[CAMPEONATO AMAZONENSE 2022] - Nacional/AM vence JC/AM por 2-0 e lidera após o término da 1ª Rodada, pelo saldo de gols

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Milly Barreto

Manaus/AM - "O gol é apenas um detalhe..."

A frase do treinador Carlos Alberto Parreira, Campeão Mundial em 1994 com a Seleção Brasileira, tem lá suas razões.

A vitória por 2-0 sobre o JC/AM na tarde desta quinta-feira (27/01) no Estádio Ismael Benigno, a Colina, Zona Oeste de Manaus/AM, valeu a liderança da competição ao Nacional/AM ao final da 1ª Rodada da Fase Classificatória.

Outros quatro times também venceram na rodada inaugural, mas por diferença de apenas um gol. E é esse "detalhe" que coloca o Leão da Vila Municipal na ponta, pelo critério de desempate de saldo de gols.

Foi 2-0. Mas poderia ter sido o dobro. O Nacional/AM desperdiçou duas cobranças de pênalti. E dominou o jogo inteiro.

Logo aos dois minutos de jogo Pedro Augusto recebeu na pequena área e marcou, mas estava em completo impedimento e o gol foi bem anulado.

Aos 4 minutos Marquinhos Pedro Augusto foi empurrado dentro da área e o árbitro Edmar Campos Encarnação marou pênalti. O próprio Pedro Augusto foi para a cobrança, mas o goleiro Felipe Paranhos defendeu, no canto direito.

Outro pênalti aconteceu aos 18 minutos, agora sofrido por Marquinhos. Pedro Augusto bateu de novo. De novo no canto direito. Felipe Paranhos foi de novo certo. Mas dessa vez não deu. E o Nacional/AM abriu o placar, já aos 19 minutos.

Outra boa chance aconteceu aos 23 minutos, mas Matheus Padilha desperdiçou. O massacre seguia e aos 28 minutos Pedro Augusto tentou de voleio, mas para fora.

Dos 29 aos 31 minutos teve a parada técnica, para hidratação de jogadores e equipe de arbitragem.

Aos 37 minutos Marquinhos fez boa jogada e cruzou. Antes que Caíque chegasse para marcar, Róbson tirou bem, de carrinho, evitando o segundo gol nacionalino.

Dois minutos depois Felipe Paranhos fez grande defesa, em arremate de Matheus Padilha.

O segundo gol surgiu aos 41 minutos. Alan Patrick cruzou da direita e Caíque, livre, ampliou.

A única chance do JC/AM no primeiro tempo surgiu nos descontos, aos 48 minutos. Vinicius Rangel arrancou pela esquerda mas na hora do arremate bateu no meio, para defesa de Negret.

Para o segundo tempo, Gilmar Popoca voltou com Carlos Henrique no lugar de Marquinhos. No JC/AM, Fernando Laje fez três mudanças, trocando Diogo Duran por Will Walisson; Vinícuis Rangel por Josivaldo; e Evelton Júnior por Alan Santos.

No início do segundo tempo o panorama não mudou. Aos três minutos Jó cruzou da direita, mas Pedro Augusto furou, dentro da área. No minuto seguinte, em novo cruzamento de Jó, o zagueiro Odair quase ampliou.

Caíque deu lugar a Matheus Dias, aos 9 minutos. Dois minutos depois o Nacional/AM teve o terceiro pênalti a seu favor, sofrido por Matheus Padilha.

Matheus Dias, que havia acabado de entrar, bateu com força, mas a bola explodiu conra o travessão, aos 12 minutos.

Na quarta e última substituição do JC/AM, Niedson entrou no lugar de Cristian Paulo, aos 18 minutos, usando todos os jogadores disponíveis no banco de reservas.

Gabriel Manga e Lopeu entraram em campo aos 20 minutos nos lugares, respectivamente, de Matheus Padilha e Pedro Augusto.

Jó desceu pela direita, aos 24 minutos, e dessa vez ao invés de cruzar, bateu para o gol, com a bola acertando a trave. Dois minutos depois Jó repetiu quase a mesma jogada e desta vez a bola passou raspando a trave.

O jogo caiu de rendimento. Novo lance de perigo somente aos 44 minutos, novamente com Jó, que exigiu boa defesa de Felipe Paranhos.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 2-0 JC/AM
Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2021, às 15h30min (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense de 2022
1ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Assistente 1: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
Assistente 2: Eliane Nogueira dos Santos/AM
4º Árbitro: Edmundo Tibúrcio Ferreira Araújo/AM
Estagiário: Leonardo Chaul Paixão/AM
Gols: Pedro Augusto (pênalti) 19 e Caíque 41 minutos do primeiro tempo.
Nacional/AM: Negrett; Jó, Odair, Gonçalves e Digão; Alan Patrick, Wallace (Júnior 30/2º) e Caíque (Matheus Dias 9/2º); Marquinhos (Carlos Henrique, no intervalo), Pedro Augusto (Lopeu 20/2º) e Matheus Padilha (Gabriel Manga 20/2º). Treinador: Gilmar Popoca.
Suplentes: Moisés, Carlos Henrique, Thiago Spice, Yuri, Gabriel Manga, Júnior, Lopeu, Matheus Dias e João Vitor.
JC/AM: Felipe Paranhos; Cristian Paulo (Niedson 18/2º), Róbson, Wesley Negão e Dodô; Derysson, Diogo Duran (Will Walisson, no intervalo), Júlio Cézar e Vinícius Rangel (Josivaldo, no intervalo); Jorginho Maklouff e Evelton Júnior (Alan Santos, no intervalo).Treinador: Fernando Laje.
Suplente: Niedson, Josivaldo, Alan Santos e Will Walisson.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários