[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Manaus FC/AM vence São Raimundo/AM, mantém 100% de aproveitamento e retoma liderança

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Ismael Monteiro - Assessoria do Manaus FC/AM
Manaus/AM - No segundo jogo da 6ª Rodada da Primeira Fase do Campeonato Amazonense 2021, o Manaus FC/AM venceu o São Raimundo/AM por 2-1, na noite desta quarta-feira (31/03), na Arena Vivaldo Lima.

Com a vitória, e mesmo ainda tendo dois jogos adiados, o Manaus FC/AM retomou a liderança da competição, perdida provisoriamente para o Amazonas/AM, que venceu o Cliper/AM no jogo vespertido.

E ainda manteve a invencibilidade o aproveitamento máximo, 100% de performance, com 4 vitórias em 4 jogos.

O São Raimundo/AM manteve a 7ª posição, com 3 pontos em 5 jogos. Mas pode ser ultrapassado nesta quinta-feira (01/04), após a realização de Iranduba/AM - JC/AM. Se um dos clubes vencer, ultrapassa o Tufão da Colina na classificação.

Sem jogar pelo Campeonato Amazonense há duas rodadas, desde o dia 22 de Março, o Manaus FC/AM tinha o retorno de Gabriel Davis e Diego Rosa, expulsos na 2ª Rodada, na suada vitória sobre o Cliper/AM.

E eles voltaram ao time titular, com Gilson e Rafael Ibiapino voltando ao banco de suplentes.

E mesmo com Assis regularizado e Edvan à disposição, entre os reservas, Luizinho Lopes optou por escalar dois laterais improvisados: Guilherme Amorim apareceu pela primeira vez na direta. Douglas Lima permaneceu na esquerda, pelo 4º jogo consecutivo.

No São Raimundo/AM algo inédito desde a chegada de Sérgio Duarte. Pela primeira vez ele conseguiu repetir a escalação, matendo Wendel improvisado na lateral-direita.

E ainda teve 8 jogadores disponíveis no banco de reservas, praticamente um luxo. Hemerson, retornando de contusão no tornozelo, começou na entre os suplentes. E o jovem Luan Feitosa, 17 Anos, foi a novidade, relacionado pela primeira vez.

O Manaus FC/AM começou com mais posse de bola, mas o primeiro chute a gol, ocorrido somente aos 16 minutos, foi do São Raimundo/AM, com Miliano experimentando de longe, para defesa de Rafael de Jesus.

O primeiro lance perigoso do Manaus FC/AM foi construído 4 minutos depois, em jogada que começou atrás, com Thiago Spice. O zagueiro lançou Erivélton, que cruzou na área, onde Carlos Henrique falhou e por pouco Vanilson não aproveitou.

Nova chegada aos 24 minutos, com Diego Rosa cruzando para trás, pela direita, e Gabriel Davis batendo por cima do gol.

Matheus Melo assustou a defensiva colinense aos 31 minutos, ao soltar uma bola fácil, depois da cobrança de escanteio fechada de Douglas Lima, pela direita. Wendel aliviou o perigo, tirando de cabeça, para escanteio.

Apesar do ritmo morno, quase burocrático, na partida, o Manaus FC/AM abriu o placar ainda no primeiro tempo. Guilherme Amorim cruzou rasteiro da direita e Diego Rosa se antecipou a Carlos Henrique para tocar para o fundo das redes, aos 43 minutos.

O gol no final do primeiro tempo derrubou a estratégia defensiva montada por Sérgio Duarte, que voltou para o segundo tempo com Hemerson, um dos artilheiros do Barezão 2021, no lugar de Dênis Maranhão.
O segundo tempo começou com Matheus Melo salvando o São Raimundo/AM duas vezes seguidas. Antes de completar o primeiro minuto, aos 20 segundos, Vanilson cabeceou com perigo aós cruzamento da esquerda de Douglas Lima e o goleiro fez boa defesa.

Com 2 minutos de jogo na etapa complementar, o lance foi pela direita, com Guilherme Amorim, cruzando rasteiro. Vanilson chega de carrinho, da linha da pequena área e Matheus Melo faz um verdadeiro milagre, salvando com o pé a finalização à queima-roupa.

Jogada de bonita plasticidade foi criada pelo Manaus FC/AM aos 8 minutos. Douglas Lima cruzou da esquerda de chaleira, Diogo Rosa faz o corta-luz e Philip chega batendo para defesa de Matheus Melo, de novo.

E exatamente quando Manaus FC/AM estava melhor na partida, levou o empate, aos 11 minutos. Édison Negueba ganha na corrida de Thiago Spice pela direita e cruzou, com a bola desviando no zagueiro e vencendo Rafael de Jesus.

Por pouco o São Raimundo/AM virou o placar. Dois minutos depois, Édison Negueba e Thiago Spice repetiram o duelo, agora pelo lado esquerdo, com o zagueiro conseguindo interceptar o lance.

Enquanto Luizinho Lopes preparava 3 substituições, após levar o empate, o Manaus FC/AM chegou ao segundo gol, aos 14 minutos.

Em jogada de velocidade pela esquerda, Douglas Lima lança para Vanilson, que cruza para Erivélton tocar de primeira, de chapa, para defesa no susto de Matheus Melo. Pastor e Thiago Amazonense não conseguiram cortar e a bola continuou com o Manaus FC/AM.

Diego Rosa recuperou, recuou para Vinícius Barba que tocou para Guilherme Amorim, com este devolvendo na direita para Diego Rosa. O atacante cruzou rasteiro, com Gabriel Davis ajeitando e batendo com força, marcando, aos 16 minutos.

Em seguida, o Manaus FC/AM processou a substituição tripla: Edvan no lugar de Guilherme Amorim; Assis na vaga de Douglas Lima; e Gilson substituindo Vinícius Barba.

Em contra-ataque rápido pela esquerda, Édison Negueba tocou para Miliano, que de dentro da área, bateu cruzado, cheio de efeito, buscando o ângulo superior esquerdo, com a bola passando muito perto.

Rafael Ibiapino no lugar de Philip, aos 26 minutos, foi a quarta alteração de Luizinho Lemos.

Rafael Oliveira cobrou falta na área, estilo bola sem peso. Rafael de Jesus saiu muito mal, e a sobra caiu nos pés de Pastor. Para sorte do goleiro, haviam 4 jogadores do Manaus FC/AM debaixo do gol e Assis cortou, mandando a escanteio.

Aos 33 minutos o goleirão vacilou de novo, saindo jogando errado, nos pés de Édison Negueba, que avançou pelo meio mas bateu mal, sem perigo, à esquerda do gol.

Ivan entrou no lugar de Rafael Oliveira, aos 34 minutos, com o São Raimundo passando a jogar no esquema 3-5-2, avançando os laterais Wendel pela direita e Miliano pela esquerda.

Jackie Chan na vaga de Gabriel Davis foi a última mudança na partida, aos 40 minutos.

O jogo seguiu para seu encerramento sem maioresa emoções até os 51 minutos, quando Assis cobrou falta cometida por Pastor na entrada da área esbanjando categoria, com a bola explodindo na forquilha do ângulo superior direito de Matheus Melo.

Fim de jogo. Vitória do Manaus FC/AM por 2-1. Liderança recuperada. Aproveitamento máximo e invencibilidade mantidas. Mais que isso. O Gavião do Norte não perde uma partida em Campeonatos Amazonenses desde 24 de Fevereiro de 2019.

Agora são 17 vitórias e 5 empates em 22 jogos, sem contar as partidas do cancelado Campeonato Amazonense de 2020, disputado entre Janeiro e Março do ano passado, antes das medidas de restrições e segurança coletiva necessárias em razão do Covid-19.

Inversamente, o São Raimundo/AM ainda não ganhou um jogo no Campeonato Amazonense 2021, contando 3 empates e 2 derrotas. Somadas às 2 derrotas nos 2 últimos jogos do Novo Campeonato Amazonense 2020, disputadas neste ano, são agora 7 jogos sem vencer.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 2-1 São Raimundo/AM
Quarta-feira, 31 de Março de 2021, às 20h30min (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2021
6ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Assistente 1: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso/AM
Assistente 2: Kennedy Ramos Lucas/AM
4º Árbitro: Edelson Brito de Souza/AM
Gols: Diego Rosas 43 minutos do primeiro tempo. Édison Negueba 11 e Gabriel Davis 16 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Wendel 29 e Vinícius Barba 44 minutos do primeiro tempo. Pastor 50 minutos do segundo tempo.
Manaus FC/AM: Rafael de Jesus; Guilherme Amorim (Edvan 16/2º), Thiago Spice, Luis Fernando e Douglas Lima (Assis 16/2º); Vinícius Barba (Gilson 16/2º), Erivélton e Gabriel Davis (Jackie Chan 40/2º); Philip (Rafael Ibiapino 26/2º), Vanilson e Diego Rosa. Treinador: Luizinho Lopes.
Suplentes: Gleibson, Paulo Henrique, Jefferson Reis, Ramón, Guilherme Amorim, Márcio Passos, Alex, Tabatinga e Jackie Chan.
São Raimundo/AM: Matheus Melo; Wendel, Carlos Henrique, Pastor e Miliano; Sérgio Duarte Júnior, Rafael Oliveira (Ivan 36/2º), Thiago Amazonense e Raylson; Édison Negueba e Dênis Maranhão (Hemerson, no intervalo). Treinador: Sérgio Duarte.
Suplentes: Gabriel Costa, Felipe, Ivan, Henrique, Dadinho, Gabriel Ferreira, Luan Feitosa e Hemerson.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários