[SÉRIE C 2022] - Fora de casa e com gol nos acréscimos, Manaus FC/AM vence Campinense/PB de virada, por 2-1

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Samy Oliveira - Campinense/PB
Manaus/AM - O Manaus FC/AM se recuperou dos últimos resultados adversos e venceu o Campinense/PB por 2-1, de virada, pela 10ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão, a Série C 2022.

A partida foi na tarde deste sábado (11/06), no Estádio Ernâni Sátyro, em Campina Grande/PB.

O Gavião do Norte entrou em campo com uma sequência de três jogos sem vencer. Dos resultados, dois foram empates jogando em casa.

A Raposa, que dispensou seis jogadores na quinta-feira (09/06), completou oito jogos sem vencer.

Foram desligados do clube os zagueiros Vinícius Santana e Márcio, o volante Gabriel Pereira, os atacante Iago Silva e Cláudio, e o volante Marinho, emprestado ao Perilima/PB para a disputa do Campeonato Paraibano Sub-20.

Os dois times entraram em campo com a incomôda marca de piores ataques da Série C 2022, com apenas 5 gols marcados em 9 partidas disputadas.

A vitória por 2-1 deixou o Manaus FC/AM na nona posição, com 16 pontos. O Campinense/PB abre a zona do rebaixamento, na 17ª posição, com 9 pontos.

O Manaus FC/AM teve os desfalques do volante Gilson Costa e do atacante reserva Neto Costa, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. E contou com a volta do zagueiro Paulo Sérgio, que cumpriu suspensão.

No lugar de Gilson Alves entrou Rogério, que não autuava como titular há três meses. E para a volta do zagueiro Paulo Sérgio, saiu o meia João Denoni, que foi para o banco de reservas.

Recem contratato por empréstimo e de retorno ao time depois de defender a Internacional/SP de Limeira/SP, o atacante Guilheme Piracicaba foi relacionado entre os suplentes.

Com a bola rolando, o Manaus FC/AM começou melhor. Mas foi o Campinense/PB quem saiu na frente, aos 14 minutos.

Em jogada bem trabalhada, Filipe Ramón cruzou e Olávio cabeceou no contra-pé de Matheus Inácio, sem chances para o goleiro do time amazonense.

De bola parada, o Manaus FC/AM assustou aos 19 minutos. Felipe Baiano cobrou falta da intermediáriae Mauro Iguatu fez boa defesa, jogando para escanteio.

O empate ocorreu aos 29 minutos. Após cobrança de escanteio, Claudinho aproveita a sobre e bate forte, marcando seu primeiro gol na competição.

Matheus Inácio salvou o segundo gol do Campinense/PB logo em seguida, aos 30 minutos. Dione recebeu de Olávio e bateu forte, parando no goleiro do Manaus FC/AM.

A torcida da Raposa protestava contra o resultado. Ainda aos 42 minutos, o atacante Hugo Freitas foi para o aquecimento. Ele voltou para o segundo tempo, no lugar de Filipe Ramón.

No início da etapa complementar, aos 3 minutos, Luiz Fernando bateu de direita com muito perigo, raspando a trave.

Rogério cometeu falta em Dione, aos 10 minutos, e levou cartão amarelo. O próprio Dione cobrou, Matheus Inácio rebateu e a zaga afastou o perigo da área.

O goleiro voltou a realizar defesa importante, aos 12 minutos. Dione bate forte, de longe, e Matheus Inácio salvou.

Pressionado, Evaristo Piza ousou nas duas primeiras substituições. Trocou Renanzinho por Roney. E tirou o volante Felipe Baiano para colocar um terceiro atacante, o (re)estreante Guilherme Piracicaba.

Aos 17 minutos Hugo Freitas quase marcou. Em seguida, Ranielle Ribeiro fez mais três mudanças no time: Juninho entrou no lugar de Felipinho; Magno foi substituído por João Paulo; e Érick Pulga substituiu Luis Fernando.

O Manaus FC/AM 'ganhou' um quarto atacante aos 19 minutos, quando Silvano entrou no lugar do meia Luiz Felipe. O time saiu do 5-3-2 para o 4-2-4, com dois volantes no meio: Rogério e Rayne, reposicionado.

Dione voltou a levar perigo, aos 23 minutos, batendo de direita, mais uma vez muito próximo da trave de Matheus Inácio.

As duas últimas alterações de Evaristo Piza ocorreram aos 28 minutos. Trocou de atacante, tirando Raphael Ibiapino e colocando Alvinho. E no meio Rayne deu lugar ao meia João Danoni.

O Campinense/PB desperdiçou chance incrível aos 31 minutos. Dione cobrou escanteio, Cleiton ajeitou para Jeferson Lima que, livre de marcação na pequena área, cabeceou por cima.

Na última alteração do Campinense/PB, aos 33 minutos, Pedro Henrique entrou no lugar de Dione.

Guilherme Piracicaba bateu forte, aos 37 minutos, e Mauro Iguatu faz uma boa defesa. Na sobra, o atacante desperdiçou, jogando para fora.

Silvano cometeu falta em Olávio quase na risca da área, aos 41 minutos, e recebeu cartão amarelo.

Na cobrança de falta, a zaga do Manaus espanou da área e no rebote Pedro Henrique pegou de voleio, bonito, e mais uma vez a bola passou tirando tinta da trave.

Depois de perder tantos gols, o Campinense/PB levou o castigo aos 46 minutos. Em contra-ataque rápido, Alvinho aproveitou e marcou o gol da virada, o gol da vitória do Manaus FC/AM.

Foi a terceira derrota seguida da Raposa, que agora está há oito jogos sem vencer na competição, e entre os clubes rebaixados.

O Manaus FC/AM continua na nona posição, longe do grupo de classificados, porém mais próximo dos concorrentes.

Ficha Técnica:
Campinense/PB 1-2 Manaus FC/AM
Sábado, 11 de Junho de 2022, às 17 horas (de Campina Gande/PB)
Estádio Ernâni Sátyro, em Campina Grande/PB
Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão - Série C 2022
10ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade/BA
Assistente 1: Edevan de Oliveira Pereira/BA
Assistente 2: Daniella Coutinho Pinto/BA
4º Árbitro: Diego Roberto Souza de Melo/PB
Analista de campo: Miguel Félix de Oliveira/PB
Gols: Olávio 14 e Claudinho 29 minutos do primeiro tempo. Alvinho 46 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Magno 4 minutos do primeiro tempo. Rogério 10, Claudinho 17, Rayne 28, Michel 39, Silvano 41, Juninho 47 e Guilherme Piracicaba 48 minutos do segundo tempo.
Campinense/PB: Nauro Iguatu; Felipinho (Juninho 18/2º), Michel, Cleiton e Filipe Ramón (Hugo Freitas, no intervalo); Magno (João Paulo 18/2º), Jeferson Lima, Dione (Pedro Henrique 33/2º) e Luis Fernando (Érick Pulga 18/2º); Olávio e Emerson. Treinador: Ranielle Ribeiro.
Suplentes: Camilo, Christian, Pedro Vitor, Juninho, João Paulo, Érick Pulga, Pedro Henrique, Hugo Freitas, Alan, Serginho e Patrick.
Manaus FC/AM: Matheus Inácio; Weriton, Claudinho, Paulo Sérgio, Rayne (João Denoni 28/2º) e Renan; Felipe Baiano (Guilherme Piracicaba 12/2º), Rogério e Luiz Felipe (Silvano 19/2º); Raphael Ibiapino (Alvinho 28/2º) e Renanzinho (Roney 12/2º). Treinador: Evaristo Piza.
Suplentes: Reynaldo, Jô, Gutierrez, Rafael Rosa, Rogério, João Denoni, Júnior Palmares, Silvano, Roney e Guilherme Piracicaba.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários