[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Tudo no segundo tempo: com gol de Vanilson e dois expulsos, Manaus FC/AM vence Cliper/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Victor Normando/FAF
Manaus/AM - O Manaus FC/AM venceu sua segunda partida no Campeonato Amazonense 2021, contra o estreante Cliper/AM, manteve o aproveitamento máximo e vice-liderança da competição, perdendo nos critérios de desempate (saldo de gols) para o Nacional/AM.

Sem Tiago Costa, contundido, Dudu Mandai reapareceria na lateral-esquerda. Sim, reapareceria. No aquecimento, o lateral, que voltava de contusão, sentiu, e acabou substituído por Erivélton, com Douglas Lima sendo improvisado no setor.

A maior supresa do Gavião do Norte foi a inesperada mundança no comando técnico. Luizinho Vieira foi demitido e Luizinho Lopes voltou a ser o treinador, após ter sido também dispensado uma rodada antes do término do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão de 2020.

E ele já implementou uma alteração, fazendo o Manaus FC/AM voltar a jogar com 3 atacantes. Para isso, sacou o volante Guilherme Amorim e efetiu Vanilson como titular.

O Cliper/AM, Campeão da Segunda Divisão em 2020, voltava à Elite do Futebol Amazonense depois de 14 Anos ausente. Folgou na 1ª Rodada, quando deveria enfrentar o Fast Clube/AM, que desistiu, e por isso fazia sua reestreia.

A partida começou truncada e somente aos 6 minutos saiu o primeiro lance de emoção, com Douglas Lima arriscando e Darlan jogando a escanteio.

Com apenas 10 minutos de jogo já surgiu o primeiro cartão amarelo, para Gabriel Davis. Dois minutos depois, Foguete é driblado por Philip e não resta outra alternativa a não ser fazer a falta para evitar a progressão em velocidade do adversário, levando cartão amarelo.

Mesmo com maior posse de bola, o Manaus FC/AM tinha dificuldade em furar o bloqueio defensivo do Cliper/AM. aos 22 minutos Douglas Lima cobrou escanteio pela esquerda e Vanilson furou, próximo à marca do pênalti.

O jogo continuava truncado e faltoso. Dedimar, Diego Rosa e Juninho também levaram cartões amarelos, aos 31 minutos, contabilizando a incrível marca de 5 cartões amarelos aplicados, na média, 1 a cada 6 minutos de bola rolando.

Até para dar uma quebrada nessa sequência, a arbitragem concedeu tempo técnico, para reidratação, dos 31 aos 33 minutos. E na volta, o Manaus FC/AM quase abriu o placar, com Gabriel Davis subindo com liberdade para aparar de cabeça a cobrança de escanetio de Douglas Lima, mas por cima do gol.

Em boa jodaga de Philip pela direita, aos 39 minutos, o atacante tocou para trás, para a chegada do volante Vinícius Barba, que bateu muito por cima, para fora.

Nos descontos do primeiro tempo, aos 48 minutos, Edvan deixa Erivélton na cara de Darlan, com Erivélton marcando o gol, anulado pela arbitrgem, que anotou impedimento na jogada.

Nem bem começou o segundo tempo e o Manaus FC/AM finalmente achou o gol. Luis Fernando lança consciente da intermediária defensiva, Vanilson recebe nas costas de Diogo Jurandir e, quase da linha da pequena área, bate cruzado, inapelável, vencendo Darlan.

Aos 11 minutos o lateral-direito Foguete sentiu contusão e precisou ser substituído, por Cristiano Natal. Foi a senha para o início das substituições.

No Manaus FC/AM, aos 15 minutos, saíram Edvan e Philip, para as entradas de Guilherme Amorim e Rafael Ibiapino, respectivamente.

Douglas Lima bateu falta com muito perigo, aos 18 minutos, exigindo boa defesa de Darlan. Três minutos depois, o atacante Charles Chenko, voltando a atuar depois de quase dois anos, entrou no lugar Raphinha.

Na última mexida de Alberone Souza, aos 25 minutos, Róbson entrou na vaga de Juninho. No minuto seguinte, Diego Rosa fez falta para conter contra-ataque do Cliper/AM, segurando Heltinho pela camisa e acabou expulso, pelo segundo cartão amarelo (foto abaixo).
Com um jogador a menos, Luizinho Lemos trocou o atacante Vanilson pelo volante Márcio Passos, aos 30 minutos. Mas a situação piorou dois minutos depois, quando Gabriel Davis foi expulso, com cartão vermelho direto, por desferir cotovelada em Crisiano Natal na disputa da bola.

Entrou mais um volante no Manaus FC/AM, Gilson, aos 41 minutos, no lugar de Erivélton. Mesmo com 2 jogadores a mais em campo, o Cliper/AM não conseguiu o empate, apesar dos 6 minutos de acréscimos no segundo tempo.

Final de partida e vitória do Manaus FC/AM por 1-0, chegando aos mesmos 6 pontos do Nacional/AM, que lidera em razão do saldo de gols, fruto da goleada na véspera, sobre o Iranduba/AM, por 7-0.

Ainda que derrotado, o Cliper/AM larga em 7º lugar, numa competição que classifica os 8 melhores da Primeira Fase para as Quartas de Finais.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 1-0 Cliper/AM
Sexta-feira, 12 de Março de 2021, às 16 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Beningo, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2021
2ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Halbert Luis Moraes Baia/AM
Assistente 1: Noélia Chaves da Paixão/AM
Assistente 2: José Luis de Oliveira Ramos/AM
4º Árbitro: Thiago de Oliveira Taveira/AM
Cartões amarelos: Gabriel Davis 10, Foguete 12, Dedimar 31, Diego Rosa 31 e Juninho 31 minutos do primeiro tempo. Luis Fernando 9, Rafael Ibiapino 20 e Cristiano Natal 22 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Diego Rosa (pelo segundo cartão amarelo) 26 e Gabriel Davis (cartão vermelho direto) 32 minutos segundo tempo.
Gol: Vanilson 1 minuto do segundo tempo.
Manaus FC/AM: Rafael de Jesus; Edvan (Guilherme Amorim 15/2º), Thiago Spice, Luis Fernando e Douglas Lima; Vinícius Barba, Erivélton (Gilson 41/2º) e Gabriel Davis; Philip (Rafael Ibiapino 15/2º), Diego Rosa e Vanilson (Márcio Passos 30/2º). Treinador: Luizinho Lopes.
Suplentes: Gleibson, Jefferson Reis, Dudu Mandai, Ramón, Márcio Passos, Gilson, Guilherme Amorim, Alex, Ely, Yuri, Rafael Ibiapino e Jackie Chan.
Cliper/AM: Darlan; Foguete (Cristiano Natal 10/2º), Diogo Jurandir, Dedimar e Matheus Íton; Rafael Borges, Juninho (Róbson 25/2º), Thiago Bigo e Raphinha (Charles Chenko 21/2º); Heltinho e Caíque.Treinador: Alberone Souza.
Suplentes: Bruno Saul, Luan, Cordeiro, Cristiano Natal, Róbson, Charles Chenko e Terlison.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários