[FUTEBOL FEMININO] - Confederação Brasileira de Futebol anuncia criação de 3ª Divisão, o Campeonato Brasileiro Feminino A3, para 2022

Do Site Oficial da CBF
Confederação Brasileira de Futebol
http://www.cbf.com.br
Arte: Thaís Magalhães
Rio de Janeiro/RJ - O ano de 2022 será de significativas mudanças para o Futebol Feminino brasileiro.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (17/05) a criação de uma nova divisão.

Trata-se do Campeonato Brasileiro Feminino A-3.

A novidade aumentará o número de equipes participantes nas competições nacionais, passando de 52 para 64, divididos entre as três Séries.

A criação de uma nova competição é mais um passo no contínuo trabalho de fomento do Futebol Feminino no Brasil, que a partir de 2022 contará com quatro campeonatos adultos - os Brasileiros Femininos A1, A2, A3 e a SuperCopa do Brasil.

Assim como as três competições de base - o Brasileiro Feminino Sub-18, o Sub-16 e a Liga de Desenvolvimento Conmebol Sub-16 e Sub-14.

"Vivemos um momento de muita maturidade das competições adultas femininas, com o aumento da competitividade entre os clubes e uma visibilidade cada dia maior. Permitindo que novas equipes ingressem no circuito nacional de competições, a Divisão A-3 ajudará muito no aumento do mercado de trabalho para as atletas, além de incentivar o fortalecimento das Categorias de Base dos clubes, que ganham um calendário maior e mais estruturado", destaca Aline Pellegrino, Coordenadora de Competições Femininas da CBF.

As três divisões do Campeonato Brasileiro Feminino representarão um salto de qualidade e quantidade de equipes no cenário nacional.

A novidade também modificará o formato de disputa da série A-2 que acompanhará a divisão de Elite, que conta desde 2018, com um calendário fixo com 16 equipes disputando o título nacional.

FORMATO DEMOCRÁTICO

O Campeonato Brasileiro Feminino A-3 contará com um novo critério para a classificação dos clubes.

Com um formato democrático, a competição terá representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Desta forma, serão os 27 Campeões Estaduais, somados aos 4 clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022 e 1 clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022.

Caso a equipe Campeã Estadual na temporada de 2021 já esteja classificada para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 ou A-2 de 2022, sua substituição se dará seguindo a ordem de classificação final do Estadual que originou a vaga.

No caso de desistência dos clubes classificados pelo Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022, sua substituição se dará seguindo a classificação deste mesmo Ranking.

Atualmente com 36 participantes, o Brasileiro Feminino A-2 será remodelado, e passará a contar com 16 clubes em 2022.

Na próxima temporada estarão classificados, os quatro rebaixados da A-1 2021 e as equipes que se classificarem para as Oitavas de Finais da A-2 2021 (5° ao 16° colocados).

Com a mudança, os times terão um calendário fixo a partir da próxima temporada, com a alternância apenas das equipes promovidas e rebaixadas entre as divisões nacionais.

Principal competição do calendário de Futebol Feminino, o Campeonato Brasileiro Feminino A-1 manterá o seu formato competitivo.

A Elite do Futebol Feminino seguirá com 16 integrantes em 2022, contando com os 12 melhores colocados em 2021, além dos 4 clubes promovidos da Série A-2 2021.

Em sua 9º Edição, a competição foi a primeira a ver a bola rolar em 2021 e atualmente está na disputa da 9ª Rodada.

Com Cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários