[CAMPEONATO AMAZONENSE 2022] - Manaus FC/AM vence São Raimundo/AM por 2-1 e assume liderança da Fase Classificatória

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Ismael Monteiro

Manaus/AM - Pela 2ª Rodada da Fase Classificatória do Campeonato Amazonense 2022, Manaus FC/AM e São Raimundo/AM reeditaram a Decisão do ano passado.

E mais uma vez o Gavião do Norte levou a melhor. Venceu por 2-1 o reencontro deste sábado (29/01) na Arena Vivaldo Lima e assumiu a liderança provisório da competição.

O confronto, que teve apenas a sua 12ª edição, ganha ares de muita rivalidade. No segundo tempo duas confusões foram registradas, exigindo que o árbitro Edmar Campos da Encarnação aplicasse cartões para integrantes dos bancos de reservas das equipes.

Aos 22 minutos, após reclamação acintosa e persistente do auxiliar técnico Marinho, acabou levando cartão amarelo.

No final da partida, após ser substituído aos 43 minutos do segundo tempo, o zagueiro Paulo Sérgio deu iniciou a outra confusão, ao provocar jogadores suplentes do São Raimundo/AM.

Após muito empurra empurra e ameaças, sobrou cartões amarelos para Adriano Apodi e Lucas Peteca do São Raimundo/AM, que já haviam sido substituídos; e para o próprio Paulo Sérgio, que acabou expulso pelo segundo amarelo.

O Manaus FC/AM, que venceu o Fast Clube/AM na partida de estreia, teve apenas uma alteração no time titular, com o zagueiro Claudinho fazendo sua estreia, entrando no lugar de Gutierrez, que foi para o banco de reservas.

O Tufão da Colina, derrotado pelo Operário/AM, entrou em campo com 5 mudanças. Na lateral-direita, Adriano Apodi ganhou o lugar de Elyvelton. No miolo da zaga, Cleberson Varane, expulso na estreia, foi substituído por Garrydo.

As outras três alterações foram no meio de campo, onde apenas Sérgio Duarte Júnior foi mantido. Saíram Yan Santos, Renatinho e Rossini. Em seus lugares jogaram Antony, Guilherme Neves e Jussimar.

A primeira chance da partida foi do São Raimundo, com 3 minutos de jogo. Na sobra depois da cobrança de escanteio, Lucas Peteca bateu sem ângulo e por cima da meta defendida por Reynaldo.

O volante Antony precisou de atendimento médico, após choque de cabeça, e voltou para o jogo, aos 10 minutos, com a cabeça enfaixada.

Após duas tentativas sem sucesso, uma em cobrança de falta e outra em conclusão de Gilson Alves, o Manaus FC/AM abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo. De dentro da área, Júnior Palmares rolou para Silvano, que bateu rasteiro, no canto esquerdo de Matheus Melo.

Com mais posse de bola, mas sem forçar o ritmo de jogo, o Manaus FC/AM chegou com perigo novamente aos 39 minutos. Vitinho fez boa jogada pelo lado direito e cruzou, mas Matheus Melo se antecipou e fez a defesa.

Nos descontos, aos 46 minutos, na primeira chegada do São Raimundo/AM, Adriano Apodi escorregou dentro da área e o árbitro Edmar Campos da Encarnação marcou pênalti, não existente.

Werlleson foi para a cobrança, no minuto seguinte, e empatou. O goleiro Reynaldo pediu que ele batesse no seu canto esquerdo, sinalizando insistentemente com a mão. E foi lá que Werlleson cobrou. Mas o goleiro pulou para o lado oposto e sequer saiu na foto.
Para o segundo tempo, o São Raimundo/AM voltou com Leozinho no lugar de Guilherme Neves.

E os 45 minutos complementares começou eletrizante. Aos 2 minutos Vitinho perdeu de forma incrível. No lance seguinte Adriano Apodi cruzou na área e Jussimar, livre, cabeceou com perigo, para grande defesa de Reynaldo, que no reflexo espalmou para escanteio.

Na cobrança do córner, aos 4 minutos, o zagueiro David Cruz subiu mais que os marcadores e cabeceou para fora, mas raspando a trave direita de Reynaldo.

Após as duas grandes chances do São Raimundo/AM, o meia Júnior Palmares deu a segunda assistência decisiva aos 5 minutos, cruzando na medida para a cabeçada de Alvinho, que colocou o Manaus FC/AM novamente à frente do placar.

Vitinho perdeu outra grande chance aos 13 minutos quando numa sobra, após corte de Sérgio Duarte Júnior, bateu para fora, à direita de Matheus Melo.

A segunda alteração no São Raimundo/AM aconteceu aos 19 minutos. Antony, que jogava com a cabeça enfaixa e apresentou sangramento no local, foi substituído por Renatinho.

Evaristo Piza fez três mudanças de uma só vez, aos 24 minutos. Ele trocou Vitinho por Toninho, Alvinho por Thiaguinho e Júnior Palmares por Victor Pantoja.

O São Raimundo/AM quase voltou a empatar aos 29 minutos, com Jussimar desviando depois de cobrança de escanteio e Gilson Alves salvando, tirando em cima da linha.

Sérgio Duarte mexeu mais duas vezes aos 30 minutos, tirando Adriano Apodi e Lucas Peteca, para as entradas, respectivamente, de Yan Santos e Elyvelton.

Márcio Passos entrou no lugar de Silvano, aos 32 minutos, numa tentativa de Piza de reforçar a marcação e o sistema defensivo.

Yan Santos entrou na área e bateu com perigo, cruzado e por cima, aos 40 minutos, quase surpreendendo Reynaldo, que se esticou todo para evitar o gol de empate do Tufão da Colina e mandar para escanteio.

O Manaus FC/AM respondeu no minuto seguinte. Thiaguinho invadiu a área e bateu cruzado e dessa vez foi Matheus Melo quem se esforçou para fazer a defesa, evitando o terceiro gol do Gavião do Norte.

Gutierrez entrou no lugar de Paulo Sérgio e Yan Nabor no lugar de Matheus Íton, aos 43 minutos. Na saída de campo o zagueiro do Manaus FC/AM provocou o banco de reservas do São Raimundo/AM dando início a uma confusão fora das quatro linhas.

O resultado final foram três cartões amarelos, aplicados aos 47 minutos, todos para jogadores que já haviam sido substituídos: Adriano Apodi e Lucas Peteca pelo São Raimundo/AM e o próprio Paulo Sérgio pelo Manaus FC/AM. Pior para o zagueiro, que como já tinha cartão amarelo, acabou expulso.

Final de jogo, vitória de novo do Manaus FC/AM, que assumiu a liderança da competição. Com duas derrotas, o São Raimundo/AM é o 11º colocado, à frente apenas do JC/AM.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 2-1 São Raimundo/AM
Sábado, 29 de Janeiro de 2022, às 15h30min (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense de 2022
2ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Assistente 1: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso/AM
Assistente 2: Hugo Agostinho Chaves da Paixão/AM
4º Árbitro: Elivane Trindade da Costa/AM
Estagiário: Leonardo Chaul Paixão/AM
Gols: Silvano 28 e Werlleson (pênalti) 47 minutos do primeiro tempo. Alvinho 5 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Matheus Íton 41 minutos do primeiro tempo. Paulo Sérgio 20, Marinho (auxiliar técnico do São Raimundo/AM) 22, Felipe Cordeiro 40, Adriano Apodi 47 e Lucas Peteca 47 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Paulo Sérgio 47 minutos do segundo tempo, pelo segundo cartão amarelo.
Manaus FC/AM: Reynaldo; Felipe Cordeiro, Paulo Sérgio (Gutierrez 43/2º), Claudinho e Rafael Rosa; Rogério, Gilson Alves e Júnior Palmares (Victor Pantoja 24/2º); Vitinho (Toninho 24/2º), Alvinho (Thiaguinho 24/2º) e Silvano (Márcio Passos 32/2º). Treinador: Evaristo Piza.
Suplentes: Pedro Henrique, Israel, Gutierrez, Jefferson Reis, Moreira, Márcio Passos, Victor Pantoja, Rafael Ibiapino, Thiaguinho e Toninho.
São Raimundo/AM: Matheus Melo; Adriano Apodi (Elyvelton 30/2º), David Cruz, Garrydo e Matheus Íton (Yan Nabor 43/2º); Sérgio Duarte Júnior, Antony (Renatinho 19/2º), Guilherme Neves (Leozinho, no intervalo) e Jussimar; Lucas Peteca (Yan Santos 30/2º) e Werlleson. Treinador: Sérgio Duarte.
Suplente: Oliveira, Felipe Leandro, Carlos Henrique, Leonardo, Renatinho, Yan Santos, Guilherme Costa, Sanderson, Rossini, Leozinho, Yan Nabor e Elyvelton.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários