[SÉRIE C 2002] - Manaus FC/AM perde para o Vitória/BA

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Ismael Monteiro - Manaus FC/M
Manaus/AM - A noite deste sábado (30/04) marcou a primeira vez para Manaus FC/AM e Vitória/BA no Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão, a Série C, com sensações diferentes.

No Estádio Manoel Barradas, em Salvador/BA, em partida válida pela 4ª Rodada, o Manaus FC/AM sofreu a primeira derrota. E o Vitória/BA, que vinha de três derrota, venceu pela primeira vez.

Foi a primeira vez também do treinador Fabiano Soares e do lateral-esquerdo Sánchez, estreantes do Vitória/BA.

O Manaus FC/AM começou a partida assustando o adversário. Em uma saída de bola errada, Hélio Paraíba arriscou do meio de campo, muito longe, mas nas mãos de Lucas Arcanjo.

Aos 4 minutos de jogo saiu o primeiro cartão amarelo da partida. Na disputa, Hélio Paraíba atingiu o rosto de Sánchez com o cotovelo.

No minuto seguinte, Jefferson Renan levantou demais o pé, atingiu o rosto de Paulo Sérgio, mas o árbitro paulista Salim Fendez Chaves não adotou o mesmo critério. Ficou barato para o jogador do Vitória/BA.

O jogo seguia em ritmo lento. O Manaus FC/AM tentou contra-ataque aos 19 minutos, mas Branquinho adiantou demais e desperediçou a jogada.

Três minutos depois Hélio Paraíba sofreu falta na entrada da área. João Denoni cobrou, a defesa rubro-negra afastou e na sobra Roney pegou mal.

O Manaus FC/AM chegou de novo com perigo aos 25 minutos. Sánchez foi desarmado por Branquinho, que invadiu a área e chutou cruzado, com perigo, no ângulo. Lucas Arcanjo mandou a escanteio.

A primeira chegada perigosa do Vitória/BA ocorreu aos 30 minutos, quando Alisson Santos cobrou falta na área, a bola passou por todo mundo e saiu em tiro de meta.

O lance acendeu o time baiano e aos 33 minutos Jefferson Renan sofreu falta perigosa na entrada da área. No minuto seguinte, Sánchez cobrou, houve desvio e a bola passou raspando a trave de Matheus Inácio.

Alan Santos sentiu contusão aos 35 minutos e acabou substituído por Matheus Moraes, sete minutos depois.

Lucas Arcanjo voltou a realizar boa defesa aos 45 minutos, em conclusão de Hélio Paraíba, após boa enfiada de bola de Branquinho.

O Vitória/BA desceu para o vestiário, no intervalo da partida, vaiado por alguns torcedores.

Os oito primeiros minutos do segundo tempo não foram estimulantes. Pressionado pela necessidade de um bom resultado, Fabiano Soares fez logo duas alterações.

Saíram Léo Gomes e Jefferson Renan, para as entradas de Dionísio e Santiago Trellez, respectivamente.
Por pouco Lucas Arcanjo não entregou o ouro aos 14 minutos. Renan cobrou falta na área e o goleiro errou o tempo da defes. Por sorte, a bola não foi na direção do gol.

Chance incrível foi desperdiçada pelo Vitória/BA no minuto seguinte. Guilherme Queiróz puxou contra-ataque, invadiu a área e bateu em cima do goleiro.

Matheus Inácio defendeu parcialmente e no rebote Guilherme Queiróz cruzou rasteiro. A defensiva do Manaus FC/AM cortou e a bola sobrou para Gabriel Santiago, que chutou em cima da marcação.

Aos 17 minutos Alisson Santos se livrou de dois marcadores, cortou para o meio e bateu prensado, com a bola saindo em escanteio.

Na cobrança, Matheus Inácio falha, passa da bola, e Marco Antônio completa para o gol, de costas e de ombro.

A pressão passou para o lado de Evaristo Piza, que imediatamente fez três mudanças, aos 20 minutos. No lugar de Branquinho entrou Renanzinho; Nuno entrou na vaga de Roney; e João Denoni foi substituído por Luiz Felipe.

Fabiano Soares fez as duas últimas alterações aos 23 minutos. Saíram Gabriel Santiago e Guilherme Queiróz para as entradas de Eduardo e Roberto, respectivamente.

Ricardo Amadeu, auxiliar técnico do Vitória/BA, levou cartão amarelo aos 24 minutos, por reclamação acintosa contra as decisões do árbitro da partida.

O Manaus FC/AM quase empatou, em cruzamento da direita de Weriton que Renanzinho escorou de cabeça, com perigo, mas para fora.

Weriton cometeu falta dura em Alisson Santos e recebeu cartão amarelo, aos 28 minutos.

O Vitória/BA chegou ao segundo gol, aos 29 minutos, bem anulado. Após cruzamento na área, Mateus Moraes cometeu falta no goleiro do Manaus FC/AM antes de Santiago Trellez completar parao fundo das redes.

Alisson Santos fez boa jogada aos 31 minutos, se livrou do marcador e bateu forte, para boa defesa de Matheus Inácio.

Em seguida, Thiaguinho entrou no lugar de Felipe Baiano, a quarta mudança de Evaristo Piza no Manaus FC/AM.

Aos 38 minutos o Gavião do Norte quase empatou. Renanzinho dominou pela esquerda e chutou forte, para boa defesa de Lucas Arcanjo.

A partida terminou com o Manaus FC/AM na base do abafa, mas sem sucesso. Foi a primeira vitória do time baiano e a primeira derrota do time amazonense.

O Manaus FC/AM caiu para a sétima posição, com sete pontos, mesma pontuação do líder, Volta Redonda/RJ.

Também têm sete pontos Botafogo/SP, ABC/RN, Campinense/PB, Mirassol/SP e Floresta/CE, que ocupam da terceira à sexta colocações, pela ordem.

Ficha Técnica:
Vitória/BA 1-0 Manaus FC/AM
Sábado, 30 de Abril de 2022, às 19 horas (de Salvador/BA)
Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador/BA
Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão - Série C 2022
4ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Salim Fende Chavez/SP
Assistente 1: Evandro de Melo Lima/SP
Assistente 2: Vitor Carmona Metestaine/SP
4º Árbitro: Eziquiel Sousa Costa/BA
Analista de campo: Cláudio Antônio Dias Aragão/BA
Gol: Marco Antônio 17 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Hélio Paraíba 4 minutos do primeiro tempo. Ricardo Amadeu (auxiliar técnico do Vitória/BA) 24 e Weriton 28 minutos do segundo tempo.
Vitória/BA: Lucas Arcanjo; Yuri, Alan Santos (Mateus Moraes 42/2º), Marco Antônio e Sánchez; João Pedro, Léo Gomes (Dionísio 8/2º) e Gabriel Santiago (Eduardo 23/2º); Jefferson Renan (Santiago Trellez 8/2º), Guilherme Queiroz (Roberto 23/2º) e Alisson Santos. Treinador: Fabiano Soares.
Suplentes: Yuri Sena, Daniel, Mateus Moraes, Pablo Gabriel, Dionisio, Luidy, Eduardo, Dinei, Roberto, Miller, Santiago Trellez e Thiaguinho.
Manaus FC/AM: Matheus Inácio; Weriton, Paulo Sérgio, Claudinho e Renan; Gilson Alves, Felipe Baiano (Thiaguinho 32/2º) e João Denoni (Luiz Felipe 20/2º); Branquinho (Renanzinho 20/2º), Hélio Paraíba (Raphael Ibiapino 37/2º) e Roney (Nuno 20/2º). Treinador: Evaristo Piza.
Suplentes: Reynaldo, Jô, Gutierrez, Rogério, Rafael Rosa, Rayne, Nuno, Luiz Felipe, Renanzinho, Thiaguinho, Raphael Ibiapino e Silvano.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários