[JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS] - Delegação do Amazonas é Campeã de Wrestling, com 13 Medalhas

Da Assessoria da Seduc/AM
Secretaria de Estado de Educação e Desporto
Fotos: Euzivaldo Queiróz - Seduc/AM
Rio de Janeiro/RJ - Estudantes do Amazonas voltam para casa com 13 Medalhas conquistadas no Wrestling nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2022, que acontecem no Rio de Janeiro/RJ.

A equipe é composta por 12 estudantes da rede pública estadual e municipal de Atalaia do Norte/AM, Benjamin Constant/AM, Maués/AM e Manaus/AM.

Das 13 Medalhas conquistadas, nove foram de Ouro, uma de Prata e três de Bronze, o que deixou o Amazonas em primeiro lugar no Ranking do esporte.

O Wrestling é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros golpes.

“Isso significa muito, a gente batalhou para estar aqui. Achei que não conseguiria e estou agora com dois Ouros!”, comemora Ágatha Maciel, 14 anos, estudante da Escola Estadual Imaculada Conceição, de Benjamin Constant/AM, na calha do Alto Solimões.

“Ano passado não conseguimos, mas treinamos muito e esse ano nos rendeu todas essas Medalhas. É a realização de um sonho”, afirmou Maria de Jesus, 12 anos, da Escola Estadual Tereza Lemos, de Atalaia do Norte/AM.

A felicidade dos estudantes, para além da conquista, remete ao esforço que eles fizeram para chegar até o JEB’s neste ano.

Vindos de municípios longe da capital, eles precisaram de dois modais de transporte e muita paciência para chegar aos Jogos.

“É uma emoção muito boa, viajar pra longe do meu município e voltar com Medalhas pra lá. Nós levamos quatro dias de barco de Benjamin Constant/AM até Manaus/AM, depois pegamos avião para cá. Na volta, são sete dias de barco. Estou muito feliz, agradeço minha Família que me apoia, meus professores, todo mundo”, diz o atleta Francisco Cruz, 13 anos, da Escola Municipal Olavo Bilac.

BICAMPEÃO GERAL
O Wrestling passou a integrar os JEB’s há 10 anos, quando o Amazonas também foi Campeão Geral.

Agora, o Estado repete o feito de sua estreia, como conta o treinador Waldeci Silva, que também é Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Wrestling.

“Além de tudo, comemoramos uma década de Luta Olímpica nos Jogos, e como no primeiro ano, o título é nosso. É uma conquista enorme, tenho muito a agradecer à Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas, à FADE, aos professores do interior, aos prefeitos de Benjamin Constant/AM e Atalaia do Norte/AM que nos dão estrutura para fazer isso acontecer”, afirma Silva.

A participação dos estudantes é fomentada pelo projeto Bom de Luta, com apoio do Governo do Amazonas.

“Implantamos o projeto em 2016, em Atalaia do Norte/AM, um dos municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano do Amazonas, e nós estamos vencendo esse desafio através do esporte. Já chegamos até comunidades indígenas de Benjamin Constant/AM e o objetivo é expandir”, completa o treinador.

A equipe amazonense de Wrestling é formada por três estudantes-atletas de Atalaia do Norte/AM, três de Benjamin Constant/AM, um de Maués/AM e três de Manaus.

A modalidade integrou o bloco 2 de competições e finalizou neste sábado (12/11). Os JEB’s seguem até esta segunda-feira (14/11).

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários