[SÉRIE C 2021] - Manaus FC/AM perde Acesso para Novorizontino/SP

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: João Normando/FAF
Manaus/AM - O Manaus FC/AM pagou o preço por não ter feito o dever de casa. E foi alto. Ao ser derrotado por 0-2 na tarde deste domingo (7) pelo Novorizontino/SP, no Estádio Ismael Di Biase, em Novo Horizonte/SP, o time amazonense deixou escapar o Acesso para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

O Novorizontinho/SP, que jogava pelo empate, terminou o Grupo D do Quadrangular Semifinal com 9 pontos, enquanto o Manaus FC/AM, que precisava da vitória para subir, ficou em terceiro lugar com 6 pontos.

Pelo segundo ano consecutivo, desde que a fase decisiva da Série C passou a ter esse formato, a pontuação mínima dentre os 8 clubes que subiram, em 2020 e 2021 foi 9 pontos. Ou seja, vencendo os três jogos em casa nos quadrangulares semifinais, 100% de chance de Acesso.

Nos três jogos que fez em casa pela fase decisiva, o Gavião do Norte venceu apenas um, contra o próprio Novorizontino/SP, por 5-0, quando jogou no Estádio Ismael Benigno, a Colina, Zona Oeste da cidade.

Os 5 pontos perdidos em casa, na Arena Vivaldo Lima, contra Ypiranga/RS (empate em 1-1) e Tombense/MG (derrota por 1-2 com gol sofrido no último minuto) fizeram falta. Muita falta.

E, a exemplo da Primeira Fase, quando se classificou por combinação de resultados, após dois empates em casa e ficar sem vencer nas três últimas rodadas, mais uma vez falhou em momentos decisivos.

Vindo de duas derrotas seguidas, sendo uma em casa na 4ª Rodada para o Tombense/MG, o Novorizontino jogava a terceira tentativa de se classificar.

Sem Guilherme Queiróz e Michel Douglas, contundidos, Léo Condé optou por Douglas Baggio e Pereira, que voltava a atuar como titular depois de certa ausência.

Evaristo Piza, no Manaus FC/AM, também deve dois desfalques: Dudu Mandai e Gilson, contundidos, substituídos, respectivamente, por Ronaell e Guilherme Amorim.

O treinador também saiu de seu tradicional 4-4-2 para jogar com três atacantes, trocando o meia Anderson Paraíba por Denílson, também retornando ao time titular. Mas optou por jogar sem atacantes de características velecistas, deixando Philip e Vitinho no banco de reservas.

O Manaus FC/AM começou em cima do adversário, buscando o resultado que precisava. Com dois minutos de jogo já havia sofrido duas faltas no campo de ataque, ambas cometidas por Willean Lepo.

Terceiro homem no meio de campo, Gabriel Davis começou bem a partida, conduzindo as jogadas ofensivas do Gavião do Norte. Aos 12 minutos, Igor Carvalho cruzou com precisão da direita e Denílson quase marcou de cabeça, exigindo excelente defesa de Giovanni.

O atacante, que voltava de contusão, sentiu o lance e ainda tentou ficar em campo, mas acabou substituído por Diego Rosa, aos 18 minutos.

O Novorizontino/SP assustou pela primeira vez aos 19 minutos, em batida estilosa de Pereira, que Matheus Inácio defendeu.

O zagueiro Bruno Aguiar atrasou a bola de forma perigosa aos 26 minutos e o goleiro Giovanni precisou sair com chutão, mas pegou mal na bola, e quase complicou a situação.

Marcelo Augusto levou o único cartão amarelo do primeiro tempo, aos 30 minutos, ao deixar o braço em disputa contra Douglas Baggio.

Outra boa chegada do Novorizontino/SP foi construída aos 33 minutos, em contra-ataque. Cléo Silva cruzou rasteiro e Pereira desviou antes da marcação, com perigo, mas para fora.

Os mandantes ficaram na broca contra a arbitragem Fifa do paranaense Rafael Traci aos 35 minutos, reclamando marcação de pênalti após outro cruzamento de Cléo Silva.

Aos 40 minutos Danielzinho recebeu na entrada da área, protegeu a bola e sofreu falta, frontal contra a meta de Matheus Inácio. O próprio Danielzinho cobrou, colocado, mas por cima do gol.

Duas chances foram criadas nos três minutos de acréscimos concedidos no primeiro tempo. Aos 46 minutos Willean Lepo fez boa jogada inidividual e cruzou para Pereira. A zaga do Manaus FC/AM cortou parcialmente e, na sobra, Danielzinho bateu de primeira, mas de novo para fora.

No minuto seguinte Raphael Lucas arriscou de fora da área, para fora, à esquerda de Giovanni.

Com o placar em 0-0, resultado que classificava o Novorizontino/SP, Evaristo Piza fez a segunda alteração no intervalo, voltando para o segundo tempo com Douglas Lima no lugar de Guilherme Piracicaba.
Mas foi o Novorizontino/SP quem começou o segundo tempo levando mais perigo. Logo no primeiro minutos Barba arriscou de longe e a bola explodiu no travessão de Matheus Inácio, que salvou o gol tocando com as pontas dos dedos, cedendo escanteio.

Cléo Silva sofreu falta na entrada da área, cometida por Ronaell, que levou cartão amarelo. Na cobrança de Pereira, a bola desviou na barreira e foi a escanteio. Mais um para o Novorizontino/SP.

O Manaus FC/AM chegou com perigo aos 8 minutos. Douglas Lima fez bom passe para Gabriel Davis, que invadiu a área mas errou a conclusão, batendo muito mal, perdendo a chance de inaugurar o placar.

O Novorizontino/SP, que já tinha a vantagem do empate, ficou em situação ainda melhor aos 17 minutos. Em cobrança de escanteio fechada de Pereira, o zagueiro Édoson Silva cabeceou com liberdade na pequena área e abriu o marcador.

No minuto seguinte Evaristo Piza processou mais duas alterações, trocando o volante Guilherme Amorim pelo meia Anderson Paraíba e o atacante Raphael Lucas por Daniel Costa, que levou cartão amarelo praticamente em seu primeiro lance, aos 21 minutos.

Philip no lugar de Gabriel Davis, aos 21 minutos, foi a quinta e última tentativa de Evaristo Piza para reverter o resultado adverso.

Aos 22 minutos o Novorizontino/SP quase ampliou, quando Guilherme Lazaroni apareceu como elemento surpresa no ataque, invadiu a área e bateu cruzado e com muito perigo, assustando Matheus Inácio.

A primeira mexida de Léo Condé veio aos 25 minutos, quando ele tirou Pereira para a entrada de Léo Tocantins. Três minutos depois, Douglas Lima pegou de primeira, de fora da área, com perigo, quase empatando a partida.

Willean Lepo recuperou a bola numa saida do Manaus FC/AM, acionou Cléo Silva, pela direita, que bateu forte e certeiro, para grande defesa de Matheus Inácio, aos 30 minutos.

Porém, em seguida, três minutos depois, Guilherme Lazaroni cruzou da esquerda e o goleiro se atrapalhou, quase entregando o segundo gol, mas se recuperou a tempo e fez a defesa.

Ao iniciar a arrancada para contra-ataque aos 34 minutos, Danielzinho foi seguro por Douglas Lima, que levou cartão amarelo.

O Acesso do Novorizontino/SP foi assegurado aos 38 minutos, com o segundo gol. Danielzinho tocou para Guilherme Lazaroni livre, na esquerda. O lateral cruza rasteiro e Douglas Baggio, também sem marcação, só tem o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes.

Cléo Silva, sentindo cansaço e cãimbras, é substituído por Reverson aos 41 minutos. Léo Condé também colocou Welinton Torrão na vaga de Guilherme Lazaroni.

No minuto seguinte Welinton Torrão recebeu em boas condições pela direita mas finalizou mal, perdendo a chance do terceiro gol.

Com 7 minutos de acréscimo, ainda deu tempo de Adenilson e Anderson Rosa entrarem nos lugares, respectivamente, de Lucas Mendes e Barba, aos 46 minutos.

Um minuto antes, Reverson levou cartão amarelo. E aos 47 minutos o amarelo foi para Welinton Torrão. Um chute de Júlio Rush, aos 48 minutos, ainda assustou Giovanni.

A vitória garantiu ao Novorizontino/SP a última vaga em disputa para o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão 2022. Ituano/SP e Tombense/MG vão decidir a Série C 2021. Também subiu o Criciúma/SC.

Ficha Técnica:
Novorizontino/SP 2-0 Manaus FC/AM
Domingo, 07 de Novembro de 2021, às 15 horas (de Manaus/AM)
Estádio Jorge Ismael Di Biasi, em Novo Horizonte/SP
Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão - Série C - 2021
6ª Rodada do Quadrangular Semifinal - Grupo D
Árbitro: Rafael Traci/SC - Fifa
Assistente 1: Éder Alexandre/SC
Assistente 2: Johnny Barros de Oliveira/SC
4º Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann/SC
5º Árbitro: Leonardo Tadeu Pedro/SP
Analista de Campo: Márcio Luiz Augusto/SP
Árbitro de Vídeo (VAR): Rodolpho Toski Marques/PR - Fifa
Árbitro Assistente de VAR: Jefferson Cleiton Piva da Silva/PR
Observador do VAR: Cláudio José de Oliveira Soares/RJ
Gols: Édson Silva 17 e Douglas Baggio 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Marcelo Augusto 30 minutos do primeiro tempo. Ronaell 5, Daniel Costa 21, Douglas Lima 34, Guilherme Lazaroni 41, Reverson 45 e Welinton Torrão 47 minutos do segundo tempo.
Renda: R$ 22.585,00
Público: 2.896 pessoas
Novorizontino/SP: Giovanni; Lucas Mendes (Adenilson 46/2º), Édson Silva, Bruno Aguiar e Guilherme Lazaroni (Welinton Torrão 41/2º); Willean Lepo, Barba (Anderson Rosa 46/2º) e Pereira (Léo Tocantins 25/2º); Danielzinho, Douglas Baggio e Cléo Silva (Reverson 41/2º). Treinador: Léo Condé.
Suplentes: Rodrigo Viana, Lucas Ferron, Adriano, Adenilson, Reverson, Léo Tocantins, Rômulo, Nando, Anderson Rosa, Welinton Torrão, Pedro Carrerette e Lucas Pereira.
Manaus FC/AM: Matheus Inácio: Igor Carvalho, Luis Fernando, Marcelo Augusto e Ronaell; Guilherme Amorim (Anderson Paraíba 18/2º), Júlio Rusch e Gabriel Davis; Denílson (Diego Rosa 18/1º), Raphael Lucas (Daniel Costa 18/2º) e Guilherme Piracicaba (Douglas Lima, no intervalo). Treinador: Evaristo Piza.
Suplentes: Gleibson, Edvan, Marcão, Thiago Spice, Derlan, Daniel Costa, Douglas Lima, Anderson Paraíba, Diego Rosa, Vitinho e Philip.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários