[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Manaus FC/AM atropela Nacional/AM, que fica à espera de um milagre para chegar à Decisão

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Victor Normando/FAF

Manaus/AM - Nacional/AM e Manaus FC/AM abriram as Semifinais do Campeonato Amazonense 2021, na tarde deste sábado (01/05), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM.

Por ter feito melhor campanha na Primeira Fase, o Manaus FC/AM tem a vantagem de dois resultados iguais no confronto.

Com a obrigação de reverter a situação, o Nacional/AM foi a campo com um alteração, mas com uma configuração tática diferente.

Alan George optou por um esquema mais cauteloso, defensivo, com apenas um atacante, o velocista Vitinho. Lucas Gadelha foi sacrificado, com a entrada de mais um meia, no caso Leozinho.

Também teve uma modificação tática, com o recuo de Anderson Bandeira, que vinha atuando bem como primeiro volante, para a função de terceiro zagueiro. Assim, o time entrou em campo com um 5-4-1, sem homem de referência, de área, no ataque.

O Manaus FC/AM repetiu o time que goleou o JC/AM por 5-1 no jogo da Volta das Quartas de Finais, com a mesma distribuição tática, 4-5-1, com apenas Diego Rosa na frente. A grande novidade foi a presença, pela primeira vez, de Marcelinho, no banco de reservas.

E, com tanta gente na zaga (9 jogadores, incluíndo os laterais) e no meio de campo (mais 9, sendo 3 volantes e 6 meais), o primeiro tempo foi truncado e congestionado, com muita disputa de posse de bola e poucas chances ofensivas.

O Manaus FC/AM começou a partida adiantando a marcação, sufocando o Nacional/AM em seu próprio campo, dificultando a saída de bola do adversário. A pressão surtiu efeito e o Nacional/AM errava muito na saída de bola.

Aos 5 minutos, Júnior Baé saiu errado, Gabriel Davis tomou e tocou para Erivélton, que bateu muito mal, por cima do gol.

O zagueiro Cris precisou de atendimento médico, aos 16 minutos, depois de receber uma bolada na barreira, após cobrança de falta de Thiago Spice.

A primeira chegada do Nacional/AM só ocorreu aos 18 minutos, e mal executada. Vitinho foi lançado na frente, mas a bola foi muito forte e Gleibson saiu do gol para fazer a defesa, tranquila.

Os jogadores do Manaus FC/AM reclamaram marcação de pênalti aos 19 minutos, em jogada que começou com Edvan e teve a conclusão, de letra, de Diego Rosa, e desvio na zaga do Nacional/AM.

O Nacional/AM também reclamou de um pênalti, aos 23 minutos, em jogada de Romão.

Em boa jogada do Manaus FC/AM, Assis arrumou para Diego Rosa, que rolou para Erivélton, aos 30 minutos, mas o meia bateu por cima do gol

Adrian Serpa fez grande defesa no minuto seguinte, em jogada de Anderson Paraíba, que dentro da área driblou dois marcadores e bateu rasteiro, com o goleiro se esticando e tirando, no canto direito.

O Nacional/AM chegou de novo aos 36 minutos e Júnior Baé, de frente para o gol, da entrada da área, errou a finalização, mandando muito por cima.

Henrique deu bobeira, aos 40 minutos, e Anderson Bandeira teve que fazer a falta providencial em Gabriel Davis, aos 40 minutos, levando cartão amarelo.

Quando o primeiro tempo parecia caminhar para terminar com um monótono 0-0, Marcelo Phillipi cometeu falta em jogada pelo lado esquerdo e recebeu cartão amarelo.

Na cobrança de Gabriel Davis, aos 47 minutos, Assis desviou de cabeça, de costas, e abriu o placar.
Em desvantagem no Regulamento, e perdendo o primeiro jogo, Alan George voltou com um atacante de área para a etapa final. Lucas Gadelha entrou no lugar de Roberto Henrique.

E reposicionou Anderson Bandeira para o meio de campo, como primeiro volante, liberando Júnior Baé, passando do 5-4-1 para o 4-4-2.

Luizinho Lopes não refrescou no Manaus FC/AM e voltou com o atacante Vanílson, retornando de contusão, no lugar do volante Gílson.

Quem voltou melhor foi o Nacional/AM, saindo mais para o jogo. Com mais presença no campo ofensivo, aos 8 minutos Leozinho toca para Renatinho, pelo lado esquerdo, que cruza na área, onde Lucas Gadelha tenta, entre dois marcadores, mas para fora.

Adrian Serpa evitou o segundo gol do Manaus FC/AM, no lance seguinte. Anderson Paraíba deixou Vanílson na cara do gol, mas o goleiro nacionalino cresceu para cima do atacante, abafando, e fazendo grande defesa.

Lucas Gadelha apareceu de novo com perigo, aos 12 minutos, agora de cabeça, mas de novo para fora. No minuto seguinte, a segunda alteração de Alan George, com Antony entrando no lugar de Anderson Bandeira.

Renatinho arriscou de fora, aos 17 minutos, e Gleibson bateu roupa, mas sem susto, se recuperando depois.

O Manaus FC/AM mexeu duas vezes, aos 20 minutos, com as entradas de Philip e Dudu Mandai nos lugares de Erivélton e Assis, respectivamente.

Dois minutos depois, Marcelo Phillipi cruzou da direita buscando Lucas Gadelha, mas Gleibson saiu bem do gol, evitando que a bola chegasse ao atacante nacionalino.

Guilherme Amorim entrou no lugar de Edvan, e logo em seguida cobrou lateral na área nacionalina e no lance Cris acabou cortando com a mão.

Na cobrança do pênalti, aos 30 minutos, Diego Rosa bateu no meio do gol, com Adrian Serpa pulando para o lado direito.

Vinícius Barba arriscou da entrada da área, aos 35 minutos, com muito perigo, raspando a trave direita. Cinco minutos depois, Gabriel Davis cruzou da esquerda e Romão, atabalhoadamente fez pênalti em Vanílson.

Diego Rosa cobrou mais uma vez, agora no ângulo superior esquerdo, marcando o terceiro gol do Manaus FC/AM, seu segundo na partida, ambos de pênalti, e assumiu a artilharia da competição, com 6 gols marcados.

Com a categórica vitória por 3-0, o Manaus FC/AM administrou o tempo até o apito final, enquanto o Nacional/AM, completamente abatido, não oferecia qualquer reação.

Os times voltam a se encontram pelo jogo da Volta no próximo sábado (08/05), na Arena Vivaldo Lima. O Manaus FC/AM se classifica para a Decisão perdendo por até 3 gols de diferença. O Nacional/AM fica à espera de um milagre...

Ficha Técnica:
Nacional/AM 0-3 Manaus FC/AM
Sábado, 01 de Maio de 2021, às 16h05min (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2021
Semfinais - Jogo de Ida
Árbitro: Raimundo José Azevedo de Medeiros/AM
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes/AM
Assistente 2: Wendell Saraiva da Silva/AM
4º Árbitro: Edmar Campos Encarnação/AM
5ª Árbitra: Alini Miranda Gil/AM
Gols: Assis 47 minutos do primeiro tempo. Diego Rosa (pênalti) 30 e Diego Rosa (pênalti) 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Júnior Baé 10, Anderson Bandeira 40, Assis 45, Marcelo Phillipi 46 e Luis Fernando 48 minutos do primeiro tempo. Cris 3, Vinícius Barba 30, Renatinho 37 e Antony 42 minutos do segundo tempo.
Nacional/AM: Adrian Serpa; Marcelo Phillipi, Henrique, Anderson Bandeira (Antony 12/2º), Cris e Romão; Júnior Baé (Bruno Domingues 29/2º), Leozinho, Roberto Henrique (Lucas Gadelha, no intervalo) e Renatinho (Rafael Nogueira 41/2º); Vitinho (Max Nóbrega 29/2º). Treinador: Alan George.
Suplentes: Isac, Adalberto, Cleberson Varane, Gabriel Manga, Antony, Bruno Domingues, Guto, Jones, Lucas Gadelha, Max Nóbrega, Rafael Nogueira e Gustavinho.
Manaus FC/AM: Gleibson; Edvan (Guilherme Amorim 27/2º), Thiago Spice, Luis Fernando e Assis (Eduardo Mandai 20/2º); Vinícius Barba, Gilson (Vanílson, no intervalo), Erivélton (Phillip 20/2º), Gabriel Davis e Anderson Paraíba (Marcelinho 29/2º); Diego Rosa. Treinador: Luizinho Lopes.
Suplentes: Rafael de Jesus, Jefferson Reis, Dudu Mandai, Márcio Passos, Guilherme Amorim, Marcelinho, Alex, Philip, Vitinho, Vanílson e Jackie Chan.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários