 41 minutos Everson Bilau fez grande jogada individual, sendo parado por Delciney com falta, pelo lado esquerdo do ataque. Delciney levou cartão amarelo. Romão cobrou com perigo, mas por cima do gol de Rafael Khan.

O segundo tempo teve 6 minutos de acréscimos. E foi de lá e cá. Aos 47 minutos, Flamel bateu falta alçando na área e Diogo Alemão tirou, mandando a escanteio.

No lance seguinte, Lucas Fabrício recebeu na esquerda e lançou no meio da zaga para Pedro Igor, que não acreditou na jogada, aparentemente pensando estar impedido.

No abafa, Flamel joga na área de novo, em cobrança de falta, aos 50 minutos. A zaga corta e inicia contra-ataque com Magno, que sofre falta providencial, ainda no meio de campo, que rendeu cartão amarelo para Everson Bilau, o autor da infração.

Fim de jogo e vitória do Amazonas/AM sobre o Nacional/AM por 2-1, resultado importante no difícil e forte Grupo A do Novo Campeonato Amazonense 2020.

Os dois times terão como próximo adversário o Penarol/AM. Pela 2ª Rodada, o Nacional/AM vai a Itacoatiara/AM, nesta sexta-feira (19/02). O Amazonas volta a jogar na próxima terça-feira (23/02), também em Itacoatiara/AM.

Ficha Técnica:
Amazonas/AM 2-1 Nacional/AM
Segunda-Feira, 15 de Fevereiro de 2021, às 15h30min (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Novo Campeonato Amazonense 2020
1ª Rodada da Primeira Fase - Grupo A
Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá/AM
Assistente 2: Hugo Agostinho Chaves da Paixão/AM
4º Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Gols: Leozinho 4, Pedro Igor 36 e Mário Pierre 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Magno 8, Gleysson 30, Soares 36 e Judá 40 minutos do primeiro tempo. Mário Pierre 8, Diogo Alemão 27, Íbson 41 e Everson Bilau 50 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Judá 13 minutos do segundo tempo, pelo segundo cartão amarelo.
Amazonas/AM: Rafael Khan; Magno, Mário Pierre, Thiago Pereira (Maxell 21/2º) e Mendonça; Otávio (Diogo Alemão, no intervalo), Adriano (Pedro Igor 14/2º) e Íbson; Matheus Jorge (Delciney 29/2º), Soares (Lucas Fabrício, no intervalo) e Gleysson. Treinador: Ruy Scarpino.
Suplentes: Oliveira, Romarinho, Alan Ferreira, Maxwell, Diogo Alemão, Delciney, Carlos Felipe, Lucas Rafael, Lucas Fabrício e Pedro Igor.
Nacional/AM: Adrian Serpa; Marcelo Philipi, Anderson Bandeira, Cris (Cleberson Varane 18/2º) e Romão; Júnior Baé (Lucas Guerreiro 29/2º), Judá, Leozinho (Bruno Domingues 15/2º) e Flamel; Everson Bilau e Jones. Treinador: Alan George.
Suplentes: Adalberto, Alan Patrick, Cleberson Varane, Leandrinho, Bruno Domingues, Lucas Guerreiro, Antony, Gabriel, Vitinho, Rafael Nogueira e Vinícius Gyan.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários