[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Princesa do Solimões/AM perde pênalti e só empata com o Penarol/AM em Manacapuru/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Victor Normando/FAF
Manaus/AM - Encerrando a 2ª Rodada do Campeonato Amazonense 2021, Princesa do Solimões/AM e Penarol/AM fizeram o duelo da tarde de domingo (14/03), em jogo isolado, no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM.

Sem o lateral-direito Dedé, Tico foi o sustituito, na única alteração promovida por Aderbal Lana com relação ao time da estreia, que empatou em 1-1 contra o Amazonas/AM, no domingo passado (07/03). Duas novas atrações no banco de reservas: Guilherme e Marquinho.

O Penarol/AM, que estreou com um time reserva, voltou a atuar com os jogadores considerados titulares, com duas mudanças, e significativas. Derlan, ex-Manaus FC/AM e Moto Club/MA fez sua estreia, na vaga de Ramón. E na frente, João Lucas no lugar de Jairo Paraíba, que não foi o único atacante ausente. Acosta, veterano uruguaio de 44 Anos, sequer foi no banco de reservas.

Quando a bola rolou, o Princesa do Solimões/AM mostrou mais iniciativa, apesar dos clubes demorarem a criar as primeiras boas oportunidades. Logo, o goleiro Pedro Henrique, Herói do título do Penarol/AM de 2020, na cobrança de pênaltis, começou a se destacar.

Aos 11 minutos Luciano cobrou escanteio e Frank Alberto quase marcou de cabeça, não fosse a grande intervenção do goleiro penarolense. Dois minutos depois, Alessandro Toró ajeitou para Luciano bater com estilo, com o goleiro fazendo nova boa defesa, mandando a escanteio.

No lance seguinte, Luciano tentou de novo, agora por cima, para tranquilidade de Pedro Henrique. Do outro lado, o veterano goleiro Rascifran também trabalhou, aos 24 minutos, em chute de longe de Lucas Espiga.

O Tubarão do Norte voltou a levar perigo em dois lances consecutivos. Aos 27 minutos, Frank Alberto tentou colocado, cheio de estilo, e Pedro Henrique defendeu de forma segura. Dois minutos depois, Antônio tentou, mas para fora.

O primeiro tempo terminou com o Princesa do Solimões/AM exercendo pressão sobre o atual Campeão Amazonense. Aos 32 minutos, Haylan fez boa jogada e cruzou para Antônio, que não alcançou, chegando atrasado. Passados 4 minutos, Tico arriscou da direita para nova boa defesa de Pedro Henrique.

Depois de cruzamento de Luciano, a zaga do Penarol/AM rebateu mal e Alessandro Toró pegou a sobra, batendo forte, mas para fora, aos 37 minutos.

A blitz princesina continuava e aos 39 minutos Haylan fez outra boa jogada pela direita, a bola atravessou a área até o outro lado onde Fabrício dominou e cruzou na área, com Luciano cabeceando com estilo, para outra estilosa defesa de Pedro Henrique.

E mesmo com a insistência do Tubarão do Norte, o primeiro tempo terminou com o placar em branco, grande parte por responsabilidade de Pedro Henrique, com grande atuação e defesas.

Para o segundo tempo, o Penarol/AM voltou com duas mudanças, na tentativa de equilibrar as ações da partida. O estreante Derlan deu lugar ao também estreante Rafael Franco. E João Lucas foi substituído por Caça-Rato.

De início, o panorama permaneceu o mesmo. Aos 4 minutos, Haylan bateu forte, para mais uma grande defesa de Pedro Henrique. cinco minutos depois, Aderbal Lana mexeu pela primeira vez, trocando Antônio por Jonas.

A superiodidade do Princesa do Solimões/AM transformou-se em vantagem no placar aos 14 minutos, depois de cruzamento de Frank Alberto cuja sobra caiu nos pés de Luciano, que bateu inapelável, sem chances para o paredão Pedro Henrique.

Porém, deu nem tempo de comemorar e o Iluminado Lucas Espiga, vivendo grande fase na carreia, empatou 2 minutos depois, também aproveitando um rebote, de dentro da área.

Cinco minutos depois, Rasicifran precisa sair da área para conter o avanço de Lucas Espiga com falta, levando cartão amarelo. O veterano Neto entra no lugar de Haylan, aos 27 minutos, na segunda alteração no Princesa do Solimões/AM.

O time manacapuruense voltou a exercer pressão sobre o adversário. aos 31 minutos, Jonas é travado na hora do chute, dentro da área, com a bola saindo a escanteio.

Após a cobrança, Deurick cabeceia para o chão, Ivanzinho tenta o corte mas apenas desvia e Pedro Henrique salva, mais uma vez.
Três substituições foram processadas aos 36 minutos. No Princesa do Solimões/AM, Thiago Macena entrou no lugar de Tico. No Penarol/AM, saíram Edinho e Edirley, para as entradas de Denner e Marcão, respectivamente.

Ivanzinho cometeu pênalti em Jonas, aos 38 minutos. Na cobrança de Jonas, no minuto seguinte, Pedro Henrique catou no canto direito, evitando o segundo do Princesa do Solimões/AM, mandando a escanteio.

Após a cobrança, aos 41 minutos, Pedro Henrique solicitou atendimento médico. No retorno, depois da cobrança do escanteio, Luciano aproveitou a sobra e... De novo Pedro Henrique salvou !!!

Impossível, Pedro Henrique fez duas excelentes defesas aos 45 minutos. Primeiro da cobrança de falta de Luciano, no ângulo superior esquerdo, mandando a escanteio. Depois, no bate rebate seguido à cobrança de escanteio, após a bola beijar a trave.

Em cibranças de faltas de Luciano, ambas sofridas por Jonas, o Princesa do Solimões/AM voltou a assustar, aos 48 minutos e 51 minutos. Mas no final prevaleceu o empate em 1-1, o segundo consecutivo do Tubarão do Norte em casa pelo mesmo placar.

O Penarol/AM manteve o 3º lugar na classificação, mas perdeu o rendimento total, de 100%. E volta para Itacoatiara/AM reverenciando, mais uma vez, o goleiro Pedro Henrique, Herói da partida.

Ficha Técnica:
Princesa do Solimões/AM 1-1 Penarol/AM
Domingo, 14 de Março de 2021, às 15h30min (de Manacapuru/AM)
Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM
Campeonato Amazonense 2021
2ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá/AM
Assistente 2: Wendell Saraiva Silva/AM
4º Árbitro: Luis Rodrigo Barbosa Oliveira/AM
Gols: Luciano 14 e Lucas Espiga 16 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Douglas Reis 16 minutos do primeiro tempo. Rascifran 22 minutos do segundo tempo,
Princesa do Solimões/AM: Rascifran; Tico (Thiago Macena 36/2º), Eric, Deurick e Frank Alberto; Felipe Eduardo, Luciano e Alessandro Toró; Hayllan (Neto 27/2º), Antônio (Jonas 9/2º) e Fabrício. Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Luis Paulo, Raul, Negão, Guilherme, Marquinho, Glilson, Thiago Macena, Alan, Jonas e Neto.
Penarol/AM: Pedro Henrique; Douglas Reis, Ivanzinho, Iuri Silva e Marcelo Cardoso; Derlan (Caça-Rato, no intervalo), Edirley (Marcão 36/2º), Alberto (Lucas Cordeiro 47/2º) e Edinho (Denner 36/2º); Lucas Espiga e João Lucas (Rafael Franco, no intervalo). Treinador: Edmílson de Jesus.
Suplentes: Bernardo Carvalho, Caça Rato, Denner, Marcão, Rafael Franco, Janderson, Lucas Cordeiro, Ronivaldo e Matheus Dias.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários