[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Édison Negueba desequilibra e comanda vitória do São Raimundo/AM por 2-1 contra o Manaus FC/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Normando/FAF
Manaus/AM - A Decisão começou frenética.

Que início de jogo...

São Raimundo/AM e Manaus FC/AM entraram em campo, na tarde deste sábado (15/05), na Arena Vivaldo Lima, para o primeiro jogo, como se estivessem disputando os minutos finais da segunda e decisiva partida.

Dono da melhor campanha e com um Elenco em preparação para disputar o Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão, a Série C 2021, o Manaus FC/AM teve todos os jogadores à disposição do treinador Luizinho Vieira.

E ele optou por um time ofensivo, com apenas três atacantes, Philip, Vanílson e Diego Rosa, um dos artilheiros da competição, ao lado de Frank Alberto, do Princesa do Solimões/AM, com 6 gols marcados.

Sérgio Duarte teve 3 desfalques, no São Raimundo/AM. O zagueiro Pastor e o meia Thiago Amazonense cumpriam suspensão, pelo terceiro cartão amarelo. E o atacante Wendel levou gancho de 30 dias, imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD/AM).

Na zaga, no lugar de Pastor, optou por Carlos Henrique, de apenas 20 Anos. No meio, Ramón apareceu no lugar de Thiago Amazonense. E uma surpresa, Raylson no ataque, no lugar de Dênis Maranhão.

Quando a bola rolou...

No primeiro lance do jogo, praticamente um cartão de visitas do que viria pela frente. Édison Negueba aprofunda pela esquerda, vai deixando os marcadores para trás, entra na área e cruza, com a zaga do Manaus FC/AM tirando o perigo.

A resposta foi mais aguda e aos 4 minutos. Vanílson recebeu na frente e tocou sutilmente, encobrindo Matheus Melo, mas a bola caprichosamente bateu no travessão. No rebote, Carlos Henrique chegou antes de Diego Rosa e alivou.

No minuto seguinte, Rossini avançou em velocidade e foi seguro por Thiago Spice, antes de sair na cara do gol. O zagueiro do Manaus FC/AM foi expulso, com cartão vermelho direto.

Na cobrança de falta, aos 7 minutos, Rafael Oliveira carimbou a trave esquerda de Gleibson, quase abrindo o placar. Em seguida, Márcio Passos entrou, para recompor a zaga, no lugar de Anderson Paraíba.

Édison Negueba disputou na entrada da área e tentou encobrir Gleibson, mas Edvan tirou, evitando o gol, aos 15 minutos. Quatro minutos depois, Édison Negueba foi lançado por Sérgio Duarte Júnior, pela esquerda, e encobriu com sucesso dessa vez, marcando um GOLAÇO !!!.

Parada para reidratação dos jogadores e equipe de arbitragem foi concedida aos 30 minutos.

No retorno aos 34 minutos, Philip recebeu na direita, esperou a penetração de Edvan, em velocidade e tocou para o lateral que cruzou. A zaga não tirou e ficou fácil para Vanílson, de dentro da pequena área, empatar.

O jogo caiu muito de rendimento, e o primeiro tempo terminou com o empate em 1-1.
Para o segundo tempo, cada time voltou com uma alteração. No Manaus FC/AM, Guilherme Amorim entrou no lugar de Edvan. No São Raimundo/AM, o atacante Lucas Peteca substituiu o volante Ramón.

Com dois minutos de jogo na etapa final, Édison Negueba entrou na área costurando, pelo lado direito, e bateu para marcar o segundo gol. Mais um GOLAÇO !!!

Com um jogador a menos, o Manaus FC/AM teve dificuldade em reagir. Aos 11 minutos, Assis cobrou falta com perigo e Matheus Melo fez difícil defesa, espalmando a escanteio.

Outra boa chance para empatar do Manaus FC/AM foi desperdiçada aos 15 minutos. Depois da cobrança de falta na área e bate-rebate, a bola sobrou nos pés do zagueiro Luis Fernando, que isolou...

Luizinho Lopes processou mais duas alterações, aos 17 minutos, tirando Philip e Assis e colocando em seus lugares, respectivamente, Erivélton e Dudu Mandai.

E foi forçado a fazer a última alteração cinco minutos depois, quando Gabriel Davis sentiu fortes caimbrãs e acabou substituído por Gílson.

Por cometer falta no zagueiro Guilherme Möler, Guilherme Amorim levou cartão amarelo, aos 35 minutos, e estará fora do segundo jogo da Decisão, quando vai cumprir suspensão automática.

O São Raimundo/AM poderia ter ampliado e muito a vantagem, no lance seguinte, quando Édison Negueba escapou pela esquerda, se livrou do marcador e rolou suave para Lucas Peteca, de frente para o crime. O atacante bateu de primeira, buscando o ângulo superior esquerdo de Gleibson, mas perdeu, mandando para fora.

Aos 36 minutos Rossini alongou buscando Lucas Peteca e Édison Negueba, obrigando o goleiro Gleibson a sair da área para efetuar o corte, providencial.

Contundido, Raylson precisou ser substituído, aos 45 minutos, com Miliano entrando na partida. Rafael Oliveira levou o terceiro cartão amarelo aos 46 minutos, e está fora do próximo jogo.

Mas a maior dor de cabeça para o treinador Sérgio Duarte veio aos 48 minutos, quando Matheus Melo também levou cartão amarelo, também o terceiro, ficando de fora do jogo decisivo do próximo sábado.

As opções do treinador para a grande Decisão será Miguel, 22 Anos, ou Gabriel Costa, 18 Anos, que nem vem sendo relacionado. Os dois ainda não atuaram esse ano.

A última oportunidade do empate para o Manaus FC/AM foi desperdiçada por Diego Rosa, aos 51 minutos, após receber de Vanílson mas bater por cima do gol.

Final de partida. Vitória épica (mais uma) do São Raimundo/AM que agora passa a ter a vantagem do empate para voltar a conquistar o título de Campeão Amazonense, o que não ocorre desde 2006.

O time terá os retornos de Pastor na zaga e Thiago Amazonense no meio de campo. Mas terá dois desfalques importantes: Matheus Melo e Rafael Oliveira.

O Manaus FC/AM não poderá contar com Guilherme Amorim e Thiago Spice e provavelmente improvisará mais uma vez Márcio Passos na posição, em razão da falta de zagueiros no Elenco.
Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 2-1 Manaus FC/AM
Sábado, 15 de Maio de 2021, às 16h05min (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2021
Decisão - 1º Jogo
Árbitro: Edmar Campos Encarnação/AM
Assistente 1: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso/AM
Assistente 2: Jeová Rodrigues dos Santos/AM
4º Árbitro: Raimundo José Azevedo de Medeiros/AM
5º Árbitro: Antonia Solane Oliveira dos Santos/AM
Gols: Édison Negueba 19 e Vanílson 34 minutos do primeiro tempo. Édison Negueba 2 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Carlos Henrique 14, Márcio Passos 25, Guilherme Amorim 35, Rafael Oliveira 46, Miliano 47 e Matheus Melo 48 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Thiago Spice 5 minutos do primeiro tempo, com cartão vermelho direto.
São Raimundo/AM: Matheus Melo; Elyvélton, Guilherme Möler, Carlos Henrique e Ivan; Sérgio Duarte Júnior, Ramón (Lucas Peteca, no intervalo), Rafael Oliveira e Rossini; Édison Negueba e Raylson (Miliano 45/2º). Treinador: Sérgio Duarte.
Suplentes: Miguel, Gabriel Ferreira, Miliano, Hemerson, Dênis Maranhão e Lucas Peteca.
Manaus FC/AM: Gleibson; Edvan (Guilherme Amorim, no intervalo), Thiago Spice, Luis Fernando e Assis (Dudu Mandai 17/2º); Vinícius Barba, Gabriel Davis (Gílson 22/2º) e Anderson Paraíba (Márcio Passos 8/1º); Philip (Erivélton 17/2º), Vanílson e Diego Rosa. Treinador: Luizinho Vieira.
Suplentes: Rafael de Jesus, Igor Carvalho, Dudu Mandai, Márcio Passos, Guilherme Amorim, Gílson, Marcelinho, Erivélton, Douglas Lima, Jackie Chan e Vitinho.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários