[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - Manaus FC/AM conquista título de forma épica, com gol da virada nos acréscimos da partida

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Normando

Manaus/AM - Apesar da falta de público na Arena Vivaldo Lima, já se podia ouvir nitidamente o grito "o Campeão voltou..." dos poucos convidados presentes.

Por questões de segundos, o São Raimundo/AM esteve próximo de quebrar um jejum de 14 anos (que agora virou 15 anos) e voltar a ser Campeão.

Mas o Futebol... Ah, o Futebol!!!

Na quase vazia Arena, o autor do gol da vitória épica, do gol redentor, do gol do título do Manaus FC/AM, aos 51 minutos do segundo tempo, foi o volante Márcio Passos, titular no jogo deste sábado (22/05) improvisado na zaga no lugar do suspenso Thiago Spice.

Márcio Passos até então era lembrado na história do Manaus FC/AM por ter desperdiçado a pênalidade máxima na Decisão do Campeonato Brasileiro da Quarta Divião (Série D) de 2019, contra o Brusque/SC, numa Arena lotada.

A volta por cima foi épica. O Manaus FC/AM, voltou a reinar no futebol local, após perder sua hegemonia para o Penarol/AM na disuta do Novo Campeonato Amazonense 2021.

Porém, antes do desfecho hollywoodiano, a festa estava toda do outro lado. O São Raimundo/AM esteve com o título na mão durante toda a partida, desde que a bola rolou.

E abriu o marcador, ampliando a vantagem, aos 9 minutos de jogo. Elyvélton lançou Lucas Peteca, que ganhou na corrida de Márcio Passos, entrou na área e cruzou rasteiro para a pequena área, onde Rossini, livre de marcação, chegou de carrinho, para marcar.

Aos 18 minutos, o Tufão da Colina quase ampliou o placar, em tentativa de Rossini da intermediária, tentando surpreender o adiantado goleiro Gleibson, que voltou desesperado para a meta, rezando e torcendo para a bola sair, o que de fato aconteceu.

O Manaus FC/AM empatou aos 37 minutos. Anderson Paraíba cobrou escanteio pelo lado direito, Miguel rebateu fraco, Gabriel Davis aproveitou o rebote, dominou e bateu para o fundo das redes.

Na comemoração, o goleiro reserva Rafael de Jesus entrou em campo e levou cartão amarelo. Imediatamente Sérgio Duarte processou a primeira substituição, trocando Ivan por Ramón.

O empate ainda dava o título ao São Raimundo. E antes do término do primeiro tempo, o time chegou ao segundo gol. Rossini cruzou da esquerda e Thiago Amazonense dominou no peito já ajeitando para a bicicleta, no ângulo esquerdo, um GOLAÇO !!!

No intervalo, Luizinho Vieira fez duas alterações no Manaus FC/AM. Saíram os meias Erivélton e Anderson Paraíba, para as entradas, respectivamente, do meia Marcelinho e do atacante Philip, mudando o esquema tático do 4-4-2 para o 4-3-3.
E logo no primeiro minuto do segundo tempo o goleiro Gleibson evitou mais uma pintura de Édison Negueba, que recebeu pela esquerda, deixou Luis Fernando na saudade e só foi parado na boa defesa do goleiro adversário.

Dois minutos depois Ramon avançou em velocidade, entrou na área, caiu, levantou, e tocou para Édison Negueba, que rolou para a chegada de Thiago Amazonense bater com perigo, mas no meio do gol, facilitando a vida de Gleibson.

Wendel foi lançado aos 6 minutos, driblou Gleibson mas não alcançou a bola para concluir a gol. Raylson entrou no lugar de Elyvélton, no São Raimundo/AM, aos 16 minutos.

O empate do Manaus FC/AM foi evitado pelo goleiro Miguel, no minunto seguinte, em boa defesa após conclusão de Marcelinho, aproveitando rebote na entrada da área.

No tempo técnico do segundo tempo para reidratação, aos 27 minutos, mais duas mudanças no Manaus FC/AM. Entraram Douglas Lima e Dudu Mandai nos lugares de Gabriel Davis e Assis, respectivamente.

E Diego Rosa, aos 31 minutos, aproveitou cruzamento de Edvan da direita e empatou, marcando seu 7º gol na competição e se isolando na artilharia.

Mesmo com o empate, o título ainda era do São Raimundo/AM, graças à vitória por 2-1 no primeiro jogo da Decisão.
Uma mudança em cada time, aos 34 minutos. No São Raimundo/AM saiu Lucas Peteca e entrou Hemerson. No Manaus FC/AM, Igor Carvalho entrou no lugar de Edvan.

Carlos Henrique entrou no lugar de Wendel, aos 36 minutos, com o São Raimundo/AM passando a jogar com três zagueiros, claramente defendendo o resultado e o título.

Inacreditavelmente, Vanílson perdeu de cabeça, livre na pequena área, aos 43 minutos, depois de cruzamento da esquerda de Dudu Mandai.

Do outro lado, aos 49 minutos, Hemerson perdeu também de forma incrível, após entrar livre na área e bater para defesa espetacular de Gleison, quando podia até ter rolado para Édison Negueba, livre sem marcação na marca do pênalti e com o gol escancarado.

O castigo veio aos 51 minutos. Igor Carvalho Igor cobrou lateral na área, Diego Rosa tocou para trás, e Márcio Passos, com muita consciência, ajeitou, conferiu o posicionamento de Miguel, e colocou fora do alcance do goleiro, GOLAÇO !!!

Mas a reconquista da hegemonia estadual ainda sofreu um susto, aos 58 minutos. Após cruzamento da direita, Hemerson, livre na pequena área, cabeceou para fora, à esquerda de Gleibson, batido no lance.
Fim de papo, início de festa...

O Manaus FC/AM voltou a ser Campeão. Diego Rosa foi o artilheiro. E o São Raimundo/AM, heróico e guerreiro, continua no jejum.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 3-2 São Raimundo/AM
Sábado, 22 de Maio de 2021, às 16h05min (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2021
Decisão - 2º Jogo
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá Guimarães/AM
Assistente 2: Hugo Agostinho Chaves da Paixão/AM
4ª Árbitra: Elivane Trindade da Costa/AM
5ª Árbitra: Alini Miranda Gil/AM
Gols: Rossini 9, Gabriel Davis 37 e Thiago Amazonense 45 minutos do primeiro tempo. Diego Rosa 31 e Márcio Passos 52 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Luis Fernando 13, Rafael de Jesus 38 e Gabriel Davis 46 minutos do primeiro tempo. Rossini 1, Vinícius Barba 15, Philip 21, Vanílson 35, Carlos Henrique 56 e Diego Rosa 57 minutos o segundo tempo.
Expulões: Neto Pajolla (Auxiliar Técnico do Manaus FC/AM) 51, Elyveton 51, Marinho (Auxiliar Técnico do São Raimundo/AM) 51 e Anderson Paraíba 51 minutos do segundo tempo.
Manaus FC/AM: Gleibson; Edvan (Igor Carvalho 34/2º), Márcio Passos, Luis Fernando e Assis (Dudu Mandai 27/2º); Vinícius Barba, Gabriel Davis (Douglas Lima 27/2º), Erivélton (Marcelinho, no intervalo) e Anderson Paraíba (Philip, no intervalo); Diego Rosa e Vanílson. Treinador: Luizinho Vieira.
Suplentes: Rafael de Jesus, Paulo Henrique, Igor Carvalho, Jefferson Reis, Dudu Mandai, Gílson, Alex, Marcelinho, Douglas Lima, Philip, Jackie Chan e Vitinho.
São Raimundo/AM: Miguel; Elyvélton (Raylson 16/2º), Guilherme Möler, Pastor e Ivan (Ramón 38/1º); Sérgio Duarte Júnior, Thiago Amazonense e Rossini; Wendel (Carlos Henrique 36/2º), Lucas Peteca (Hemerson 34/2º) e Édison Negueba. Treinador: Sérgio Duarte.
Suplentes: Gabriel Costa, Gabriel Ferreira, Carlos Henrique, Miliano, Dadinho, Ramón, Raylson, Hemerson e Dênis Maranhão.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários