[CAMPEONATO AMAZONENSE 2023] - Manaus FC/AM vence Nacional/AM, mas desperdiça pênalti e é eliminado

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Ismael Monteiro - Manaus FC/AM

Manaus/AM - Depois de seis presenças seguidas na Decisão do Campeonato Amazonense, o Manaus FC/AM está de fora na fase final em Barezões.

O Gavião do Norte venceu o jogo da Volta das quartas de final contra o Nacional/AM, neste sábado, na Arena Vivaldo Lima, em Manau/AM. Mas o placar de 1-0 foi insuficiente. O clube precisava vencer por dois gols de diferença para se classificar.

O atacante Michel perdeu uma cobrança de pênalti, aos 38 minutos do segundo tempo. A cobrança explodiu contra o travessão do goleiro Jonathan.

O Manaus FC/AM tem um péssimo início de temporada, com três eliminações: Copa Verde, Copa do Brasil e Campeonato Amazonense.

Em 12 jogos, o Gavião venceu quatro, empatou 4 e perdeu 4. Marcou somente 9 gols na temporada. E sofreu 11.

Do outro lado, mesmo derrotado, o Nacional/AM avançou às semifinais, graças à vitória na primeira partida, por 3-1. No agregado, a vitória foi de 3-2.

O Leão da Vila Municipal terá como próximo adversário o Amazonas/AM, até aqui o clube com melhor campanha no Barezão 2023.

Os clubes entraram em campo com apelos ao torcedor. O Nacional/AM conclamou os torcedores a ter consciência que racismo é crime e inadmissível. O Manaus FC/AM manifestou luto pelas vítimas que morreram soterradas na Zona Leste da cidade, domingo passado (12/03).

A partida começou com erros na troca de passes dos dois times. Mas o Manaus FC/AM chegava mais ao ataque.

A primeira grande chance ocorreu aos 12 minutos. Depois do cruzamento da direita, a zaga afastou e na sobra Kadu bateu com perigo.

Aos 21 minutos o Manaus FC/AM reclamou de pênalti. Kadu, mais uma vez, bateu de fora na área. A bola bateu em Paulinho e, na sequência, na mão do zagueiro. Antônio Carlos Pequeno Frutuoso considerou o lance normal.

Por reclamação contra o pênalti não marcado, o zagueiro Maurício Moreira e o preparador de goleiros Nailton Garcez foram expulsos com cartão vermelho direto, no banco de reservas do Manaus FC/AM.

A melhor chance do Nacional/AM no primeiro tempo foi criada aos 41 minutos. Léo Aquino cobrou escanteio e o zagueiro Paulinho desviou com perigo, na pequena área.

Nos descontos, aos 47 minutos, Johnatan Cardoso ganhou de Gilmar pela direita e cruzou para Michel, que tentou jogada de efeito, mas ineficiente.

No minuto seguinte, Reinaldo fez grande defesa, em arremate de Léo Aquino da entrada da área.

Com o empate sem gol, o treinador Higo Magalhães promoveu duas alterações no Manaus FC/AM para o retorno do segundo tempo. Saíram Silvano e Kadu, para as entradas de Wilson Júnior e Klenisson, respectivamente.

No Nacional, Wellington Fajardo mexeu pela primeira vez aos 9 minutos, trocando Ceará por Clayton Monteiro.

Jonathan Braga evitou o gol do Manaus FC/AM aos 14 minutos. Depois de cruzamento Johnatan Cardoso, Gilson cabeceia para grande defesa do goleiro azulino.

Daniel Passira entrou no lugar de Pedro Augusto no minuto seguinte. Aos 19 minutos, mais duas alterações no Manaus FC/AM, que precisava vencer o jogo por dois gols de diferença: saíram Franklin e Lucas Carvalho; entraram Gutierrez e Felipe Cordeiro.

Jonathan Braga se atirou nos pés de Michel para fazer outra grande defesa, aos 24 minutos, depois de cruzamento de Renan Luis.

Dois minutos depois, novo cruzamento de Renan Luis pela esquerda. Michel cabeceou, Jonathan Braga fez mais uma defesa difícil mas, no rebote, Johnatan Cardoso marcou.

O gol sofrido acendeu o sinal de alerta no Nacional/AM. Fajardo fez as últimas três alterações possíveis aos 30 minutos. Paulo Pontes entrou no lugar de Natan; Léo Aquino foi substituído por Ronny; e Érico Júnior deu lugar a Kiko.

Paulo Pontes fez falta em Michel dentro da área, aos 35 minutos. A chance do segundo gol do Manaus FC/AM foi despediçada pelo próprio Michel, que acertou o travessão na cobrança do pênalti, aos 38 minutos.

Na base do desespero, o Manaus FC/AM ainda tentou o segundo gol, da classificação. Nos contra-ataques, o Nacional/AM também levava perigo.

Apesar das emoções no final da partida, o placar ficou mesmo em 1-0 para o Gavião. No agregado, 3-2 para o Nacional/A, que avançou às semifinais.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 1-0 Nacional/AM
Sábado, 18 de Março, às 15h30min (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2023
Quartas de Final - Jogo de Volta
Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Uesclei Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 2: Whendell Saraiva da Silva/AM
4º Árbitro: Raimundo Jose Azevedo de Medeiros/AM
5º Árbitro: Jander Rodrigues Lopes/AM
Gol: Johnatan Cardoso 26 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Bruno Saul 21 minutos do primeiro tempo. Jonhatan Braga 21, Klenisson 32, Charles 34, Paulo Pontes 36, Clayton Monteiro 36, Lucas Paranhos 38 e Jonathan Braz (no banco de reservas) 43 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Maurício Moreira 21 e Nailton Garcez (preparador de goleiro do Manaus FC/AM) 21 minutos do primeiro tempo.

Manaus FC/AM: Reynaldo; Lucas Carvalho (Felipe Cordeiro 21/2º), Franklin (Gutierrez 21/2º), Luiz Fernando e Renan Luis; Gilson, Kadu (Klenisson, no intervalo) e Charles; Silvano (Wilson Júnior, no intervalo), Michel e Johnatan Cardoso (Lucas Paranhos 32/2º). Treinador: Higo Magalhães.
Suplentes: João Guilherme, Felipe Cordeiro, Jefferson Reis, Gutierrez, Maurício Moreira, Derlan, Paranhos, Pedro do Rio, Gharib, Wilson Júnior e Klenisson.
Nacional/AM: Jonathan Braga; Jô, Davy Einstein, Paulinho e Gilmar; Natan (Paulo Pontes 30/2º), Hítalo e Léo Aquino (Ronny 30/2º); Ceará (Clayton Monteiro 9/2º), Pedro Augusto (Daniel Passira 15/2º) e Érico Júnior (Kiko 30/2º). Treinador: Wellington Fajardo.
Suplentes: Jonathan Braz, Bruno Saul, Alan Patrick, Paulo Pontes, Jean Carlos, Clayton Monteiro, Juan Batista, Iago, Romarinho, Kiko, Ronny e Daniel Passira.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários