[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Cliper/AM goleia Iranduba/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Victor Normando/FAF
Manaus/AM - A 8ª Rodada do Campeonato Amazonense 2021 começou com uma chuva de gols, em pleno verão castigante de Abril.

Na tarde desta quarta-feira (07/04), o Cliper/AM assumiu a vice-liderança provisória da classificação, com elástica vitória sobre o Iranduba/AM, lanterna absoluto da competição.

O Iranduba/AM, que perdeu o treinador Gabriel Moura, demitido após 7 derrotas, 2 pelo Novo Barezão 2020 e 5 pelo Barezão 2021, teve Thiago Rafael como treinador interino.

E entrou em campo com muitas mudanças. Alguns jogadores sequer foram relacionados, casos do goleiro Marcus Vinícius, além de Garrido, Lyncoln, João Vitor, Paraíba e Manjuba.

Diego, reserva nos 5 jogos anteriores, assistindo do banco a atuação de 3 goleiros diferentes (Big, Rodrigo e Marcus Vinícius), finalmente teve sua chance...

E ele foi o único goleiro relacionado entre os 16 jogadores. No banco de reservas, com a camisa 1 e uniforme de goleiro, apareceu o meia atacante Paraíba.

No miolo de zaga, Negueba, regularizado na terça-feira (06/04), estreou. Samuel e Geraldo cumprindo suspensão por expulsões, foram substituidos por Bruno Silva e Lucão, ambos também estreantes.

Embalado pela vitória sobre o Penarol/AM em Itacoatiara/AM, na rodada passada, que marcou o retorno do treinador Mazinho ao clube, o Cliper/AM teve apenas uma alteração: o veterano Darlan foi para o banco de reservas, com Bruno Saul de titular.

Entre os reservas, uma estreia significativa: Edinho Canutama, anunciado em 23 de Fevereiro, finalmente apareceu, recuperado de contusão.

Demorou nem um minuto de bola rolando para o Cliper/AM mostrar seu apetite. Foguete arriscou do bico direito da grande área, com Diego fazendo boa defesa.

O Iranduba/AM respondeu de pronto, com Sávio recebendo bom lançamento, ficando cara à cara com Bruno Saul, deslocando o goleiro, mas tirando um pouco demais, com a bola beijando a trave.

O Cliper/AM chegou de novo pela direita, aos 6 minutos, com Foguete fazendo boa jogada e rolando para Raphinha, que bateu muito mal, por cima do gol, isolando e perdendo boa chance.

O massacre começou aos 10 minutos. Charles Chenko enfiou no meio para Caíque, que entrou na área, driblou Diego e bateu para o gol vazio, abrindo a goleada.

O artilheiro Charles Chenko recebeu o presente de volta de Caíque, aos 14 minutos, mas preferiu rolar para a chegada de Matheus Íton, que tocou para o gol, sem goleiro, ampliando.

Quatro minutos depois, finalmente Charles Chenko deixou o dele, em jogada veloz de Foguete pela direita, aproveitando o cruzamento, dentro da pequena área (foto abaixo). Foi o 4º gol de Charles Chenko na competição, agora também um dos vice-artilheiros.
O Cliper/AM, a partir dos 10 minutos, parecia um relógio suiço, tamanha a precisão do intervalo de seus gols marcados. Assim, aos 22 minutos surgiu o 4º gol, com Raphinha aproveitando outra boa jogada pela direita, agora de Juninho.

Estava fácil demais. Aos 35 minutos Caíque tocou de calcanhar, deixando Raphinha frente a frente com Diego, com o meia marcando o 5º gol da goleada, seu 2º na partida.

Thiago Rafael fez a primeira mudança no Iranduba/AM aos 37 minutos, tirando Bruno Silva e colocando Allan Manaus em campo.

Relaxado com tamanha facilidade, o Cliper/AM acabou tomando dois gols. Aos 38 minutos Gabriel Ceará recebeu pela esquerda, levantou a cabeça e percebeu Bruno Saul adiantado e com muita classe e estilo bateu por cobertura, marcando um GOLAÇO !!!

Aos 47 minutos, depois de cobrança de escanteio, Bruno Saul e Róbson não se entenderam e na sobra, de novo, Gabriel Ceará marcou. E olha que no minuto anterior, no lance que originou o escanteio, Bruno Saul fez grande defesa em finalização à queima roupa do próprio Gabriel Ceará.

No segundo tempo, o Cliper/AM voltou mais atento e continuou a marcar gols, praticamente em ritmo de treino. Aos 5 minutos, Caíque tocou para Charles Chenko que foi desarmado. Na sobra, Matheus Íton cruzou para o pequenino Caíque marcar, de cabeça, o 6º gol.

Três minutos depois, o Iranduba/AM saiu jogando errado, Caíque aproveitou e rolou para Thiago Bigo, que da entrada da área bateu firme e marcou o 7º gol do Cliper/AM.

Com a vitória tranquila e assegurada, Mazinho fez 3 substituições aos 10 minutos, trocando Luan por Lídio; Matheus Íton por Alex; e Charles Chenko por Edinho Canutama.

Em outra saída de bola errada do Iranduba/AM, aos 14 minutos, surgiu o 8º gol. Foguete tocou para Edinho Canutama, na cara do coitado Diego, que foi mais uma vez vencido.

Sávio recebeu na direita, aos 19 minutos, deixou Lídio para trás na corrida e bateu mal, tendo como boa oção de passe Gabriel Ceará, livre de marcação pelo meio.

Em outro duelo Sávio versus Lídio, aos 31 minutos, o atacante progride em velocidade, limpa o zagueiro dentro da área e é derrubado. Sávio, com 2 gols marcados na competição, ambos de pênalti, cobra no canto esquerdo de Bruno Saul, que defende e evita o 3º gol do Iranduba/AM.

O zagueiro se redimiu aos 35 minutos, marcando o 9º gol, de cabeça, depois de cobrança de escanteio de Thiago Bigo.

A goleada foi fechada aos 37 minutos, depois que Edinho Canutama fez jogada em velocidade pela esquerda e tocou para Cristiano Natal marcar.

Final da partida, e um grande saldo do Cliper/AM, pulando da 5ª para a 2ª posição, com os mesmos 11 pontos do Amazonas/AM, mas um saldo de gols melhor.

O Iranduba/AM perdeu sua 8ª partida no ano, todas as que disputou.

Ficha Técnica:
Iranduba/AM 2-10 Cliper/AM
Quarta-feira, 07 de Abril de 2021, às 16 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Beningo, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2021
8ª Rodada da Primeira Fase
Árbitra: Elivane Trindade da Costa
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá
Assistente 2: Eliane Nogueira dos Santos
4º Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior
Gols: Caíque 10, Maheus Íton 14, Charles Chenko 18, Raphinha 22, Raphinha 35, Gabriel Ceará 28 e Gabriel Ceará 47 minutos do primeiro tempo. Caíque 5, Thiago Bigo 7, Edinho Canutama 15, Lídio 35 e Cristiano Natal 37 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Luan 26 minutos do primeiro tempo. Charles Chenko 10, Edinho Canutama 15, Róbson 26, Dodô 33 minutos do segundo tempo e Cristiano Natal, após o jogo, por reclamação contra a arbitragem.
Iranduba/AM: Diego; Índio, Negueba, Wesley e Matheus Felipe; Dodô (Bruno Andrade 38/2º), Bruno Silva (Allan Manaus 37/1º, depois Odonel 38/2º), Sávio (Laírton 38/2º) e Gabriel Ceará; Lucão e Nathan (Rigson 6/2º). Treinador: Thiago Rafael (Interino).
Suplentes: Paraíba, Bruno Andrade, Rigson, Laírton, Odonel e Allan Manaus.
Cliper/AM: Bruno Saul; Foguete, Dedimar, Luan (Lídio 10/2º) e Matheus Íton (Alex 10/2º); Juninho, Róbson (Cristiano Natal 29/2º), Thiago Bigo (Heltinho 36/2º) e Raphinha; Charles Chenko (Edinho Canutama 10/2º) e Caíque. Treinador: Mazinho.
Suplentes: Darlan, Lídio, Cristiano Natal, Vithor Mar, Alex, Edinho Canutama, Heltinho, Terlison, Ronni, Kelve e Paulo Ricardo.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários