[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - São Raimundo/AM a um empate de quebrar jejum, na Decisão contra o Manaus FC/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antônio Assis

Manaus/AM - O Campeonato Amazonense 2021 chega ao fim e o Campeão será conhecido neste sábado (22/05), no segundo jogo da Decisão, a partir das 16h05min, na Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM.

Dono da melhor campanha da Primeira Fase, o Manaus FC/AM precisa da vitória para recuperar a hegemonia estadual, quebrada em março passado, quando perdeu o Tetracampeonato para o Penarol/AM, na disputa por pênaltis da Decisão do Novo Campeonato Amazonense 2020.

O São Raimundo/AM, sem conquistar o título desde 2006, reverteu a vantagem do adversário de jogar por dois resultados iguais ao vencer por 2-1 no sábado passado (15/05), em tarde inspirada do atacante Édison Negueba, autor de dois golaços.

Agora o Tufão da Colina joga por um empate para voltar a levantar a taça e quebrar o jejum, que dura 14 anos – a última conquista foi em 2006.

O treinador Sérgio Duarte contará com os retornos do zagueiro Pastor e do meia Thiago Amazonense, após cumprirem suspensão.

O atacante Wendel, que vem sendo improvisado na lateral-direita, ganhou condições de jogo ao ser beneficiado com um efeito suspensivo à pena de 30 dias, imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

Mas o São Raimundo/AM vai ter um desfalque importante. O goleiro Matheus Melo, titular em todos os 16 jogos do ano, levou o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática.

O reserva Miguel, de apenas 22 Anos, fará sua estreia na competição, exatamente no jogo mais importante da temporada.

O meia Rafael Oliveira também levou o terceiro cartão amarelo e está fora. Em seu lugar entra Ramón, eventual titular em diversas oportunidades. Outra opção é entrar com Lucas Peteca, se escolher por uma formação mais ofensiva.

O Manaus FC/AM terá dois desfalques. O zagueiro Thiago Spice foi expulso com apenas 5 minutos de bola rolando no primeiro jogo. E o volante reserva Guilherme Amorim, que entrou no decorrer da partida, levou o terceiro cartão amarelo. Na vaga de Thiago Spice, Luizinho Lopes deve improvisar, mais uma vez, o volante reserva Márcio Passos.

A partida reserva uma disputa particular: Diego Rosa, do Manaus FC/AM, e Édison Negueba, do São Raimundo/AM, brigam pela artilharia da competição. Cada um marcou 6 gols, ao lado de Frank Alberto, do Princesa do Solimões/AM.

Outros dois jogadores, com 5 gols, também estão na briga, um pouco mais distantes - Vanílson, do Gavião do Norte, e Hemerson, do Tufão da Colina, este voltando de contusão.

No banco de reservas, outra curiosidade, o duelo entre os treinadores que assumiram na 2ª Rodada. Luizinho Lopes e Sérgio Duarte substituíram, respectivamente, Luizinho Vieira e Marinho, dispensados após as estreias dos times na competição.

O Manaus FC/AM estreou vencendo o JC/AM, de Itacoatiara/AM, na abertura do Barezão 2021, dia 6 de Março, sob o comando de Luizinho Vieira, dispensado logo depois.

O Manaus FC/AM tem melhor campanha, com 10 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Marcou 29 gols e sofreu nove. Venceu os 4 jogos do mata-mata, eliminando JC/AM e Nacional/AM.

O São Raimundo/AM estreou com derrota para o Nacional/AM, no dia 7 de Março, e imediatamente contratou Sérgio Duarte para o lugar de Marinho, que continuou na Comissão Técnica, como auxiliar.

Fez uma campanha irregular com 5 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Marcou 29 gols e sofreu 23. Passou por Amazonas/AM e Princesa do Solimões/AM nas fases decisivas, sempre revertendo as vantagens dos adversários.

A decisão será o terceiro encontro entre Manaus FC/AM e São Raimundo/AM na competição. Pela Fase Preliminar, o Gavião do Norte venceu por 2-1. Na primeira partida decisiva, o Tufão da Colina devolveu o placar.
O tira-teima deste sábado (22/05) vai definir o Campeão Amazonense de 2021.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários