[CAMPEONATO AMAZONENSE 2021] - São Raimundo/AM elimina Princesa do Solimões/AM, volta à Decisão e às competições nacionais

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Normando/FAF
Manaus/AM - De volta às competições nacionais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Após 15 Anos, o São Raimundo/AM voltará a aparecer no Cenário Nacional, disputando a Copa do Brasil 2022 e o Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão, a Série D 2022.

Voltará, também, a decidir um Campeonato Amazonense, após 17 Anos. A última vez foi em 2004, quando superou o Grêmio Coariense/AM e conquistou o título. Foi Campeão também em 2006, mas sem a necessidade da Decisão.

As vagas surgiram mesmo com a derrota na tarde deste domingo (09/05) frente o Princesa do Solimões/AM, por 2-3, no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM.

Como venceu o primeiro jogo das Semifinais por 5-2, classificou-se, com o placar agregado de 7-4. A partida da Volta foi eletrizante e com emoção até o apito final.

No quebra cabeça para montar o time com a responsabilidade de reverter o resultado para o Princesa do Solimões/AM, o treinador Aderbal Lana teve 4 ausências, 1 titular e 3 reservas.

O zagueiro Éric, que saiu machucado ainda no primeiro tempo da partida anterior, não se recuperou e desfalcou o time. Maicon, um dos volantes reservas, também não se recuperou e ficou de fora mais um jogo.

As outras ausências, por cartões amarelos, foram o lateral-esquerdo Guilherme e o meia Thiago Macena, reservas frequetemente utilizados.

A ausência de Érik e a necessidade de vencer por pelo menos dois gols de diferença, foi a senha para que Aderbal Lana optasse pelo retorno do atacante Frank Alberto, um dos artilheiros da competição com 6 gols marcados.

Assim, o Princesa do Solimões/AM mudou do 5-3-2 da partida de Ida para o 4-3-3 neste jogo da Volta.

O São Raimundo/AM, com uma vantagem confortável e em perseguição de um sonho antigo, repetiu o time. Miliano e Hemerson, peças importantes na campanha, voltando de contusões, foram opções de Sérgio Duarte entre os suplentes.

O jogo começou com o Princesa do Solimões/AM forçando, com mais posse bola, precisando construir o resultado. O São Raimundo/AM jogava por um erro do adversário, administrando sua vantagem no placar agregado, com Rossini procurando cadenciar o ritmo da partida.

Com 10 minutos de partida Hayllan bateu forte da entrada da área, venceu o goleiro Matheus Melo mas a bola, caprichosamente, beijou a trave e não entrou.

Rossini além de cadenciar o jogo, também usava toda sua experiência para catimbar a partida. Aos 14 minutos foi ao chão e precisou receber atendimento médico, logo depois de seu companheiro Thiago Amazonense ter levado seu primeiro cartão amarelo.

Édison Negueba levou vantagem sobre Deurick, aos 19 minutos, e o zagueirão não teve outra alternativa: cometeu falta, tocando a bola com a mão, para impedir a progressão do lance.

Na cobrança de Thiago Amazonense, com força, Rascifran desvia, o suficiente para evitar o gol do São Raimundo/AM, com a bola batendo na trave.

Aos 22 minutos Rossini precisou novamente de atendimento médico, parando o jogo mais uma vez. A essa altura, o jogo era equilibrado, um verdadeiro lá e cá. Rafael Oliveira teve chance aos 24 minutos. Hayllan também assustou, 3 minutos depois.

Na leitura tática de Sérgio Duarte, a necessidade da primeira substituição no São Raimundo/AM, aos 28 minutos, com Lucas Peteca entrando no lugar de Dênis Maranhão.

E o atacante levou cartão amarelo aos 33 minutos de jogo. No lance seguinte, Hayllan cruzou na área e Felipe Eduardo, de cabeça, por pouco não abriu o placar em Manacapuru/AM.

O Princesa do Solimões/AM reclamou de pênalti, em jogada aos 35 minutos, entre Pastor e Alessandro Toró. Três minutos depois Luciano aproveitou rebote, após bate-rebate na área colinense, mas bateu mal, para fora.

E a bola que o São Raimundo/AM esperava apareceu, aos 41 minutos.

Édison Negueba conduziu em velocidade, Rossini penetrou no meio da defesa princesina, indicou com o dedo onde queria receber a bola, Negueba lançou na medida, e o veterano atacante bateu cruzado, de dentro da área, com a bola batendo na trave direita de Rascifran e entrando.
Antes do apito final no primeiro tempo, dois jogadores do Princesa do Solimões/AM receberam cartões amarelos: Marquinho e Alessandro Toró.

O Tubarão do Norte voltou para a etapa final com duas alterações. Saíram Fabrício e Tico, os dois laterais, para as entradas de Cordeiro e Neto Cabeção, respectivamente.

Aos 2 minutos, Frank Alberto fez jogada em velocidade pela esquerda, descobriu Neto aberto na direita e tocou. O atacante dominou e bateu cruzado, forte e rasteiro. A bola subiu levemente após quicar num montinho, o suficiente para tirar a chance de defesa de Matheus Melo, empatando o jogo.

O São Raimundo/AM poderia ter ficado novamente à frente no placar logo em seguida, em nova jogada de Édison Negueba, mas Lucas Peteca concluiu mal, desperdinçando.

Tabelinha entre Frank Alberto e Jonas, aos 7 minutos, teve o lance anulado por impedimento do camisa 20, Frank Alberto. A resposta foi imediata, com Édison Negueba, mas o goleiro Rascifran defendeu bem o chute do atacante.

Rafael Oliveira tentou duas vezes, aos 10 minutos. Na primeira, se livrou do marcador e bateu forte, para defesa de Rascifran. No rebote, mandou mal, para fora.

Três minutos depois, o meia deu lugar a Ramón. Aos 17 minutos, a terceira alteração no Princesa do Solimões/AM, com Douglas entrando na vaga de Marquinho.

Alessandro Toré fez boa jogada pela esquerda, no minuto seguinte, mas Frank Alberto se enrolou e perdeu.

O castigo veio na sequência, aos 19 minutos. Édison Negueba, sempre ele, lançou Lucas Peteca pela direita, que avançou, entrou na área, e bateu para marcar o segundo gol.

O empate quase aconteceu aos 21 minutos, após cruzamento de Alessandro Toró pela direita. O goleiro Matheus Melo espalmou mal e Frank Alberto aproveitou a sobra, mas mandou na trave. Na volta, Jonas tentou de bicicleta, mas para fora.

O Princesa do Solimões/AM voltou a chegar com perigo aos 26 minutos, em jogada de Jonas pela direita, que cruzou para Hayllan. A bola passou pelo atacante e chegou ao volante Felipe Eduardo, que bateu forte, mas para fora.

Sérgio Duarte mexeu duplamente aos 27 minutos, trocando Lucas Peteca e Elyvelton por Raylson e Wendel, respectivamente. O zagueiro Guilherme Möler levou cartão amarelo por reclamação, no minuto seguinte.

Édison Negueba construiu a jogada pela direita, aos 31 minutos, e tocou para Rossini, na área, que deixou para Ramón bater fraco, faciliando a defesa de Rascifran.

Em seguida, Édison Negueba avançou com liberdade mas bateu para fora. Aderbal Lana fez mais duas mudanças no Princesa do Solimões/A, aos 33 minutos, colocando Alan e Jefferson nos lugares de Frank Alberto e Alessandro Toró.

O gol de empate, reacendendo a esperança, veio aos 33 minutos. Em jogada pela esquerda, Wendel deu mole para Douglas, que cruzou na pequena área. Guilherme Möler não conseguiu efetuar o corte e Hayllan, oportunista, aproveitou e marcou.

Cinco minutos depois, Guilherme Möler e Matheus Melo se enrolaram na entrada da área e a bola sobrou limpa para Hayllan marcar o gol mais fácil de sua vida.
O final da partida foi eletrizante e emocionante. Felipe Eduardo bateu com perigo, mas por cima, aos 40 minutos. Jeffeson também assustou Matheus Melo, um minuto depois.

Neto bateu para fora aos 45 minutos. Matheus Melo fez boa intervenção em lance de perigo de Hayllan, aos 50 minutos. E o São Raimundo/AM ainda teve a chance do empate, aos 52 minutos, com Raylson, que mandou por cima ao tentar encobrir Rascifran.

Final de partida, vitória do Princesa do Solimões/AM por 3-2. Mas o São Raimundo/AM, que venceu o jogo da Ida por 5-2, é o finalista, o adversário do Manaus FC/AM.

Pela primeira vez os dois times vão decidir um Campeonato. O Manaus FC/AM chega à sua 5ª Decisão consecutiva. O São Raimundo/AM volta à uma Final após 17 Anos.

A última vez que o Tufão da Colina chegou a uma Decisão foi em 2004, contra o Grêmio Coariense/AM, quando conquistou o título. Em 2006 o time também foi Campeão, mas sem a necessidade de decidir, por ter vencido os dois turnos de forma direta.

O São Raimundo/AM também vai voltar a ter calendário nacional, participando das competições promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O time vai voltar a disputar a Copa do Brasil, em 2022, após 15 Anos de sua última participação, em 2007, quando foi eliminado pelo Ananindeua/PA na Primeira Fase.

Também se garantiu no Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão, a Série D 2022, tomando parte na competição pela primeira vez. Sua última participação em Divisões Nacionais foi em 2007, eliminado na Primeira Fase da Série C, após ser rebaixado da Segunda Divisão no ano anterior.

Ficha Técnica:
Princesa do Solimões/AM 3-2 São Raimundo/AM
Domingo, 09 de Maio de 2021, às 15h30min (de Manaus/AM)
Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM
Campeonato Amazonense 2021
Semifinais - Jogo da Volta
Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Uesclei Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 2: Eliane Nogueira dos Santos/AM
4º Árbitro: Elenildo Batista Rodrigues Júnior/AM
5º Árbitro: Adonai Monteiro de Souza/AM
Gols: Rossini 41 minutos do primeiro tempo. Neto 2, Lucas Peteca 19, Hayllan 33 e Hayllan 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Thiago Amazonense 13, Sérgio Duarte (treinador do São Raimundo/AM) 14, Lucas Peteca 33, Marquinho 46 e Alessandro Toró 48 minutos do primeiro tempo. Rafael Oliveira 8, Pastor 23, Guilherme Möler 28 e Ramón 46 minutos do segundo tempo.
Princesa do Solimões/AM: Rascifran; Tico (Neto, no intervalo), Deurick, Marquinho (Douglas 17/2º) e Fabrício (Cordeiro, no intervalo); Felipe Eduardo, Luciano e Alessandro Toró (Jefferson 33/2º); Hayllan, Jonas e Frank Alberto (Alan 33/2º). Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Luis Paulo, Raul, Alan, Negão, Douglas, Cordeiro, Jefferson e Neto.
São Raimundo/AM: Matheus Melo; Elyvélton (Wendel 27/2º), Guilherme Möler, Pastor e Ivan; Sérgio Duarte Júnior, Thiago Amazonense, Rafael Oliveira (Ramón 13/2º) e Rossini; Édison Negueba e Dênis Maranhão (Lucas Peteca 28/1º, depois Raylson 27/2º). Treinador: Sérgio Duarte.
Suplentes: Miguel, Carlos Henrique, Gabriel Ferreira, Miliano, Dadinho, Ramón, Raylson, Wendel, Hemerson e Lucas Peteca.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários