[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Fora de casa, Manaus FC/AM derrota JC/AM por 2-0 e aumenta sua vantagem nas Quartas de Finais

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Marcos Mendonça - Assessoria do JC/AM
Manaus/AM - Dono da melhor campanha do Campeonato Amazonense 2021, o Manaus FC/AM saiu na frente do JC/AM nas Quartas de Finais, vencendo o jogo de Ida por 2-0, na tarde desta quarta-feira (21/04), no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM.

A vitória aumenta a vantagem do Gavião do Norte e praticamente assegura a presença do clube nas Semifinais. O jogo da Volta será disputado no sábado (24/04) em Manaus/AM, no Estádio Ismael Benigno, a Colina.

Mais uma vez o treinador Luizinho Lopes colocou em campo um time diferente, seja por necessidade em razão de contusão de jogadores, seja para usar os jogadores disponíveis.

Mesmo contando com a volta de Rafael de Jesus, recuperado de forte gripe, o treinador manteve Gleibson no gol. No meio, Gilson voltou a aparecer como titular, e Anderson Paraíba fez sua estreia, começando a partida.

Com isso, o Manaus FC/AM começou com 5 jogadores no meio, embora a maioria com características ofensivas: Vinícius Barba, Gilson, Erivélton, Gabriel Davis e Anderson Paraíba. Outra contratação anunciada esta semana, o atacante Vitinho, foi no banco.

O JC/AM teve três mudanças, sendo duas no setor defensivo. Na lateral-direita, João Marcos substituiu Raphael Sabella e, no meio da zaga, Josivaldo no lugar de Henrique Mumu.

A terceira alteração foi no ataque, onde Paulo Morgado sempre reveza muito. O artilheiro do time, Wagner Balotelli, foi para o banco de reservas mais uma vez, com Diego Victor começando a partida.

O jogo foi bem disputado tecnicamente e teve dois fatores estatísticos relevantes. Foram aplicados apenas dois cartões amarelos, ambos para o JC/AM, um em cada tempo de jogo.

E apenas 6 substituições foram processadas, 3 para cada lado, pois nas janelas permitidas, os treinadores optaram por substituir apenas um jogador.

Superior tecnicamente e apontado como favorito no confronto, o Manaus FC/AM começou a partida mostrando seu cartão de visita. Com 1 minuto de jogo, Erivélton tenta de voleio, dentro da área, após cruzamento de Assis da esquerda, obrigando Ferrari a fazer a primeira grande defesa na partida.

O JC/AM tentou responder, com João Marcos, que recebeu na direita e bateu para o gol, mas muito por cima, aos 3 minutos. Cinco minutos depois, Clebson Boca também tentou, mas a bola saiu à direita de Gleibson.

Aos 15 minutos, o Manaus FC/AM chegou duas vezes. Gabriel Davis cobrou falta com força e a bola desviou na barreira, em Paulo Pontes, saindo a escanteio. Na cobrança do tiro de canto, novamente com Gabriel Davis, Diego Rosa desviou, mas para fora.

João Marcos cruzou da direita, aos 21 minutos, e Gleibson, arrojado, disputou contra Diego Victor, espalmando. O goleiro do Manaus FC/AM levou a pior no lance, precisando de atendimento médico.

Após dois minutos de paralisação, para atendimento a Gleibson, Weden Cardoso Gomes concedeu tempo técnico de reidratação de jogadores e equipe de arbitragem, com retorno de bola rolando aos 25 minutos.

Anderson Paraíba toca para Edvan, pela direita, que entra na área e bate cruzado, forte, aos 26 minutos. A bola sobe e acerta o travessão de Ferrari, antes de sair em linha de fundo.

Pelo lado esquerdo, Assis cruzou e Erivélton se antecipou ao seu marcador e bateu de chapa, aos 30 minutos, abrindo o placar.

O JC/AM sentiu o gol e levou outro, aos 34 minutos, que foi anulado. Gabriel Davis cruzou da esquerda e Diego Rosa completou de cabeça, mas em posição de impedimento.

Paulo Morgado mexeu no time aos 36 minutos, trocando João Marcos por José Gomes. Dois minutos depois, Assis perdeu gol inacreditável, debaixo da trave, depois de cruzamento de Gabriel Davis, chutando por cima do gol.

Mais uma oportunidade incrível foi desperdiçada por Edvan, aos 45 minutos, após receber com açúcar e com afeto de Anderson Paraíba e, cara a cara com Ferrari, tocar para fora.

Nos descontos, aos 47 minutos, Paulo Pontes recebeu cartão amarelo. Gabriel Davis cobrou curto com Anderson Paraíba, que alçou na área para Diego Rosa bater por cima.
O JC/AM voltou para o segundo tempo tentando o empate e jogando melhor. Aos 4 minutos Jefferson Negueba recebe aberto na direita, sem marcação, mas desperdiça, batendo para fora, por cima do gol.

Paulo Pontes arriscou de longe, em cobrança de falta aos 11 minutos, com perigo. No minuto seguinte Assis cruzou da esquerda, Diego Rosa ajeitou de cabeça e Gabriel Davis tentou de bicicleta, mas por cima, para fora.

Vinícius Barba deu trabalho duas vezes a Ferrari, aos 14 minutos, a primeira de fora da área, a segunda de dentro da área.

Aos 15 minutos, a segunda mudança no JC/AM, com o atacante Vinícius Rangel entrando no lugar de Jefferson Negueba. Erivélton foi substituído aos 17 minutos, pelo reestreante Vitinho e essa alteração mudou a história da partida.

Na sequência, José Gomes cruzou da direita e Diego Victor cabeceou com perigo, mas para fora. Josivaldo deu lugar a Elivélton, aos 26 minutos, na última substituição do JC/AM, por ter sido usada a terceira janela permitida para alterações de jogadores.

O Manaus FC/AM melhorou muito com a presença de Vitinho, passando a exercer domínio total sobre o JC/AM.

Aos 27 minutos Edvan avançou em velocidade pela direita, passou por três e cruzou para trás, para Gilson, que perdeu a passada de bater de primeira, ajeitou a bola e bateu, para defesa de Ferrari.

O Manaus FC/AM ficou mais veloz com a entrada de Jackie Chan, aos 31 minutos, no lugar de Gilson. E ele perdeu a chance de ampliar no minuto seguinte, desperdiçando após cruzamento de Edvan.

Ferrari trabalhou em dose dupla novamente. Aos 39 minutos Vitinho fez grande jogada pela direita e rolou para o meio da área, onde Anderson Paraíba limpou a jogada e bateu buscando o ângulo superior esquerdo, com o goleiro do JC/AM realizando grande defesa.

No minuto seguinte, a defesa do JC/AM saiu jogando errado e Assis recebeu frente à frente com Ferrari, que cresceu na frente do lateral-esquerdo e conseguiu fazer a defesa, mais uma intervenção salvadora.

Vitinho desceu pela esquerda, aos 42 minutos, e tocou para Anderson Paraíba. O meia acha Jackie Chan livre na direita, que chega batendo cruzado, com muito perigo, mas para fora.

Márcio Passos entrou no lugar de Anderson Paraíba, aos 45 minutos, a sexta e última do jogo, por ter sido usada a última janela disponível para substituições.

O Manaus FC/AM sacramentou a vitória aos 48 minutos, em cobrança de escanteio pela direita de Gabriel Davis que Luis Fernando cabeceou para o fundo das redes.

Ficha Técnica:
JC/AM 0-2 Manaus FC/AM
Quarta-feira, 21 de Abril de 2021, às 15 horas (de Itacoatiara/AM)
Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM
Campeonato Amazonense 2021
Quartas de Finais - Jogo de Ida
Árbitro: Weden Cardoso Gomes
Assistente 1: Abson Pantoja de Barros
Assistente 2: Adriana Costa Farias
4º Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Gols: Erivélton 30 minutos do primeiro tempo. Luis Fernando 48 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Paulo Pontes 47 minutos do primeiro tempo. Eldem 43 minutos do segundo tempo.
Manaus FC/AM: Gleibson; Edvan, Thiago Spice, Luis Fernando e Assis; Vinícius Barba, Gilson (Jackie Chan 31/2º), Erivélton (Vitinho 17/2º), Gabriel Davis e Anderson Paraíba (Márcio Passos 45/2º); Diego Rosa. Treinador: Luizinho Lopes.
Suplentes: Rafael de Jesus, Igor Carvalho, Jefferson Reis, Ramón, Márcio Passos, Guilherme Amorim, Alex, Vitinho e Jackie Chan.
JC/AM: Ferrari; João Marcos (José Gomes 36/1º), Paulo Pontes, Josivaldo (Vinícius Rangel 15/2º), Alex Silva e Eldem; Clebson Boca, Jefferson Negueba (Vinícius Rangel 20/2º) e Cristian; Diego Victor e Jean Batista. Treinador: Paulo Morgado.
Suplentes: João Albano, Bruno Rocha, Raphael Sabella, Elivélton, José Gomes, Zidane, Wagner Balotelli e Vinícius Rangel.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários