[SÉRIE C 2023] - Manaus FC/AM sai na frente, leva virada do Confiança/SE e empata nos descontos

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Ismael Monteiro - Manaus FC/AM

Manaus/AM - Com mudanças, depois de ser goleado em casa na rodada anterior, o Manaus FC/AM ficou no empate em 3-3 contra o Confiança/SE, na tarde deste sábado (24/06), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, na capital amazonense, em partida válida pela 10ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão, a Série C 2023.

O resultado manteve os dois times nas posições em que iniciaram a rodada. O Manaus FC/AM foi a 10 pontos e permanece na 16ª colocação. O Confiança/SE chegou a 15 pontos, ainda na 6ª posição.

O empate, embora com gosto amargo por ter sofrido gol no final da partida, nos acréscimos, foi um bom resultado para o Confiança/SE, que na rodada anterior venceu o América/RN por 1-0, também fora de casa, com gol do atacante amazonense Édison Negueba.

O Manaus FC/AM está a quatro jogos sem vencer. Nas quatro partidas, em três (CSA/AL, São José/RS e Confiança/SE), o clube amazonense sai na frente mas não conseguiu segurar a vitória.

O Gavião do Norte estreou o treinador Moacir Júnior, em substituição a Higo Magalhães, demitido após a goleada sofrida em Manaus/AM frente o São José/RS. Thallyson Gabriel também fez seu primeiro jogo pelo Manaus FC/AM

O novo comandante voltou com Reynaldo como titular no gol, e contou com o retorno do zagueiro Douglas, após cumprir suspensão. O zagueiro é o artilheiro do Manaus FC/AM na Série C 2023, com dois gols marcados.

Quando a bola rolou um registro digno do Livro dos Recordes (Guinness World Records): o atacante Klenisson fez falta logo após a saída de bola, no círculo central do gramado, e levou cartão amarelo com TRÊS SEGUNDOS!!!.

O árbitro pernambucano Michelangelo Martins de Almeida Júnior não estava para brincadeira. Logo em seguida aplicou cartão amarelo para o zagueiro Salazar, após este cometer falta em Gabriel Correia em jogada pelo lado esquerdo ofensivo.

Na cobrança da infração, Gabriel Correia cruzou na área e, da marca do pênalti, Gilson Alves cabeceia, mas no meio do gol, facilitanddo a defesa de Gianezini.

Douglas, que voltava de suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, fez falta em Dione, aos 5 minutos, e também foi advertido com amarelo.

A cobrança de falta do Confiança/SE assustou: Dione bateu com força e a bola passou próximo à trave direita de Reynaldo, aos 7 minutos.

A bola parada parecia ser a melhor fórmula para chegar ao gol. Aos 10 minutos Felippe Borges cortou com a mão o avanço de Lucas Mota. Gabriel Correia cobrou com efeito, mas Gianezini defendeu com firmeza.

Novo lance de perigo criado pelo Confiança/SE aconteceu aos 13 minutos, quando Riquelmo arrancou desde o meia de campo, deixou quatro adversários para trás, invadiu a área e foi travado na hora do arremate por Lucas Mota.

Seis minutos depois, Felippe Borges cruzou da esquerda e, na marca do pênalti, Diego Cardoso cabeceou para fora.

Aos 21 minutos Franklin sentiu contusão e acabou substituído por Johnatan Cardoso, que entrou em campo no minuto seguinte.

Dos 27 aos 29 minutos foi concedida parada técnica para hidratação de jogadores e equipe de arbitragem.

No retorno da partida, Klenisson lançou Gabriel Correia dentro da área. O meia dominou com a direita e quando ajeito para a canhota, acabou desarmado.

Os cartões amarelos, abudantes no início da partida, foram para o lado de fora das quatro linhas. Aos 32 minutos o treinador Moacir Júnior foi advertido e dois minutos depois o amarelado foi o auxiliar técnico do Confiança/SE, Gabriel Diniz.
Gustavinho recebeu dentro da área do Confiança/SE e foi travado na hora do chute, com a bola saindo em escanteio, aos 37 minutos.

Na cobrança do tiro de esquina, aos 38 minutos, Gabriel Correia jogou na segunda trave, Klenisson ajeitou para o meio e o estreante Thallyson Gabriel, de peixinho, abriu o placar.

Quatro minutos depois, veio o segundo gol do Manaus FC/AM. A zaga do Confiança/SE errou na saída de bola, Gustavinho recebeu dentro da área, ajeitou a bola, girou em cima do marcador e bateu forte, no canto de Gianezini.

Em desvantagem, o Confiança/SE voltou para o segundo tempo com duas alterações: saíram Diego Cardoso e Betinho e entraram em seus lugares, respectivamente, Alan Grafite e Bruno Camilo.

A etapa complementar começou com Reynaldo assustando a torcida amazonense. Riquelmo tentou o chute de longe, e o goleiro rebateu a bola aparentemente fácil. A zaga do Manaus FC/AM em seguida afastou o perigo.

Aos 4 minutos, Édison Negueba bateu da esquerda e Reynaldo espalmou para o meio da área. Mais uma vez a zaga esmeraldina teve que intervir para tirar o perigo.

A resposta do Manaus FC/AM veio aos 5 minutos, quando Johnatan Cardoso recebeu de Gabriel Correa e bateu cruzado para grande defes de Gianezini, que se esticou todo e espalmou para escanteio.

Édson Capa entrou no lugar de Gabriel Correia, aos 13 minutos. Dois minutos depois, após cruzamento da direita, Édison Negueba cabeceou com força e exigiu de Reynaldo grande defesa.

Lenon cruzou da direita e Édison Negueba apareceu bem, entre os dois zagueiros para cabecear com perigo, próximo ao gol, aos 21 minutos.

A parada técnica do segundo tempo ocorreu mais cedo, dos 22 aos 24 minutos.

Na volta, quase o Confiança/SE marcou, após Édison Negueba receber dentro da área e bater no canto, com a bola batendo na trave.

Só dava Confiança/SE. E só dava Édison Negueba. Aos 26 minutos o atacante amazonense apareceu de novo com perigo, depois de receber na área, matar a bola no peito e bater, por cima do gol de Reynaldo.

Aos 28 minutos, Édison Negueba desceu pela esquerda e cruzou com efeito. A bola atravessou a extensão da área do Manaus FC/AM sem que ninguém do Confiança/SE aparecesse para desviar para o gol.

Dominado, o Gavião do Norte fez duas mudanças aos 31 minutos, para tentar retomar o comando da partida. Saíram Thallyson Gabriel e Gustavinho para as entradas, respectivamente, de Gabriel Tonini e João Lucas.

Gilson Alves cometeu falta na entrada da área, aos 34 minutos, ao segurar Alan Grafite. Na cobrança de Dione, no minuto seguinte, Reynaldo se esticou todo para mandar a escanteio.

A pressão surtiu efeito e aos 36 minutos o lateral-direito Lenon marcou e diminuiu, ao receber na grande área, arrumar para o pé direito e mandar um balaço, rasteiro.

Em seguida, Vinícius Eutrópio colocou Cesinha em campo, no lugar de Riquelmo. O Manaus FC/AM quase ampliou aos 40 minutos, quando João Lucas puxou contra-ataque e tocou para Édson Capa na área. No chute do atacante, a bola desviou na defensiva sergipana e bateu na trave.

O empate do Confiança/SE veio com Lenon, novamente, aos 45 minutos.

O final da partida foi eletrizanate. O Confiança/SE virou o placar aos 47 minutos, quando Édison Negueba arracou em contra-ataque e tocou para Cesinha, que bateu cruzado, de fora da área.

João Lucas deixou tudo igual e deu números finais ao placar aos 50 minutos, de cabeça, de dentro da pequena área.

Ficha Técnica
Manaus FC/AM 3-3 Confiança/SE
Sábado, 25 de Junho de 2023, às 15 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão - Série C 2023
10ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Júnior/PE
Assistente 1: Francisco Chaves Bezerra Júnior/PE
Assistente 2: Humberto Martins Dias Silva/PE
4º Árbitro: Halbert Luis Moraes Baia/AM
Analista de Campo: Celso Mota Rezende/AM
Gols: Thallyson Gabriel 38 e Gustavinho 42 minutos do primeiro tempo. Lenon 26, Lenon 45, Cesinha 47 e João Lucas 50 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Klenisson 3 segundos, Salazar 1, Douglas 5, Moacir Júnior (treinador do Manaus FC/AM) 32 e Gabriel Diniz (auxiliar técnico do Confiança/SE) 34 minutos do primeiro tempo. Édison Negueba 18, Roque Júnior 48 e Cesinha 52 do segundo tempo.

Manaus FC/AM: Reynaldo; Lucas Mota, Douglas, Bruno Bispo e Renan Luis; Gilson Alves, Thallyson Gabriel (Vinícius Taquini 31/2º) e Gabriel Correia (Édson Capa 14/2º); Gustavinho (João Lucas 31/2º), Klenisson e Franklin (Johnatan Cardoso 22/1º). Treinador: Moacir Júnior.
Suplentes: João Guilherme, Gustavo Brischke, Gabriel Tonini, Gharib, Édson Capa, Henan, Lucas Carvalho, João Lucas, Jean Carlo, Vinícius Taquini e Johnatan Cardoso.

Confiança/SE: Gianezini; Lenon (Fábio Calonego 47/2º), Salazar, Adryan e Felippe Borges; Lucas Gabriel (Rafael 28/2º), Betinho (Bruno Camilo, no intervalo) e Dione; Diego Cardoso (Alan Grafite, no intervalo), Riquelmo (Cesinha 36/2º) e Édison Negueba. Treinador: Vinícius Eutrópio.
Suplentes: Jeferson Souza, Roque Júnior, Fabiano, Fábio Calonego, Bruno Camilo, Rafael, Williams Santana, Cesinha e Alan Grafite.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários