[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Jones perde pênalti, defendido por Darlan, e Nacional/AM e Cliper/AM empatam sem gol na Colina

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Denir Simplício
Manaus/AM - Fechando os jogos de Ida das Quartas de Finais, Cliper/AM e Nacional/AM se enfrentaram na noite desta quinta-feira (22/04), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM.

Na frieza dos números, o confronto mais equilibrado das Semifinais. O Nacional/AM terminou a Primeira Fase em 4º lugar e o Cliper/AM veio logo em seguida, na 5ª posição.

A campanha dos times foi quase idêntica: 11 pontos conquistados, com 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Cada time marcou 16 gols. E o desempate veio no saldo de gols, com diferença mínima - o Nacional/AM sofreu 10 gols, um a menos que o Cliper/AM.

Mazinho promoveu 3 alterações no Cliper/AM. Na zaga, Lídio apareceu no lugar de Luan, que foi para o banco. E Wellinghton e Edinho Canutama também voltaram para a reserva, com os retornos de Róbson e Charles Chenko.

O Nacional/AM contou com a volta do zagueiro Cris, ausente dos últimos jogos por contusão, no lugar de João Bruno e também de Anderson Bandeira. Mas perdeu, no aquecimento, o atacante Lucas Gadelha, entrando Jones.

Alan George fez outras mudanças, nas laterais, mais uma vez. Na direita, Marcelo Phillipi perdeu a posição, de novo, para Alan Patrick. Na esquerda, Romão teve mais uma chance, no lugar de Fabiano.

O jogo foi de poucas chances e baixo nível técnico. Mas o Nacional/AM perdeu a chance de aumentar sua vantagem no confronto, ao desperdiçar um pênalti, cobrança de Jones, defendida por Darlan.

O Cliper/AM começou a partida com um pouco mais de efetividade, em especial pelo lado direito, onde Foguete e Juninho apareciam com perigo. Aos 8 minutos Charles fez bom lançamento para Foguete, dentro da área, com Romão se recuperando a tempo e efetuando o corte na jogada.

O Nacional/AM por pouco não abriu o placar aos 18 minutos. Romão cruzou da esquerda e Jones, livre, cabeceou bem da pequena área, mas Darlan fez grande defesa, praticamente um milagre.

Jones escorou de cabeça o cruzamento da direita, aos 35 minutos, e a bola tocou na mão de Dedimar, com Halbert Luis Moraes Baia marcando penalidade máxima.

Na cobrança, 2 minutos depois, Jones bate no canto esquerdo de Darlan, que voa e espalma para escanteio, realizando mais uma grande defesa na partida.

No último minuto do primeiro tempo, Thiago Bigo cobrou escanteio pelo lado esquerdo e o zagueiro Dedimar, mesmo pressionado pela marcação, cabeceou quase sem precisar sair do chão, com a bola beijando o travessão e saindo em tiro de meta.
O segundo tempo começou com dois cartões amarelos nos dois primeiros minutos: Anderson Bandeira e Juninho, que terá que cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão, no jogo da Volta, no domingo (25/04), novamente na Colina.

Aos 9 minutos, Renatinho cobrou escanteio e o zagueiro Henrique, na pequena área, cabeceou com perigo, mas por cima do gol de Darlan.

A partir dos 18 minutos, começaram as mexidas dos treinadores, para tentar melhorar o desempenho de suas equipes. A primeira substituição foi no Nacional/AM, com a saída de Roberto Henrique para a entrada de Bruno Domingues. Logo em seguida, Mazinho fez duas alterações: Cristiano Natal e Edinho Canutama nos lugares de Róbson e Raphinha.

Antony entrou em campo na vaga de Júnior Baé no Nacional/AM e Kelve no lugar de Caíque, no Cliper/AM, aos 32 minutos. Marcelo Phillipi substituiu Romão, aos 38 minutos.

Edinho Canutama criou boa chance aos 39 minutos, ao limpar a jogada em cima de Cris, bater de perna esquerda, mas para fora. Dois minutos depois o Nacional/AM respondeu com Marcelo Phillipi, que exigiu mais uma boa defesa de Darlan.

De cabeça, Henrique ainda levou perigo, aos 44 minutos. Mas no final, prevaleceu o placar em 0-0, em jogo de pênalti desperdiçado, poucas oportunidades, e baixo nível técnico,

Ficha Técnica:
Cliper/AM 0-0 Nacional/AM
Quinta-feira, 22 de Abril de 2021, às 19h30min (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2021
Quartas de Finais - Jogo de Ida
Árbitro: Halbert Luiz Moraes Baia/AM
Assistente 1: Uesclei Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 2: Kennedy Ramos Lucas/AM
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Cartões amarelos: Romão 44 minutos do primeiro tempo. Anderson Bandeira 1, Juninho 2 e Charles Chenko 27 minutos do segundo tempo.
Cliper/AM: Darlan; Foguete, Dedimar, Lídio e Matheus Íton; Juninho, Róbson (Cristiano Natal 19/2º), Thiago Bigo e Raphinha (Edinho Canutama 19/2º); Charles Chenko e Caíque (Kelve 32/2º). Treinador: Mazinho.
Suplentes: Bruno Saul, Luan, Diogo Jurandir, Cristiano Natal, Kelve, Wellinghton, Alex, Ronni, Heltinho, Terlison e Edinho Canutama.
Nacional/AM: Adrian Serpa; Alan Patrick, Henrique, Cris e Romão (Marcelo Phillipi 38/2º); Anderson Bandeira, Júnior Baé (Antony 32/2º), Roberto Henrique (Bruno Domingues 18/2º) e Renatinho; Vitinho e Jones. Treinador: Alan George.
Suplentes: Isac, Marcelo Phillipi, Cleberson Varane, Gabriel Manga, Antony, Bruno Domingues, Guto, Leozinho, Max Nóbrega, Lucas Gadelha, Rafael Nogueira e Gustavinho.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários