[JOGADORES AMAZONENSES] - Ronan brilha marca 3 dos 5 gols do Atlético/BA na Decisão do Campeonato Baiano e conquista título

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Divulgação - Site do Atlético/BA

Manaus/AM - Pela primeira vez na história do Campeonato Baiano, dois clubes do interior decidiram a competição.

Sem a presença da tradicional dupla da capital BA-VI, Bahia/BA e Vitória/BA, coube a Bahia/BA, de Feira de Santana/BA e Atlético/BA, de Alagoinhas/BA, decidir a primazia de melhor da Bahia.

Deu Atlético/BA.

E o melhor do Atlético/BA foi um amazonense, Ronan, 26 Anos, natural de Presidente Figueiredo/AM.

Titular absoluto, participou de todos os 13 jogos do time, independente de quem fosse o treinador - Estevam Soares, Josedilson Cardoso ou Sérgio Araújo, os três que participaram da conquista.

Apenas no jogo da estreia Ronan começou no banco de reservas, entrando aos 39 minutos do segundo tempo. Nos últimos 7 jogos da inédita conquista, atuou todos os minutos disputados, sem ser substituído.

No primeiro jogo da Decisão, domingo passado (16/05) marcou os dois gols no empate contra o Bahia/BA em 2-2, sendo um de pênalti.

No jogo do título, neste domingo (23/05), marcou mais uma vez, novamente de pênalti, na vitória fora de casa por 3-2, que valeu a Ronan não só o Campeonato Baiano mas também a artilharia isolada da competição.

É a primeira vez que um jogador amazonense alcança esse feito. Quem chegara mais perto tinha sido o falecido atacante Careca, que em 1980 foi Campeão Baiano pelo Vitória/BA, marcando 8 gols em 14 jogos disputados - Beca, do Itabuna/BA foi o artilheiro em 1980, com 20 gols.

Em meio à festa pelo título e pela artilharia, Ronan fez questão de enaltecer sua terra natal, Presidente Figueiredo.

“É onde eu moro até hoje. Obrigado por toda a torcida de vocês. Tenho muito orgulho de ser figueiredense”, declarou Ronan em entrevista à TVE da Bahia, Emissora que transmitiu a Decisão do Campeonato Baiano.

Ronan surgiu nas categorias de Base do Rio Negro/AM, revelado pelo ex-jogador, Preparador Físico e atual Secretário Municipal de Esportes de Presidente Figueiredo/AM, Mozart Carlos.

É o quarto título de Ronan. Em 2016 ele foi Campeão Amazonense pelo Fast Clube/AM. Pelo Brusque conquistou duas Taças: a Copa Santa Catarina, em 2019; e a Recopa Catarinense, em 2020.

OS NÚMEROS DE RONAN NO CAMPEONATO
Depois de disputar o Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão de 2020 pelo Fast Clube/AM, sendo vice-artilheiro do time com 5 gols, Ronan foi contratado pelo Atlético/BA.

Participou de todos os 13 jogos, atuando em 959 minutos. Na estreia, saiu do banco nos minutos finais. A partir do segundo jogo, ganhou a titularidade. Na reta final da competição, se tornou intocável.

Confira a progressão de Ronan no Campeonato Baiano 2021.

1ª Rodada - 21 de Fevereiro - Fluminense/BA de Feira da Santana/BA 0-1 Atlético/BA - começou como reserva, entrando aos 39 minuntos do segundo tempo.

3ª Rodada - 24 de Fevereiro - Atlético/BA 1-2 Vitória/BA - atuou a partida inteira.

2ª Rodada - 03 de Março - Atlético/BA 0-1 Bahia/BA de Feira de Santana/BA - começou como titular e foi substituído aos 38 minutos do segundo tempo.

4ª Rodada - 07 de Março - Juazeirense/BA 1-3 Atlético/BA - começou como titular e foi substituído aos 25 minutos do primeiro tempo.

5ª Rodada - 14 de Março - Atlético/BA 3-0 Docemel/BA - começou como titular, marcou um gol e foi substituído aos 13 minutos do segundo tempo.

6ª Rodada - 21 de Março - Atlético/BA 1-0 UNIRB/BA - começou como titular, marcou o gol da vitória e foi substituído aos 37 minutos do segundo tempo.

7ª Rodada - 04 de Abril - Bahia/BA 2-1 Atlético/BA - atuou a partida inteira.

8ª Rodada - 18 de Abril - Atlético/BA 2-2 Jacuipense/BA - atuou a partida inteira.

9ª Rodada - 05 de Maio - Vitória da Conquista/BA 3-0 Atlético/BA - atuou a partida inteira.

Semifinal - Ida - Atlético/BA 2-1 Juazeirense/BA - atuou a partida inteira.

Semifinal - Volta - Juazeirense/BA 1-0 Atlético/BA - atuou a partida inteira. Atlético/BA se classificou para a Decisão, vencendo por 3-2 na disputa de pênaltis.

Decisão - 1º Jogo - Atlético/BA 2-2 Bahia/BA de Feira de Santana/BA - atuou a partida inteira e fez dois gols válidos (e mais um que foi anulado).

Decisão - 2º Jogo - Bahia/BA de Feira de Santana/BA 2-3 Atlético/BA - atuou a partida inteira e fez um gol.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários