[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - São Raimundo/AM goleia Iranduba/AM e praticamente se garante nas Quartas-de-Finais
Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Victor Normando/FAF
Manaus/AM - O Campeonato Amazonense 2021 tem um Regulamento muito generoso. Além do não rebaixamento, em decisão tomada pelos clubes tendo como pano de fundo as dificuldades consequentes da pandemia Covid-19, ainda classifica 8 clubes para as Quartas-de-Finais.
Com a desistência do Fast Clube/AM, a missão ficou ainda mais fácil, pois de 9 clubes, 8 estarão na próxima Fase.
E neste domingo (04/04), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, o confronto foi dos dois clubes da parte de baixo da tabela: São Raimundo/AM (8º colocado) contra Iranduba/AM (lanterna da competição).
Era o jogo que, teoricamente, definiria a 8ª vaga para as Quartas de Finais do Campeonato, apesar de valer ainda pela 7ª Rodada da Primeira Fase.
Teoricamente, também, o São Raimundo/AM era favorito, contra um time que só perde na temporada. A questão é que o velho Tufão da Colina não vem tão bem das pernas assim, para ser apostado de olhos fechados.
Mas no final prevaleceu a lógica, o São Raimundo/AM voltou a vencer depois de 7 jogos, conquistou a 1ª vitória no Barezão 2021 e voltou à 7ª posição na classificação.
Pelo menos até o jogo do JC/AM, nesta segunda-feira (05/04), em Itacoatiara/AM, contra o Princesa do Solimões/AM, fechando a rodada. O Iranduba/AM, embora ainda tenha chances matemáticas de classificação, deve ser mesmo o clube eliminado.
A única alteração no São Raimundo/AM para entrar em campo foi o retorno de Hemerson, voltando de contusão, no lugar de Dênis Maranhão, que foi para o banco.
Em todas as demais posições, Sérgio Duarte conseguiu repetir o time pelo terceiro jogo consecutivo, inclusive com o atacante Wendel improvisado de novo na lateral-direita.
No Iranduba/AM, apenas duas alterações. O zagueiro Wesley voltou a ser escalado como titular por Gabriel Moura, com João Vitor passando a jogar na sua real posição, volante. Com isso, Dodô voltou para a reserva. O artilheiro Geraldo foi barrado, com Manjuba entrando em seu lugar.
E apenas 5 jogadores compondo o banco de reservas, como opções para o treinador Gabriel Moura: Diego, Rigson, Laírton, Dodô e Geraldo.
O Iranduba/AM começou o jogo assustando, em jogada que a defesa do São Raimundo/AM parou, pedindo impedimento, Manjuba desperdiçou, de cabeça, no primeiro minuto de bola rolando.
Por cometer falta violenta, Wesley levou o primeiro dos 13 cartões amarelos aplicados, logo aos 3 minutos, numa demonstração do que ainda viria pela frente.
O São Raimundo/AM abriu o placar aos 11 minutos. Miliano tocou para Édison Negueba, que lançou Hemerson, dentro da área. O atacante bateu cruzado e, no rebote do goleiro Marcus Vinícius, Raylson empurrou para o fundo das redes.
O segundo cartão amarelo da partida foi para Nathan, também do Iranduba/AM, aos 18 minutos, por falta violenta cometida em Édison Negueba. Por reclamação, Manjuba/AM, mais um do Iranduba/AM, recebeu cartão amarelo, o terceiro aplicado na partida.
Na cobrança de falta, da entrada da área, feita pelo próprio Édison Negueba, quase o segundo gol, com a bola passando muito rente ao travessão de Marcus Vinícius.
O Tufão da Colina ampliou o marcador aos 20 minutos, novamente com Raylson, que desarmou Garrido, entrou na área frente à frente com Marcus Vinícius e tocou com estilo, de cavadinha, vencendo o goleiro adversário (foto abaixo). Um GOLAÇO !!! Wendell levou cartão amarelo, aos 22 minutos, depois de cometar falta dura em Nathan. Por reclamação, o treinador Gabriel Moura, do Iranduba/AM, também foi amarelado, aos 30 minutos.
Aos 31 minutos, Nathan é derrubado na área por Matheus Melo, pênalti a favor do Iranduba/AM. Já no minuto seguinte, Gabriel Ceará bate e o goleiro do São Raimundo/AM defendeu. E, num jogo com tantos cartões, o goleiro não foi punido, com a falta que originou o pênalti.
Dois minutos depois, porém, Samuel, do Iranduba/AM e Édison Negueba, do São Raimundo/AM, tomaram cartão amarelo, após rápido entrevero entre os jogadores, totalizando 7 cartões aplicados, média de 1 a cada 5 minutos.
Sérgio Duarte fez duas mexidas precoces, aos 35 minutos, mudando o esquema de 4-4-2 para o 5-3-2. Trocou o meia Thiago Amazonense pelo zagueiro Ivan. E colocou Dadinho no lugar de Wendel, na lateral-direita.
Destaque na partida, Raylson desperdiçou o hat-trick aos 38 minutos, de forma incrível. A dupla Miliano/Édiso Negueba funcionou bem mais uma vez, com o atacante entrando na área e tocando na medida para Raylson, livre de marcação, bater por cima do gol...
Samuel, que havia recebido cartão amarelo 5 minutos antes, fez falta violenta aos 39 minutos, tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida.
O artilheiro Hemerson recebeu na esquerda, aos 47 minutos, se livrou do marcador e optou por passar para Édison Negueba, quando tinha reais chances de bater a gol. O zagueiro Wesley chegou no lance e tirou, de bicão, para escanteio.
O primeiro tempo terminou com vitória do São Raimundo/AM por 2-0 e a vantagem de ter um jogador a mais em campo.
Para o segundo tempo, o Iranduba/AM voltou com três alterações. Rigson entrou no lugar de Wesley; Dodô na vaga de Gabriel Ceará, e Geraldo substituiu Nathan.
Com 2 minutos do segundo tempo, Sávio fez jogada pela direita e cruzou rasteiro. Geraldo dominou, na marca do pênalti, girou sobre o adversário e bateu no canto, para boa defesa de Matheus Melo.
Garrido levou o 8º cartão amarelo da partida, aos 13 minutos. No banco de reservas, o treinador Gabriel Moura reclamou e acabou expulso, com cartão vermelho direto.
Sávio entrou na área pela direita, aos 15 minutos, cortou Carlos Henrique e foi derrubado. O zagueiro do São Raimundo/AM recebeu cartão amarelo pelo pênalti cometido.
Na cobrança, pelo próprio Sávio, bola no canto esquerdo de Matheus Melo, que caiu para o lado direito e apenas assistiu ao gol do Iranduba/AM. Foi o segundo gol de Sávio em 2 jogos. Os 2 gols batendo pênalti.
Não perca a conta. Pastor levou cartão amarelo aos 16 minutos, logo após o gol do Iranduba/AM, por cometer falta grave em Geraldo. O 10º cartão amarelo aplicado na partida.
Sávio deixou o pé da disputa contra o goleiro Matheus Melo e pela entrada perigosa levou cartão amarelo, aos 19 minutos. Dpis minutos depois Ramón entrou no lugar de Rafael Oliveira, no São Raimundo/AM.
O terceiro gol por pouco não aconteceu aos 24 minutos, em cobrança de falta de Miliano que Marcus Vinícius defende de forma espetacular, de mão trocada, no ângulo superior esquerdo.
Henrique entrou no lugar de Carlos Henrique, no São Raimundo/AM, aos 34 minutos. João Vitor aos 34 minutos e Matheus Felipe aos 36 minutos encerraram o ciclo de cartões amarelos, 13 no total.
Mas ainda teve uma terceira expulsão, por cartao direto, para o atacante Geraldo, por reclamação acintosa e palavrões dirigidos ao Assistente Jander Rodrigues Lopes.
Miliano arriscou do bico esquerdo da área, aos 43 minutos, com Marcus Vinícius mandando a escanteio. Na cobrança, de Miliano, o dono das bolas paradas no São Raimundo/AM, surgiu o 3º gol.
Miliano rolou curto para Édison Negueba, que descobriu Ramón na entrada da área. O volante bateu rasteiro, buscando o canto esquerdo de Marcus Vinícius que, encoberto, chegou tarde na bola.
Foi concedido 9 minutos de acréscimos e, aos 47 minutos, Sérgio Duarte Júnior lançou do campo de defesa, nos pés de Raylson, pela direita, sem marcação. O atacante entrou na área e cruzou rasteiro, para Hemerson fechar a conta.
Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 4-1 Iranduba/AM
Domingo, 04 de Abril de 2021, às 15h30min (de Manaus/AM)
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2021
7ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Elenildo Batista Rodrigues Júnior/AM
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes/AM
Assistente 2: Adriana Costa Farias/AM
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Gols: Raylson 11 e Raylson 20 minutos do primeiro tempo. Sávio (pênalti) 15, Ramón 43 3 Hemerson 47 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Wesley 3, Nathan 18, Manjuba 18, Wendel 22, Gabriel Moura (treinador do Iranduba/AM) 30, Samuel 34 e Édison Negueba 34 minutos do primeiro tempo. Garrido 13, Carlos Henrique 15, Pastor 16, Sávio 19, João Vitor 34 e Matheus Felipe 36 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Samuel (segundo cartão amarelo) 39 minutos do primeiro tempo. Gabriel Moura (cartão vermelho direto) 13 e Geraldo (cartão vermelho direto) 40 minutos do segundo tempo.
São Raimundo/AM: Matheus Melo; Wendel (Dadinho 35/1º), Carlos Henrique (Henrique 34/2º), Pastor e Miliano; Sérgio Duarte Júnior, Rafael Oliveira (Ramón 21/1º), Thiago Amazonense (Ivan 35/1º) e Raylson; Édison Negueba e Hemerson. Treinador: Sérgio Duarte. Suplentes: Gabriel Costa, Felipe, Ivan, Henrique, Dadinho, Gabriel Ferreira, Ramón, Luan Feitosa e Hemerson. Iranduba/AM: Marcus Vinícius; Índio, Garrido, Wesley (Rigson, no intervalo) e Matheus Felipe; João Vitor, Samuel, Sávio e Gabriel Ceará (Dodô, no intervalo); Manjuba e Nathan (Geraldo, no intervalo). Treinador: Gabriel Moura.
Suplentes: Diego, Rigson, Laírton, Dodô e Geraldo.
Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Victor Normando/FAF
Manaus/AM - O Campeonato Amazonense 2021 tem um Regulamento muito generoso. Além do não rebaixamento, em decisão tomada pelos clubes tendo como pano de fundo as dificuldades consequentes da pandemia Covid-19, ainda classifica 8 clubes para as Quartas-de-Finais.
Com a desistência do Fast Clube/AM, a missão ficou ainda mais fácil, pois de 9 clubes, 8 estarão na próxima Fase.
E neste domingo (04/04), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, o confronto foi dos dois clubes da parte de baixo da tabela: São Raimundo/AM (8º colocado) contra Iranduba/AM (lanterna da competição).
Era o jogo que, teoricamente, definiria a 8ª vaga para as Quartas de Finais do Campeonato, apesar de valer ainda pela 7ª Rodada da Primeira Fase.
Teoricamente, também, o São Raimundo/AM era favorito, contra um time que só perde na temporada. A questão é que o velho Tufão da Colina não vem tão bem das pernas assim, para ser apostado de olhos fechados.
Mas no final prevaleceu a lógica, o São Raimundo/AM voltou a vencer depois de 7 jogos, conquistou a 1ª vitória no Barezão 2021 e voltou à 7ª posição na classificação.
Pelo menos até o jogo do JC/AM, nesta segunda-feira (05/04), em Itacoatiara/AM, contra o Princesa do Solimões/AM, fechando a rodada. O Iranduba/AM, embora ainda tenha chances matemáticas de classificação, deve ser mesmo o clube eliminado.
A única alteração no São Raimundo/AM para entrar em campo foi o retorno de Hemerson, voltando de contusão, no lugar de Dênis Maranhão, que foi para o banco.
Em todas as demais posições, Sérgio Duarte conseguiu repetir o time pelo terceiro jogo consecutivo, inclusive com o atacante Wendel improvisado de novo na lateral-direita.
No Iranduba/AM, apenas duas alterações. O zagueiro Wesley voltou a ser escalado como titular por Gabriel Moura, com João Vitor passando a jogar na sua real posição, volante. Com isso, Dodô voltou para a reserva. O artilheiro Geraldo foi barrado, com Manjuba entrando em seu lugar.
E apenas 5 jogadores compondo o banco de reservas, como opções para o treinador Gabriel Moura: Diego, Rigson, Laírton, Dodô e Geraldo.
O Iranduba/AM começou o jogo assustando, em jogada que a defesa do São Raimundo/AM parou, pedindo impedimento, Manjuba desperdiçou, de cabeça, no primeiro minuto de bola rolando.
Por cometer falta violenta, Wesley levou o primeiro dos 13 cartões amarelos aplicados, logo aos 3 minutos, numa demonstração do que ainda viria pela frente.
O São Raimundo/AM abriu o placar aos 11 minutos. Miliano tocou para Édison Negueba, que lançou Hemerson, dentro da área. O atacante bateu cruzado e, no rebote do goleiro Marcus Vinícius, Raylson empurrou para o fundo das redes.
O segundo cartão amarelo da partida foi para Nathan, também do Iranduba/AM, aos 18 minutos, por falta violenta cometida em Édison Negueba. Por reclamação, Manjuba/AM, mais um do Iranduba/AM, recebeu cartão amarelo, o terceiro aplicado na partida.
Na cobrança de falta, da entrada da área, feita pelo próprio Édison Negueba, quase o segundo gol, com a bola passando muito rente ao travessão de Marcus Vinícius.
O Tufão da Colina ampliou o marcador aos 20 minutos, novamente com Raylson, que desarmou Garrido, entrou na área frente à frente com Marcus Vinícius e tocou com estilo, de cavadinha, vencendo o goleiro adversário (foto abaixo). Um GOLAÇO !!! Wendell levou cartão amarelo, aos 22 minutos, depois de cometar falta dura em Nathan. Por reclamação, o treinador Gabriel Moura, do Iranduba/AM, também foi amarelado, aos 30 minutos.
Aos 31 minutos, Nathan é derrubado na área por Matheus Melo, pênalti a favor do Iranduba/AM. Já no minuto seguinte, Gabriel Ceará bate e o goleiro do São Raimundo/AM defendeu. E, num jogo com tantos cartões, o goleiro não foi punido, com a falta que originou o pênalti.
Dois minutos depois, porém, Samuel, do Iranduba/AM e Édison Negueba, do São Raimundo/AM, tomaram cartão amarelo, após rápido entrevero entre os jogadores, totalizando 7 cartões aplicados, média de 1 a cada 5 minutos.
Sérgio Duarte fez duas mexidas precoces, aos 35 minutos, mudando o esquema de 4-4-2 para o 5-3-2. Trocou o meia Thiago Amazonense pelo zagueiro Ivan. E colocou Dadinho no lugar de Wendel, na lateral-direita.
Destaque na partida, Raylson desperdiçou o hat-trick aos 38 minutos, de forma incrível. A dupla Miliano/Édiso Negueba funcionou bem mais uma vez, com o atacante entrando na área e tocando na medida para Raylson, livre de marcação, bater por cima do gol...
Samuel, que havia recebido cartão amarelo 5 minutos antes, fez falta violenta aos 39 minutos, tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida.
O artilheiro Hemerson recebeu na esquerda, aos 47 minutos, se livrou do marcador e optou por passar para Édison Negueba, quando tinha reais chances de bater a gol. O zagueiro Wesley chegou no lance e tirou, de bicão, para escanteio.
O primeiro tempo terminou com vitória do São Raimundo/AM por 2-0 e a vantagem de ter um jogador a mais em campo.
Para o segundo tempo, o Iranduba/AM voltou com três alterações. Rigson entrou no lugar de Wesley; Dodô na vaga de Gabriel Ceará, e Geraldo substituiu Nathan.
Com 2 minutos do segundo tempo, Sávio fez jogada pela direita e cruzou rasteiro. Geraldo dominou, na marca do pênalti, girou sobre o adversário e bateu no canto, para boa defesa de Matheus Melo.
Garrido levou o 8º cartão amarelo da partida, aos 13 minutos. No banco de reservas, o treinador Gabriel Moura reclamou e acabou expulso, com cartão vermelho direto.
Sávio entrou na área pela direita, aos 15 minutos, cortou Carlos Henrique e foi derrubado. O zagueiro do São Raimundo/AM recebeu cartão amarelo pelo pênalti cometido.
Na cobrança, pelo próprio Sávio, bola no canto esquerdo de Matheus Melo, que caiu para o lado direito e apenas assistiu ao gol do Iranduba/AM. Foi o segundo gol de Sávio em 2 jogos. Os 2 gols batendo pênalti.
Não perca a conta. Pastor levou cartão amarelo aos 16 minutos, logo após o gol do Iranduba/AM, por cometer falta grave em Geraldo. O 10º cartão amarelo aplicado na partida.
Sávio deixou o pé da disputa contra o goleiro Matheus Melo e pela entrada perigosa levou cartão amarelo, aos 19 minutos. Dpis minutos depois Ramón entrou no lugar de Rafael Oliveira, no São Raimundo/AM.
O terceiro gol por pouco não aconteceu aos 24 minutos, em cobrança de falta de Miliano que Marcus Vinícius defende de forma espetacular, de mão trocada, no ângulo superior esquerdo.
Henrique entrou no lugar de Carlos Henrique, no São Raimundo/AM, aos 34 minutos. João Vitor aos 34 minutos e Matheus Felipe aos 36 minutos encerraram o ciclo de cartões amarelos, 13 no total.
Mas ainda teve uma terceira expulsão, por cartao direto, para o atacante Geraldo, por reclamação acintosa e palavrões dirigidos ao Assistente Jander Rodrigues Lopes.
Miliano arriscou do bico esquerdo da área, aos 43 minutos, com Marcus Vinícius mandando a escanteio. Na cobrança, de Miliano, o dono das bolas paradas no São Raimundo/AM, surgiu o 3º gol.
Miliano rolou curto para Édison Negueba, que descobriu Ramón na entrada da área. O volante bateu rasteiro, buscando o canto esquerdo de Marcus Vinícius que, encoberto, chegou tarde na bola.
Foi concedido 9 minutos de acréscimos e, aos 47 minutos, Sérgio Duarte Júnior lançou do campo de defesa, nos pés de Raylson, pela direita, sem marcação. O atacante entrou na área e cruzou rasteiro, para Hemerson fechar a conta.
Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 4-1 Iranduba/AM
Domingo, 04 de Abril de 2021, às 15h30min (de Manaus/AM)
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2021
7ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Elenildo Batista Rodrigues Júnior/AM
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes/AM
Assistente 2: Adriana Costa Farias/AM
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Gols: Raylson 11 e Raylson 20 minutos do primeiro tempo. Sávio (pênalti) 15, Ramón 43 3 Hemerson 47 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Wesley 3, Nathan 18, Manjuba 18, Wendel 22, Gabriel Moura (treinador do Iranduba/AM) 30, Samuel 34 e Édison Negueba 34 minutos do primeiro tempo. Garrido 13, Carlos Henrique 15, Pastor 16, Sávio 19, João Vitor 34 e Matheus Felipe 36 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Samuel (segundo cartão amarelo) 39 minutos do primeiro tempo. Gabriel Moura (cartão vermelho direto) 13 e Geraldo (cartão vermelho direto) 40 minutos do segundo tempo.
São Raimundo/AM: Matheus Melo; Wendel (Dadinho 35/1º), Carlos Henrique (Henrique 34/2º), Pastor e Miliano; Sérgio Duarte Júnior, Rafael Oliveira (Ramón 21/1º), Thiago Amazonense (Ivan 35/1º) e Raylson; Édison Negueba e Hemerson. Treinador: Sérgio Duarte. Suplentes: Gabriel Costa, Felipe, Ivan, Henrique, Dadinho, Gabriel Ferreira, Ramón, Luan Feitosa e Hemerson. Iranduba/AM: Marcus Vinícius; Índio, Garrido, Wesley (Rigson, no intervalo) e Matheus Felipe; João Vitor, Samuel, Sávio e Gabriel Ceará (Dodô, no intervalo); Manjuba e Nathan (Geraldo, no intervalo). Treinador: Gabriel Moura.
Suplentes: Diego, Rigson, Laírton, Dodô e Geraldo.
Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita
Comentários
Postar um comentário